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Cantinho da Fórmula1:

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GP da Alemanha - Qualificação

Mark Webber bate Lewis Hamilton na luta pela pole position

Ainda não foi desta que a dominância da Red Bull em qualificação foi quebrada. Mark Webber ofereceu mais uma pole position à Red Bull na temporada 2011, embora desta feita tenha contado com a oposição veemente, de certa forma inesperada, do McLaren de Lewis Hamilton. Sebastian Vettel vai largar da terceira posição, falhando pela primeira vez este ano a primeira linha da grelha
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Esperava-se uma batalha renhida entre os pilotos da Red Bull e Ferrari na sessão de qualificação para a corrida alemã em Nürburgring, mas na fase decisiva foi Lewis Hamilton quem mais trabalho deu a Mark Webber e a Sebastian Vettel. Logo na primeira tentativa de cada um dos pilotos da frente, ficou patente que os Red Bull estavam bastante fortes, com Mark Webber a mostrar-se desde logo o mais forte, seguido de Vettel e de Hamilton.

Na segunda tentativa, Alonso melhorou o seu tempo, mas não conseguiu melhor do que o terceiro posto, sendo que depois de si Webber melhorou para 1.30,079s, incrementando a sua primeira posição. Contudo, Hamilton acabou por ficar bastante perto, ao ser apenas 0,055s mais lento do que o australiano, numa prestação que lhe valeu o segundo lugar na grelha de partida e a divisão dos dois Red Bull. A prestação de Hamilton acaba por ser tanto mais surpreendente já que o piloto britânico estava a mais de meio segundo da frente no terceiro treino livre, disputado esta manhã.

Último a cruzar a linha de meta, Vettel teve de se contentar com o terceiro posto, também não muito longe da frente (a 0,137s), enquanto Fernando Alonso ficou com o quarto lugar, embora tenha de ser considerado como um dos principais protagonistas para a corrida de amanhã, já que os Ferrari costumam melhorar o seu ritmo em corrida e hoje o melhor tempo do espanhol ficou a apenas 0,363 da frente. Atrás de si ficou o seu colega de equipa, Felipe Massa, embora o brasileiro esteja a 0,8 segundos da frente.

Nico Rosberg deu uma pequena alegria à Mercedes, ao conseguir saltar para o sexto posto nos instantes finais, já a 1,1 segundos, mas na frente de Jenson Button, que hoje se viu claramente batido por Hamilton no seio da equipa McLaren. Adrian Sutil voltou a ter uma grande prestação aos comandos do seu Force India, na oitava posição, ao passo que Vitaly Petrov (Renault) e Michael Schumacher (Mercedes) completaram o lote dos dez melhores. De notar, ainda, a presença de quatro pilotos germânicos entre os dez melhores.

Williams e Toro Rosso desapontam

À porta dos dez primeiros ficou Nick Heidfeld, que se viu de fora da fase decisiva por 'culpa' da melhoria do seu companheiro de equipa na Renault, acabando por ficar na frente de Paul di Resta, que não conseguiu imitar a boa prestação evidenciada por Sutil. A desilusão voltou a ser visível na Williams, com nenhum dos seus pilotos a conseguirem passar para a fase final: Pastor Maldonado e Rubens Barrichello ficaram em 13º e 14º, respetivamente.

Sérgio Perez foi o único dos representantes da Sauber na Q2, já que Kamui Kobayashi ficou de fora logo na primeira fase, acompanhado os seis carros das equipas mais jovens da F1. Igualmente abaixo das expetativas ficaram os dois pilotos da Toro Rosso, não tanto pelas posições mas pela distância a que ficaram dos outros, com Sebastien Buemi a ficar pouco à frente de Jaime Alguersuari.

Mais atrás, Heikki Kovalainen foi o melhor das equipas 'jovens' no 19º lugar, aos comandos do monolugar da Team Lotus, ficando na frente de Timo Glock, que conseguiu intrometer o seu Marussia Virgin entre os dois Lotus. Nas duas últimas posições ficaram os dois pilotos da Hispania Racing, com a particularidade de Vitantonio Liuzzi ter batido Daniel Ricciardo por escassa margem.

Q3

1. Mark Webber Red Bull-Renault 1.30,079s
2. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 0,055
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault + 0,137
4. Fernando Alonso Ferrari + 0,363
5. Felipe Massa Ferrari + 0,831
6. Nico Rosberg Mercedes + 1,184
7. Jenson Button McLaren-Mercedes + 1,209
8. Adrian Sutil Force India-Mercedes + 1,931
9. Vitaly Petrov Renault + 2,108
10. Michael Schumacher Mercedes + 2,403
Q2 - Tempo limite de passagem à Q3: 1.33,180s
11. Nick Heidfeld Renault 1.32,215s
12. Paul di Resta Force India-Mercedes 1.32,560s
13. Pastor Maldonado Williams-Cosworth 1.32,635s
14. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1.33,043s
15. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1.33,176s
16. Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1.33,546s
17. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1.33,698s
Q1 - Tempo limite de passgaem à Q2: 1.33,664s
18. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1.33,786s
19. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1.35,599s
20. Timo Glock Virgin-Cosworth 1.36,400s
21. Karun Chandhok Lotus-Renault 1.36,422s
22. Jerome D'Ambrosio Virgin-Cosworth 1.36,641s
23. Tonio Liuzzi HRT-Cosworth 1.37,011s
24. Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 1.37,036s

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Mark Webber bate Lewis Hamilton na luta pela pole position

Ainda não foi desta que a dominância da Red Bull em qualificação foi quebrada. Mark Webber ofereceu mais uma pole position à Red Bull na temporada 2011, embora desta feita tenha contado com a oposição veemente, de certa forma inesperada, do McLaren de Lewis Hamilton. Sebastian Vettel vai largar da terceira posição, falhando pela primeira vez este ano a primeira linha da grelha.

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Esperava-se uma batalha renhida entre os pilotos da Red Bull e Ferrari na sessão de qualificação para a corrida alemã em Nürburgring, mas na fase decisiva foi Lewis Hamilton quem mais trabalho deu a Mark Webber e a Sebastian Vettel. Logo na primeira tentativa de cada um dos pilotos da frente, ficou patente que os Red Bull estavam bastante fortes, com Mark Webber a mostrar-se desde logo o mais forte, seguido de Vettel e de Hamilton.

Na segunda tentativa, Alonso melhorou o seu tempo, mas não conseguiu melhor do que o terceiro posto, sendo que depois de si Webber melhorou para 1.30,079s, incrementando a sua primeira posição. Contudo, Hamilton acabou por ficar bastante perto, ao ser apenas 0,055s mais lento do que o australiano, numa prestação que lhe valeu o segundo lugar na grelha de partida e a divisão dos dois Red Bull. A prestação de Hamilton acaba por ser tanto mais surpreendente já que o piloto britânico estava a mais de meio segundo da frente no terceiro treino livre, disputado esta manhã.

Último a cruzar a linha de meta, Vettel teve de se contentar com o terceiro posto, também não muito longe da frente (a 0,137s), enquanto Fernando Alonso ficou com o quarto lugar, embora tenha de ser considerado como um dos principais protagonistas para a corrida de amanhã, já que os Ferrari costumam melhorar o seu ritmo em corrida e hoje o melhor tempo do espanhol ficou a apenas 0,363 da frente. Atrás de si ficou o seu colega de equipa, Felipe Massa, embora o brasileiro esteja a 0,8 segundos da frente.

Nico Rosberg deu uma pequena alegria à Mercedes, ao conseguir saltar para o sexto posto nos instantes finais, já a 1,1 segundos, mas na frente de Jenson Button, que hoje se viu claramente batido por Hamilton no seio da equipa McLaren. Adrian Sutil voltou a ter uma grande prestação aos comandos do seu Force India, na oitava posição, ao passo que Vitaly Petrov (Renault) e Michael Schumacher (Mercedes) completaram o lote dos dez melhores. De notar, ainda, a presença de quatro pilotos germânicos entre os dez melhores.

Williams e Toro Rosso desapontam

À porta dos dez primeiros ficou Nick Heidfeld, que se viu de fora da fase decisiva por 'culpa' da melhoria do seu companheiro de equipa na Renault, acabando por ficar na frente de Paul di Resta, que não conseguiu imitar a boa prestação evidenciada por Sutil. A desilusão voltou a ser visível na Williams, com nenhum dos seus pilotos a conseguirem passar para a fase final: Pastor Maldonado e Rubens Barrichello ficaram em 13º e 14º, respetivamente.

Sérgio Perez foi o único dos representantes da Sauber na Q2, já que Kamui Kobayashi ficou de fora logo na primeira fase, acompanhado os seis carros das equipas mais jovens da F1. Igualmente abaixo das expetativas ficaram os dois pilotos da Toro Rosso, não tanto pelas posições mas pela distância a que ficaram dos outros, com Sebastien Buemi a ficar pouco à frente de Jaime Alguersuari.

Mais atrás, Heikki Kovalainen foi o melhor das equipas 'jovens' no 19º lugar, aos comandos do monolugar da Team Lotus, ficando na frente de Timo Glock, que conseguiu intrometer o seu Marussia Virgin entre os dois Lotus. Nas duas últimas posições ficaram os dois pilotos da Hispania Racing, com a particularidade de Vitantonio Liuzzi ter batido Daniel Ricciardo por escassa margem.

Q3
1. Mark Webber Red Bull-Renault 1.30,079s
2. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 0,055
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault + 0,137
4. Fernando Alonso Ferrari + 0,363
5. Felipe Massa Ferrari + 0,831
6. Nico Rosberg Mercedes + 1,184
7. Jenson Button McLaren-Mercedes + 1,209
8. Adrian Sutil Force India-Mercedes + 1,931
9. Vitaly Petrov Renault + 2,108
10. Michael Schumacher Mercedes + 2,403
Q2 - Tempo limite de passagem à Q3: 1.33,180s
11. Nick Heidfeld Renault 1.32,215s
12. Paul di Resta Force India-Mercedes 1.32,560s
13. Pastor Maldonado Williams-Cosworth 1.32,635s
14. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1.33,043s
15. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1.33,176s
16. Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1.33,546s
17. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1.33,698s
Q1 - Tempo limite de passagem à Q2: 1.33,664s
18. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1.33,786s
19. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1.35,599s
20. Timo Glock Virgin-Cosworth 1.36,400s
21. Karun Chandhok Lotus-Renault 1.36,422s
22. Jerome D'Ambrosio Virgin-Cosworth 1.36,641s
23. Tonio Liuzzi HRT-Cosworth 1.37,011s
24. Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 1.37,036s

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Matapitosboss

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E o Alonso mais uma vez na desilusão!:shy_4_02:
 

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Jenson Button surpreendido com diferença para Hamilton

Ao contrário de Lewis Hamilton, que conseguiu chegar ao segundo posto na sessão de qualificação para o GP da Alemanha, Jenson Button mostrou-se dececionado com a sua prestação, ao não ir além do sétimo posto na grelha de partida para a corrida de amanhã em Nürburgring.

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"Abortei e minha última volta na Q3 porque não conseguia encontrar qualquer tipo de tração", explicou Button em declarações à BBC.

"Tive bastantes dificuldades. Esta manhã o carro estava bom, mas esta tarde tinha muita carga à frente. Tirámos alguma asa à frente mas isso deu-me sobreviragem. Surpreende-me bastante ficar a 1,1 segundos do Lewis. Algo não está bem, não tenho ritmo. Se esta manhã estava bem, não sei para onde foi", acrescentou.

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Mark Webber: "A minha volta foi feita no limite"

Mark Webber não escondeu o seu contentamento por ter conseguido a pole position para o GP da Alemanha, com o piloto australiano a esperar que isso se traduza na vitória amanhã. O australiano garantiu, ainda, que a sua última volta, aquela que lhe deu a pole, foi feita no limite.

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"A minha prestação tem melhorado nas últimas corridas e penso que esta pista também ajuda ao não ser má para mim no passado. Na minha volta de regresso às boxes pensava que se alguém me conseguisse bater que merecia plenamente a pole porque eu não podia fazer melhor", referiu Mark Webber, admitindo que "estava no meu limite e foi uma grande volta".

Para a corrida de amanhã, Webber espera uma grande batalha com os McLaren e Ferrari, mas mostra-se otimista para a prova: "Deveremos ser competitivos. O dia de ontem correu-nos bem. Sabemos que a noite de domingo oferece melhores indicações e vimos com a McLaren que podem estar na mó de cima e depois em baixo. Vamos ver quem terá a melhor corrida e ver quem fará as melhores decisões a partir do cockpit se chover. Hoje foi uma boa qualificação e amanhã todos querem liderar uma volta, que é a ultima. Eu darei o meu máximo para o conseguir", referiu.

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Lewis Hamilton: "Segundo lugar foi uma surpresa total"

Autor de uma grande prestação na sessão de qualificação para o GP da Alemanha, Lewis Hamilton admite que a sua segunda posição foi uma surpresa, até mesmo para a sua equipa, depois de ter estado em dificuldades ontem e esta manhã.

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"Foi uma surpresa total. Subestimei o quão bom o carro seria com pouco combustível. Esta volta foi magnífica - foi uma das mais felizes e reconfortantes que fiz desde sempre. Estava no carro antes da Q3 e pensei que talvez tivesse de engolir as minhas palavras [de que não conseguiria lutar pela pole hoje]. Foi, definitivamente, a melhor sessão de qualificação de que me consigo lembrar pelo menos neste ano", referiu Hamilton, acrescentando que "quando cortei a meta foi imensamente satisfatório".

O piloto britânico acredita que a inversão das regras relativas aos gases de escape tiveram um papel importante neste aumento de competitividade, mas destaca também o trabalho de desenvolvimento feito pela sua equipa.

"Honestamente nunca pensámos que pudéssemos ficar perto dos Red Bull. O que era importante é que mesmo que não fossemos mais rápidos, continuássemos a tentar colocar o carro competitivo. Fizemos algumas alterações e o carro ficou fantástico. Muitos parabéns à minha equipa, que fez um trabalho fantástico. Ao longo de todo o fim de semana tivemos de forçar para trazer novidades para o carro e melhorar os regimes do motor, o que ajudou imenso".

"Em Silverstone tivemos bastantes dificuldades com as mudanças de regras, no que diz respeito à estabilidade em curva, pelo que estávamos de pé atrás e não havia nada que pudéssemos fazer. Este fim de semana, a mudança de regras parece não ter afetado muito os Ferrari e os Red Bull, mas permitiu-nos voltar à luta".

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Sebastian Vettel satisfeito com terceiro lugar

A correr em casa, Sebastian Vettel garante não ter ficado desapontado com o terceiro lugar na grelha de partida para o GP da Alemanha, com o piloto alemão a destacar que os primeiros estão todos bastante próximos.

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"Não é uma desilusão, claro que gostaria de estar duas posições mais acima, mas penso que foi uma sessão difícil. Ontem não tinha um bom equilíbrio do carro, mas esta manhã estava muito melhor. Mas foi uma sessão renhida e não havia muito mais para dar. Na Q3, tive duas tentativas muito boas e talvez tenha perdido alguma coisa no último setor, mas ao fim e ao cabo, o Mark [Webber] foi muito rápido e fez uma grande volta hoje", afirmou Vettel após a sessão de qualificação.

"Estou contente com o terceiro posto e partir do lado limpo da pista, por isso vamos ver se isso vale uma vantagem ou não para amanhã. Penso que a chuva está a caminho e questão é saber se vai ou não atingir o circuito e onde. Mas estamos em muito melhor posição do que ontem e também no que diz ao ritmo de corrida estamos bem. Será uma corrida muito longa e com o clima instável nunca sabemos. Ao fim e ao cabo, a posição de partida não importa, o mais importante é que tenhamos uma corrida consistente, com o objetivo a ser a vitória o que não é impossível partindo de terceiro", referiu.

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Fernando Alonso continua otimista para a corrida

Atendendo à previsão de chuva para a corrida de amanhã na Alemanha, Fernando Alonso garante que vai tentar arriscar na partida da corrida, lembrando que tanto ele como Lewis Hamilton nada têm a perder.

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"Temos previsões de chuva para amanhã e tudo pode mudar na corrida, pode tornar-se uma lotaria e, se isso acontecer, esperamos ter sorte. Partimos de quarto, que é uma situação esperada, e temos que tentar tudo na partida. Eu e o Hamilton não temos nada a perder e temos que apostar tudo", referiu aos órgãos de comunicação espanhóis.

Quanto à prestação de Lewis Hamilton, considerada como surpreendente, Alonso garante que esse facto não foi uma grande surpresa para si e para a sua equipa: "Os McLaren estão sempre mais atrás nos treinos de sexta-feira e toda gente e mesmo a imprensa não lhes dá importância e depois, no sábado, falam em surpresa. Para mim, não foi. É o seu lugar. Não foi uma surpresa", reafirmou.

Já em declarações ao site oficial da Ferrari, Alonso clarificou que "estou satisfeito com a minha volta e com o resultado e, de qualquer das formas, este ano já vimos que somos melhores na corrida do que na qualificação. Talvez amanhã a situação se altere, nunca se sabe. Continuo na luta pelo pódio, mas se a oportunidade de vencer aparecer não precisam de perguntar duas vezes. Nesta pista também vimos que as nossas evoluções para melhorar o carro em cada corrida funcionam. Claramente, temos de dar mais um passo em frente se queremos estar no topo com os melhores".

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Tempos de Sebastien Buemi na qualificação foram anulados

Sebastien Buemi viu os seus resultados da qualificação para o GP da Alemanha serem-lhe retirados devido a irregularidades com o combustível do seu Toro Rosso.
O piloto suíço havia-se qualificado em 16º lugar na sessão de qualificação desta tarde as verificações técnicas levadas a cabo pela FIA descobriram irregularidades no combustível do monolugar, com isso a valer ao piloto a anulação de todos os seus tempos no ensaio.


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Um comunicado emitido pela FIA refere que existiu uma anormalidade com um dos componentes do combustível, violando o Artigo 19.8.3 dos Regulamentos Técnicos da modalidade.

Apesar disto, Buemi poderá participar na corrida no fundo da grelha de partida, isto desde que a Toro Rosso não apele da decisão, o que é pouco crível tendo em conta o facto de se tratar de um 16º posto.

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Grande Prémio da Alemanha em Nurburgring

Webber, Hamilton e Alonso: Três pilotos em 1.6s na luta pela vitória

A meio da corrida do Grande Prémio da Alemanha, que se realiza em Nurburgring, Mark Webber, Lewis Hamilton e Fernando Alonso lutam pela liderança da corrida separados apenas por 1.6s.


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O inglês da McLaren foi quem liderou de início, mas a seguir à paragem nas boxes quem emergiu na frente dói Mark Webber, que voltou a desaproveitar a pole-position, perdendo de imediato a posição após a largada. Fernando Alonso que inicialmente se desenvencilhou de Sébastian Vettel, aproximou-se depois do duo da frente a mantém-se na sua peugada, numa corrida que promete luta acirrada até final, e está a ser uma das melhores do ano.

O líder do Mundial, Sébastian Vettel, atrasou-se devido a um pião na fase inicial da corrida. Paralelamente, e devido ao facto de ter problemas de travões no seu RB7, atrasou-se ainda mais e dista quase trinta segundos do seu colega e equipa, líder da corrida.

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Nick Heidfeld: "Acidente com Sebastien Buémi era inevitável"

Nick Heidfeld abandonou o GP da Alemanha de F1 na sequência dum acidente com Sebastien Buemi, que poderia ter sido grave, já que o Renault do piloto alemão levantou voo depois de ter ficado sem espaço na travagem para a curva cinco do traçado de Nurburgring. Em declarações à BBC, Nick Heidfeld revelou que o acidente com Sebastien Buemi era inevitável, pois o suíço não lhe deixou espaço para se manter em pista: "ele estava a bloquear-me, mas isso fazia parte da luta que mantínhamos, o problema foi que ele não me deixou espaço, empurrou-me para a relva e o acidente era inevitável.", referiu.



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Grande Prémio da Alemanha em Nurburgring

Lewis Hamilton vence corrida memorável

Há muito que não se viam três pilotos a lutar pela vitória até às derradeiras voltas da corrida desta forma, como neste Grande Prémio da Alemanha, em Nurburgring. O jogo do gato e do rato que tiveram durante toda a corrida Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Mark Webber, levou a que o trio deixasse para as últimas voltas a derradeira paragem nas boxes para colocarem os obrigatórios pneus de mistura média.


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Lewis Hamilton fê-lo a dez voltas do fim, Fernando Alonso pouco depois e Mark Webber quando faltavam quatro voltas, e quem optou melhor foi o piloto da McLaren que venceu, na frente de Fernando Alonso, com Mark Webber a terminar um pouco mais atrás. Curiosamente, após os três rumarem às boxes, as diferenças aumentaram um pouco diminuindo dessa forma a emoção, que lhes tinha permitido, em determinada fase a corrida a estarem os três separados por...1.6 segundos.

Excelente a luta pelo quarto lugar entre Sebastian Vettel e Felipe Massa, que só ficou decidida não pelos pilotos mas sim prelos respetivos mecânicos, pois ao rumarem ambos às boxes na última volta, quem trabalhou melhor foram os homens da Red Bull, pois apesar de Vettel ter entrado nas boxes a seguir a Massa, saiu de lá primeiro...ascendendo assim ao quarto lugar.

Lewis Hamilton vence pela primeira vez desde o GP da China, ascendendo desta forma ao terceiro lugar no campeonato, logo após os dois pilotos da Red Bull. Fernando Alonso continua em boa forma, pois desde a corrida de Valência que ou vence, ou é segundo. Mark Webber alcançou em Nurburgring o seu quarto terceiro lugar consecutivo, e nem partindo da pole consegue vencer. Quinto posto para Felipe Massa, que fez o que pode para manter Vettel atrás de si, mas foi novamente traído pela equipa. Desta feita, bastaram uns centésimos nas boxes, para perder o quarto lugar para o líder do campeonato.

Grande corrida para Adrian Sutil, que foi sexto na frente dos dois Mercedes de Nico Rosberg e Michael Schumacher, arriscando e logrando beneficiar de só ter parado por duas vezes nas boxes. A grande partida e boa estratégia de duas paragens de Kamui Kobayashi ajudaram-no a ascender do 17º lugar onde partiu ao nono posto fina, na frente dum combativo Vitaly Petrov que errou ao manter demasiado tempo o primeiro jogo de pneus.

Corrida demasiado apagada de Jenson Button, que nunca andou nos lugares da frente, apesar de ter um monolugar igual ao do vencedor da corrida. Partiu mal, caiu para 10º e depois passou a corrida no tráfego do meio do pelotão, onde também se anda bem...finalmente, um problema hidráulico levou-o ao abandono.

Classificação

1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h37:30.334
2. Alonso Ferrari a 3.980
3. Webber Red Bull-Renault a 9.788
4. Vettel Red Bull-Renault a 47.921
5. Massa Ferrari a 52.252
6. Sutil Force India-Mercedes a 1:26.208
7. Rosberg Mercedes a 1 volta
8. Schumacher Mercedes a 1 volta
9. Kobayashi Sauber-Ferrari a 1 volta
10. Petrov Renault a 1 volta
11. Perez Sauber-Ferrari a 1 volta
12. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 1 volta
13. Di Resta Force India-Mercedes a 1 volta
14. Maldonado Williams-Cosworth a 1 volta
15. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 1 volta
16. Kovalainen Lotus-Renault a 2 voltas
17. Glock Virgin-Cosworth a 3 voltas
18. D'Ambrosio Virgin-Cosworth a 3 voltas
19. Ricciardo HRT-Cosworth a 3 voltas
20. Chandhok Lotus-Renault a 4 voltas

Abandonos

Liuzzi HRT-Cosworth 44ª volta
Button McLaren-Mercedes 42ª volta
Barrichello Williams-Cosworth 23ª volta
Heidfeld Renault 10ª volta


Campeonatos

Pilotos

1. Vettel 216
2. Webber 139
3. Hamilton 134
4. Alonso 130
5. Button 109
6. Massa 62
7. Rosberg 46
8. Heidfeld 34
9. Schumacher 32
10. Petrov 32
11. Kobayashi 27
12. Sutil 18
13. Alguersuari 9
14. Perez 8
15. Buemi 8
16. Barrichello 4
17. Di Resta 2

Marcas

1. Red Bull-Renault 355
2. McLaren-Mercedes 243
3. Ferrari 192
4. Mercedes 78
5. Renault 66
6. Sauber-Ferrari 35
7. Force India-Mercedes 20
8. Toro Rosso-Ferrari 17
9. Williams-Cosworth 4

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Hamilton: «Estamos na luta pelo Mundial»

BRITÂNICO RADIANTE COM VITÓRIA "PERFEITA"

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Depois de uma das mais emocionantes corridas da temporada, o britânico Lewis Hamilton mostrou-se radiante pela vitória alcançada no traçado de Nurburgring, admitindo que a luta pelo Mundial ainda é possível, apesar de ser bastante complicada.

"Conduzir, volta após volta, com diferenças mínimas obriga-nos a ser perfeitos. Com o meu estilo agressivo, senti que os meus movimentos foram do mais preciso que alguma vez fiz", admitiu Hamilton, visivelmente satisfeito.

"Ser capaz de conduzir com 'cabeça' e fazer tudo bem é realmente muito satisfatório. Estava com um bom andamento e dias como este valem mais do que podem imaginar. Todas as vitórias são especiais, mas com esta emoção, esforço e toda a energia que a equipa colocou no carro, sabe ainda melhor", acrescentou.

Apesar de ter uma desvantagem de 82 pontos para Sebastien Vettel, Hamilton garante que ainda poderá batalhar pelo título: "A luta pelo campeonato de pilotos será muito complicada... Mas agora estamos na luta e queremos continuar a evoluir e manter esta boa forma".

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Alonso: «Estamos ao nível dos melhores»

ESPANHOL DIZ QUE O FERRARI RESPONDEU BEM

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O espanhol Fernando Alonso, segundo classificado no GP da Alemanha, ficando atrás do vencedor Lewis Hamilton. O piloto a Ferrari ficou satisfeito com a vice-liderança e garantiu que está contente com o desempenho do seu monolugar.

"Estou muito contente. O carro foi bastante rápido e esteve ao nível dos melhores. Uma vez mais, fizemos uma corrida fantástica. Ultrapassámos o Vettel em pista, o Mark [Webber] nas boxes e demonstrámos que estamos ao nível dos melhores", disse Alonso, após a prova deste domingo, disputada em Nurburgring.

O piloto espanhol adiantou ainda que a equipa Ferrari tem vindo a melhorar: "Este segundo lugar tem um ótimo sabor. O primeiro lugar em Silverstone e o segundo em Valência mostram que estamos numa fase ascendente. Será um mês de julho quase perfeito, se conseguirmos um lugar no pódio na Hungria".

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Buemi penalizado em cinco lugares

PARA O PRÓXIMO GP DA HUNGRIA

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O piloto suiço Sebastian Buemi (Toro Rosso) foi penalizado com a perda de cinco lugares na grelha de partida para o Grande Prémio da Hungria, no próximo domingo, determinou a Federação Internacional do Automóvel (FIA).

A penalização da FIA decorre do acidente registado este domingo no GP da Alemanha, em Nurburgring, entre Buemi e o alemão Nick Heidfeld, da Lotus.

Os comissários consideraram que o piloto suíço realizou uma manobra perigosa que levou o Toro Rosso a embater no Lotus de Heidfeld, provocando a saída de pista do alemão, à nona volta da corrida.

Heidfeld acabou por abandonar, enquanto Buemi terminou a prova na 15.ª posição.

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Bruno Senna substitui Nick Heidfeld nos treinos livres do GP da Hungria de F1 Ler ma

A Renault F1 anunciou a participação de Bruno Senna no primeiro treino livre do GP da Hungria, em substituição de Nick Heidfeld, naquela que será a primeira aparição do brasileiro aos comandos do Renault, depois do seu teste em Jerez, na pré-época. Em declarações à imprensa brasileira, Senna não comenta a possibilidade de poder passar a ocupar o lugar de piloto efetivo: "Sou piloto reserva, o que vier é lucro. Estou focado em realizar um bom trabalho e aumentar a confiança da equipa no meu trabalho, de modo a poder melhorar as minhas hipóteses no futuro.", referiu Bruno Senna.

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F1: Timo Glock continua na Virgin até 2014

Piloto alemão mostra-se optimista em relação ao futuro da escuderia, que iniciou uma profunda renovação esta temporada

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O alemão Timo Glock prolongou o contrato com a Virgin até 2014, anunciou hoje a “escuderia” britânica em Nurburgring, circuito onde se correu o Grande Prémio da Alemanha de Fórmula 1.

"Estou especialmente satisfeito com o anúncio, ainda para mais em casa, no Grande Prémio da Alemanha, onde iniciei a minha carreira", afirmou Glock, de 29 anos.

Muitas vezes decepcionado com o desempenho da Virgin, o piloto alemão mostra-se optimista em relação ao futuro da escuderia, que iniciou uma profunda renovação esta temporada, com a sua aquisição por parte do construtor russo Marussia. "Os últimos 18 meses de corrida foram muito duros, embora isso fosse algo esperado. Como piloto, eu sabia que teria de dar alguns passos atrás de forma a avançar", afirmou.

Timo Glock marcou 51 pontos em 64 provas de Fórmula 1 já disputadas, tendo subido ao pódio por três vezes, mas nunca conseguiu pontuar pela Virgin desde que integrou o projecto da equipa britânica, em 2009.

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F1: Descontente com Heidfeld, Renault pensa em Romain Grosjean

Director da Lotus Renault acredita que Romain Grosjean está pronto para regressar à Fórmula 1

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Insatisfeita com o rendimento de Nick Heidfeld, a Lotus Renault já pensa no regresso do francês Romain Grosjean (na imagem) para o lugar do piloto alemão, chamado para substituir Robert Kubica, enquanto este recupera de um grave acidente sofrido numa prova de ralis, em Fevereiro.

Em declarações ao "autosport.com", o director da Lotus Renault, Eric Boullier, considerou que Romain Grosjean, que actualmente lidera as GP2 Series, depois de uma passagem pouco empolgante pela escuderia francesa, em 2009, está pronto para regressar à Fórmula 1, deixando em aberto a possibilidade do francês regressar à escuderia em breve.

"Sim, é verdade, ele está no meu radar. A prestação no GP2 demonstra que está maduro e forte o suficiente para pilotar na F1 e acredito mesmo que ele tem potencial para ser um dos grandes. Posso dizer que ele está diferente e muito mais maduro do que há dois anos", afirmou Eric Boullier.

Mesmo assim, para a escuderia a prioridade é Kubica, que está na fase final de recuperação após o acidente sofrido no início de fevereiro: "Estamos à espera para ver o que acontece com Robert: quando é que ele vai regresar e em que condições vai regressar. Esperamos por uma clarificação da situação da parte dele", afirma Boullier.

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FIA escolheu zona de DRS para o GP da Hungria

A FIA já determinou a zona de utilização do DRS no GP da Hungria, escolhendo, naturalmente, a reta da meta. Apesar de já ter utilizado mais do que uma zona de DRS em vários Grandes Prémios, desta feita, manteve a reta da meta como zona única, no sinuoso traçado de Hungaroring. A zona de DRS começa 70 metros depois do 'apex' da última curva, com a zona de deteção imediatamente após a entrada para a última curva do circuito húngaro.

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Vijay Mallya orgulhoso com progresso da Force India

Vijay Mallya, proprietário da Force India, confessa-se bastante satisfeito com os progressos evidenciados pela sua equipa nas corridas mais recentes e, garante, ainda poderão melhorar mais daqui até ao final da temporada.

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Adrian Sutil esteve em grande forma no GP da Alemanha, arrecadando o sexto posto e oferecendo à Force India a sua melhor classificação da temporada, apenas atrás dos McLaren, Ferrari e Red Bull.

"O facto do Adrian ter terminado em sexto, na frente de ambos os Mercedes, dá-nos grandes motivos para ficarmos orgulhosos. Infelizmente, o Paul [di Resta] teve um incidente com o Nick Heidfeld [na partida], senão também teria ficado nos pontos. Já tivemos a nossa dose de azar, pelo que espero que tenha acabado agora!", começou por referir Mallya no site da equipa.

"Ambos os pilotos estão bastante satisfeitos com o carro e com a equipa e estou muito contente por ver esta grande melhoria em termos de performance. A estratégia foi bem planeada e bem realizada, pelo que estou satisfeito. Temos agora muito mais carga aerodinâmica do que antes, pelo que estou bastante confiante de que poderemos oferecer boas prestações. Temos um pequeno desenvolvimento para a Hungria e um pacote especial para Monza, além de querermos fazer um desenvolvimento consistente do carro a tempo para o GP de Singapura e para as outras. Estou muito otimista", finalizou.

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Ferrari quer monolugar mais agressivo para 2012

Com uma parte inicial de temporada abaixo das suas expectativas, a Ferrari garante que o próximo monolugar para a Fórmula 1 será mais agressivo logo desde o início, para que comece o ano logo em posição de discutir as vitórias.

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Depois de prometer bastante durante os ensaios de pré-temporada, as primeiras corridas da temporada mostraram que a Ferrari não estava ao mesmo nível dos Red Bull e, sequer, dos McLaren. Face a isso, Aldo Costa foi trocado por Pat Fry na liderança do departamento técnico, com os progressos da formação transalpina a valerem uma subida de forma em pista nas últimas cinco corridas.

Para Nicolas Tombazis, diretor de desenho da Ferrari, o conceito do monolugar de 2012 não será nem uma evolução do atual 150º Italia nem um projeto nascido a partir do zero, já que vão existir muitas novidades regulamentares, com o responsável a enfatizar em declarações ao Autosport.com que "a esse respeito será um desafio maior em comparação com os anos e os carros anteriores e, muito honestamente, precisamos de dar um passo maior em frente do que fizemos anteriormente".

"Na F1 moderna nunca se começa a partir de uma folha branca e atiramos todos os ingredientes e dizemos 'pronto, agora vamos começar do zero'. Temos imensos aspetos que aprendemos dos anos anteriores que aplicamos. Penso que se olharmos para todos os carros nas boxes, vamos encontrar pontos fortes em cada um deles, mesmo nos mais lentos, pelo que nunca ninguém começa de uma folha em branco. Penso que o nível de mudança será muito grande", acrescentou Tombazis.

Quanto ao que resta da temporada de 2011, o responsável assume que ainda há muitas evoluções para o 150º Italia, adiantando que um dos campos mais trabalhados será o dos difusores: "Esta é claramente uma área de ganhos de performance que encontrámos no carro deste ano, pelo que alguns recursos têm que ser gastos nesse aspeto no carro se queremos ganhar corridas e ainda temos algumas corridas pela frente. Por isso, queremos vencer mais corridas. Claro que este trabalho não será aplicável para o carro de 2012, mas muitas outras coisas que estamos a fazer para o carro deste podem ser aplicadas para o próximo, sendo um misto de tentar maximizar os recursos para ambos os carros".

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F1: Pirelli macios e super macios pela primeira vez tempo quente

Paul Hembery: "O desafio para os pilotos é manter o desgaste dos pneus sob controlo".

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Paul Hembery, director da Pirelli Motorsport já sabe o que esperar no GP da Hungria de F1. Altas temperaturas e uma pista com piso muito escorregadio vão fazer com que os pilotos tenham um grande desafio pela frente que passa por manter o desgaste dos pneus sob controlo.

Depois das curvas rápidas e temperaturas frescas de Silverstone e de Nurburgring, agora é a vez do traçado sinuoso e quente de Hungaroring, pista nos arredores de Budapeste, na Hungria, o que representa um grande contraste para os pneus Pirelli PZero. O Hungaroring foi inaugurado em 1986, depois de apenas oito meses de tempo de construção, para ser palco do primeiro Grande Prémio de F1 da Europa do Leste.

Esta é a chave para uma das principais características do circuito: uma superfície empoeirada e escorregadia, que acumula progressivamente borracha depositada no piso, no decorrer do fim de semana. Isso torna a aderência um fator essencial e é uma das razões por que a Pirelli trouxe os pneus macios PZero Amarelos e supermacios PZero Vermelhos para o Hungaroring. As 16 curvas são apertadas e estreitas, à semelhança do Mónaco, com uma velocidade média baixa. Isto torna o circuito idealmente apropriado para os pneus mais macios da gama Pirelli PZero, embora esta seja a primeira vez na temporada que os pneus super macios são usados em competição com tempo muito quente.

Embora tenha chovido em Budapeste neste fim de semana, esperam-se para a corrida temperaturas na ordem dos 26ºC, 27º C, o que significa que os pilotos terão de pensar muito bem em como conservar os seus pneus. Sendo o Hungaroring famoso por ser uma pista onde as ultrapassagens são difíceis, um pouco menos que o Mónaco, as equipas deparam-se com uma oportunidade de ganhar lugares através duma estratégia de pneus inteligente - e isso será decerto um dos pontos chave do fim de semana. Para esta corrida, não haverá uma distribuição extra de pneus para treinos livres, ficando as equipas com os seus normais 11 jogos de pneus para o fim de semana.

Para o Director da Pirelli Motorsport, Paul Hembery: "A Hungria não poderia ser mais diferente das corridas a que assistimos recentemente, tal como descobrimos quando viemos ao Hungaroring na nossa primeira época do campeonato GP3, no ano passado. No entanto, como os pneus para o GP3 são completamente diferentes daqueles com que corremos na Fórmula 1, não houve muito para aprender, exceto ter uma ideia inicial do que podemos esperar: altas temperaturas e uma pista com piso escorregadio."

"O grande desafio para as equipas e pilotos será manter o desgaste dos pneus sob controlo com tempo quente, mas já usámos antes o pneu macio P Zero Amarelo com tempo quente e ele teve uma boa performance. O pneu super macio irá quase de certeza resultar nalgumas voltas rápidas na qualificação, mas obviamente não tem a mesma resistência ao desgaste. A maneira como as equipas irão conciliar os diferentes parâmetros de velocidade e durabilidade será, uma vez mais, a chave das suas diferentes estratégias. No passado, tem havido muita ação dramática no Hungaroring e, com tantos novos elementos na corrida deste ano, espero que iremos ter outro Grande Prémio emocionante."

Já Vitaly Petrov, piloto da Lotus Renault GP: "Tivemos muito bom potencial no Mónaco e no Canadá, ambos os circuitos com características similares a Hungaroring, por isso espero outra boa corrida na Hungria. O Canadá foi ligeiramente diferente, na medida em que utilizámos pneus intermédios e para piso molhado, o que não deverá ser o caso na Hungria, mas a nossa performance neste tipo de circuito é boa."

"Um dos nossos maiores desafios até agora na temporada tem sido conseguir de imediato ganhar velocidade com os pneus, durante os treinos livres, para que estejamos bem preparados para a qualificação. Isso ainda será mais importante que o costume na Hungria, onde é fácil subvirar, mas bastante difícil de ultrapassar. Precisamos também de ficar a saber durante quanto tempo conseguimos correr com os pneus super macios, o que vai ser uma parte crucial da estratégia para toda a gente. Até aqui os pneus Pirelli têm proporcionado uma condução divertida e a performance tem sido boa quanto conseguimos aproveitar o melhor do seu comportamento - tal como sucedeu quando fui ao pódio na Austrália, no início do ano - mas, em geral, penso que necessitamos de encontrar um pouco mais de consistência."

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Mark Webber assina com a Red Bull para 2012

Apesar do anúncio oficial só estar previsto para depois do GP da Hungria, Mark Webber já rubricou novo contrato com a Red Bull.

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Os muitos problemas que têm existido nesta ligação, nomeadamente a preferência que tem sido dada a Sébastian Vettel nas mais variadas situações colocaram alguma pressão na questão, mas a verdade é que as alternativas não abundavam, e poderia acabar por ser pior a emenda que o soneto, pelo que a equipa decidiu, mesmo com os problemas recentes de Silverstone, dar sequência ao que já estava alinhavado há muito.

"Sempre esperei que o nosso line up para 2012 fosse o mesmo, e o anúncio oficial é apenas uma formalidade. Estou muito contente com a dupla que temos pois ao baterem-se desta forma acabam por elevar o nível global da equipa. Por tudo isso não vejo outra dupla os nossos carros, nem imaginava o Mark Webber numa qualquer outra equipa.", referiu Christian Horner, patrão da Red Bull Racing ao site oficial da F1.

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Permanência de Mark Webber na Red Bull 'bloqueia' mercado

Jenson Button e Nico Rosberg devem manter-se nas atuais equipas

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Não era novidade para ninguém que a indecisão relativa ao futuro próximo de Mark Webber tinha o condão de estar a manter o mercado de pilotos em 'stand by', já que na eventualidade do australiano deixar vago o segundo lugar na equipa, dificilmente poderia ser Daniel Ricciardo, atual piloto da HRT, a quem se augura um grande futuro, mas que precisa de rodar em equipas mais pequena até que esteja pronto a correr pela Red Bull.

Por isso, Jenson Button e Nico Rosberg, estavam de olho nesse lugar mas com a confirmação da manutenção de Mark Webber na Red Bull, certamente o mesmo irá suceder com o piloto inglês da McLaren e alemão da Mercedes, que deverão manter os seus lugar nas suas atuais equipas.

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GP da Hungria - Antevisão

Conseguirão McLaren e Ferrari voltar a bater a Red Bull?

Sem tempo para respirar, o Mundial de Fórmula 1 segue do Nürburgring, na Alemanha, para o circuito húngaro de Hungaroring, naquela que é a última prova antes de um merecido descanso de cerca de um mês para os integrantes da comunidade da F1. No entanto, será só no final da corrida que as equipas e pilotos poderão pensar de forma mais realista em férias, já que até lá há uma corrida para disputar e ainda muito está em jogo.

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Lento e sem grandes pontos de ultrapassagem, o Grande Prémio da Hungria acaba por ser um dos mais exigentes da época, já que não só os pilotos têm se enfrentar 70 voltas num circuito muito sinuoso e sem grandes retas para descansarem (exceção à reta da meta), como também deverão ter de enfrentar o calor abrasador que se costuma fazer em Budapeste por esta altura do ano. Também por isso será importante efetuar uma boa gestão dos pneus, na medida em que a Pirelli vai levar os dois compostos mais macios da sua gama.

A McLaren chega à Hungria na mó de cima depois de vencer a prova alemã quando poucos o previam, em especial atendendo à sua prestação na corrida anterior, em Silverstone. O regresso da permissão para utilização em pleno dos gases de escape na zona do difusor em fase de desaceleração voltou a colocar os MP4-26 na luta pelos triunfos e Lewis Hamilton mostrou toda a sua agressividade ao vencer em Nürburgring. Se Hamilton chega muito motivado fruto do seu triunfo, já Jenson Button procurará regressar à discussão pelas posições da frente, das quais o azar o tem arredado nas duas últimas provas.

Mas também a Ferrari tem razões para sorrir, já que conseguiu bater a Red Bull na Alemanha depois de o ter feito também em Inglaterra, mostrando que a competitividade dos 150º Italia está mesmo em progressão. Se na corrida do passado fim de semana, as baixas temperaturas jogaram contra a formação transalpina - cujas dificuldades em colocar os pneus à temperatura ideal são conhecidas - o calor e os pneus macios deverão ajudar a Ferrari a manter-se na luta pelas posições cimeiras, em especial pelas mãos de Fernando Alonso.

Contudo, nem McLaren nem Ferrari partem com o estatuto de favoritos em Hungaroring. Isto porque num traçado sinuoso que exige mais em termos de eficiência aerodinâmica, os RB7 voltam a estar mais à vontade para evidenciarem a sua vantagem, tal como fizeram no ano passado depois de também terem sido batidos na corrida anterior, então em Hockenheim.

Mark Webber bateu claramente Sebastian Vettel na Alemanha, com o jovem alemão a alcançar aquele que foi o seu pior resultado da temporada, pelo que será interessante observar qual será a resposta do líder do campeonato já na Hungria e depois de no ano passado ter perdido um triunfo que parecia certo para o seu companheiro de equipa nesta pista.

Atrás das três equipas de topo, também deverá ter lugar uma luta interessante com a participação dos pilotos da Mercedes GP, Renault e Force India. A primeira não tem conseguido estar à altura dos desafios a que se propôs no início da temporada, enquanto a segunda procura recuperar a competitividade entretanto perdida e recuperar o quarto lugar do campeonato de construtores. A formação de Vijay Mallya, que tem vindo a subir de forma, poderá também imiscuir-se na luta entre estas duas formações, tal como fez no Nürburgring, baralhando um pouco as contas. Também a Sauber deverá estar na discussão pelos pontos, já que o C30 dá-se bem com pistas mais sinuosas.

Horários

Treinos Livres 1 09h00
Treinos Livres 2 13h00
Treinos Livres 3 10h00
Qualificação 13h00
Corrida 13h00

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