Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Zona das boxes pode mudar de localização em Interlagos

O circuito de Interlagos prepara-se para receber uma série de melhorias que visam incrementar a sua funcionalidade, sendo que as maiores poderão passar pela mudança da zona das boxes para a reta oposta do circuito 'canarinho'.

af693663.jpeg


O traçado deverá contar já com algumas alterações para a próxima temporada, quando a ligeira esquerda que dá acesso à reta da meta deverá ser alterada com a introdução de uma chicane de forma a impedir a repetição dos acidentes fatais que este ano vitimaram dois pilotos.

Contudo, para 2013, a alteração poderá ser mais profunda com a passagem da reta da meta e o complexo das boxes para a reta oposta, de forma a oferecer mais espaço para as equipas trabalharem. Em declarações ao jornal The National, Claudia Ito, diretora do circuito de Interlagos, explicou que as alterações poderão acontecer até dois anos.

"O município [de São Paulo], que é proprietário do circuito, tem a ideia de construir um novo complexo das boxes e tudo o mais. O plano é mover toda a área das boxes para a reta do outro lado do circuito: nova entrada, nova saída e novos edifícios", é citada Ito naquele jornal dos Emirados Árabes Unidos.

"Não se trata de uma questão de segurança, mas sim o facto de percebermos que as equipas precisam de mais espaço para as suas operações. Acredito que teremos tudo pronto em 2013", acrescentou.


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel 'voa' para a pole position e para novo recorde

Sebastian Vettel esteve imbatível na derradeira sessão de qualificação do Mundial de Fórmula 1, com o piloto alemão da Red Bull a conseguir a sua 15ª pole position da época, registo que lhe permite ser agora o detentor do recorde até aqui conseguido por Nigel Mansell, de maior número de poles numa só temporada.

fe28a993.jpeg


Os piores receios de Lewis Hamilton confirmaram-se na sessão de qualificação para o GP do Brasil. O piloto britânico, que ontem havia marcado o ritmo nos treinos livres, temia que os Red Bull ainda tivessem alguma velocidade escondida para o dia de hoje e a sessão de qualificação mostrou mesmo que os monolugares projetados por Adrian Newey estavam num patamar superior.

E uma vez mais são os dois Red Bull a ocupar a primeira linha da grelha para a corrida de amanhã, com Vettel a efetuar uma volta inigualável em 1.11,918s, sendo mesmo o único a rodar abaixo do segundo '12. A pouco menos de dois décimos ficou Mark Webber, com este a confirmar a competitividade dos RB7 em Interlagos.

Na terceira posição ficou Jenson Button, com o piloto da McLaren a confirmar que os seus problemas de ontem com os pneus macios foram ultrapassados e a conseguir assim ficar na frente de Hamilton, mas a quase quatro décimos do autor da pole. Hamilton ficou em quarto, batendo o Ferrari de Fernando Alonso já nos instantes finais, acabando o espanhol por ser o quinto, posição que tantas vezes ocupou neste ano.

Nico Rosberg esteve em boa forma ao levar o seu Mercedes até à sexta posição, logo à frente do melhor dos brasileiros em contenda na Q3, que foi Felipe Massa, com o segundo Ferrari. Adrian Sutil (Force India) foi o oitavo da sessão, enquanto Bruno Senna conseguiu chegar à nona posição após uma boa prestação, e Michael Schumacher o décimo.

Paul di Resta não conseguiu imitar o seu companheiro de equipa, ficando-se pela 11ª posição na grelha, tendo atrás de si o veterano Rubens Barrichello, que poderá amanhã realizar o seu derradeiro grande prémio de Fórmula 1 ao serviço da Williams.



A dupla da Toro Rosso não esteve tão bem, desta feita, com os seus dois pilotos a ficarem-se pela 13ª e 14ª posição, ficando Jaime Alguersuari na frente de Sebastien Buemi, com este a queixar-se na segunda fase da qualificação da perda de potência do motor do seu monolugar. Vitaly Petrov viu-se, desta vez, amplamente batido por Senna, ficando com o 15º tempo e à frente dos dois Sauber.

A acompanhar os seis pilotos das equipas mais jovens na Fórmula 1 ficou, nesta sessão, Pastor Maldonado, com o piloto da Williams a não conseguir um tempo que lhe permitisse passar da Q1. Na cauda do pelotão, tudo a pares: os dois Lotus na frente dos dois Hispania e os dois Virgin na última linha, numa prestação que acaba por ser dececionante para esta equipa.


Q3

1 Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1.11,918s
2 Mark Webber Red Bull-Renault + 0,181
3 Jenson Button McLaren-Mercedes + 0,365
4 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 0,562
5 Fernando Alonso Ferrari + 0,673
6 Nico Rosberg Mercedes + 1,132
7 Felipe Massa Ferrari + 1,150
8 Adrian Sutil Force India-Mercedes + 1,380
9 Bruno Senna Renault + 1,843
10 Michael Schumacher Mercedes


Q2 - Tempo limite de passagem à Q3: 1.13,571s
11 Paul di Resta Force India-Mercedes 1.13,584s
12 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1.13,801s
13 Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1.13,804s
14 Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1.13,919s
15 Vitaly Petrov Renault 1.14,053s
16 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1.14,129s
17 Sergio Perez Sauber-Ferrari 1.14,182s


Q1 - Tempo limite de passagem à Q2: 1.14,571s
18 Pastor Maldonado Williams-Cosworth 1.14,625s
19 Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1.15,068s
20 Jarno Trulli Lotus-Renault 1.15,358s
21 Tonio Liuzzi HRT-Cosworth 1.16,631s
22 Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 1.16,890s
23 Jerome D'Ambrosio Virgin-Cosworth 1.17,019s
24 Timo Glock Virgin-Cosworth 1.17,060s

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel: "Esta foi uma pole diferente de todas as outras

Sebastian Vettel tinha muitos motivos para estar satisfeito no final da qualificação para o GP do Brasil. Isto porque, ao alcançar a pole position para a corrida de amanhã, conseguiu também a sua 15ª pole deste ano e o respetivo recorde que até aqui era pertença de Nigel Mansell.

59cd1b14.jpeg


O recorde do piloto britânico datava de 1992, ano em que o campeonato contava com 16 provas no calendário e o piloto da Williams partiu da frente em 14 delas. Desta feita, quase 20 anos passados, Vettel assume esse recorde, com 15 poles em 19 possíveis.

"Sei que havia muita conversa antes da qualificação acerca deste recorde em particular e o melhor era não pensar nele. Tivemos um início de fim de semana difícil em que não estava totalmente satisfeito com o carro. Mas fizemos algumas mudanças e hoje melhorámos bastante", começou por dizer Vettel.

"Dei tudo na minha última volta e foi muito emocionante quando cruzei a linha de meta porque sabia que o que quer que acontecesse tinha dado o meu máximo. Fiquei à espera que confirmassem a pole e foi um momento especial. Esta foi uma pole diferente de todas as outras. Obviamente que o mestre Nigel Mansell levou menos corridas para o alcançar [o recorde] mas ainda assim é muito especial para mim. Agora, estou apenas contente por aqui estar e começar da frente", acrescentou.

Mais comedido nas suas palavras foi Mark Webber, cujo Segundo lugar na qualificação o coloca na primeira linha: "Penso que a qualificação correu bem. Fomos fortes ao longo de todo o fim de semana. O Sebastian fez um bom trabalho e a minha volta também foi muito boa, o que é um ponto positivo para amanhã".

Webber aproveitou, ainda, a ocasião para brincar com a questão do recorde das poles, observando que "infelizmente não pude cuidar do Nigel e do seu recorde ao conseguir a pole".


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Jenson Button satisfeito com o terceiro lugar na grelha

Autor do terceiro melhor tempo da sessão de qualificação, Jenson Button assumiu-se satisfeito com a sua prestação esta tarde, lembrando ainda que esta foi a sua melhor qualificação no Brasil nos últimos anos. Quanto à corrida de amanhã, Button recordou que ainda há muiro pela frente.

37d30e47.jpeg


"Estou a apreciar este momento porque é a minha melhor prestação aqui nos últimos seis anos. Sempre adorei competir, este circuito é fantástico para lutar e para ultrapassar, ainda para mais com o DRS. Espero poder passá-los a estes dois [Vettel e Webber] na primeira volta", explicou.

"O que quer que aconteça amanhã, esta foi uma grande temporada para nós, mas não suficientemente boa. Esperemos que eu possa terminar na mó de cima amanhã", afirmou Button na conferência de imprensa.


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton: "Não fui suficientemente rápido"

Lewis Hamilton confessou-se desapontado com a quarta posição na grelha de partida para a última corrida da temporada, em Interlagos. O piloto britânico esperava poder dar mais luta aos pilotos da Red Bull, mas tal não foi possível.

a659d5fb.jpeg


"É um pouco desapontante. Estamos na segunda linha da grelha mas gostaria de ter estado mais forte. Não estou muito satisfeito com a minha prestação, já que não fui suficientemente rápido. Fui duas décimas de segundo mais lento do que o Jenson [Button]", começou por referir Hamilton à estação de televisão BBC.

"Os Red Bull eram simplesmente demasiado rápidos. Este é um sítio onde estou inspirado porque esta é a casa do Ayrton Senna. Comecei de quarto algumas vezes aqui e é um bom número para mim. Espero que possa torná-lo num resultado mais positivo amanhã", acrescentou.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Rubens Barrichello: "Esta volta foi quase como uma pole"

Ainda sem saber o que o futuro lhe reserva para a próxima temporada, Rubens Barrichello mostrou-se bastante satisfeito com a sua prestação na qualificação, na qual obteve a 12ª posição.

f63de019.jpeg


"Estou bastante contente! Tem sido um ano bastante difícil com o nosso carro. Quando estamos em casa temos de usar tudo o que temos do nosso lado. A volta que eu consegui foi quase como uma pole position com este carro", reconheceu Barrichello, destacando a sua prestação em Interlagos.

"Domingo serão mais 71 voltas. Tenho de fazer aquela volta mais 71 vezes. Espero que tenhamos um pouco de chuva amanhã, estou certo que os adeptos não se importam de trazer os seus chapéus de chuva por minha causa", acrescentou, em declarações à BBC.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Mark Webber vence em Interlagos

Mark Webber obteve em Interlagos a sua única vitória do ano, aproveitando da melhor forma os problemas que Sebastian Vettel teve com a caixa de velocidades do seu RB7. A Red Bull dominou por completo a corrida, com Vettel a liderar desde o início, e Webber a segui-lo de perto.

7df6ced2.jpeg


Jenson Button (McLaren) e Fernando Alonso (Ferrari) lutaram pelo terceiro lugar. Inicialmente e depois duma magnífica ultrapassagem, o espanhol reservou para si a posição, mas no 'stint' final, Button recuperou e passou o homem do Ferrari, depois de várias tentativas, assegurando o lugar mais baixo do pódio, e também o vice-campeonato, posição que cedo se percebeu não ir perder.

Lewis Hamilton (McLaren) lutava com Felipe Massa (Ferrari) até que um problema de caixa imobilizou o McLaren. Adrian Sutil foi sexto com o Force India, batendo Nico Rosberg (Mercedes) e Paul di Resta, no segundo Force Índia, com a equipa de Vijay Mallya a ficar muito perto da Renault nas contas finais.

Kamui Kobayashi foi nono o que assegurou que a Sauber batia a Toro Rosso nas contas finais do campeonato de construtores, o que significou 'só' quatro milhões de euros...

Vitaly Petrov encerrou os lugares pontuáveis já que Bruno Senna teve um encontro imediato com Michael Schumacher e foi penalizado.

Classificação:

1. Webber Red Bull-Renault 1h32:17.434
2. Vettel Red Bull-Renault + 16.983
3. Button McLaren-Mercedes + 27.638
4. Alonso Ferrari + 35.048
5. Massa Ferrari + 1:06.733
6. Sutil Force India-Mercedes + 1 volta
7. Rosberg Mercedes + 1 volta
8. Di Resta Force India-Mercedes + 1 volta
9. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 volta
10. Petrov Renault + 1 volta
11. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
12. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
13. Perez Sauber-Ferrari + 1 volta
14. Barrichello Williams-Cosworth + 1 volta
15. Schumacher Mercedes + 1 volta
16. Kovalainen Lotus-Renault + 2 voltas
17. Senna Renault + 2 voltas
18. Trulli Lotus-Renault + 2 voltas
19. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 3 voltas
20. Ricciardo HRT-Cosworth + 3 voltas

Abandonos

Liuzzi HRT-Cosworth 62ª Volta
Hamilton McLaren-Mercedes 37ª Volta
Maldonado Williams-Cosworth 27ª Volta
Glock Virgin-Cosworth 22ª Volta


1. Vettel 392
2. Button 270
3. Webber 258
4. Alonso 257
5. Hamilton 227
6. Massa 118
7. Rosberg 89
8. Schumacher 76
9. Sutil 42
10. Petrov 37
11. Heidfeld 34
12. Kobayashi 30
13. Di Resta 27
14. Alguersuari 26
15. Buemi 15
16. Perez 14
17. Barrichello 4
18. Senna 2
19. Maldonado 1

Construtores

1. Red Bull-Renault 650
2. McLaren-Mercedes 497
3. Ferrari 375
4. Mercedes 165
5. Renault 73
6. Force India-Mercedes 69
7. Sauber-Ferrari 44
8. Toro Rosso-Ferrari 41
9. Williams-Cosworth 5

Autosport
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 - Webber vence pela primeira vez na temporada no Brasil

F111-webber-brasil-sexta615.jpg

Mark Webber, da Red Bull, tirou proveito de um problema na caixa de câmbio de seu companheiro de equipe Sebastian Vettel para vencer o GP do Brasil disputado neste domingo em Interlagos. O triunfo lhe permitiu tomar o terceiro lugar de Fernando Alonso (Ferrari) no campeonato de pilotos.

O bicampeão mundial ainda manteve o segundo lugar, e Jenson Button, da McLaren, confirmou o vice-campeonato com o último degrau do pódio após ultrapassar Alonso na parte final da prova.

Felipe Massa chegou em quinto na segunda Ferrari, seguido por Adrian Sutil, que obteve uma ótima sexta posição para a Force India depois de superar Nico Rosberg (Mercedes) em uma batalha direta. Paul di Resta (Force India), Kamui Kobayashi (Sauber) e Vitaly Petrov (Renault) fecharam os dez primeiros e a zona de pontuação.

A largada foi tranquila, com os três primeiros colocados no grid mantendo suas posições, Lewis Hamilton (McLaren) perdendo o quarto lugar para Alonso e Rosberg sendo superado por Massa na disputa pelo sexto lugar. Sutil, Bruno Senna (Renault) e di Resta completavam o top 10 na primeira volta, mas o escocês da Force India foi imediatamente ultrapassado por Michael Schumacher (Mercedes) na freada do S do Senna.

Nas voltas iniciais, o destaque foi a luta pelo terceiro posto entre as duas McLarens e Alonso. O piloto da Ferrari pressionava Button, enquanto Hamilton tentava se aproximar. Na 11ª volta, Alonso fez uma ultrapassagem impressionante por fora no Laranjinha e subiu para terceiro.

Mais atrás, outra boa disputa pela nona posição envolvendo Senna e Schumacher terminou mal. Na abertura da volta 11, o alemão tentou passar por fora na freada do S do Senna, mas os dois se tocaram duas vezes. O resultado foi um pneu traseiro esquerdo furado para Schumacher e danos na asa dianteira para Senna - que posteriormente foi punido com um drive-through por ter sido considerado culpado.

Perdendo rendimento, Button foi o primeiro dos pilotos de ponta a parar na 16ª passagem. Alonso e Hamilton entraram juntos na volta seguinte, e os três voltaram na mesma ordem. Massa seguiu na pista e assumiu a liderança até ser superado por Vettel na volta 21. Ele fez seu primeiro pit-stop logo na sequência e retornou em sexto.

Na frente, Vettel enfrentava problemas sérios na caixa de câmbio e perdia velocidade. Na 30ª volta, o bicampeão mundial abriu passagem para seu companheiro Webber no S do Senna.

Como na primeira rodada de paradas, Button foi o primeiro a entrar para trocar pneus pela segunda vez, na volta 32, e colocou o composto mais duro. Hamilton, por outro lado, saiu de seu segundo pit-stop na 34ª passagem com o macio, assim como Alonso, que parou duas voltas depois. As Red Bulls pararam nas voltas 39 e 40 e retornaram nas mesmas colocações.

Tendo ficado preso atrás de Massa, que tinha uma estratégia de apenas duas paradas, Hamilton antecipou seu terceiro pit-stop para a 45ª volta. A Ferrari respondeu e chamou o brasileiro na passagem seguinte, permitindo que ele se mantivesse à frente do piloto da McLaren. No entanto, Hamilton abandonou logo depois com um problema de câmbio.

Rosberg e Sutil travaram uma bela disputa pela sexta posição. Andando forte, o piloto da Force India tentou ultrapassar no S do Senna na volta 50. Rosberg se defendeu bem e continuou na frente, mas não conseguiu segurar o compatriota no mesmo ponto da passagem subsequente.

Alonso fez sua terceira parada na volta 55 e retornou em terceiro, mas Button voava baixo e se aproximava rapidamente da Ferrari. Na 62ª passagem, após tentar no S do Senna, o vice-campeão mundial ultrapassou facilmente na reta oposta usando o DRS. Webber e Vettel fizeram seus terceiros pit-stops nas voltas 58 e 60, respectivamente, e seguiram na frente com tranquilidade até o final para garantir a dobradinha.

Classificação da prova:

1. Webber Red Bull-Renault 1h32:17.434
2. Vettel Red Bull-Renault + 16.983
3. Button McLaren-Mercedes + 27.638
4. Alonso Ferrari + 35.048
5. Massa Ferrari + 1:06.733
6. Sutil Force India-Mercedes + 1 volta
7. Rosberg Mercedes + 1 volta
8. Di Resta Force India-Mercedes + 1 volta
9. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 volta
10. Petrov Renault + 1 volta
11. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
12. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
13. Perez Sauber-Ferrari + 1 volta
14. Barrichello Williams-Cosworth + 1 volta
15. Schumacher Mercedes + 1 volta
16. Kovalainen Lotus-Renault + 2 voltas
17. Senna Renault + 2 voltas
18. Trulli Lotus-Renault + 2 voltas
19. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 3 voltas
20. Ricciardo HRT-Cosworth + 3 voltas

Abandonos:

Liuzzi HRT-Cosworth 62 voltas
Hamilton McLaren-Mercedes 37 voltas
Maldonado Williams-Cosworth 27 voltas
Glock Virgin-Cosworth 22 voltas
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Classificação da Fórmula 1

Os GPs da Austrália, da Malásia, da Turquia, da Espanha, de Mônaco, da Europa, da Bélgica, da Itália, de Cingapura, da Coréia e da Índia tiveram como vencedor Sebastian Vettel (Red Bull), novo bicampeão da F1, Lewis Hamilton (McLaren) triunfou na China, na Alemanha e em Abu Dhabi, Jenson Button (McLaren) no Canadá, na Hungria e no Japão, Fernando Alonso (Ferrari) na Inglaterra e Mark Webber (Red Bull) no Brasil.
f1-gpaustralia11-615_copy.jpg

Classificação final após 19 etapas:

1. S. Vettel 392 15. S. Buemi 15
2. J. Button 270 16. S. Perez 14
3. M. Webber 258 17. R. Barrichello 4
4. F. Alonso 257 18. B. Senna 2
5. L. Hamilton 227 19. P. Maldonado 1
6. F. Massa 118 20. P. de la Rosa 0
7. N. Rosberg 89 21. J. Trulli 0
8. M. Schumacher 76 22. H. Kovalainen 0
9. A. Sutil 42 23. V. Liuzzi 0
10. V. Petrov 37 24. J. d'Ambrosio 0
11. N. Heidfeld 34 25. T. Glock 0
12. K. Kobayashi 30 26. N. Karthikeyan 0
13. P. di Resta 27 27. D. Ricciardo 0
14. J. Alguersuari 26 28. K. Chandhok 0

Construtores:

1. Red Bull 650 7. Sauber 44
2. McLaren 497 8. Scuderia Toro Rosso 41
3. Ferrari 375 9. Williams 5
4. Mercedes Grand Prix 165 10. Caterham 0
5. Lotus Renault 73 11. HRT F1 Team 0
6. Force India F1 69 12. Marussia 0
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Daniel Ricciardo na Caterham em 2012?

Daniel Ricciardo poderá trocar a HRT onde militou este ano pela Caterham em 2012, já que apesar de ter contrato, Jarno Trulli está em risco de perder o lugar para o jovem australiano, caso a Red Bull consiga convencer Tony Fernandes, leia-se pagar o lugar de Ricciardo e a rescisão de Trulli.

d2218f0e.jpeg


Muito naturalmente, a Toro Rosso continua a ser hipótese, mas as prestações de Sébastien Buemi e Jaime Alguersuari deverão manter os responsáveis da Red Bull na dúvida, pois apesar de serem mais jovens, nada garante que Daniel Ricciardo e Jean Eric Vergne possam oferecer mais, nesta altura, que os atuais pilotos da Toro Rosso. A única questão que não oferece dúvidas é a margem de progressão. O que pensa deste assunto e quem colocaria a correr na Toro Rosso se fosse sua a decisão? Sébastien Buemi, Jaime Alguersuari, Daniel Ricciardo ou Jean Eric Vergne? Aproveite e responda à sondagem.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Patrick Head deixa F1 em Dezembro

O adeus a um grande senhor! Patrick Head vai deixar a F1 em finais de dezembro, afastando-se totalmente do desporto automóvel. Aos 65 anos, o técnico britânico é uma das caras mais conhecidas e um dos cérebros mais escutados naquela competição, estando com a Williams desde a fundação da equipa, em 1977.

ecf38227.jpeg


Os rumores persistiram durante toda a temporada, garantindo que Patrick Head iria deixar a F1 a partir do final do ano. Finalmente, foi agora o próprio diretor técnico da Williams a confirmar a saída, embora admitindo ficar ligado à Williams, mas em funções longe do desporto automóvel. Patrick Head, que foi um dos fundadores da equipa de Grove, há 34 anos, vai assumir responsabilidades, a partir de janeiro de 2012, no negócio que a marca possui nos automóveis híbridos.

A decisão foi justificada com a futura restruturação da equipa, em consequência daquela que foi a sua pior temporada de sempre na F1 e significa o afastamento total de Head das pistas onde se tornou uma das caras mais conhecidas e respeitadas nas últimas três décadas. As funções que até agora eram supervisionadas por Head vão passar a ser distribuídas por Mike Coughlan, Mark Gillan e Jason Somerville, com quem aliás o reputado técnico britânico já trabalhou nos últimos meses.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Kimi Raikkonen regressa à Fórmula 1 com a Renault

Kimi Raikkonen vai mesmo regressar ao Mundial de Fórmula 1 já em 2012. O piloto finlandês, que passou os dois últimos anos a competir no Mundial de Ralis (WRC), voltará aos monolugares com a Renault num acordo que tem a duração de dois anos.

a4c18ebc.jpeg


Raikkonen deixou a modalidade no final de 2009, então deixando a Ferrari, mas ao longo deste ano foram-se tornando cada vez mais frequentes os rumores de um hipotético regresso à F1. Já nas últimas semanas, surgiram notícias de que o campeão de 2009 estaria em negociações com a Williams, mas acabou por ser a Renault, com a qual estava também em negociações (como refere a revista Autosport desta semana) a garantir a participação de Raikkonen na F1 em 2012.
"Estou bastante satisfeito por regressar à Fórmula 1 depois de dois anos de ausência e estou grato à Lotus Renault GP por me oferecer esta oportunidade. O meu tempo no Mundial de Ralis foi útil na minha carreira enquanto piloto, mas não posso negar o facto de qua minha fome pela F1 se tornou imensa ultimamente. Foi uma escolha fácil já que fiquei impressionado com as ambições da equipa. Agora, estou ansioso por ter um papel importante no desenvolvimento da equipa e levá-la para a frente da grelha", referiu Raikkonen acerca deste regresso.

Com Vitaly Petrov a dispor de mais um ano de contrato com a Renault (que para o ano conhecida como Lotus-Renault) está assim completa a dupla da formação britânica.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Furo de Sebastian Vettel em Abu Dhabi explicado

Já são conhecidas as causas do furo no Red Bull RB7 de Sébastian Vettel no Grande Prémio de F1 de Abu Dhabi.

e282429e.jpeg


O sistema de aquecimento de pneus sobreaqueceu, causando o furo. Ao que parece, a Red Bull pré aquece os pneus traseiros através do sistema de gases de escape, ainda na grelha de partida, num sistema que assegura que os pneus estão a uma temperatura ótima na primeira volta das corridas. Em Abu Dhabi, algo se passou que resultou no sobre aquecimento da peça, que redundou no abandono da corrida por parte de Vettel.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Novos sistemas de escape nos F1 em 2012?

A Williams e a Mercedes já testaram em Abu Dhabi, no teste reservado aos 'rookies' novos sistemas de escapes, agora posicionados no capot motor. A ideia passa por 'mandar' gases de escape para a asa traseira, e ambas as equipas têm agora dados que podem comparar com os sistemas anteriores. Há quem pense, no entanto, que a Williams e a Mercedes não vão ganhar muito com o novo sistema já que o difusor até aqui utilizado perde eficiência e torna os monolugares mais instáveis em travagem.

1d364bf8.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Renault não exclui Robert Kubica

No dia em que foi confirmada a contratação de Kimi Raikkonen por parte da Renault, os seus responsáveis não excluem a inclusão de Robert Kubica na equipa, caso possa correr em 2012.

O polaco já alertou a equipa que não estará em condições de iniciar os testes de inverno, e apesar de ter contrato com Vitaly Petrov, o responsável máximo da equipa, Eric Boullier admitiu ao Autosport inglês que Kubica não está excluído dos seus planos. Os candidatos ao segundo lugar na equipa, para além do natural Petrov, são Romain Grosjean, Bruno Senna, com Rubens Barrichello e Heikki Kovalainen com ténues hipóteses.

7ff5742b.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Recorde o Mundial de F1 de 2011 em... 179 segundos

Mais, só em março! Até lá, divirta-se com o que de melhor aconteceu na época de 2011 do Mundial de Fórmula 1 em... 179 segundos



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Bernie Ecclestone: "A Europa está acabada! Nos próximos anos vai passar a ter só

Bernie Ecclestone: "A Europa está acabada! Nos próximos anos vai passar a ter só cinco corridas"

Bernie Ecclestone é de opinião que num futuro próximo a Europa não terá mais do que cinco Grandes Prémios de Fórmula 1. Uma competição que ao longo da sua história foi maioritariamente baseada no continente europeu, o ano passado teve nove corridas, este ano, com a saída da Turquia do calendário passa a ter oito, mas mesmo assim Ecclestone está preparado para trocar mais corridas europeias por outras, em diferentes continentes.

0b205401.jpeg


"Penso que nos próximos anos a Europa vai passar a ter só cinco corridas. A Europa está acabada! Será um bom local para fazer turismo, mas a Europa é uma coisa do passado. Tem sido a casa espiritual da Fórmula 1, mas...", referiu Bernie Ecclestone à Marca. Ainda assim está previsto um Grande Prémio da Rússia em 2014, já existe contrato para esse efeito, mas Ecclestone deixa já outras pistas: "Certamente, vamos à Rússia, mas talvez também para a África do Sul, México.", referiu.

Tendo em conta o calendário previsto para 2012, que corridas lhe parece Ecclestone estar preparado para trocar:

Calendário F1 2012

18/03 Austrália
25/03 Malásia
15/04 China
22/04 Bahrein
13/05 Espanha
27/05 Mónaco
10/06 Canadá
24/06 Europa
08/07 Grã-Bretanha
22/07 Alemanha
29/07 Hungria
02/09 Bélgica
09/09 Itália
23/09 Singapura
07/10 Japão
14/10 Coreia
28/10 Índia
04/11 Abu Dhabi
18/11 Estados Unidos
25/11 Brasil

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Por onde andou a Fórmula 1 em 60 anos?

O continente europeu sempre foi um destino obrigatória para a Fórmula 1 desde o seu início em 1950. A Europa chegou a ter doze corridas, e hoje em dia, Bernie Ecclestone já vai dizendo que num futuro próximo, cinco já é bom...

9a8ecd9d.jpeg


Na década de 50, num calendário com 13 corridas, dez delas eram realizadas na Europa, e só restavam três corridas para dois continentes: África e América. As coisas mantiveram-se quase imutáveis durante décadas, e só nos anos 70 a Ásia e 80, Oceânia foram começando a ter corridas, sempre com a Europa a manter mais duma dezena de corridas. De repente vai chegar-se às cinco? Veja a seguinte tabela e perceba a importância que a Europa sempre teve na F1, bem traduzida nos números que se seguem.

África

África do Sul 23 1962 1993
Marrocos 1 1958

Europa

Alemanha 58 1951 2011
Áustria 26 1964 2003
Espanha 41 1951 2011
Bélgica 56 1950 2011
Europa 21 1983 2011
França 58 1950 2008
Grã-Bretanha 62 1950 2011
Hungria 26 1986 2011
Itália 63 1950 2011
Luxemburgo 2 1997 1998
Mónaco 58 1950 2011
Holanda 30 1952 1985
Portugal 16 1958 1996
São Marino 26 1981 2006
Suécia 6 1973 1978
Suíça 6 1950 1982
Turquia 7 2005 2011

América

Argentina 20 1953 1998
Brasil 39 1973 2011
Canadá 42 1967 2011
Estados Unidos 62 1950 2007
México 15 1963 1992

Ásia

China 8 2004 2011
Coreia do Sul 2 2010 2011
Índia 1 2011 0
Japão 27 1976 2011
Malásia 13 1999 2011
Pacífico 2 1994 1995
Singapura 4 2008 2011
Abu Dhabi 3 2009 2011
Bahreïn 7 2004 2010

Oceania

Austrália 27 1985 2011

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
FIA revela lista de inscritos para a Fórmula 1 2012

4973ce22.jpeg


A FIA publicou hoje a lista oficial de equipas e pilotos do Mundial de Fórmula 1 de 2012, que não encerra qualquer surpresa, talvez mesmo só a confirmação da manutenção de Jarno Trulli na Caterham Renault, sabendo-se que a Red Bull pressionou Tony Fernandes para aceitar um lugar para um dos jovens da Red Bull, provavelmente Daniel Ricciardo.

Ficou a saber-se também que os pilotos da McLaren, Lewis Hamilton e Jenson Button trocam números. Na Renault o segundo piloto não está confirmado, na Force India, espera-se que sejam anunciados Nico Hulkenberg e Paul di Resta, embora nada tenha surgido na lista. Williams, Toro Rosso e HRT não têm para já qualquer piloto referido, mesmo depois da equipa espanhola ter anunciado Pedro de la Rosa.

Red Bull Racing Renault
1. Sebastian Vettel
2. Mark Webber

McLaren Mercedes
3. Jenson Button
4. Lewis Hamilton

Ferrari
5. Fernando Alonso
6. Felipe Massa

Mercedes
7. Michael Schumacher
8. Nico Rosberg

Lotus Renault
9. Kimi Raikkonen
10. TBA

Force India Mercedes
11. TBA
12. TBA

Sauber Ferrari
14. Kamui Kobayashi
15. Sergio Perez Mendoza

STR Ferrari
16. TBA
17. TBA

Williams Renault
18. TBA
19. TBA

Caterham Renault
20. Heikki Kovalainen
21. Jarno Trulli

HRT
22. TBA
23. TBA

Marussia Cosworth
24. Timo Glock
25. Charles Pic

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Adrian Sutil na Williams?

Adrian Sutil deverá ter feito no Brasil a sua última corrida com a Force India, curiosamente um Grande Prémio onde teve uma excelente prestação. Ironicamente, a sua equipa não deverá estar longe de anunciar o seu line up para 2012, Nico Hulkenberg e Paul di Resta, o que deixa um dos melhores pilotos do ano em risco de ficar sem volante para 2012, caso não cheguem a bom porto as suas negociações com a Williams.

ed811c3f.jpeg


Nas contas finais, foi o melhor depois dos pilotos das quatro equipas principais, Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes, superou Vitaly Petrov no Mundial, na derradeira corrida do campeonato e bateu várias vezes os dois pilotos da Mercedes, como por exemplo sucedeu no Brasil. Somou mais quinze pontos que di Resta e pontuou mais vezes que o escocês. Mesmo assim, ao que parece, outros valores se levantaram na decisão de Vujay Mallya. Ganha a Williams?

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Vitória de Mark Webber no Brasil "dá-lhe asas" para 2012?

Pode ter parecido algo estranha para muitos a vitória de Mark Webber no Brasil, depois de se ter ouvido uma conversa via rádio entre o engenheiro de Sebastian Vettel e o seu piloto a avisar que existia um problema com a caixa de velocidades do RB7. Não foram poucos os que pensaram poder ser uma jogada da equipa para dar um tónico a Mark Webber, motivando-o para a época de 2012 com uma vitória na corrida de encerramento do Mundial. Contudo, ao Autosport, elementos da Red Bull revelaram que desde muito cedo na corrida a equipa percebeu que muito dificilmente Vettel venceria, já que existia um problema com a caixa, que estava a aumentar significativamente de temperatura, o que obrigou o alemão a passar a trocar relações bem mais cedo que o normal, poupando dessa forma a caixa, salvando o segundo lugar na corrida. Se foi exatamente assim ou não, poucos sabem.

ab5a8e55.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Os acidentes do Mundial de Fórmula 1 em 2011



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Williams confirma Pastor Maldonado para 2012

A Williams anunciou esta manhã o prolongamento do vínculo com Pastor Maldonado, que desta forma vai correr pelo segundo ano consecutivo na Fórmula 1.

1cb7758d.jpeg


A equipa confirmou também a contratação de Valtteri Bottas, que vai juntar-se à Williams como piloto de reserva, ficando agora só a faltar o "primeiro" nome, que muitos acreditam ser Adrian Sutil. Relativamente a Rubens Barrichello, poderá ter terminado no recente GP do Brasil a sua longa carreira na F1, já que a equipa de Grove não parece estar interessada em manter o brasileiro, de tal forma que a Barrichello nem sequer foi mostrado o monolugar de 2012, em desenvolvimento há largos meses.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Circuito das Americas tem até 7 de dezembro para assinar contrato

Bernie Ecclestone concedeu aos responsáveis pelo circuito das Americas, em Austin (Estados Unidos da América) um novo prazo para salvarem o Grande Prémio dos EUA, após os desenvolvimentos das últimas semanas.

ff357d01.jpeg


Com o valor de inscrição ainda por pagar, os responsáveis pelo grande prémio garantem estar preparados para pagar essa verba mas revelam que o contrato que lhes foi proposto por Ecclestone continha proposições "impossíveis de concretizar", enviando um outro ao detentor dos direitos comerciais da F1.

Com a situação por desbloquear, Ecclestone referiu à Associated Press que "o prazo ainda não foi atingido, pelo que ainda estamos a tentar que [o GP] aconteça. Eles precisam de reunir algum dinheiro e uma caneta o mais depressa possível. Eles sabem disso perfeitamente".

"Os prazos são coisas terríveis porque as pessoas vão sempre até ao final desse prazo. Mas se [o contrato] não estiver assinado antes do Conselho Mundial do Desporto Automóvel [a 7 de dezembro], não irá acontecer. Eles estão a ter dificuldades para garantir o lado financeiro - esse é o problema. Eles estão a tentar. Seria uma pena para todos se a corrida não acontecesse. Eu preferia que a mesma se realizasse", acrescentou.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Ferrari e Red Bull abandonam FOTA

A Associação de Equipas de Fórmula 1 (FOTA) conheceu um grande e sério revés, com os abandonos de Ferrari e Red Bull, duas das mais importantes equipas da categoria. No cerne desta decisão estarão as negociações sobre o novo Acordo de Restrição de Custos para os próximos anos.

e6a9861f.jpeg


Ao longo das últimas semanas, essa vinha sendo um dos principais pontos de debate da Associação, com as equipas mais fortes em discussão acerca de um teto máximo para gastos na temporada de 2012.

De acordo com uma informação do site britânico Autosport.com, as duas equipas já notificaram os restantes elementos da FOTA desta sua decisão, com a entidade a confirmar que duas formações anunciaram as suas intenções de sair mas sem referir quais.

Um porta-voz da FOTA referiu ao mesmo site que "enquanto considera quais os próximos passos a dar, a FOTA vai continuar a trabalhar em prol dos seus membros para alcançar os objetivos da organização".

Os estatutos da FOTA indicam que as equipas têm de avisar com dois meses de antecedência a sua decisão de deixar a Associação, pelo que Ferrari e Red Bull continuarão associadas àquela entidade até ao início de fevereiro, embora ainda possam mudar de intenções.

Autosport
 
Topo