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Cantinho da Fórmula1:

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Bruno Senna inspirado pela vitória de Pastor Maldonado

Bruno Senna está confiante que pode repetir no Mónaco a façanha do seu colega de equipa Pastor Maldonado no GP de Espanha. Depois de ter sido posto fora de prova por Michael Schumacher em Barcelona, Senna viu das boxes o seu colega de equipa bater Fernando Alonso em pista e vencer a corrida, naquela que foi a primeira vitória da Williams desde o GP do Brasil de 2004.

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“É encorajador rumar ao Mónaco com um carro que acabou de vencer uma corrida. Estou contente pelo Pastor, ele esteve brilhante e foi muito bom depois dum ano de 2011 difícil para a equipa, ver os sorrisos nas suas faces. Depois de termos tido cinco vencedores diferentes em cinco corridas, de cinco equipas, espero que o nosso carro seja o primeiro a repetir a vitória... mas com um piloto diferente. O meu tempo está a chegar, o tempo de aprendizagem já passou.”, referiu Bruno Senna.

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Pirelli anunciou pneus para as próximas três corridas

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A Pirelli nomeou os compostos dos pneus slicks P Zero que serão usados nas próximas corridas de Montreal, Valência e Silverstone. Para o Grande Prémio do Canadá, em Montreal, as equipas irão utilizar o P Zero Amarelo de composto macio e os P Zero Vermelho de composto supermacio.

Entretanto, para o Grande Prémio da Europa, em Valência, as equipas terão à sua disposição o P Zero Branco de composto médio e o P Zero Amarelo macio. Finalmente, para o Grande Prémio da Inglaterra em Silverstone, em Julho, a Pirelli vai disponibilizar o P Zero Prata de composto duro e o P Zero Amarelo macio.

O Circuito de rua de Montreal é estreito e sinuoso, que favorece os compostos macios e supermacios da gama P Zero - os mesmos que serão utilizados neste final de semana no Mónaco. Por outro lado, Valência é também um circuito de rua, mas as temperaturas de pista são mais elevadas e o circuito é mais veloz, o que significa que os pneus de composto macio e medio são os mais adequados. Já o circuito de Silverstone é considerado como um dos mais velozes do campeonato, assim a escolha dos compostos duro e macio irão indicar durabilidade e desempenho dos produtos Pirelli, mas deixando em aberto possibilidades diferentes de estratégias.

As regras em 2012 estipulam que em circunstâncias normais cada equipa receberá seis jogos de composto duro e 5 jogos de macios para cada fim de semana de corrida, que poderá ser usado em qualquer altura a partir dos treinos livres. A Pirelli também irá levar para os circuitos os pneus Cinturato Verde intermedio para pista molhada (4 jogos por piloto), como também os pneus de chuva Cinturato Azul (3 jogos por piloto) para cada Grande Prémio.

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Ross Brawn regressa ao paddock

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Depois de ter estado afastado do paddock da Fórmula 1 por motivos de saúde, Ross Brawn estará de regresso este fim de semana no Mónaco.

O responsável pela equipa Mercedes foi aconselhado por motivos de saúde a falhar a sua presença em Barcelona, mas estará de regresso já no Mónaco. A sua ausência em Barcelona acabou por ser surpreendente, com Brawn a revelar que se tratou de mera precaução.

Em declarações ao germânico Bild, Ross Brawn disse que "na terça feira anterior ao Grande Prémio eu senti-me mal e falei com o meu médico. Acabei por passar a noite no hospital onde me realizaram alguns testes. Depois fui para casa, mas a conselho dos médicos acabei por dar a mim próprio um fim de semana de folga para regressar bem no Mónaco", começou por dizer.

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Ma Qing Hua vai testar com a HRT

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O jovem nipónico Ma Qing Hua vai testar com a HRT em breve, precisamente na sessão de testes para jovens pilotos.

O anúncio foi feito pela equipa esta quarta feira, confirmando que o jovem piloto chinês vai guiar o F112 nos testes que terão lugar em Silverstone, que estarão previstos para os dias 10, 11 e 12 de Julho.

"Sinto-me um felizardo por ter a oportunidade de guiar um monolugar de Fórmula 1 nos treinos de jovens com a HRT. Sonhei toda a vida com isto e estou consciente da responsabilidade que é a de ser o primeiro piloto chinês a fazê-lo", começou por dizer Qing Hua.


"Agradeço muito à HRT por este oportunidade e pela confiança que depositaram em mim", finalizou.

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Ecclestone critíca franceses sobre o GP

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Depois de parecer muito bem encaminhado o regresso da França ao Mundial de Fórmula 1, os últimos tempos tem sido bastante turbulentos, com Bernie Ecclestone a deixar criticas aos responsáveis franceses.

Segundo o Presidente da FOM, "os franceses tiveram oportunidades suficientes para concretizar o regresso da F1 e não o fizeram. Prometeram coisas como a Disney e as ruas de Paris. São muito políticos. Não sei se teria sido diferente, caso Sarkozy fosse reeleito. Não tenho ideia", comentou Ecclestone ao site da ESPN.

"Enquanto Sarkozy estava no poder, eles deveriam ter finalizado o contrato, mas eles nunca chegaram a um acordo com Paul Ricard, mas mesmo assim, é preciso investir para construir bancadas, porque o paddock não é grande o suficiente", acrescentou ainda Ecclestone, que assim se mostra descrente no regresso aos gauleses aos Grandes Prémios, curiosamente numa temporada em que o país conta com três pilotos na categoria, Romain Grosjean. Jean-Eric Vergne e Charles Pic.

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Fernando Alonso liderou o primeiro treino livre do GP do Mónaco

Fernando Alonso foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres do GP do Mónaco de F1, três décimos na frente de Romain Grosjean, em Lotus.

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De regresso ao Mónaco depois do seu grande acidente, Sergio Perez (Sauber) foi terceiro, na frente de Lewis Hamilton, Pastor Maldonado e Felipe Massa. O melhor Red Bull foi o de Sebastian Vettel, no nono posto, enquanto Mark Webber foi apenas 13º. Os dois Mercedes ficaram em 10º (Nico Rosberg) e 11º (Michael Schumacher).

Kimi Raikkonen teve problemas com a direção do seu Lotus E20, realizando somente uma volta de instalação, para confirmar que todos os sistemas estavam a funcionar corretamente, não registando por isso qualquer crono.

Tempos

1. Fernando Alonso Ferrari 1m16.265s 22 voltas
2. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m16.630s + 0.365 17
3. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1m16.711s + 0.446 19
4. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m16.747s + 0.482 12
5. Pastor Maldonado Williams-Renault 1m16.760s + 0.495 20
6. Felipe Massa Ferrari 1m16.843s + 0.578 19
7. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1m17.038s + 0.773 21
8. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m17.190s + 0.925 13
9. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m17.222s + 0.957 14
10. Nico Rosberg Mercedes 1m17.261s + 0.996 18
11. Michael Schumacher Mercedes 1m17.413s + 1.148 14
12. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m17.631s + 1.366 18
13. Mark Webber Red Bull-Renault 1m18.106s + 1.841 14
14. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m18.209s + 1.944 25
15. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m18.252s + 1.987 28
16. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m18.302s + 2.037 16
17. Bruno Senna Williams-Renault 1m18.617s + 2.352 20
18. Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1m19.03$s + 2.774 20
19. Vitaly Petrov Caterham-Renault 1m19.341s + 3.076 16
20. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1m20.838s + 4.573 26
21. Charles Pic Marussia-Cosworth 1m20.895s + 4.630 18
22. Timo Glock Marussia-Cosworth 1m21.638s + 5.373 9
23. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1m22.423s + 6.158 15
24. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1

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Jenson Button foi o mais rápido no Mónaco

Segunda sessão de treinos livres com chuva

Jenson Button foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres do GP do Mónaco de Fórmula 1, registando um crono na altura certa, já que depois do fazer, a chuva fez a sua aparição e o seu tempo não mais viria a ser batido. Nos instantes finais da sessão e com a pista a secar, ainda existiram algumas mudanças de posição, mas o inglês da McLaren manteve-se no topo da tabela.

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Romain Grosjean confirmou o bom momento da Lotus e foi segundo na frente de Felipe Massa (Ferrari), que superou o seu companheiro de equipa Fernando Alonso. Pastor Maldonado (Williams-Renault) foi quinto e mantém-se perto da frente, batendo dois Mercedes, dois Red Bull e Lewis Hamilton (McLaren), que foi apenas 11º.

Com a aparição da chuva, a pista ficou vazia, já que em determinado momento não estava molhada o bastante para pneus de chuva e nem seca o suficiente para os compostos macios e supermacios. A cerca de 20 minutos do fim da sessão vários pilotos tentaram baixar os tempos mas a pista estava mais “lenta” pelo que os tempos se mantiveram, na generalidade, inalterados.

Tempos

1. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m15.746 14 voltas
2. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m16.138s + 0.392 17
3. Felipe Massa Ferrari 1m16.602s + 0.856 19
4. Fernando Alonso Ferrari 1m16.661s + 0.915 21
5. Pastor Maldonado Williams-Renault 1m16.820s + 1.074 18
6. Nico Rosberg Mercedes 1m17.021s + 1.275 13
7. Mark Webber Red Bull-Renault 1m17.148s + 1.402 21
8. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1m17.153s + 1.407 20
9. Michael Schumacher Mercedes 1m17.293s + 1.547 9
10. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m17.303s + 1.557 19
11. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m17.375s + 1.629 17
12. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m17.395s + 1.649 19
13. Bruno Senna Williams-Renault 1m17.655s + 1.909 18
14. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m17.800s + 2.054 23
15. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1m18.251s + 2.505 22
16. Vitaly Petrov Caterham-Renault 1m18.440s + 2.694 23
17. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m18.522s + 2.776 20
18. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m18.808s + 3.062 24
19. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m19.267s + 3.521 23
20. Timo Glock Marussia-Cosworth 1m19.309s + 3.563 27
21. Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1m20.029s + 4.283 13
22. Charles Pic Marussia-Cosworth 1m20.240s + 4.494 19
23. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1m20.631s + 4.885 12
24. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1m20.886s + 5.140 10

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Kovalainen admite desapontamento com o carro

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O finlandês Heikki Kovalainen esperava mais da Caterham neste início de temporada, com a equipa a não conseguir mais do que bater os Marussia e HRT.

Em declarações à televisão finlandesa MTV3, Kovalainen diz que está "definitivamente desapontado. O ritmo não é o que esperávamos e as últimas actualizações não nos levaram onde queríamos".

Depois de uma pré-temporada em que a equipa se mostrou confiante em claras melhorias, a realidade é que continuam a não conseguir bater mais equipas do que as habituais Marussia e HRT.
"O grande desapontamento é o facto de não ter chegado ao grupo á nossa frente nas corridas. A situação é praticamente a mesma do ano passado. É verdade que fizemos progressos, mas não necessariamente no carro, mas sim na equipa", finalizou Kovalainen.

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Circuito de Mónaco

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O mais esperado e tradicional da temporada. Mónaco tem uma das mais lindas histórias na F-1, além de contar com um traçado que exige muita perícia dos pilotos. Disputado desde 1950, já tivemos 47 GPs. Todos pelas ruas de Monte Carlo. Senna e Schumacher disputam a fama de "Rei de Mónaco". Senna reinava absoluto, com 6 vitórias e 5 poles. Mas, Schumacher já começa a brigar pelo reinado com 4 vitórias e 3 poles.

Em 2001, Schummy pode chegar ainda mais perto e nos próximos anos, até superar Senna. Falar do traçado de Mónaco é como descrever um verdadeiro labirinto onde se é necessário correr a alguns centímetros da protecção lateral por mais de 75 voltas. Sempre com muita emoção e surpresas, o Mónaco tornou-se, no passar dos anos, o mais tradicional e esperado GP da temporada. A sua paisagem e todo o ritual de entrega do troféu fazem dele uma festa a parte do mundial.

Entre as equipes, McLaren tem 11 vitórias, sendo 5 de Senna, a Ferrari e a Lotus tem 7 cada uma. Na pontuação total, a Ferrari muda a história e tem 258 pts contra 171,5 da McLaren. Nos últimos 7 anos, Schumacher venceu 4, Coulthard, Hakkinen e Panis venceram as outras. Em 2000, Barrichello perdeu uma grande chance de vencer, quando a maioria dos carros abandonaram, mesmo assim, Coulthard conseguiu superar o brasileiro e conquistou sua primeira vitória nas ruas de Monte Carlo. Para 2001, espera-se, novamente, um GP de grandes emoções e um duelo entre Williams, Ferrari e McLaren.

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Felipe Massa: “Começo aqui um novo capítulo"

Com apenas dois pontos conquistados em cinco corridas, Felipe Massa tem visto a sua continuidade na Ferrari até ao final da temporada questionada abertamente. Os nomes de Sérgio Perez, Nico Hulkenberg, Paul di Resta e até de Jules Bianchi têm sido ligados ao segundo Ferrari com efeito imediato, mas o brasileiro não desarma e chegou ao Mónaco disposto a inverter a situação e refuta qualquer hipótese de estar a sucumbir à pressão de ter Alonso como companheiro de equipa

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O que justifica um inicio de temporada tão parco em resultados?
Quando as coisas correm assim tão mal não existe uma explicação única. Por um lado não escondo que tenho tido grandes dificuldades em acertar o carro e os pneus para o meu estilo de pilotagem. É complicado atacar quando não sentes que tens o carro na mão e demorei muito mais do que é normal a encontrar um acerto que me desse confiança suficiente para andar nos limites. O Alonso encontrou esse acerto bem mais cedo e por isso os resultados têm sido bem diferentes.

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Mónaco: Onde o piloto faz a diferença

A incerteza que tem marcado este início de temporada manteve-se no final do primeiro dia de treinos para o GP do Mónaco, pois nenhuma das equipas da frente conseguiu marcar a diferença e tudo está em aberto para a qualificação e para a corrida. Mais do que certezas, o que ficou do primeiro dia de treinos no Principado foram mais dúvidas, pois a Ferrari, Lotus, McLaren e a Williams mostraram-se muito competitivas e, tanto a Mercedes como a Red Bull, também não estão longe dos melhores tempos.

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Prognósticos? Nem pensar…

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O Grande Prémio do Mónaco é considerado, pela generalidade dos observadores, como uma das corridas mais “complicadas” da temporada, devido às suas características únicas. Agora, se a um traçado muito sinuoso, estreito, praticamente sem escapatórias, com duvidosas condições de aderência, juntarmos a forte probabilidade de chuva durante a qualificação e, no domingo, durante ou em parte da corrida, bem como a total imprevisibilidade deste campeonato, estão reunidas todas as condições para que a prova deste ano seja pouco menos do que uma verdadeira lotaria.

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32 Campeões do Mundo de F1: Jackie Stewart

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Sir John Young Stewart é o nome completo de Jackie Stewart, o Escocês Voador. Esteve na F1 entre 1965 e 1973, ganhou três títulos de Campeão do Mundo e fez os treinos para 100 Grandes Prémios – mas alinhou em apenas 99, pois desistiu de correr depois de o seu colega de equipa na Tyrrell, François Cévert, morrer na véspera do Grande Prémio dos Estados Unidos de 1973. O seu recorde de 27 vitórias em Grandes Prémios apenas foi batido por Alain Prost, 14 anos depois.

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Raikkonen quer correr Rally da Finlândia

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O finlandês Kimi Raikkonen que esta temporada trocou o Mundial de Ralis pelo Mundial de Fórmula 1, fez já saber junto da Lotus que pretende realizar a prova do seu país que é pontuável para o Mundial de Ralis.

"Eu gostaria de fazer o Rally da Finlândia, até porque é possível em termos de calendário, mas tenho que falar com a equipa para saber se isso é possível ao abrigo do meu contrato", admitiu o finlandês já esta semana no Mónaco.

O ex-Campeão Mundial de F1 nunca escondeu a sua paixão pelos ralis e um regresso à categoria não está de todo afastado, até porque Raikkonen diz "gostaria de fazer melhor, até porque não estou acabado."

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Raikkonen homenageia James Hunt

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O finlandês Kimi Raikkonen homenageia o ex-piloto James Hunt este fim de semana no Grande Prémio do Mónaco, usando uma decoração alusiva a um dos seus ídolos.

Raikkonen tinha uma grande admiração por Hunt, tendo decidido homenagear James Hunt, precisamente no traçado onde este se estreou e onde viria a fazer a sua última corrida na Fórmula 1, neste último caso no já longiquo ano de 1979, então com a Wolf, antes de iniciar uma carreira como comentador da categoria.

Esta de resto não é a única homenagem, pois também Jean-Eric Vergne está a correr com um capacete com o desenho do seu compatriota Jean Alesi, assim como Sérgio Pérez que homenageia um programa televisivo do seu país.

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GP do Mónaco de F1 - SuperMacio destaca-se com tempo incerto

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O pneu Pirelli P Zero Vermelho supermacio, concebido especificamente para circuitos de ruas estreitas e sinuosas como o do Mónaco, foi usado hoje pela primeira vez em 2012 no Principado, com Jenson Button a estabelecer o tempo mais rápido, durante a segunda sessão de treinos livres. O piloto da McLaren fez um tempo de 1m15,746s com o pneu supermacio.

O supermacio é o único composto que permanece inalterado em relação ao ano passado, embora o perfil seja diferente. Como de costume, toda a gente se concentrou no pneu macio durante a manhã com a ênfase a ser colocada no trabalho de afinação, na primeira sessão de treinos livres. As equipas mudaram para simulações da qualificação e da corrida durante a segunda sessão de treinos livres, mas a chuva intermitente fez com que o pneu intermédio Cinturato Green entrasse em ação. Os pilotos esperaram que o tempo melhorasse antes de prosseguirem com os seus programas, mas mais chuva durante os últimos dez minutos originou a utilização do pneu intermédio pela maioria das equipas.

De manhã, o piloto da Ferrari e atual co-líder do campeonato Fernando Alonso foi o mais rápido com um tempo de 1m16,265s usando os pneus macios P Zero Amarelos; um tempo que eclipsou o registo de referência da primeira sessão de treinos livres do ano passado por aproximadamente quatro décimos de segundo. A primeira sessão terminou prematuramente, cerca de 10 minutos antes do previsto, depois de um problema técnico com o Caterham de Heikki Kovalainen ter originado derramamento de óleo no túnel.

O tempo aqueceu antes do início da segunda sessão, na parte da tarde, numa pista que ofereceu consideravelmente mais aderência que de manhã, devido à borracha que foi sendo depositada no piso. Como o Mónaco é um puro circuito urbano, que é apenas usado uma vez por ano, a evolução da pista é notável no decorrer do fim-de-semana, com os tempos a melhorarem tipicamente mais de três segundos desde a primeira sessão de treinos livres, na quinta-feira, até à sessão de qualificação final no sábado.

O desgaste dos pneus é sempre baixo na que é a menos abrasiva e mais lenta pista do ano, o que significa que o pneu macio tenha uma duração prevista de 50 voltas ou mais no domingo. O pneu supermacio - que registou a volta mais rápida de sempre no Mónaco, no ano passado - irá proporcionar máxima performance em apenas uma ou duas voltas durante a qualificação no sábado, tornando essa sessão ainda mais importante que o costume, na medida em que as ultrapassagens neste circuito são notoriamente complicadas.

O Diretor da Pirelli Motorsport, Paul Hembery, disse: "De todos os pneus da nossa gama, os supermacios foram os até agora menos usados, pelo que hoje foi muito importante para as equipas experimentá-los e aumentar os seus conhecimentos sobre o composto, nas condições verdadeiramente únicas do Mónaco. Infelizmente, o tempo instável fez com que a maioria das equipas não pudessem comparar os pneus macios e supermacios tanto quanto esperávamos, tornando a sessão de treinos livres de sábado muito importante para os treinos de corrida com o tanque cheio. Há ainda muitos dados para analisarmos hoje à noite e esperamos que os pneus macios durem cerca de 50 voltas e os supermacios 35 voltas, com uma diferença de cerca de um segundo entre os dois compostos. Isto vai fazer com que a estratégia seja uma parte muito importante da equação, com o essencial na qualificação a ser conseguir uma volta limpa, o que nunca é fácil. Os pneus supermacios têm um tempo rápido de aquecimento: depois cabe ao piloto tirar partido disso. Mas mesmo no Mónaco já vimos como uma boa estratégia".


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Vergne satisfeito com a estreia no Mónaco

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Jean-Eric Vergne fez a sua estreia com um Fórmula 1 no Mónaco esta quinta feira, dizendo que foi um dia bastante divertido, apesar da alteração das condições climatéricas na segunda sessão de treinos livres.

"Esta foi a minha primeira vez com um carro de F1 aqui e eu diverti-me muito. Como eu não fui feliz nas World Series aqui no ano passado, eu estava um pouco apreensivo, embora sempre motivado para uma nova experiência e sem saber o que esperar. Eu penso que a minha performance acabou por ser boa comparativamente com a do meu companheiro de equipa que já aqui ganhou por duas vezes e que já tinha experiência de rodar com um F1", começou por dizer o piloto francês que este fim-de-semana homenageia o seu compatriota Jean Alesi.

Vergne diz que está "satisfeito e sinto que os tempos por voltas não eram importantes, especialmente porque apanhei sempre tráfego e terminei a minha volta rápida no pit-lane. Estou razoavelmente satisfeito com o equilíbrio do carro e penso que o podemos melhorar ainda mais, embora eu precise de mais tempo para me adaptar ao circuito", finalizou o francês da Toro Rosso.

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GP do Mónaco de F1 - Button aponta Lotus como favorita

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Apesar de ter sido o mais rápido nos treinos livres, o britânico Jenson Button aponta a Lotus como a equipa favorita a vencer no Mónaco este fim de semana.

"O carro que me pareceu mais rápido foi o Lotus. Desde que entraram em pista que se mostraram competitivos e como tal para mim eles são a equipa a bater este fim de semana", comentou Jenson Button.

Já quanto ao seu dia de treinos livres, Button começou por dizer que "o objectivo passou por rodar várias voltas com o carro cheio com os supermacios, que penso não ter sido o caso das outras equipas. Vimos como os pneus funcionam e conseguimos um tempo interessante. Assim ficámos com informações importantes para sábado, mesmo sabendo que vamos usar esse tipo de pneus de novo na qualificação".

O piloto da Mclaren não estava muito confiante antes de rodar, mas agora diz que"o carro melhorou de uma sessão para a outra. Tentámos algumas coisas diferentes e fiquei satisfeito com o carro, embora ainda haja espaço para melhorar".

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Nico Rosberg destaca-se em sessão bastante equilibrada

Nico Rosberg foi o mais rápido da terceira sessão de treinos livres para o GP do Mónaco, que nos cinco minutos finais contou com dois incidentes que acabaram por interromper o normal decorrer do treino.

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Primeiro, foi Paul di Resta que na travagem para a chicane a seguir ao túnel perdeu o controlo do seu Force India, entrando em pião e batendo com a frente no rail interior, embora sem grandes danos para o monolugar. Mas a três minutos do final, Pastor Maldonado provocou a amostragem da bandeira vermelha depois de bater na curva do Casino.

O piloto venezuelano da Williams havia, pouco antes, tido um desentendimento com Sergio Perez, acabando por dar um toque desnecessário no Sauber do mexicano antes de Portier, devendo algum dano resultante daí ter provocado depois o seu despiste na direita do Casino. Batendo no rail interior, Maldonado foi depois ‘projetado’ para o rail exterior à saída da curva, perdendo uma das rodas e danificando a lateral do seu Williams, apenas parando depois na escapatória de Mirabeau.

Quanto à tabela de tempos, esta foi liderada por Nico Rosberg (Mercedes), com uma volta em 1.15,159s, embora seja de notar o enorme equilíbrio na frente, pois também os Ferrari, Lotus, McLaren e Red Bull parecem estar em condições de lutar pelas posições cimeiras. Com efeito, Felipe Massa (Ferrari) foi o segundo, a apenas 0,038s, ficando Sebastian Vettel (Red Bull), a 0,050s e Fernando Alonso (Ferrari) a 0,051s.

Romain Grosjean (Lotus) colocou-se na quinta posição, este já a 0,286s, tendo demonstrando igualmente grande competitividade da equipa de Enstone, enquanto Kimi Raikkonen, o seu companheiro de equipa, trabalhou essencialmente no acerto para a corrida depois do tempo perdido nos treinos livres de ontem com um problema na direção do seu carro. O finlandês foi apenas o 12º melhor da sessão.

Logo a seguir a Grosjean ficaram os dois McLaren, com Jenson Button e colocar-se à frente de Lewis Hamilton, ao passo que Michael Schumacher (Mercedes) se posicionou logo atrás, com o oitavo melhor tempo. Sergio Perez, também a menos de um segundo, ficou com o nono posto, cabendo a Mark Webber encerrar o top 10.

1 Nico Rosberg Mercedes 1.15,159s 25 Voltas
2 Felipe Massa Ferrari + 0,038s 21
3 Sebastian Vettel Red Bull-Renault + 0,050s 20
4 Fernando Alonso Ferrari + 0,051s 20
5 Romain Grosjean Lotus-Renault + 0,286s 18
6 Jenson Button McLaren-Mercedes + 0,312s 19
7 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 0,575s 19
8 Michael Schumacher Mercedes + 0,734s 23
9 Sergio Perez Sauber-Ferrari + 0,951s 14
10 Mark Webber Red Bull-Renault + 1,060s 19
11 Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari + 1,067s 20
12 Kimi Raikkonen Lotus-Renault + 1,142s 21
13 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari + 1,152s 19
14 Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1,320s 20
15 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes + 1,868s 20
16 Bruno Senna Williams-Renault + 1,896s 26
17 Heikki Kovalainen Caterham-Renault + 2,117s 25
18 Paul di Resta Force India-Mercedes + 2,231s 19
19 Vitaly Petrov Caterham-Renault + 2,245s 22
20 Timo Glock Marussia-Cosworth + 3,100s 18
21 Pastor Maldonado Williams-Renault + 3,329s 22
22 Charles Pic Marussia-Cosworth + 3,940s 17
23 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth + 3,988s 19
24 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth + 3,992s 19

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Mclaren pretende renovar com Hamilton

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Segundo avança o britânico "The Guardian", a Mclaren pretende a continuidade de Lewis Hamilton, tendo uma proposta milionária para fazer ao seu piloto.

O contrato de Lewis Hamilton com a Mclaren termina em dezembro e a imprensa tem falado muito no interesse da Mercedes e Red Bull no inglês, que apesar de dizer que se sente em casa na Mclaren, não está muito satisfeito com a competitividade da sua equipa nos dois últimos anos.

No entanto, segundo avança a publicação britânica, a equipa de Woking terá em mãos uma proposta no valor de 100 milhões de libras para Hamilton, o que faria do ex-Campeão Mundial o piloto mais bem pago na categoria.

Até ao momento ainda não existe uma proposta formal à XIX Entertainment que gere a carreira do piloto, mas a mesma deverá ser feita até ao inicio do verão.

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Novo Pacto da Concórdia a caminho

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Bernie Ecclestone confirmou esta sexta-feira no Mónaco que chegou a acordo com as equipas para novo Pacto da Concórdia que será válido até 2020.

A confirmação de Ecclestone surgiu em entrevista à CNN, com o responsável da Fórmula 1 a confirmar que também a Mercedes (que se mostrou insatisfeita nos últimos tempos), também faz parte do lote do lote das doze equipas que está de acordo com o documento que vai reger as relações das equipas até 2020 e que substituirá o pacto que estará em vigor até ao final deste ano.

O novo Pacto da Concórdia acaba por ser uma vitória de Ecclestone, isto se nos lembrarmos da crispação existente entre algumas equipas pela questão do controlo de custos e ainda pelas duras críticas de que foi alvo o acordo actual.

"Tenho apenas que garantir que as pessoas de todas as actuais equipas assinem até 2020, e então, espero outros dez anos, e depois disso, para sempre. Todos concordaram com isso", comentou Ecclestone, que mesmo assim não deixou de enviar um recado à Mercedes.

"Vocês vão ter de esperar e ver se a Mercedes está insatisfeita, mas estou confiante de que ficará tudo bem com eles. Eu aprecio e apoio a Mercedes provavelmente mais do que qualquer outra pessoa na F1, mas a forma como foi feita a divisão dos lucros foi em cima dos resultados e não conseguimos falsificar esses resultados porque, se fizéssemos, as outras pessoas iriam reclamar", finalizou.

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Paul Hembery quer discutir regras de pneus para a Q3

Paul Hembery, responsável da divisão desportiva da Pirelli, quer discutir a possibilidade de reintroduzir pneus específicos para a Q3 das sessões de qualificação, de forma a evitar a possibilidade de existirem pilotos que evitem ir para a pista nesta fase para poupar pneus para a corrida.

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“Temos de ter o acordo das 12 equipas e eu vou certamente colocar o assunto em cima da mesa na próxima comissão da F1. Bernie [Ecclestone] está aberto à sugestão. Ele considera que o facto de os pilotos não irem para a pista na Q3 não é bom para a TV e temos dito exatamente isso”, é citado Hembery no site Autosport.com, acrescentando que também compreende o ponto de vista das equipas de preservar pneus para a corrida.

“Podemos oferecer o que for preciso e isso pode passar de um jogo de pneus a mais para os presentes na Q3 para os fazer ir para a pista até pneus de qualificação para todos. Estamos abertos a qualquer solução que o desporto considere melhor, mas acreditamos que ter os carros na Q3 é importante”, acrescentou.

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GP do Mónaco - O toque entre Maldonado e Perez nos treinos livres

Pastor Maldonado e Sergio Perez protagonizaram um incidente na terceira sessão de treinos livres, com o venezuelano a cortar a trajetória e a dar um toque no Sauber de Perez. Os danos resultante deste contacto terão, depois, resultado no acidente de Maldonado na volta seguinte, na curva do Casino.



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GP do Mónaco - Pastor Maldonado penalizado em dez lugares

Pastor Maldonado foi penalizado em dez lugares na grelha de partida para o GP do Mónaco, devido ao desentendimento com Sergio Perez no final da terceira sessão de treinos livres para a corrida.

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O Colégio de Comissários Desportivos entendeu que o piloto venezuelano causou uma colisão desnecessária com outro competidor, violando assim o Artigo 16.1 do Regulamento Desportivo da FIA. Assim, o vencedor do recente GP de Espanha vai perder dez posições na grelha de partida, a contar da posição em que fique qualificado.

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Michael Schumacher foi o mais rápido mas será Webber a partir da pole

Surpreendendo tudo e todos, Michael Schumacher alcançou a pole position para o GP do Mónaco. Contudo, o piloto alemão da Mercedes não será o piloto que vai estar na primeira posição da grelha de partida, em virtude da penalização de cinco lugares que lhe foi imposta devido ao incidente com Bruno Senna no passado GP de Espanha. Assim, será Mark Webber (Red Bull), que foi o segundo melhor, a partir da frente.

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A exemplo do que tem sucedido até aqui, a sessão de qualificação foi bastante equilibrada, com diversos pilotos em condições de lutar pelos lugares da frente, cabendo a Michael Schumacher o tempo mais rápido na sessão de qualificação, já depois de ter sido mostrada a bandeira de xadrez. Com um tempo de 1.14,301s, Schumacher relegou Mark Webber para o segundo posto por 0,080s, sendo esta outra das surpresas da tarde, pois o piloto australiano nunca pareceu estar em condições de lutar pela pole.

Mas com a penalização de Schumacher, será mesmo Webber a partir da frente, tendo Nico Rosberg, no segundo Mercedes, a seu lado. Na segunda linha da grelha estarão Lewis Hamilton (McLaren) e Romain Grosjean (Lotus), com estes dois pilotos a revelarem-se igualmente bastante competitivos ao longo da sessão, em especial o francês, que bateu de forma evidente Kimi Raikkonen (que ficou em oitavo da sessão).

Fernando Alonso mostrou que a Ferrari está melhor, terminando a qualificação em sexto, mas promovido a quinto com a penalização de Schumacher. Atrás do alemão da Mercedes estará o segundo Ferrari, de Felipe Massa, seguido por Raikkonen, Pastor Maldonado (Williams) e Sebastian Vettel (Red Bull), com estes dois a serem certamente motivos de curiosidade para a corrida de amanhã.

O venezuelano tem estado competitivo neste fim de semana e tem um bom pecúlio no Mónaco, mas será penalizado em dez lugares na grelha, pelo que resta saber como será a sua recuperação, ao passo que Vettel optou por não fazer qualquer tempo na Q3.

Bastante renhida, a segunda fase de qualificação ditou o afastamento de Jenson Button (McLaren), que não foi além do 13º tempo, evidenciando assim grandes dificuldades de equilíbrio no seu monolugar, tendo ficado atrás de Nico Hulkenberg (Force India) e de Kamui Kobayashi (Sauber) e logo à frente de Bruno Senna, que voltou a ser batido no seio da Williams pelo seu companheiro de equipa.

Perez de novo acidentado

Pelo segundo ano consecutivo, Sergio Perez não conseguiu terminar a sessão de qualificação para o GP do Mónaco com o seu Sauber incólume, já que desta feita embateu logo no início da sessão, na primeira das chicanes da zona das Piscinas, danificando o lado esquerdo do seu monolugar. O mexicano ainda tentou trazer o seu carro até às boxes, mas acabou por ficar parado em Rascasse, encostando aos rails e sem conseguir colocar chegar à via das boxes. Face a isso, a sessão foi interrompida por alguns minutos, ficando Perez com o último lugar na grelha de partida.

Na Q1, e como habitualmente, verificou-se a supremacia da Caterham entre as equipas mais jovens, sendo de enaltecer também o bom resultado alcançado por Pedro de la Rosa, que conseguiu bater um dos Marussia (o de Charles Pic) na qualificação.

Q3

1 Michael Schumacher Mercedes 1.14,301s
2 Mark Webber Red Bull-Renault 1.14,381s
3 Nico Rosberg Mercedes 1.14,448s
4 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1.14,583s
5 Romain Grosjean Lotus-Renault 1.14,639s
6 Fernando Alonso Ferrari 1.14,948s
7 Felipe Massa Ferrari 1.15,049s
8 Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1.15,199s
9 Pastor Maldonado Williams-Renault 1.15,245s
10 Sebastian Vettel Red Bull-Renault Sem tempo

Q2 Tempo limite de passagem à Q3: 1.15,322s

11 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1.15,421s
12 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1.15,508s
13 Jenson Button McLaren-Mercedes 1.15,536s
14 Bruno Senna Williams-Renault 1.15,709s
15 Paul di Resta Force India-Mercedes 1.15,718s
16 Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1.15,878s
17 Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1.16,885s

Q1 Tempo limite de passagem à Q2: 1.16,491s

18 Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1.16,538s
19 Vitaly Petrov Caterham-Renault 1.17,404s
20 Timo Glock Marussia-Cosworth 1.17,947s
21 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1.18,096s
22 Charles Pic Marussia-Cosworth 1.18,476s
23 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1.19,310s
24 Sergio Perez Sauber-Ferrari Sem tempo

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