Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Mika Hakkinen: "McLaren estará na frente"

Bicampeão do mundo analisa testes de Jerez


a935bb133549c9b8d0ca1022e7f1f3753b480fbf.jpg


Mikka Hakkinen, bicampeão do mundo de Fórmula 1, acredita que a sua McLaren será a principal candidata para a nova temporada, a avaliar pelo que viu no primeiro teste, em Jerez. Em sentido inverso, prevê dificuldades para a Mercedes de Lewis Hamilton.

“Com o primeiro teste, nunca se consegue 100 por cento do cenário exato sobre o desempenho do carro. Acredito que o próximo treino, em Barcelona, será mais interessante para ver quem está no topo”, começou por dizer, em entrevista à BBC Rádio.

Ainda assim, deixou os seus palpites: “Tenho uma forte sensação de que a McLaren estará na frente. A Mercedes não está tão bem em velocidade quanto esperava e não os vejo na luta este ano.”

De facto, os treinos da Mercedes em Jerez ficaram marcados por problemas nos dois primeiros dias, que obrigaram a uma interrupção madrugadora dos trabalhos em ambos.

A McLaren não foi brilhante, mas conseguiu o melhor registo, por Jenson Button, no primeiro dia.

Hakkinen, atual embaixador da Mercedes, comentou, também, a saída de Hamilton da McLaren.

“Ele esteve com a McLaren por tantos anos que acho que era hora de mudar. É só um trabalho, para ser sincero. Não há emoção. Se estás lá para ganhar, competes pela equipa e fazes o máximo para eles. O Lewis agora está na Mercedes e isso vai ser interessante porque o seu companheiro, o Nico Rosberg, também é muito rápido”, destacou.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Maldonado irá estrear o modelo FW35 da Williams

f1-maldonado-rosto-650.jpg

A Williams definiu a sua programação para os testes de pré-temporada em Barcelona, na próxima semana. A equipe será a última a apresentar seu carro de 2013, o que irá acontecer na próxima terça-feira (19/02), primeiro dia da atividade.

Pastor Maldonado, que parte para a sua terceira temporada na escuderia inglesa, terá a honra de estrear o FW35. No dia seguinte, o estreante Valtteri Bottas assumirá a função. Na quinta e na sexta-feira, os dois irão se revezar entre manhã e tarde.

Susie Wolff, a piloto de testes, fará um shakedown no complexo de Idiada, no norte da cidade espanhola.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Pirelli comprou carro de 2011 da HRT, segundo relato

F1-karthikeyan-india-2012-carro-hrt350.jpg
A Pirelli comprou um carro antigo da HRT, segundo relatos.

Nesta semana, soube-se que os bens da equipe espanhola foram comprados pela Teo Martin, uma conhecida companhia de reciclagem automotiva. De acordo com o jornal AS, a Martin também comprou os monopostos de 2011 e 2012, além de outros bens.

Contudo, a Reuters relatou que a Pirelli foi outra compradora. “O outro carro de 2011 (da HRT) foi para a Pirelli”, afirmou a Teo Martin. A Pirelli não confirmou a informação.

Atualmente, o carro de Fórmula 1 usado para testes pela Pirelli é um Renault de 2010. Anteriormente, a marca italiana utilizava um Toyota de 2009.
autoracing.br
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Toro Rosso quer lutar pelo sexto lugar no campeonato de construtores

F1-vergne-jerez-2013-teste-terceiro-dia350.jpg
O diretor técnico da Toro Rosso, James Key, acredita que a equipe pode lutar pelo sexto lugar no campeonato de construtores deste ano, mas admite que o desafio será grande.

“Acho que vimos na equipe que há duas partes nisso”, declarou Key. “Uma é a ambição de fazê-lo; acredito que ninguém ficou satisfeito com o nono lugar no campeonato de construtores. Em segundo lugar, o tamanho da equipe e os recursos que temos – obviamente, é um grande passo, uma tarefa enorme”.

“No entanto, se conseguirmos nos aproximar do pessoal que estava à nossa frente no ano passado, não há razão para não lutarmos por essa posição. Então, creio que é possível, e a equipe tem a confiança e o desejo de alcançar isso. É um ótimo objetivo”.
autoracing.com
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lotus antevê explosão: "Grosjean está cheio de confiança"

Eric Boullier prevê temporada ao mais alto nível para o piloto francês


1c708ebd13734dda8bf3cad42eb416b77a898b30.jpg


Eric Boullier, chefe de equipa da Lotus, antevê o ano de 2013 como o da explosão de Romain Grosjean. E, desta feita, no bom sentido da palavra.

Depois dos vários acidentes em que se envolveu em 2012 e que ofuscaram os 96 pontos e três pódios somados, o piloto francês viu a sua ligação à Lotus renovada por mais uma temporada. Boullier perspetiva um ano de sucesso.

“O Romain fez um bom trabalho nos primeiros dois dias com o E21 [em Jerez] e começa o ano cheio de confiança, que é o que esperamos dele. A diferença é notória. Ele sabe o que tem de fazer e os primeiros sinais são promissores”, elogiou Eric Boullier.

Grosjean foi o mais rápido na primeira manhã de testes em Jerez e dominou por completo o segundo dia. Kimi Raikkonen foi o melhor no quarto e último, numa demonstração de força da Lotus a abrir a temporada.

Boullier destacou, ainda, a importância do feedback que os pilotos deram do novo E21. “É sempre muito importante. Quando os vemos sair com um sorriso na cara, sabemos que estamos a fazer um bom trabalho e é bom ver isso quer no Kimi quer no Romain”, continuou.

O chefe da escuderia destacou, também, a importância de terem completado muitos quilómetros e mostrado “uma velocidade promissora”.

“É claro que os tempos não representam nada nesta altura da época, mas é sempre bom estar na frente. Não significa que vamos ser campeões,mas vemos que o carro trabalha bem e é um grande crédito para todos os envolvidos”, completou.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Caterham defende relaxamento das regras de construtores da F1

F1-abiteboul-eua-2012-sexta350.jpg
O chefe da Caterham, Cyril Abiteboul, acredita que a Fórmula 1 precisa considerar um relaxamento dos critérios que as equipes têm de cumprir a fim de se qualificarem como construtoras.

As “partes listadas” que as equipes são obrigadas a produzir foram publicadas em domínio público pela primeira vez no regulamento esportivo deste ano. A lista existe para impedir a compra de carros completos, mas Abiteboul acha que as partes que não fazem uma diferença significativa na performance não deveriam estar na lista.

“Temos de analisar isso novamente e ver se as partes contribuem para o espetáculo ou fazem uma diferença fundamental na performance”, declarou Abiteboul ao site Autosport. “Se a resposta for não, deveríamos estar mais abertos a trocas adicionais entre as equipes”.

“Obviamente, você precisa olhar os detalhes na Fórmula 1, porque sempre tenta descobrir modos de contornar o que está escrito e não há espírito do regulamento. Temos de garantir que fique extremamente claro para todos”.

Abiteboul reiterou sua crença de que uma maior colaboração entre as equipes é necessária por causa do clima econômico atual. Ele vê o relaxamento da regra das partes listadas como uma boa maneira de acalmar a pressão financeira.

“Há uma discussão no Pacto de Concórdia sobre o que exatamente é um construtor”, explicou ele. “Pessoalmente, acredito que é oferecer um bom espaço sem ir ao extremo da compra de carros completos”.

“Mesmo com a definição de competição sendo que você não deveria colaborar, ainda podemos fazer algumas coisas. Estamos em um clima econômico difícil, e um bom modo de mitigar a exposição e o custo de todos é relaxar as coisas que não alteram o princípio fundamental do espetáculo”.


autoracing.br
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Fernley: Problemas de Mallya não afetam a Force India

F1-hulkenberg-eua-2012-sexta730.jpg

Os problemas financeiros de Vijay Mallya, chefe e co-proprietário da Force India, não afetam a equipe, insiste o diretor Bob Fernley.

Nesta semana, soube-se que os credores da Kingfisher, companhia aérea de Mallya que está próxima da falência, deverão vender os bens fornecidos como garantia financeira.

E os mais recentes relatos são de que Subrata Roy, da gigante indiana Sahara, patrocinadora título da Force India, teve 100 das contas bancárias de seu conglomerado congeladas pelas autoridades da Índia porque não pagou de volta os investidores.

Referindo-se aos problemas de Mallya, Bob Fernley declarou ao jornal Guardian: “Há uma separação entre o que acontece nos negócios de Vijay e o que Vijay está fazendo na equipe de Fórmula 1. A situação da Kingfisher ou da United Spirits não afeta a equipe, e é muito difícil para nós transmitir essa mensagem, apesar de estarmos tentando há vários anos”.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 continua tendência de transmissão em canais pagos

F1-gp-brasil-2012-carros-reta-principal730.jpg

Mais países seguiram os passos da Grã-Bretanha com o fim da cobertura televisiva exclusiva aberta da Fórmula 1.

A primeira surpresa veio no ano passado, quando teve início o acordo de divisão entre o canal pago Sky e a BBC para a audiência britânica. O braço alemão da Sky vem compartilhando a cobertura com a RTL, emissora aberta, há vários anos.

Porém, logo depois do acordo britânico, a Itália foi a próxima, com a Sky Italia adquirindo os direitos exclusivos de transmissão ao vivo para 2013 e além, dividindo metade da temporada com uma emissora aberta não identificada.

No início deste mês, soube-se que o canal pago Sport1 comprou os direitos da Fórmula 1 na Holanda, encerrando a longa associação do canal aberto RTL7 com a categoria.

Agora, a França está seguindo o mesmo caminho, com relatos indicando que a TF1 – que transmite a Fórmula 1 no país desde 1992 – perdeu sua cobertura exclusiva. O Canal+ pago assinou um contrato de três anos com a Fórmula 1, tendo apenas um programa no domingo para a audiência aberta.

A fonte francesa RMC Sport afirmou que o Canal+ está pagando 29 milhões de euros por ano pelo acordo. O diário francês L’Equipe disse que a notícia sobre a transmissão no país é “um pequeno terremoto no mundo da Fórmula 1″.

O chefe de comunicações da TF1, Frederic Ivernel, sugeriu à agência de notícias francesa AFP que o acordo foi perdido para o Canal+ simplesmente por questões financeiras. “Não podemos investir dinheiro em direitos esportivos extravagantes sem que isso seja lucrativo”, declarou ele.
autoracing.br
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Adrian Sutil muito perto de ser reforço da Force India

Última vaga em aberto na Fórmula 1 será para o alemão


6910922edd7465bf32615cd21c22ab24692a39f8.jpg


A Force India deverá encerrar em breve o mistério e confirmar a contratação de Adrian Sutil para 2013, que fará, assim, o seu regresso à equipa.

A última vaga em aberto na Fórmula 1 estaria a ser disputada por Sutil e Jules Bianchi, piloto de testes em 2012. Nos últimos dias surgiu um rumor que apontava Narain Karthikeyan (ex-HRT) ao lugar, mas o «Autosport» noticia que o piloto estará esta semana nas instalações da equipa para tirar as medidas para o banco do seu monolugar.

“Ele tem marcado para esta semana uma reunião nas instalações para fazer o seu banco para o monolugar”, revelou uma fonte da equipa ao jornal.

A confirmar-se a notícia, trata-se de um regresso a uma casa que bem conhece, uma vez que entre 2007 e 2011 pilotou para a Force India.

Jules Bianchi, que até deixou boas indicações no último dia de testes em Jerez, poderá continuar a ser piloto de testes.

Segundo a mesma fonte, Sutil poderá, aliás, já pilotar o VJM06 na próxima semana, em Barcelona, nos segundos testes de pré-temporada, ao lado de Paul di Resta.

“Nesta altura a agenda não está finalizada mas há a possibilidade de o Adrian já estar envolvido. Na segunda-feira será confirmada a agenda para os testes”, explicou.

Manfred Zimmermannm, agente de Adrian Sutil, só confirma os contactos com a equipa. “Estamos convencidos que vai resultado. Mas temos de ser pacientes e fazer figas”, resumiu.

Adrian Sutil tem 29 anos e estreou-se na Fórmula 1 em 2007, na Spyker. O melhor resultado da carreira foi um quarto lugar no Grande Prémio de Itália de 2009, já na Force India.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Red Bull antevê 2014 "de risco" para as grandes equipas

Christian Horner cauteloso por causa das novas regras nos motores


32f60a97251fe8a2e5bbbda604efac08f41d9d4c.jpg


Christian Horner, chefe da Red Bull, admite alguma preocupação em relação às alterações nas regras ao nível dos motores previstas para a temporada 2013. O dirigente acha perfeitamente possível que uma ou mais equipas de topo da atualidade possam ficar para trás. Basta um deslize, um mau planeamento e a hierarquia da F1 pode mudar outra vez.

“2014 será um risco para todos. Ninguém sabe como os outros estão no desenvolvimento dos seus respetivos motores neste momento. Mas pode ver-se na fábrica da Renault que há muita determinação em fazer tudo funcionar”, assegurou Horner.

Os novos motores terão de ser V6 de 1,6L, uma novidade para todos. A Renault, que venceu os últimos três campeonatos com a Red Bull, trabalha para manter a hegemonia.

“A Renault tem um histórico tremendo na pista e temos total confiança nos engenheiros deles. Dá para ver onde estão no programa mas sabemos que a Mercedes e a Ferrari também estão a trabalhar duro”, frisou.

O chefe da Red Bull perspetivou, também, que em 2014 haja “um maior foco na economia” do que no “desempenho”. “Será um desafio interessante. Temos confiança no nosso fornecedor, mas só vamos saber o que vai acontecer em 2014”, sublinhou.

Sobre a vantagem que a Ferrari e a Mercedes poderão ter por poderem fabricar um motor que se adapte melhor ao chassis do carro, Horner concorda com a ideia mas não descarta a Red Bull, garantindo uma ligação muito próxima com a Renault.

“Há uma troca de ideias de design. Temos uma relação muito boa com eles”, garantiu.

Para além da Red Bull, a Renault forcene motores a Williams, Caterham e Lotus. A Toro Rosso poderá juntar-se à lista em 2014.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
"Sete das onze equipas da F1 atravessam momento financeiro difícil"

Martin Whitmarsh denuncia situações delicadas no grid


c1c27f7373003cfa8eb48b4e7456c11edcffc90b.jpg


Martin Whitmarsh, chefe de equipa da McLaren e presidente da Fota, a Associação das Equipas de F1, denuncia situações graves do ponto de vista financeiro no atual grid da competição, que engloba 11 equipas.

O dirigente explica que “sete das onze equipas da Fórmula 1 atravessam um momento financeiro delicado”.

“Estamos no mundo da publicidade e apenas é preciso entender como tudo isto funciona. Tomámos algumas medidas, mas acho que será difícil para alguns. Algumas equipas terão dificuldades para manter um modelo de negócio viável nos próximos anos”, defendeu.

A crise financeira de 2008 é, para Whitmarsh, a principal causa do problema, devido à queda nas receitas da publicidade e à escassez de entrada de novos parceiros.

A Fórmula 1 atual opera dentro de um plano de Restrição de Custos, que limita os orçamentos das equipas mas nem isso tem servido para afastar cenários difíceis. A temporada de 2013, por exemplo, já perdeu uma equipa, a HRT, com sede em Madrid, Espanha.

Whitmarsh elogiou, ainda, o trabalho de Bernie Ecclestone. “Podemos criticá-lo, mas está a fazer um trabalho melhor que o nosso [chefes de equipas]”, destacou.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Guns N' Roses animam Grande Prémio da Malásia


c2075c2fff8245be0f21860fc4e4befe99e2db8e.jpg


O Grande Prémio da Malásia é, para o país, mais do que um evento de Fórmula 1. Em 2013, realiza-se a 15ª edição do evento e a organização não olha a meios para fazer do acontecimento único do ano.

Para esta edição está confirmada a presenta da famosa banda Guns and Roses, que animarão os presentes no domingo da corrida.

“A corrida de Fórmula 1 é a principal atração no ano desportivo da Malásia. A cada ano, 120 mil turistas, tanto locais como estrangeiros, vêm ao circuito neste fim-de-semana”, destaca Richard Lee, diretor comercial e de marketing do Circuito de Sepang.

A corrida realiza-se no fim-de-semana de 22 a 24 de março e é a segunda da temporada, depois do arranque na Austrália.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Force India tem “outras prioridades” além dos pilotos, diz Senna

F1-diresta-silverstone-2013-estreia-vjm06730.jpg

Bruno Senna revelou que era um dos candidatos a preencher a segunda vaga de titular da Force India neste ano. “É difícil compreender o que aconteceu”, disse o ex-piloto da Williams à rádio Jovem Pan.

“Eles (Force India) aparentemente têm outras prioridades no momento. Parece que o segundo piloto tem um nível de importância secundário. Nós negociamos com eles (Force India), mas, em certo ponto, eles desapareceram, e parece que não foi só conosco que isso aconteceu”.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Software da McLaren vem causando problemas para as equipes da F1

F1-button-jerez-2013-teste-primeiro-dia730jpg.jpg

Os pneus Pirelli de desgaste rápido não foram os únicos componentes “padronizados” causando problemas para as equipes de Fórmula 1 em Barcelona nesta semana.

A eletrônica padronizada usada por todas as equipes, fornecida pela MES, subsidiária da McLaren, de acordo com um contrato da FIA que foi recentemente estendido, também testou a paciência dos engenheiros quando os treinos no Circuito da Catalunha começaram.

A Red Bull – longe de ser a melhor amiga da McLaren no paddock – foi a mais crítica, dizendo que o novo software fornecido pela companhia da McLaren estava provocando frustração. “Mas creio que não somos os únicos pensando isso”, declarou o engenheiro de corrida Andy Damerum.

De acordo com a Auto Motor und Sport, o problema foi tão devastador que muitas equipes estavam operando seus carros completamente no escuro. “Foi como a Idade Média do automobilismo”, disse a publicação alemã.

As falhas estão ocorrendo porque a McLaren atualizou seu software para as unidades de controle eletrônica – o “cérebro” dos carros de Fórmula 1 – em preparação para as regras dos motores V6 turbo de 2014.

Com os sistemas de recuperação de energia tendo uma importância muito maior a partir do próximo ano, mais será exigido da eletrônica padronizada, e “nós temos um ano para eliminar quaisquer pontos fracos”, declarou uma fonte da FIA.

Contudo, no começo do teste desta semana em Barcelona, a nova eletrônica falhou. “Não conseguíamos nos comunicar com nosso carro”, confirmou Dickie Stanford, veterano diretor da equipe Williams.

Devido ao fato de os problemas terem sido tão amplos, e os dados cruciais nos testes da Fórmula 1, a MES teve de voltar ao software de 2012, e agora está fornecendo atualizações progressivas sem erros às equipes.

“Há novas atualizações a cada dia”, afirmou Luca Marmorini, chefe de motor da Ferrari. “Nós temos certeza que tudo funcionará adequadamente em Melbourne”.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Perez: Carro da McLaren é adaptado ao estilo de Button

F113-ButtonPerez.jpg

Sergio Perez foi o mais rápido em Barcelona na quarta-feira, mas também admitiu que Jenson Button ainda comanda as ações na McLaren.

Ao ser questionado pelo jornal espanhol AS a respeito de sua adaptação à McLaren, o mexicano respondeu: “De zero a dez, eu diria que está em seis ou sete”.

Perez disse que o “estilo de gerenciamento e filosofia” da McLaren e da Sauber, sua ex-equipe, são fundamentalmente diferentes, acrescentando que seu experiente companheiro tem a vantagem de ter se envolvido no desenvolvimento do novo MP4-28.

“Obviamente, Jenson é um piloto muito experiente e teve bastante influência no carro”, afirmou ele. “É ligeiramente adaptado ao estilo dele, então cabe a mim me adaptar a isso, mas tenho certeza que estarei completamente pronto na Austrália. De qualquer modo, estou entusiasmado com a McLaren. Durante toda a minha vida, sonhei em correr nesta equipe, e me senti em casa desde o primeiro dia”.

Perez minimizou o prospecto de seu relacionamento com a McLaren correr o risco de se deteriorar, como ocorreu com outros pilotos latinos, como Juan Pablo Montoya e Fernando Alonso.

“Todos os anos, em todas as corridas, há circunstâncias diferentes com pilotos diferentes. Houve outros pilotos latinos que venceram campeonatos aqui. A nacionalidade significa muito pouco. O mais importante é que você tenha as circunstâncias corretas e um bom carro. O carro é bem diferente do que eu estava acostumado, mas é competitivo”.
autoracing.br
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Alonso é o mais rápido no terceiro dia em Barcelona

F1-alonso-barcelona-2013-teste-segundo-dia730.jpg

Fernando Alonso foi o mais veloz no penúltimo dia do segundo teste de inverno da Fórmula 1 em Barcelona. A maioria das equipes dedicou a tarde às primeiras simulações de corrida de 2013, significando que a ordem da manhã praticamente não mudou.

Alonso, que cravou 1m21.875s antes do almoço, se manteve no topo no terceiro dia na Catalunha. Seu tempo é o mais rápido visto até agora em Barcelona e quase meio segundo melhor do que o correspondente com o composto macio nos testes de 2012 na mesma pista.

Nico Hulkenberg e Romain Grosjean ocuparam segundo e terceiro lugares, respectivamente, ambos a menos de quatro décimos do tempo de Alonso. Grosjean foi o primeiro a completar uma simulação de corrida completa, que incluiu quatro pit-stops. Ele terminou a quinta-feira com o maior número de voltas, 119.

Valtteri Bottas, que assumiu o FW35 de Pastor Maldonado, terminou o dia em sexto, frações de segundo atrás de seu companheiro de equipe. Jenson Button, Adrian Sutil, Mark Webber e Jean-Eric Vergne ocuparam do sétimo ao 10º lugares.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Audiência da F1 caiu no mundo, mas subiu no Brasil

F1-gp-brasil-2011-primeira-curva730.jpg

A audiência da Fórmula 1 caiu de 515 milhões em 2011 para 502 milhões em 2012, de acordo com um relato da Auto Week.

O maior impacto parece ter vindo da China, que teve uma redução de 74.5 para 48.9 milhões. A explicação mais provável parece ser o conflito na programação, já que as corridas na Ásia mudaram de horário para se adequar melhor à Europa, mas isso criou problemas na própria Ásia.

No Brasil, a audiência subiu para 85.6 milhões, assim como na Itália e na Espanha, provavelmente devido ao fato de Alonso ter lutado pelo campeonato mundial. No Reino Unido, os números caíram, mas em cerca de apenas 10 por cento – de 32.4 milhões para 28.6. Com Vitaly Petrov longe da zona de pontuação, a audiência na Rússia caiu em 12.8 por cento.

Entretanto, menos telespectadores não significa necessariamente um lucro televisivo menor. Acredita-se que os lucros da Fórmula 1 vindos do Reino Unido subiram 25 por cento. Entende-se que 63 por cento dos lucros da TV irão para as equipes, de acordo com o novo Pacto de Concórdia.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Di Resta não está preocupado com a identidade de seu companheiro

F112-diresta-mugello-teste-rosto-cockpit615.jpg

Paul di Resta insiste que não tem preocupações a respeito da identidade de seu companheiro de equipe na Force India na temporada 2013.

“Não é minha decisão e não é uma coisa em que estou pensando”, declarou di Resta ao ser questionado pelo site Autosport sobre a situação. “Conheço ambos (Adrian Sutil e Jules Bianchi) muito bem. Os dois são boas pessoas e fazem parte da equipe há muito tempo”.

“Isso não está me afetando de modo algum. Estou trabalhando com a minha equipe, com as mesmas pessoas com quem venho trabalhando ao longo dos anos, e estamos desenvolvendo este carro a fim de extrair o melhor dele”.

Di Resta disse que vai apoiar qualquer decisão que o conselho tomar, mas destacou a importância de selecionar um piloto que ajude a equipe progredir.

“Tudo cabe aos membros do conselho, as pessoas chave da equipe. Eles tomam a decisão sobre quem será meu companheiro. Vou apoiar quem quer que seja, desde que ele me pressione e saiba trabalhar em equipe, isso é importante. Conheço muito bem os dois que estão testando, eles fazem parte desta equipe há alguns anos e isso realmente conta”.
autoracing.br
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Ferrari admite importância de ter duas equipes clientes

F1-massa-jerez-2013-teste-terceiro-dia730.jpg

A Ferrari admitiu que é importante ter uma terceira equipe com seu motor quando os novos V6 turbo de 1.6 litro forem introduzidos no próximo ano.

É provável que sua aliança com a Sauber continue no próximo ano, apesar de nenhum acordo ter sido assinado, mas a Toro Rosso está planejando uma troca para a Renault. Sabe-se que a Ferrari teve conversas com a Force India sobre um possível acordo, apesar de a organização baseada em Silverstone também poder continuar com a Mercedes.

As negociações do fornecimento de motor estão relacionadas à escolha do piloto da equipe, com Jules Bianchi, ligado à Ferrari, e Adrian Sutil, cuja nacionalidade seria adequada para a Mercedes, envolvidos na disputa e testando em Barcelona nesta semana.

Com a quilometragem do motor devendo ser vital no próximo ano, apesar dos planos de permitir um teste antecipado dos V6 neste ano, a Ferrari corre o risco de ter uma desvantagem se não garantir pelo menos duas equipes clientes.

“As equipes clientes são uma oportunidade muito importante para uma fornecedora de motor”, declarou Luca Marmorini, chefe de motor da Ferrari, ao ser questionado pelo site Autosport sobre a importância de ter uma segunda equipe cliente quando as novas unidades estrearem.

“Primeiramente, podemos testar mais motores, e agora que não podemos testar durante a temporada, é possível coletar muito mais dados. Também é importante ter uma referência com os carros usando o mesmo motor e ter um bom ritmo relativo. Portanto, a Ferrari está fortemente comprometida a fornecer um bom motor às equipes clientes”.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Ecclestone e Todt deverão se reunir nesta quinta-feira

46644072_bernie_todt766.jpg
Bernie Ecclestone e Jean Todt deverão se reunir nesta quinta-feira, de acordo com a Auto Motor und Sport da Alemanha. O assunto? O Pacto de Concórdia de 2013.

Apesar de Ecclestone, chefe executivo da Fórmula 1, ter assinado acordos unilaterais com todas as equipes, ainda faltam as assinaturas entre as equipes, os detentores dos direitos comerciais e a FIA. Como o campeonato mundial pertence à FIA, o presidente da federação, Jean Todt, pode não estar preocupado demais.

No momento, sem Pacto de Concórdia assinado, a FIA está completamente livre para ditar e mudar as regras e o regulamento, enquanto ainda recebe as taxas de inscrições das equipes. De acordo com o correspondente alemão Michael Schmidt, Ecclestone também pode não estar preocupado.

A ausência da assinatura de um acordo entre as três partes pode estar funcionando a seu favor em um momento oportuno. O poder do britânico pode parecer ameaçado pelas implicações legais do escândalo de corrupção de Gribkowsky, mas, no momento, talvez ele seja o único homem capaz de manter o circo funcionando tranquilamente.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Button admite oscilação de novo carro da McLaren

F1-button-jerez-2013-teste-primeiro-dia730jpg-300x147.jpg
Jenson Button admite que a McLaren está lutando para entender o seu carro de 2013 e extrair um desempenho consistente dele. O piloto inglês está preocupado com a oscilação do MP4-28 durante a pré-temporada.

“Tem sido muito complicado entender onde está o carro”, disse ele. “Às vezes está bom, outras não. É basicamente uma questão de entender o que temos e compreender a forma como o carro está trabalhando, tendo a certeza de que está funcionando da maneira que esperamos. Algumas vezes não foi o caso, outras sim”.

“Hoje (em Barcelona) com pneus duros eu fiz 1min22s8, que eu não acho que seja uma volta ruim com o combustível que tínhamos. Checo (Sergio Perez) fez 1min21s8 com macios ontem, o que também é muito bom. Em Jerez mostramos ritmo, mas outras vezes não. Nós não sabemos onde estamos e não podemos nos comparar com os outros. Temos que resolver nossos próprios problemas e tirar o melhor proveito do carro”, comentou.

A McLaren fez mudanças mais radicais no design de seu carro de 2013, algo do que Button espera tirar proveito a longo prazo. “Se começássemos este ano com o carro do ano passado, com algumas mudanças, eu acho que nós poderíamos ter um carro muito bom na primeira corrida. Se seria melhor do que o MP4-28, eu não sei. Acho que seria um carro muito forte”, opinou.

“Mas acho que depois de três ou quatro corridas, ele estaria no fim da sua curva de desenvolvimento. Para nós, é sempre importante mudar o carro durante o inverno, para que possamos ver um sentido novo de desenvolvimento no decorrer do ano. É uma longa temporada e devemos ser fortes ao longo de toda ela, e não apenas nas primeiras corridas”, prosseguiu.

“Eu ainda estou esperando que sejamos competitivos em Melbourne. É um circuito que eu adoro e onde eu tenho sido forte há vários anos. Mas há uma possibilidade de que as equipes que mantiveram seus mesmos carros do ano passado, com algum desenvolvimento, também possam ser fortes”, finalizou o piloto da McLaren.
autoracing.com
 

jcl

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 14, 2007
Mensagens
160
Gostos Recebidos
0
Jenson Button é ganda piloto, rsrsrs
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Rosberg tem certeza que a Mercedes pode vencer em 2013

F112-rosberg-italia-rosto-quinta730.jpg

Nico Rosberg acha que o carro de 2013 da Mercedes é um potencial vencedor. O novo companheiro de equipe Lewis Hamilton vem minimizando as expectativas após o lançamento do W04, mas Rosberg está mais confiante.

“Eu só quero vencer corridas”, declarou ele ao jornal finlandês Turun Sanomat. “E estou bastante confiante de que posso fazer isso rapidamente com este carro. Mas ainda precisamos melhorar”.

Então, para o jornal espanhol Marca, Rosberg minimizou as esperanças de a Mercedes lutar pelo campeonato em 2013. Mas ao ser questionado se o W04 pode vencer múltiplas corridas neste ano, ele acrescentou: “É o que queremos fazer, mas perdemos um segundo por volta no final da última temporada. É muito difícil recuperar essa diferença em um inverno”.

“Você tem de lembrar que todas as equipes estão melhorando seus carros. Mas eu acho que estamos bem mais perto, e a velocidade com a qual podemos desenvolver o carro agora parece muito boa. Esse foi o nosso ponto fraco no ano passado”.

Rosberg afirmou que a ordem competitiva real só será conhecida na Austrália. No entanto, ele espera que a Red Bull lidere o pelotão. “Com certeza, a Red Bull é a equipe a ser batida”, disse o alemão.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Pirelli minimiza desgaste “extremo” dos pneus de 2013

F1-pirelli-pneus-cingapura-2012-quinta730.jpg

O alarme no paddock em relação aos pneus Pirelli de 2013 está aumentando a cada dia. O mais recente choque é a performance do novo pneu super macio, que – para a surpresa coletiva do circo – será fornecido às equipes em Melbourne no próximo mês.

Pastor Maldonado, da Williams, experimentou o composto em Barcelona na quinta-feira, e, de acordo com a Auto Motor und Sport da Alemanha, não só ele se mostrou imprevisível e teve um desgaste extremo, mas também mais lento do que o macio.

Mas, na verdade, agora não é o momento de a categoria entrar em pânico em relação ao prospecto de estratégias de dez pit-stops em 2013.

Sergio Perez expressou seu alarme nesta semana, chamando de “extrema” a degradação dos novos Pirellis, mas agora nota: “Também estávamos muito preocupados com os pneus no ano passado. Então, em Melbourne, com a temperatura mais alta, tudo foi bem mais normal”.

De fato, os pilotos da Fórmula 1 testaram os pneus de 2013 durante os treinos livres no Brasil no final do ano passado, e não houve nenhum pânico subsequente. “Portanto, acreditamos que, em Melbourne, com a pista mais quente, os carros vão escorregar menos e não teremos a granulação dramática que vimos aqui”, afirmou Mark Webber.

Romain Grosjean, da Lotus, fez uma simulação de corrida com quatro pit-stops em Barcelona na quinta, enquanto Webber teve de trocar os pneus cinco vezes em sua simulação.

Porém, Paul Hembery, diretor de competição da Pirelli, acha que, mesmo com Melbourne sendo bem mais quente, as equipes também serão mais espertas quando a temporada 2013 começar de fato. “Nós acreditamos que veremos duas ou três paradas em Melbourne”, declarou ele ao jornal O Estado de S. Paulo.

O gerente de competição da Pirelli, Mario Isola, falando do jornal espanhol El Pais em Barcelona, concorda: “Perez está mais assustado do que deveria. Tudo o que nós fizemos foi melhorar ligeiramente o espetáculo das corridas, não foi nada dramático”.
autoracing.br
 
Topo