Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Erros demais na Ferrari

560c2725.jpeg
Que mais irá acontecer à equipa italiana? Vista como uma máquina de vencer no início desta década, a Ferrari tem mostrado algumas fragilidades pouco habituais este ano, tanto a nível de fiabilidade como de estratégia, ou mesmo erros de palmatória como os que sucederam hoje em Singapura ou há uns meses no Mónaco.

No Principado, uma falha pouco comum dos mecânicos fez com que fosse necessário apertar a roda traseira direita do F2008 de Raikkonen quando o prazo para se mexer nos carros já tinha terminado e isso fez o finlandês incorrer numa penalização. Por estes exemplos, se a Ferrari não lidera os dois Mundiais só pode queixar-se de si própria.

Hoje, Massa viu a luz verde no seu painel quando a mangueira ainda estava colocada no seu Ferrari. A equipa reverteu o sistema para o comum "lollypop", mas depois de casa roubada...

Pouco depois, a equipa permite que o monolugar do brasileiro saia da box e quase bata no Force-India de Sutil. Resultado: Penalização "drive-trough". O que mais irá acontecer à equipa italiana?AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Fórmula 1 na Av. da Liberdade

imagedownload.aspx
A Fórmula 1 vai regressar a Portugal no dia 26 de Outubro (domingo). Mas não se trata de um grande prémio do mundial e sim de um evento especial que a Renault vai trazer a Lisboa.



A Avenida da Liberdade vai ser fechada ao trânsito para receber os principais carros de competição da marca francesa, estando já confirmadaa presençadomonolugarRenault F1 R28, o modelo conduzido por Fernando Alonso e Nelsinho Piquet nos circuitos mundiais e que amanhã vai estar em Singapura, na estreia de uma prova nocturna.

Além do Fórmula 1, a Renault vai ter também na av. Liberdade os Mégane Trophy, estando ainda por confirmar as presenças dos Fórmula 3.5, da WorldSeries, e o Fórmula 2.0, utilizados pelos pilotos que se estão a iniciar.

Durante cerca de três horas (o espectáculo deverá terminar perto das 17h30), os carros da marca francesa vão percorrer os cerca de 1,5 quilómetros da avenida da Liberdade – entre o MarquêsdePombalea praça dos Restauradores – e realizar inúmeras manobras.

Mas esta iniciativa da Renault – que já passou por outros locais, nomeadamente pela Cidade do México, Moscovo, Roma, Madrid, Sevilha, Istambul e Kiev – também dará oportunidade às crianças e adultos de conhecerem melhor os veículos da marca, de pedirem autógrafos aos pilotos e viverem momentos normalmente reservados aos especialistas. Haverá também alguns concursos. Num deles, o ‘Pit-stop Challenge’, os concorrentes são convidados a mudar as rodas de um Fórmula 1 o mais rapidamente possível.

ALONSO E NELSINHO PIQUET SÃO HIPÓTESE EM PORTUGAL

O Renault F1 R28 vai acelerar na avenida da Liberdade. Mas quem vai estar ao volante do monolugar?A questão ainda não tem resposta, pois a um mês da realização do evento ainda não está confirmada a presença dos principais pilotos da escuderia: o espanhol Fernando Alonso – campeão do Mundo em 2005 e 2006, ambos ao serviço da Renault – e o brasileiro Nelsinho Piquet, filho do tricampeão do Mundo de Fórmula 1 em 1980 e 1983 (ambas as vezes pela Brabham) e 1987 (Williams). Além do R28, os pilotos serão mais duas fortes atracções do evento. E a agenda poderá ajudar, uma vez que o espectáculo se realiza entre os dois últimos grandes prémios do mundial, na China (19 de Outubro) e no Brasil (2 de Novembro).
Marco Pereira:espi28:
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Confira o resultado final do GP noturno de Cingapura

1º. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1h57min13s304, 61 voltas
2º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 2s957
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 5s917
4º. Timo Glock (ALE/Toyota), a 8s155
5º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), a 10s268
6º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 11s101
7º. David Coulthard (ESC/Red Bull), a 16s387
8º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 18s489
9º. Jenson Button (ING/Honda), a 19s885
10º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 26s902
11º. Robert Kubica (POL/BMW), a 27s975
12º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 29s432
13º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 35s170
14º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 43s571

Não completaram:

Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 4 voltas
Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 10 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), a 11 voltas
Mark Webber (AUS/Red Bull), a 31 voltas
Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 46 voltas
Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 47 voltas

Volta mais rápida: Kimi Raikkonen, 1min45s559, volta 14

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Três segundos lugares bastam a Hamilton para taça

Lewis Hamilton não precisa mais vencer corridas para ser campeão de 2008. Basta ao inglês ser segundo colocado nos GPs do Japão, da China e do Brasil.

O piloto da McLaren tem sete pontos a mais que o brasileiro, que, se vencer todas e o adversário vier em seguida, terá um ponto de desvantagem ao fim do campeonato. É aí que entra Kimi Raikkonen e a necessidade de ele tirar pontos de Hamilton.

Massa ainda tem vitórias a mais que Hamilton, 5 a 4, o que pode ser benéfico para um desempate.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Temporada está cada vez mais igual à de 2003

O campeonato de 2008 assemelha-se cada vez mais ao de 2003 quanto à variedade de vencedores. Com a vitória do GP de Cingapura, a Renault tornou-se a quinta equipe a ter conquistas neste ano, depois de Ferrari, McLaren, BMW e Toro Rosso. Em 2003, também houve cinco vencedoras, Ferrari, Williams, McLaren, Jordan e Renault.

Além disso, sete pilotos já venceram neste ano, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen, Heikki Kovalainen, Robert Kubica, Sebastian Vettel e Fernando Alonso, e em 2003 foram oito vencedores, Michael Schumacher, Ralf Schumacher, Juan Pablo Montoya, Rubens Barrichello, David Coulthard, Kimi Raikkonen, Giancarlo Fisichella e Fernando Alonso.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Massa lamenta "erro difícil de aceitar", e Hamilton celebra pontos
Do UOL Esporte
Em São Paulo

Exausto, o brasileiro Felipe Massa era só lamento após o 13º lugar no GP de Cingapura, neste domingo, após uma falha da Ferrari na primeira parada nos boxes, quando o piloto liderava a prova.

O piloto preferiu não fazer críticas à escuderia, mas mostrou frustração com a falha. Massa viu a chance da vitória escapar na 17ª volta, quando ele teve a permissão para sair, mas o mecânico responsável pelo abastecimento não conseguiu retirar a mangueira e o brasileiro levou consigo o equipamento.

A situação forçou Massa a parar na saída dos boxes para aguardar a chegada dos mecânicos, que retiraram a mangueira, mas o brasileiro já havia caído para a última posição entre os 18 que estavam na pista. De quebra, ele ainda foi punido sete giros depois por deixar o pit stop de forma não-segura.

Com isso, o piloto da Ferrari ficou alijado da briga pelos pontos e viu Lewis Hamilton terminar em terceiro lugar para ampliar para sete pontos a sua vantagem na liderança do Mundial. "Perder uma oportunidade dessas no pit é difícil de aceitar", afirmou.

"A luz verde (recurso eletrônico da Ferrari que sinaliza ao piloto que ele pode deixar o pit) estava acesa, eu segui e infelizmente aconteceu um problema que me fez perder tudo aquilo que a gente estava conquistando. É uma pessoa que aperta o botão, ele apertou na hora errada e acontece. Foi um erro humano", lamentou Massa.

Logo após a prova, porém, o brasileiro afirmou que deu apoio a este profissional. "Não sou o tipo de pessoa que vai atrás daquela pessoa que errou. Acho isso totalmente errado. Você tem de abraçar a pessoa, e foi o que fiz. Precisamos da equipe, todo mundo fazendo o trabalho 100% e por isso a gente tem de dar mais motivação, fechar o olho com o que aconteceu e partir para a próxima", revelou.

Esta foi a sexta vez na temporada que o brasileiro viu a equipe cometer equívocos, que custaram um resultado melhor. Antes da Cingapura, o golpe mais duro fora no GP da Hungria, quando o motor teve problemas na antepenúltima volta, momento que Massa liderava com folga.

"São erros que doem, mas temos que tocar para frente. São sete pontos agora, uma diferença importante, mas temos 30 pontos em jogo e isso pode mudar rapidinho. Os outros também podem ter problemas", apontou o piloto.

Em contraste ao brasileiro, Hamilton saiu satisfeito com a terceira posição, que o deixa em condição de depender apenas de seus esforços para levar o título. A diferença aberta faz com que o inglês possa chegar em segundo lugar nas três provas restantes, independente de possíveis vitórias de Massa, para conquistar a taça.

"O importante é que somamos pontos. Foi um final de semana difícil", disse o piloto da McLaren, que elogiou os desempenhos do vencedor Fernando Alonso e do alemão Nico Rosberg, segundo colocado. "Foi muito difícil ultrapassar o Nico, tentei, mas também não podia arriscar. Preferi manter um ritmo mais seguro e pontuar", definiu.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Nelsinho pede desculpas e Barrichello contém ofensas na equipe

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O domingo foi frustrante para o torcedor brasileiro no GP de Cingapura da Fórmula 1. Além do erro da Ferrari que deixou Felipe Massa em 13º lugar, Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello abandonaram a primeira prova noturna da história da categoria.

E a reação deles foi bem diferente. Nelsinho perdeu o controle da Renault na sua 14ª volta e, momentos após a colisão, pediu desculpas ao time pela comunicação de rádio. "Estava forçando atrás do Rubinho, estava perto do muro e o carro perdeu o controle", disse.

Mal sabia o calouro, porém, que o seu acidente acabaria ajudando o companheiro de equipe, Fernando Alonso, a vencer a prova. O espanhol parou nos boxes pouco antes da colisão, viu o safety car entrar na pista após o acidente de Nelsinho e pôde assumir a liderança para ganhar.

Já o veterano Barrichello teve de se contentar para não ofender os componentes da Honda, após abandonar o GP com problemas mecânicos na volta seguinte ao acidente de Nelsinho. "Não sei o que aconteceu, o carro morreu. Eu não vou nem falar nada, pois senão vou xingar todo mundo e o pessoal da equipe não merece", disse.

O brasileiro explicou que tinha combustível para poder, inclusive, terminar na zona de pontuação. "Tinha 32 voltas de gasolina, tive uma chamada do box na hora exata, a gente conseguiu botar mais gasolina, mudar pneu, sem o problema do safety, mas aí o carro morreu", lembrou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 
Última edição:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Rosberg, segundo, revela angústia com punição

Nico Rosberg pensava que estava com a corrida perdida após uma chamada do pit em hora errada, quando o safety car foi para as ruas de Cingapura neste domingo por acidente de Nelsinho Piquet. Levou punição, mas foi o segundo colocado.

O piloto da Williams tomou dez segundos de stop-and-go por ter entrado nos boxes fechados, o que ocorreu também com Robert Kubica, da BMW, mas liderou o período pós-carro de segurança, tirou vantagem do tempo gasto para que os comissários aplicassem a punição e conseguiu perder somente uma posição no fim das contas.

"Quando tive de entrar, vi o safety car ir para a pista. A equipe disse 'venha nesta volta'. Toda vez é exatamente a mesma coisa [com as regras do SC]. Fiquei realmente irritado, pois pensei que era isso, era o fim", disse o alemão.

"Mas vi que poderia impor uma diferença, mesmo após a parada. Tivemos uma boa chance neste fim de semana e tudo veio para nosso caminho, o que é ótimo para nós."

Rosberg, que impôs ritmo de classificação na prova, obteve seu melhor resultado na F-1. O anterior havia sido uma terceira posição na Austrália no começo desta temporada.

A Williams fez festa também porque Kazuki Nakajima marcou o último ponto disponível neste domingo.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Glock chega ao objetivo, 20 pontos no Mundial

Timo Glock está realizado. Impôs, no começo do ano, a meta de marcar 20 pontos nesta temporada, o que atingiu neste domingo, em Cingapura, onde foi o quarto colocado.

"Estou muito feliz com o trabalho que fiz. Não cometi erros e a quarta posição é um bom resultado. Foi muito duro lá fora; nessas condições e em uma pista tão ondulada, não é confortável pilotar o carro. Estou certo de que terá efeitos amanhã", disse.

"Minha meta no começo do ano era marcar 20 pontos, então estou satisfeito com o que atingi a três corridas do fim."

Apesar do bom resultado, o da Renault foi melhor, foi a vencedora da prova, e agora ela é a quarta colocada no Mundial de Construtores, cinco pontos à frente da Toyota. Glock espera que o time japonês vá melhor em casa.

"Estou lutando pela equipe para ajudá-la a ser quarta colocada e tivemos um pouco de azar hoje, mas parabéns para o Fernando [Alonso], que fez um ótimo trabalho. Iremos para Fuji e a meta é recuperar o terreno perdido", afirmou.

Jarno Trulli não pôde ajudar a Toyota, pois sofreu uma falha hidráulica e abandonou a disputa. "Um fim de semana que começou mau acabou ainda pior", declarou. "Estou exausto porque estou muito decepcionado."

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton abre sete pontos para Massa na classificação. Veja

Confira como está o campeonato de 2008 de Fórmula 1 após 15 etapas:

1. Lewis Hamilton (McLaren), 84 pontos
2. Felipe Massa (Ferrari), 77
3. Robert Kubica (BMW Sauber), 64
4. Kimi Raikkonen (Ferrari), 57
5. Nick Heidfeld (BMW Sauber), 56
6. Heikki Kovalainen (McLaren), 51
7. Fernando Alonso (Renault), 38
8. Sebastian Vettel (Toro Rosso), 27
9. Jarno Trulli ( Toyota), 26
10. Timo Glock (Toyota), 20
11. Mark Webber (Red Bull), 20
12. Nico Rosberg (Williams), 17
13. Nelsinho Piquet (Renault), 13
14. Rubens Barrichello (Honda), 11
15. Kazuki Nakajima (Williams), 9
16. David Coulthard (Red Bull), 8
17. Sebastien Bourdais (Toro Rosso), 4
18. Jenson Button (Honda), 3
19. Giancarlo Fisichella (Force India), 0
20. Adrian Sutil (Force India), 0
21. Takuma Sato (Super Aguri F1), 0
22. Anthony Davidson (Super Aguri F1), 0

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Quinto, Vettel diz que não poderia fazer melhor

Quinto colocado no GP de Cingapura, Sebastian Vettel comemorou ter pontuado em mais um GP. Essa é a quarta corrida seguida que o alemão marca pontos, e com a vitória na corrida em Monza.

"No geral, foi uma boa corrida para nós, mesmo se o safety car não tenha ajudado. Foi uma prova difícil para todos, mas o importante é que nós marcamos mais alguns pontos", disse o jovem piloto.

Ele destacou como dificuldades na longa prova o forte calor e a concentração para não cometer erros: "Eles estavam bem fáceis de acontecer em uma zebra."

"Eu tentei manter o carro na pista, porém ainda forçava como um louco. Foi uma das corridas mais duras da temporada, mas penso que, por tudo que aconteceu, esse foi o melhor resultado que poderíamos obter", afirmou Vettel.

"Talvez o quarto lugar fosse possível, se eu não tivesse perdido uma posição para o Timo quando errei um ponto de freada, mas nós podemos ficar felizes com o quinto lugar", completou.

O alemão chegou aos 28 pontos no campeonato e ocupa a oitava posição.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton vibra com 3o lugar e vantagem de 7 pontos para Massa

Por Ossian Shine

CINGAPURA (Reuters) - Lewis Hamilton ficou preso no tráfego de Cingapura neste domingo, mas chegou em terceiro lugar na primeira corrida noturna da Fórmula 1 e ampliou para sete pontos a sua vantagem na liderança do campeonato.

Uma corrida defensiva do também britânico David Coulthard segurou o piloto da McLaren e permitiu a Fernando Alonso, da Renault, assumir uma liderança inalcançável no 800o grande prêmio da categoria.

"Mantivemos um ótimo ritmo no geral, mas infelizmente eu fiquei preso atrás de Coulthard e ele estava um segundo atrás de todos à minha frente", disse Hamilton, de 23 anos, a repórteres, depois de terminar atrás de Alonso e de Nico Rosberg, da Williams.

"Meu carro foi realmente competitivo todo o final de semana, mas perdi uns vinte segundos para Fernando ficando atrás de Coulthard", acrescentou o britânico.

"Honestamente, não posso me queixar. Só tive azar de ficar para trás, preso no tráfego."

"Mas um pódio na primeira prova noturna de Cingapura me deixa satisfeito."

Hamilton chegou à cidade-estado à frente de Felipe Massa, da Ferrari, por um único ponto na classificação do campeonato. Mas o piloto brasileiro não marcou nenhum pontos em Cingapura, depois de um incidente no pitstop que lhe custou várias posições. Agora, Hamilton soma 84 pontos diante dos mesmos 77 de Massa, faltando três corridas para o final da temporada.

"A questão é marcar pontos. Chegamos aqui com uma vantagem de um ponto. A Ferrari esteve muito competitiva e Felipe estava pilotando muito bem, por isso eu sabia que seria difícil superá-los", disse Hamilton. "Felizmente a corrida teve alguns incidentes que não os beneficiaram."

Massa caiu de primeiro para último depois da trapalhada da Ferrari nos boxes início da corrida.

O brasileiro recebeu a luz verde para sair, mas a mangueira de combustível ainda estava conectada ao carro, que a arrastou pelo pitlane e ainda derrubou mecânicos antes de Massa parar e aguardar ajuda. Depois de os mecânicos tirarem a mangueira com dificuldade, Massa voltou à prova bem atrás dos rivais, vendo suas chances de vitória arruinadas. O brasileiro ainda foi punido pela saída perigosa e teve de passar nos boxes.

"Com certeza não vamos nos precipitar, mas sim nos concentrar em um trabalho consistente," disse Hamilton.

"Superamos um final de semana difícil, conseguimos alguns pontos, por isso estou muito, muito contente. Vamos lidar com as próximas provas assim como esta. Estamos em condição de competir."

O circuito de Fuji recebe o GP do Japão entre os dias 10 e 12 de outubro. Hamilton detém a volta mais rápida do circuito, onde venceu debaixo de chuva no ano passado.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Heidfeld lamenta tráfego: "Não mostrei meu ritmo"

Nick Heidfeld lamentou o tráfego que enfrentou durante o GP de Cingapura, neste domingo. O alemão da BMW terminou a corrida na sexta posição, mas diz que poderia ter ido melhor.

"Mesmo que eu não tenha do que reclamar por terminar em sexto, pois eu saí em nono, eu devo dizer que é uma pena que eu não tenha mostrado meu ritmo hoje."

"O carro estava tão bom e eu poderia ter ido mais rápido se eu não tivesse ficado preciso no tráfego todo o tempo", explicou o piloto.

Heidfeld chegou aos 56 pontos no campeonato, um atrás de Kimi Raikkonen, o quarto na tabela.

"Eu fui até conservando combustível e pneus, porque eu esperava que os outros fossem matar seus pneus e eu poderia atacar depois. Acho que alguns destruíram seus pneus, mas ainda assim não foi o bastante para ultrapassar."

"Eu tive uma boa largada, na qual eu consegui passar Nico Rosberg. Contudo, por causa da maneira como a corrida se virou para mim, eu tive que trabalhar muito duro", completou o alemão.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ferrari vê chegar ao fim série de 46 GPs nos pontos

Os problemas enfrentados por Felipe Massa e Kimi Raikkonen em Cingapura encerraram neste domingo uma seqüência impressionante.

A Ferrari chegou a Cingapura ostentando uma série de 46 corridas consecutivas na zona de pontos.

É a segunda maior seqüência da história da F-1, só atrás dos 55 GPs obtidos pela própria escuderia italiana entre os GPs da Malásia de 1999 e de 2003.

medium.jpg


A série fechada neste domingo começou no GP de San Marino de 2006, quando Michael Schumacher ainda estava na ativa. Desde então, o time sempre viu pelo menos um dos seus pilotos entre os oito primeiros colocados.

Com a queda da Ferrari, o time que agora tem a maior série é a BMW. Com o sexto lugar de Nick Heidfeld, a equipe completou 32 GPs nos pontos. A seqüência começou com o quarto lugar do próprio Heidfeld no GP da Austrália do ano passado.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Raikkonen admite: "Estou fora do campeonato"

Kimi Raikkonen admitiu estar fora da briga pelo título de 2008. O atual campeão não pontuou pelo quarto GP seguido e viu a vantagem de Lewis Hamilton subir para 27 pontos, com 30 a serem disputados.

Neste domingo, em Cingapura, o finlandês ocupava a quinta colocação, mas bateu no muro quando restavam três voltas para o final.

"Tinha uma chance muito pequena. Não estou triste por meu quinto lugar, mas peço desculpas para a equipe por perder esses pontos. Mas, é claro, tentarei fazer o melhor possível na próxima corrida", disse o piloto.

A Ferrari perdeu a liderança no Mundial de Construtoes para a McLaren, 134 a 133.

"Eu sei o que a equipe quer _eles querem ganhar o campeonato. Veremos o que vai acontecer. Estou tentando ganhar corridas também. Estou fora do campeonato, de qualque modo", reconheceu Raikkonen.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Dupla da BMW deixa Cingapura insatisfeita

A dupla da equipe BMW, Nick Heidfeld e Robert Kubica, deixou o circuito Marina Bay neste domingo, após o GP de Cingapura de F-1, insatisfeita. O alemão completou a prova na 6ª colocação, enquanto que o polonês recebeu a bandeirada em 11º lugar.

"Não posso reclamar por terminar em 6º, mas devo dizer que é uma pena eu não ter podido mostrar meu ritmo. O carro estava muito bom e eu poderia ter ido muito mais rápido se não tivesse ficado preso no tráfego o tempo todo", lamentou Heidfeld.

"Estava poupando combustível e pneus, porque esperava que os outros acabassem com seus pneus e eu pudesse atacar depois. Acho que alguns acabaram, mas ainda assim não foi o suficiente para uma vantagem para ultrapassar", encerrou.

"A corrida foi fisicamente muito dura", disse Kubica. "Há muitas ondulações, espero que os organizadores trabalhem na superfície para o próximo ano. Além disso, a visibilidade estava ficando cada vez pior, já que eu fui me cansando".

Nas últimas quinze voltas, tive muita dor de cabeça. A decisão de não parar na primeira volta quando o pit lane estava fechado por causa do Safety-Car foi uma falta de sorte, e me custou um bom resultado na corrida", falou o polonês.

"A equipe pensou que o pit lane pudesse reabrir logo, mas não foi o caso. Mas isso é automobilismo".

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Motor de Heidfeld passará por vistoria da FIA

O motor usado por Nick Heidfeld no GP de Cingapura será analisado pela FIA antes da próxima etapa do campeonato, no Japão, em 12 de outubro.

A entidade já inspecionou os motores de Ferrari e Mercedes, tudo para constatar que os propulsores não sofreram qualquer mudança de acordo com as especificações passadas pelas equipes no começo da temporada.

Caso algum componente do motor tenha sofrido alteração, o piloto é penalizado com dez posições no grid.

Heidfeld, da BMW, terminou a corrida noturna na sexta colocação.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
F-1: todas as vinte vitórias de Alonso na categoria

Fernado Alonso em Cingapura, neste domingo, conquistou sua 20ª vitória em sua carreira na F-1. Dos vinte triunfos, dezesseis foram alcançados com um carro da equipe Renault. Os demais aconteceram em sua passagem pela McLaren no ano passado.

Das vinte vitórias, foi aquela onde Alonso alinhou mais atrás no grid: na 15ª posição. Confira todos os triunfos do bicampeão:

1. 2003: Hungria, Renault
2. 2005: Malásia, Renault
3. 2005: Bahrain, Renault
4. 2005: San Marino, Renault
5. 2005: Europa, Renault
6. 2005: França, Renault
7. 2005: Alemanha, Renault
8. 2005: China, Renault
9. 2006: Bahrain, Renault
10. 2006: Austrália, Renault
11. 2006: Espanha, Renault
12. 2006: Mônaco, Renault
13. 2006: Grã-Bretanha, Renault
14. 2006: Canadá, Renault
15. 2006: Japão, Renault
16. 2007: Malásia, McLaren
17. 2007: Mônaco, McLaren
18. 2007: Europa, McLaren
19. 2007: Itália, McLaren
20. 2008: Cingapura, Renault

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Escudeiro crucial para Massa, Räikkönen amarga pior série desde 2002

Fernando Narazaki
Em São Paulo
O brasileiro Felipe Massa não depende mais de seus esforços para conquistar o título da Fórmula 1. Após o 13º lugar no GP de Cingapura, ele ficou sete pontos atrás do inglês Lewis Hamilton e terá de contar com a ajuda do finlandês Kimi Räikkönen ou de tropeços do rival, que precisa ser segundo nas três provas restantes para levar o título.

Porém, o momento do companheiro de equipe do brasileiro não podia ser pior. O atual campeão da Fórmula 1 não pontua há quatro provas, sua pior seqüência desde 2002. Na prova desse domingo, Räikkönen estava na zona de pontos até quatro voltas antes do final, quando perdeu o controle da Ferrari e bateu no muro, deixando a quinta posição.

Nas três provas anteriores, o finlandês colidiu o carro no GP da Bélgica, quando estava em segundo lugar, teve problemas de motor no GP da Europa, e foi o nono colocado no GP da Itália.

O campeão da F-1 não tinha uma seqüência tão ruim desde 2002, quando abandonou seis provas consecutivas. Ele teve problemas no motor na Malásia e na Áustria, sofreu um acidente em Mônaco, passou por problemas aerodinâmicos na Espanha e em San Marino, e acabou na 12ª posição no Brasil, com problemas na roda.

Na ocasião, o piloto estava na McLaren, ainda era uma promessa e vivia sua segunda temporada na categoria. Em 2004, o finlandês chegou a ficar três corridas seguidas (Espanha, Mônaco e Europa) sem pontuar.

A performance atual é bem diferente do ano passado, ocasião em que Räikkönen teve uma recuperação notável na segunda metade. Ele venceu cinco provas (França, Grã-Bretanha, Bélgica, China e Brasil), foi ao pódio em outras quatro (segundo na Hungria e Turquia, e terceiro no Japão e na Itália), e só não pontuou no GP da Europa. Assim, ele assegurou o título inédito após o êxito em Interlagos.

Com 27 pontos atrás de Hamilton, o finlandês deve mesmo ser o escudeiro do brasileiro nas provas finais, mas precisa se recuperar do péssimo momento. Massa não vê a hora de o companheiro melhorar. "Seria importantíssimo ter eu e o Kimi entre os primeiros para roubar os pontos da McLaren", explicou o vice-líder do Mundial.

Räikkönen ainda estava relutante em aceitar o papel de segundo piloto até o GP de Cingapura, mas a série ruim fez com que ele admitisse estar fora da briga. "Estou fora do campeonato", definiu.

Agora, o finlandês deve ajudar Massa nos GPs do Japão, da China e do Brasil, que encerram a temporada. Até por isso, o brasileiro procura manter suas esperanças. "São 30 pontos em jogo. A gente sabe que sete pontos são sete pontos, mas temos um carro rápido e a gente pode fazer um bom resultado", avaliou.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ferrari sai em defesa de mecânico trapalhão

Após mais uma trapalhada nos boxes nesta temporada, a Ferrari se uniu em torno de Federico Uguzzoni.

Foi Uguzzoni, chefe dos mecânicos da Ferrari, que apertou o botão da luz verde enquanto a mangueira de combustível ainda estava conectada no carro de Felipe Massa, no seu primeiro pit stop da corrida deste domingo.

O erro acabou com as chances do brasileiro no GP de Cingapura e complicou sua luta no Mundial de Pilotos.

O ferrarista iniciou a corrida na pole position e a um ponto do líder do campeonato, Lewis Hamilton. Cruzou a linha de chegada na 13ª colocação e tem agora sete pontos a menos que o inglês, terceiro colocado na corrida.

O italiano, que operou a tradicional "placa-pirulito" nos pit stops seguintes da Ferrari na prova, não agüentou ao ver Massa receber a bandeirada tão atrás. Foi aos prantos. E teve de ser consolado por toda a equipe.

O brasileiro precisou abraçar o mecânico até que ele se acalmasse. "Fiz questão de dar um abraço nele e pedi que ele levantasse a cabeça", afirmou Massa.

"Havia muitos carros entrando naquele momento então era difícil achar o momento certo para liberar o Felipe. E foi aí que o erro aconteceu", explicou Stefano Domenicali, chefe da equipe. "Não acredito que estejamos cometendo mais erros nos pit stops agora do que antes. Foi uma infelicidade. Vamos conversar e ver o que faremos."

Segundo ele, a decisão por operar o sistema manualmente naquele momento aconteceu porque havia muito tráfego nos boxes.

"Este é um trabalho muito difícil, de extrema responsabilidade, e tenho certeza de que não há muita gente que aceitaria ocupar este posto", completou o dirigente.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Alonso: vitória supera todas decepções da temporada

Segundo Fernando Alonso, a vitória neste domingo na estréia do GP de Cingapura o fez esquecer de todas as dificuldades enfrentadas durante a temporada 2008. O piloto da Renault conseguiu um triunfo inesperado e surpreende na prova noturna.

O bicampeão mundial quebrou um jejum de um ano sem vitórias. Neste campeonato, o espanhol não havia sequer subido no pódio nas 14 etapas anteriores. Porém foi capaz de fazer a escuderia francesa voltar a ganhar - a Renault não faturava uma corrida desde 2006.

"No sábado, eu disse que precisaria de um milagre para fazer algo. Mas nós vimos que, se você trabalhar duro, tudo é possível nos esportes. Tive sorte com a entrada do safety car", salientou Alonso.

"Depois disso, pulei na frente dos meus rivais sem problemas, com um ótimo desempenho, como nos velhos tempos. Esta vitória supera todas as coisas ruins que aconteceram neste ano", adicionou o asturiano.

No entanto, o bicampeão destacou que o triunfo não afetará sua decisão de futuro. "Talvez, você espere até o final do ano para saber minha escolha, porque eu não sei ainda. Vamos aguardar".

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
McLaren não repetirá erros de 2007, diz Whitmarsh

O chefe-executivo da McLaren, Martin Whitmarsh, prometeu que a equipe não repetirá em 2008 os mesmos erros que lhe custaram o título do Mundial de Pilotos no ano passado.

Em 2007, Lewis Hamilton largou na penúltima corrida, na China, liderando o campeonato com 12 pontos de vantagem para Fernando Alonso, mas erros do inglês e da equipe nesta e na etapa seguinte, no Brasil, lhe tiraram o título, que ficou com Kimi Raikkonen.

Após o GP de Cingapura, Hamilton tem sete pontos de vantagem para Felipe Massa, faltando apenas três corridas para o final do campeonato. Desta vez, Whitmarsh diz que não há mais desculpas para que haja novas falhas nas próximas corridas.

"Quando você está superando alguém com Nico Rosberg em um segundo por volta, pensamos: 'podemos conseguir [ultrapassar]! ' Mas aí você se segura. É só este pequeno detalhe que nos causa dificuldades", disse o dirigente.

"Se nos criticamos pelo ano passado, foi porque não tivemos esta disciplina. Queríamos vencer e forçamos demais quando não precisávamos e campeonatos não são vencidos assim", argumenta Whitmarsh.

Para o dirigente da McLaren, Hamilton aprendeu com os eventos do ano passado e agora dosa melhor sua vontade nas corridas, como em Cingapura, onde teve paciência para ultrapassar David Coulthard na hora certa para obter o terceiro lugar.

"Lewis ficou muito frustrado atrás de David. No ano passado, ele o teria ultrapassado um pouco mais cedo ou escapado da pista após trancar as rodas", explicou. "Ele teve uma atitude muito madura, ultrapassou no final, depois de um pit stop e acho que ele aprendeu. Lewis é um cara esperto", finalizou.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ferrari e McLaren criticam regra do safety car que beneficiou Alonso

Das agências internacionais
Em Bangcoc (TAI)

Ferrari e McLaren mostraram insatisfação com as atuais regras referentes às entradas do safety car, após a primeira prova noturna da categoria, em Cingapura, no último domingo. As escuderias descreveram como "humilhante" e "errado" o regulamento.

Na prova, Fernando Alonso, da Renault, acabou beneficiado com a primeira entrada do carro de segurança, após uma batida de seu companheiro de equipe, o brasileiro Nelsinho Piquet. Assim, voltou a vencer uma prova, sua primeira nesta temporada. Ele conseguiu fazer seu pit stop antes da entrada do safety car e conquistou posições importantes quando as paradas foram novamente liberadas.

Chefe-executivo da McLaren, Martin Whitmarsh afirmou esperar que os eventos em Cingapura propiciem uma mudança do regulamento. "Tenho a certeza de que isso acontecerá a partir do próximo ano", disse, em entrevista à revista Autosport. "Para as pessoas mudarem, têm de aceitar que erraram e isso acontecerá no intervalo para a próxima temporada."

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, fez duras críticas ao GP, chegando a chamá-lo de "humilhação". Sobre o safety car, ele afirmou ser contrário às atuais regras. "Infelizmente, quando corremos em pistas que são feitas para virarem um circo, tudo pode acontecer, já que o espetáculo foi decidido por um safety car", lamentou ele, à Gazzetta dello Sport.

A intenção da regulamentação criada para a Fórmula 1 foi aumentar as disputas e acrescentar uma dose de imprevisibilidade às corridas, que por muito tempo foram dominadas apenas por McLaren e Ferrari. Além do safety car, outras reclamações foram com o asfalto da pista de rua de Cingapura, em alguns pontos muito ondulada.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Presidente da Ferrari critica "circo" do GP de Cingapura

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, reclamou da atual Fórmula 1, que depende da presença do safety car para ter o espetáculo. O dirigente se refere, principalmente, ao GP de Cingapura, no último domingo, que só ficou emocionante após a aparição do carro de segurança.

Apesar de elogiar a primeira prova noturna da história da categoria, o italiano também criticou o circuito de rua asiático. "Infelizmente, quando nós corremos nesse tipo de traçados parece um circos, tudo pode acontecer, pois o show é trazido pelo safety car", disse Montezemolo ao jornal Gazzetta dello Sport.

"Isso é humilhante para a F-1. Quero conversar sobre isso com todos os outros times nas próximas semanas", emendou o presidente. O dirigente já havia afirmado que as provas em pistas urbanas, como Cingapura e Valência, são ruins para o mundial.

"Tenho a impressão de que são procissões onde você não pode ultrapassar", explicou o italiano. De fato, o GP de Cingapura foi um desastre para a Ferrari, pois nenhum dos seus pilotos pontuou. Kimi Räikkönen quebrou no fim, após acertar uma zebra e Felipe Massa teve sua corrida comprometida por uma trapalhada em seu primeiro pitstop.

O brasileiro está agora sete pontos atrás do líder do campeonato, Lewis Hamilton da McLaren. Mas Montezemolo acredita que a escuderia pode dar a volta por cima. "Ainda há três etapas e confio nos homens da Ferrari, que sempre mostraram sua capacidade de lutar até o último metro em qualquer circunstância".

"O carro é o melhor, Massa é o melhor e espero que Räikkönen demonstre ser o atual campeão mundial", concluiu.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Em Cingapura, GP noturno supera abertura das Olimpíadas

A primeira prova noturna da história da Fórmula 1, o GP de Cingapura, superou a cerimônia de abertura das Olimpíadas da China em termos de audiência local. O evento se tornou o espetáculo de televisão mais visto na cidade-estado asiática.

De acordo com informações da imprensa de Cingapura, uma média de 789 mil telespectadores assistiu a vitória de Fernando Alonso pela emissora Channel 5. Enquanto isso, o começo dos Jogos de Pequim, no mês passado, teve média de 765 mil pessoas.

"Em termos de ambiente, espetáculo e acessibilidade foi simplesmente fantástico", salientou o diretor executivo da McLaren, Martin Whitmarsh. No entanto, a rival Ferrari não concorda. O presidente da equipe italiana, Luca Di Montezemolo, considerou a etapa um "circo".

O dirigente se justificou com a alegação de que a entrada do safety car na pista deixou a corrida uma loteria. "Tudo isto é humilhante para a F-1 e, sobre este assunto, quero conversar com todos os outros times nas próximas semanas", criticou Montezemolo.

Fonte: Amigos da Velocidade
 
Topo