Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Glock lidera o segundo treino livre

De forma inesperada, Timo Glock com a Toyota fechou na frente os treinos livres para o GP do Japão, antepenúltima etapa da atual temporada marcada para o próximo domingo. No circuito de Fuji, o piloto marcou sua melhor passagem em 1min18s383.

Os ensaios aconteceram com pista seca na madrugada de quinta para sexta-feira no Brasil - sexta-feira no país do Extremo Oriente. Na segunda sessão, com maior aderência no asfalto, os tempos de volta baixaram em relação ao trabalho inicial.

No final, O alemão foi apenas 0s043 mais veloz que o bicampeão mundial Fernando Alonso, da Renault, vencedor da prova passada em Cingapura. Apesar dos dois roubarem a cena no Japão, os ponteiros do campeonato vieram logo na seqüência, com o líder Lewis Hamilton em terceiro e o vice-líder Felipe Massa em quarto.

Num treinamento muito disputado, o inglês, da McLaren, superou por 28 milésimos de segundo o brasileiro, da Ferrari. Kimi Räikkönen, companheiro de Felipe e ajudante dele na briga pelo título, terminou os treinos na quinta posição. Já o escudeiro de Hamilton, o finlandês Heikki Kövalainen, apareceu apenas no nono posto.

Vale destacar o bom desempenho de Mark Webber, com a Red Bull, em sexto e do piloto da casa Kazuki Nakajima, com a Williams, em sétimo. O jovem revelação Sebastian Vettel teve outro dia promissor com o oitavo tempo para a Toro Rosso.

Entre os outros brasileiros, o novato Nelsinho Piquet acabou os ensaios em 12°, com mais de quatro décimos de desvantagem para seu companheiro de Renault, Fernando Alonso. Enquanto isso, o experiente Rubens Barrichello foi o 15°, com performance muito melhor do que seu parceiro de Honda Jenson Button, o último do dia.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Barrichello admite se aposentar em 2009

Desde 1993 na F-1, Rubens Barrichello admitiu que existe a possibilidade de se aposentar no próximo ano.

Apesar de considerá-la remota, o brasileiro explicou nunca ter ficado tanto tempo sem ter a certeza de que continuaria na categoria e reclama do silêncio da Honda.

"Nunca cheguei a pensar nisso [na aposentadoria], mas não tenho nada assinado. É uma possibilidade, mas vejo como remota."

"Nunca me vi numa situação como essa: sempre fechei contratos muito antes. Se alguém me oferecer um contrato por três anos, eu assinaria", disse o experiente piloto, 36 anos.

"Há um silêncio muito grande dentro da Honda, e isso não é bom para os pilotos."

Ele revelou que a equipe japonesa está negociando com Bruno Senna, mas dá um conselho ao compatriota: "Eu não viria para cá como piloto."

Com 264 GPs disputados até agora, Rubinho afirmou que ainda tem muito a dar à F-1, principalmente com as novidades para a próxima temporada.

"Já guiei com pneu slick, já andei com pouca aerodinâmica, então acho estúpido não usarem minha experiência."

Ele diz que não descartaria ir para Toro Rosso ou Renault em 2009: "As equipes que estão abertas são tão boas quanto a minha, então não posso descartar nenhuma delas."

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Confira os tempos da segunda sessão em Fuji

1º. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min18s383
2º. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 0s043
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 0s080
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s108
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 0s342
6º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 0s351
7º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 0s351
8º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), a 0s378
9º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 0s420
10º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 0s480
11º. Robert Kubica (POL/BMW), a 0s482
12º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 0s505
13º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 0s598
14º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 0s657
15º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 0s875
16º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 0s904
17º. David Coulthard (ESC/Red Bull), a 0s944
18º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1s099
19º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1s511
20º. Jenson Button (ING/Honda), a 1s616

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Com volta voadora, Hamilton conquista a pole no Japão

Lewis Hamilton conquistou a pole postion para o GP do Japão, a 16° e antipenúltima etapa da temporada 2008 de Fórmula 1. O piloto marcou sua melhor volta em 1min18s404 numa sessão com pista seca, no circuito de Fuji.

Confira o grid do GP do Japão:

Terceira sessão

1. Lewis Hamilton - McLaren, 1min18s404
2. Kimi Räikkönen - Ferrari, 1min18s644
3. Heikki Kövalainen - McLaren, 1min18s821
4. Fernando Alonso - Renault, 1min18s852
5. Felipe Massa - Ferrari, 1min18s874
6. Robert Kubica - BMW, 1min18s979
7. Jarno Trulli - Toyota, 1min19s026
8. Timo Glock - Toyota, 1min19s118
9. Sebastian Vettel - Toro Rosso, 1min19s638
10. Sebastien Bourdais - Toro Rosso, 1min20s167

Segunda sessão

11. David Couthard - Red Bull, 1min18s187
12. Nelsinho Piquet - Renault, 1min18s274
13. Mark Webber - Red Bull, 1min18s354
14. Kazuki Nakajima - Williams, 1min18s594
15. Nico Rosberg - Williams, 1min18s672

Primeiro sessão

16. Nick Heidfeld - BMW, 1min18s835
17. Rubens Barrichello - Honda, 1min18s882
18. Jenson Button - Honda, 1min19s100
19. Adrian Sutil - Force India, 1min19s163
20. Giancarlo Fisichella - Force India, 1min19s910

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Barrichello: "O carro continua ruim, como sempre"

Logo após a primeira parte da sessão classificatória para o GP do Japão, Rubens Barrichello disse que não poderia conseguir mais do que a 17ª posição no grid, obtida neste sábado.

"A gente não tem nada de novo no carro. Ele continua ruim, como sempre", desabafou o brasileiro à TV Globo.

"O tempo que eu consegui foi bom, mas fica no final do grid."

Ele falou sobre a reunião que teve com os chefes da Honda na última sexta-feira. "Falei tudo o que eu queria. Disse que a equipe precisa de um piloto experiente, rápido e que tem vontade de continuar."

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Massa vai mal e larga apenas em 5º no Japão

Felipe Massa teve um desempenho discreto, com 1min18s874, e irá largar na quinta posição. Kimi Raikkonen, da Ferrari, obteve o segundo melhor tempo, com 1min18s664.

A segunda fila do GP do Japão terá Heikki Kovalainen, da McLaren, e Fernando Alonso, da Renault. A melhor volta do finlandês na terceira parte do treinamento foi 1min18s821, enquanto o espanhol marcou 1min18s852. Sensação dos treinos livres, Timo Glock, da Honda, ficou com a oitava posição.

Hamilton lidera o Mundial de pilotos, com 84 pontos, sete pontos a mais do que o piloto brasileiro da Ferrari.

O dia também não foi dos melhores para os outros dois brasileiros da Fórmula 1. Nelsinho Piquet, da Renault, que vinha em bom final de semana, ficou apenas em 12º lugar. Já Rubens Barrichello, da Honda, largará da 17ª colocação. Os dois pilotos sabem que sua performance no Japão será fundamental para determinar a permanência de ambos na categoria na próxima temporada.

TREINO

A primeira bateria do treino oficial foi quase uma reprise do que se viu nos treinos livres, com Lewis Hamilton e Felipe Massa disputando centésimo a centésimo a primeira colocação. Mas, também como se viu nas sessões não-qualificatórias, a Toyota, acostumada ao circuito de Fuji, aproveitou o fator 'casa' e fez o melhor tempo com Timo Glock. O primeiro brasileiro a se despedir foi Rubens Barrichelo, que terminou apenas com o 17º melhor tempo, uma posição à frente de seu parceiro de Honda.

Para a segunda parte do classificatório, Massa e Hamilton limitaram-se a entrar na pista apenas uma vez e, ainda assim, fizeram o primeiro e o terceiro tempo, respectivamente. Nesta bateria, quem levou a pior foi Nelsinho Piquet, que desacelerou de maneira abrupta em sua volta rápida e encerrou sua participação com o 12º melhor tempo. Após o treino, a Renault fez uma reclamação formal à organização da prova, alegando que o piloto brasileiro foi atrapalhado por Lewis Hamilton na pista. Os comissários ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Como de costume, todos os carros lançaram-se à pista logo de cara no quali 3, com Felipe Massa aparecendo com os melhores tempos. Não demorou, porém, para que Kimi Räikkönen roubasse a cena e cravasse a melhor marca, aparentemente inatingível. Para desespero da Ferrari, porém, Lewis Hamilton surgiu como um foguete na pista, com parciais muito rápidas, e fechou o treino com 1min18s404, mais de dois décimos à frente de Kimi (1min18s644). Com 1min18s874, Massa teve de se contentar com a quinta posição.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Raikkonen comemora retorno à primeira fila do grid

Kimi Raikkonen comemorou sua volta à primeira fila do grid de largada. O finlandês, porém, sairá na segunda colocação no GP do Japão, logo atrás de Lewis Hamilton.

Mesmo assim, o atual campeão admite que não está totalmente satisfeito com o resultado.

"É bom estar de volta. Eu ainda não estou onde queria estar. Não estou muito feliz em como as coisas estão indo, e nem 100% feliz com o carro. É bastante frustrante", afirmou.

"Normalmente a qualificação tem sido a pior coisa para nós, então devemos ser fortes na corrida. Veremos o que nós podemos fazer amanhã."

"Nós temos feito muito trabalho, e é bom estar em um bom lugar para largar amanhã", disse o piloto.

Enquanto Raikkonen larga em segundo, o seu companheiro de Ferrari e principal rival de Hamilton na luta pelo título, Felipe Massa, sai apenas na quinta posição.

"Eu não tenho muito a perder. Nós queremos tentar ganhar o campeonato e não será fácil contra a McLaren, mas estamos fazendo nosso melhor", falou o finlandês.

"Eu espero que amanhã nós possamos brigar pela vitória e, se nós pudermos conquistá-la, seria bom."

"Quero terminar com bons resultados nas últimas três corridas da temporada", completou Raikkonen.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Massa reclama de aderência e diz que não será fácil

Apenas o quinto colocado no grid para o GP do Japão, Felipe Massa creditou o mau resultado à falta de aderência de sua Ferrari.

"O carro estava muito bom no Q1 e no Q2, mas no Q3 eu não tinha nada da aderência ou do equilíbrio de antes. Talvez tenha a ver com a quantidade de gasolina ou alguma outra coisa", afirmou.

O brasileiro prevê uma corrida complicada amanhã, a partir da 1h30 (horário de Brasília). Lewis Hamilton, seu rival pelo título, sai na pole position. Entre ele e o inglês, estão Kimi Raikkonen, Heikki Kovalainen e Fernando Alonso.

"Não vai ser fácil buscar uma recuperação saindo da quinta posição, mas com certeza é nisso que vamos começar a trabalhar agora."

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton comemora ter batido Ferraris na briga pela pole

Após a definição do grid de largada para o GP do Japão, neste sábado, Lewis Hamilton se vê em boa situação para a corrida. O piloto, da McLaren, larga da pole position, enquanto seu rival na briga pelo título, Felipe Massa, da Ferrari, sai só em quinto.


O líder da temporada 2008 comemorou ter superado os carros italianos no treino de classificação, até porque, com a marca de 1min18s404, deixou o finlandês Kimi Räikkönen, do time de Maranello, na segunda posição.

"Foi uma boa sessão. Minha primeira volta não pareceu muito boa. Kimi estava na minha frente e, na última tentativa, fiz o melhor em todos os setores juntos. A escuderia fez um trabalho fenomenal", celebrou Hamilton, que conquistou a sexta pole no ano.

"Quando fomos à Q3, já decidimos nossa estratégia para prova e acreditamos que seremos competitivos. Tivemo um forte desempenho aqui em Fuji e largar na frente das Ferraris é ótimo", acrescentou o piloto, que leva sete pontos de vantagem sobre Massa.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Alcançamos o máximo, diz Kovalainen, terceiro

Heikki Kovalainen não esperava mais que uma terceira posição no treino classificatório do GP do Japão e foi o que conseguiu neste sábado.

O finlandês deu uma ajuda para o companheiro Lewis Hamilton, o pole, pois foi um dos responsáveis por jogar Felipe Massa para a quinta posição.

"Foi uma sessão muito boa do começo ao fim. Demorou um pouco para obter velocidade no Q1, mas no Q2 tudo pareceu muito bem. Na última parte da sessão, senti ter feito duas voltas boas, embora tenha cometido pequenos erros", disse.

"A terceira posição era o melhor resultado possível que poderíamos esperar."

O piloto da McLaren afirmou que o MP4-23 está muito bom "em qualquer lugar" desde que foram feitas mudanças para melhorá-lo. Os esforços para evolução do carro, segundo o piloto, irão até a última corrida, no Brasil.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Glock, 8º, diz que brigou com pneus mais macios

Timo Glock afirmou estar feliz com a sessão classificatória da Toyota em casa, no circuito de Fuji. O alemão largará em oitavo, enquanto o companheiro de equipe, Jarno Trulli, será o sétimo no grid.

"Nós temos que estar felizes em como a qualificação foi no final", disse o alemão, o mais rápido do Q1.

Ele revelou ter enfrentado problemas com o carro na última parte da qualificação.

"Nós brigamos para tirar o melhor dos pneus mais macios com tanque cheio e ficamos um pouco mais distantes do que esperávamos."

Glock agradeceu às manifestações dos torcedores japoneses.

"O que é ótimo é o apoio local que temos tido. Existem tantos fãs da Toyota e agora nós temos os dois carros entre os dez primeiros."

"Temos uma boa chance de colocar ambos nos pontos", completou o piloto alemão.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Rosberg, 15º, percebe a realidade da Williams

Nico Rosberg voltou à realidade neste sábado. O alemão, segundo colocado em Cingapura, largará somente em 15º lugar em Fuji, no Japão, o que não o animou, muito pelo contrário.

"Não foi muito bom classificar-me em 15º hoje, especialmente vindo de Cingapura, onde fui ao pódio, mas essa é a realidade", disse.

"Temos sofrido um pouco neste fim de semana, mas já esperávamos ser menos competitivos aqui, pois algo parece faltar nesse tipo de circuito."

O piloto da Williams reconheceu superioridade do companheiro Kazuki Nakajima neste sábado. O japonês estará uma posição à sua frente no grid.

"Estou, porém, feliz com minha volta de classificação. Kazuki tem feito um trabalho realmente muito bom neste fim de semana. Ele está mais rápido que eu e estou satisfeito por ele, pois está em casa. Mas o fim de semana não acabou ainda", afirmou Rosberg.

Nakajima, 14º, também declarou ter tido um treino difícil e relatou ter enfrentado tráfego na volta que poderia dar-lhe uma colocação melhor de largada.

"Depois de um forte ritmo nas sessões livres, foi uma classificação difícil, mas fizemos nosso melhor. Não acho que as condições da tarde eram boas para nosso carro e o tráfego interrompeu minha última tentativa, o que não me ajudou também", comentou.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Sétimo no grid, Trulli cobra bom resultado da Toyota

Para Jarno Trulli, a Toyota mostrou estar bem forte em Fuji e espera um bom resultado da equipe japonesa em casa.

O italiano largará em sétimo, enquanto o companheiro, Timo Glock, sairá uma posição atrás.

O experiente piloto explica ter tido problemas no começo da sessão classificatória.

"Eu tive que fazer alguns ajustes durante o Q1, mas no final felizmente eu consegui o acerto correto. Isso significa que eu pude encontrar o equilíbrio certo e voltar ao ritmo."

"No Q2, eu fui o quarto e Timo ficou em quinto, então isso mostra que as Toyotas estão indo bem", disse.

Já para a última parte do treino oficial, Trulli também reclamou que a quantidade de combustível colocada para o início do GP do Japão não ajudou.

"O Q3 foi um pouco misterioso, pois assim que colocamos o combustível para a corrida ficamos um pouco desequilibrados e perdemos muita aderência."

"Por isso, eu não fiquei tão feliz com o ritmo no Q3", avaliou.

"Agora nós devemos ir atrás de um resultado forte para todos aqui, na frente dos nossos fãs, e precisamos brigar realmente duro até o final amanhã", completou Trulli.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Coulthard não vai ao Q3, mas gosta do que fez

David Coulthard não passou para a última parte da sessão classificatória neste sábado em Fuji, no Japão, mas ficou contente com seu desempenho.

O escocês largará em 11º lugar e relatou ter levado mais velocidade que deveria ao ponto de tangência da última curva. Conseqüentemente, teve de tirar o pé e ficou mais lento na reta principal.

"Os tempos estavam muito próximos hoje. Foi uma de minhas melhores sessões classificatórias, minhas voltas foram muito limpas", disse.

Não vê, porém, como poderia ter avançado com o que tinha em mãos. "Adoraria ter ido ao Q3, mas não acho que havia algo mais que poderia ter feito com o equilíbrio de carro que tinha", afirmou.

Companheiro do experiente piloto, Mark Webber admitiu um erro no Q2 e que poderia ter conseguido um resultado melhor que a 13ª posição.

"Não estava rápido o bastante hoje e, quando os tempos não vêm, você não avança. Não fiz o que deveria no Q2 e paguei o preço. Havia mais a ser tirado do carro, mas exagerei no último setor. É uma pena, pois tinha tido um bom sentimento do carro ontem e nesta manhã, mas a classificação não pareceu funcionar para nós. Será uma corrida difícil", afirmou o australiano.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Heidfeld, 16º, culpa escolha errada de pneus

Nick Heidfeld culpou a escolha errada dos pneus para a primeira parte da classificação pelo mau desempenho na definição do grid para o GP do Japão. O alemão conseguiu apenas a 16ª colocação.

"Agora nós sabemos que foi a decisão errada ficar com os compostos mais duros para a segunda saída no Q1."

"Depois da minha primeira volta com o primeiro jogo daqueles pneus, eu sabia que poderia melhorar com pneus novos, então nós tomamos o risco e colocamos outro jogo", explicou.

"Eu realmente melhorei, fui quase meio segundo mais rápido, mas ainda não foi o suficiente e perdi o Q2 por um décimo."

"É claro que, começando tão atrás no grid, será muito difícil fazer algo coisa na corrida. Mas nós temos visto acontecer de tudo na F-1 e eu nunca devo desistir", avaliou Heidfeld.

Já Robert Kubica, que quase não passou para o Q2, chegou à última parte da sessão classificatória e largará na sexta posição em Fuji.

Ele reclamou da falta de aderência do circuito japonês, principalmente por causa da chuva de antes dos treinos deste sábado.

"Ontem nós brigamos com a baixa aderência, então a chuva de ontem à noite e desta manhã definitivamente não nos ajudou, pois limpou a borracha."

"O equilíbrio do carro estava bom, mas foi apenas falta de aderência. Tentei de tudo, e isso foi o melhor que eu poderia ter conquistado. Nessas circunstâncias, sexto não é tão ruim", completou o polonês.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Vettel acredita na importância dos pneus em Fuji

Sebastian Vettel aposta na importância dos pneus no GP do Japão deste domingo. Para o alemão, nono colocado do grid, quem poupar borracha terá vantagem.

"Será uma corrida dura para os carros e especialmente para os pneus, então creio que a chave para o sucesso será manter os pneus em boa forma. Espero que nossa estratégia mostre ser boa", disse.

O piloto da Toro Rosso afirmou ter enfrentado dificuldades no Q3 porque o acréscimo de combustível para a largada gerou mudança de comportamento. Além disso, reconheceu ter cometido "pequenos erros".

Sébastien Bourdais classificou-se em Fuji exatamente atrás do companheiro, em décimo, e mostrou-se feliz por ter ficado próximo a Vettel em um circuito que não é muito bom para seu estilo.

"Foi uma boa sessão e estou feliz por estar próximo a Sebastian em uma pista que tem muitas entradas de curva que exigem uso de freio, nas quais geralmente sofro com a traseira do carro, então tenho de segurá-la um pouco", declarou.

"O carro melhorou um pouco após a equipe ter encontrado algumas coisas no aspecto aerodinâmico. Acho que estamos em boa forma para a corrida", finalizou o francês.

Fonte: Tazio
 

xpt0

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,410
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton conquista "pole" no Japão

O britânico Lewis Hamilton, em McLaren-Mercedes, conseguiu hoje a pole-position do Grande Prémio do Japão em Fórmula 1, que se realiza domingo, no circuito nipónico de Mont-Fuji.

O actual líder do campeonato mundial e vencedor da edição do ano passado, conseguiu a sua sexta "pole" da temporada, ao fazer 1.18,304 minutos nas qualificações, um tempo melhor que o campeão do mundo em título, o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari.

O brasileiro Filipe Massa, também da Ferrari, não conseguiu melhor do que a quinta posição da grelha.

O Grande Prémio do Japão é a 16.ª prova do campeonato do mundo de Fórmula 1.

Qualificações:
1. Lewis Hamilton (GB/McLaren-Mercedes) 1.18,404 min (média: 209,515 km/h)
2. Kimi Raikkonen (Fin/Ferrari) 1.18,644
3. Heikki Kovalainen (Fin/McLaren-Mercedes) 1.18,821
4. Fernando Alonso (Esp/Renault) 1.18,852
5. Felipe Massa (Bra/Ferrari) 1.18,874
6. Robert Kubica (Pol/BMW-Sauber) 1.18,979
7. Jarno Trulli (Ita/Toyota) 1.19,026
8. Timo Glock (Ale/Toyota) 1.19,118
9. Sebastian Vettel (Ale/Toro Rosso-Ferrari) 1.19,638
10. Sébastien Bourdais (Fra/Toro Rosso-Ferrari) 1.20,167
 

xpt0

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,410
Gostos Recebidos
0
Honda espera Alonso com "flores e champanhe"

A Honda continua a sonhar com Fernando Alonso e admite abertamente o "assédio". Desta vez, foi o próprio director-geral da escuderia, Nick Fry, a prometer uma recepção de arromba ao antigo bicampeão mundial.

"A porta grande está aberta para o Fernando. Estamos prontos para o receber com flores e champanhe", disse Fry no Japão.

Alonso ainda não decidiu se vai continuar na Renault ou mudar-se para a Honda mas Fry nem sequer coloca grande pressão no piloto. "Só o facto de considerar a nossa proposta já nos deixa satisfeitos. Estamos prontos a esperar até à véspera do primeiro Grande Prémio do Mundial'2009".
 

xpt0

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,410
Gostos Recebidos
0
Autódromo do Algarve pronto para receber McLaren

O novo Autódromo Internacional do Algarve, nos arredores de Portimão, está praticamente concluído e acolhe em Dezembro
um teste da escuderia de Fórmula 1 McLaren-Mercedes se for homologado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), que o inspecciona segunda-feira.

Integrado no Algarve Motor Park, cuja primeira fase representa um investimento de 115 milhões de euros - todo a cargo da empresa Parkalgar, que só se financiou na banca nacional -, o autódromo está praticamente concluído, a três semanas da inauguração.

A inauguração tem lugar a 2 de Novembro, com três provas de motociclismo - dos Mundiais de Superbikes e Supersport e da Superstock FIM Cup -, mas tudo tem de estar pronto quatro dias antes, pois as motos começam a rodar em 30 de Outubro.

Hoje é dia da inspecção da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e o presidente-executivo da Parkalgar está confiante: "Pensamos que não vai haver qualquer problema", disse Paulo Pinheiro à Agência Lusa, referindo-se às vistorias da FIA e da FIM.

"O autódromo está quase concluído. Estamos a fazer as instalações especiais e os acabamentos exteriores. A pista está completamente concluída. No dia 30 vai estar tudo pronto", garantiu.

Segundo Paulo Pinheiro, "devem ter passado cerca de 10.000 pessoas" pela obra durante os oito meses que esta demorou a erguer, havendo agora perto de 2.300 a trabalhar no empreendimento durante 15 ou 16 horas por dia.

"Só foi possível fazer isto em oito meses devido à entrega total das pessoas que estão aqui e das empresas que colaboram connosco, a Gabriel Couto/Monte Adriano, a Hagen, a PT/Siemens e a Daikin. Empresas nacionais extremamente empenhadas", frisou.

Se o circuito está praticamente concluído, os acessos ainda parecem algo atrasados, mas o presidente-executivo da Parkalgar assegura que também estarão prontos no dia 30, incluindo a via rápida que vai ligar o Algarve Motor Park à A22, no nó da Mexilhoeira Grande.

Para a inauguração já está vendida "35 ou 36 por cento" da lotação (cerca de 30.000 bilhetes), mas Paulo Pinheiro sublinhou que 70 por cento dos ingressos foram comercializados na Grã-Bretanha e em Espanha, havendo mesmo "voos 'charter' específicos de Inglaterra para esta corrida".

Com 75.000 lugares sentados em várias bancadas e cerca de 10.000 lugares em peão, o Autódromo Internacional do Algarve possui uma pista com 4.658 metros de perímetro e 14 de largura, que passa a 18 metros na recta da meta.

Por respeitar o relevo natural do terreno, a pista é uma "montanha russa" com vários desníveis, destacando-se de forma particular dois autênticos "mergulhos", o mais vertiginoso dos quais com uma inclinação de 17 por cento.

Para 2009 estão garantidas três importantes provas internacionais, uma de motos e duas de automóveis: Mundial de Superbikes, A1GP (12 de Abril) e 1.000 km do Algarve, do campeonato de resistência Le Mans Series (2 de Agosto).

A ocupação do autódromo está mesmo "acima das expectativas" dos responsáveis da Parkalgar: "Estamos muito satisfeitos com a ocupação que já está prevista, apesar dos factores que actualmente condicionam a economia mundial", referiu o seu presidente-executivo.

Quanto à Fórmula 1, Paulo Pinheiro reafirmou que a realização de uma prova do Mundial tem de resultar de uma "decisão política", mas admitiu que um teste privado da McLaren-Mercedes, em Dezembro, apenas "depende do resultado da inspecção da FIA".

O MotoGP não é, no entanto, um objectivo para a Parkalgar: "Não estamos interessados. Está no Estoril e ficará no Estoril enquanto houver contrato", sublinhou.
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Alonso vence novamente; Massa é 8º e Hamilton, 12º

Fernando Alonso repetiu Cingapura e venceu neste domingo o GP do Japão, em Fuji, uma prova marcada por punições dos postulantes ao título.

O espanhol novamente foi soberbo em sua pilotagem, como há duas semanas, e desta vez não foi ajudado pelo safety car, mas sim por evolução da Renault e competência própria.

Quarto no grid, o bicampeão foi, na verdade, beneficiado por uma tensão na largada entre Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen, o que o permitiu ir para segunda posição, somente atrás de Robert Kubica. A primeira colocação foi obtida na primeira rodada de pit stops e somente foi perdida na segunda rodada, enquanto outros ainda não haviam parado.

Felipe Massa marcou um ponto na antepenúltima etapa com uma oitava colocação, enquanto Hamilton foi o 12º e não pontuou. O piloto da McLaren levou drive-through pela manobra da largada, e o brasileiro tomou a mesma punição por ter feito o rival direto rodar na segunda volta e recuperou-se.

Massa, porém, ainda está sob investigação por ter se aproximado perigosamente de Sébastien Bourdais enquanto este saía do pit lane.

A diferença entre os dois agora é de seis pontos a favor do inglês e só faltam duas corridas. O inglês, porém, ainda pode ficar em segundo lugar nas provas restantes para ser campeão.

Robert Kubica concluiu a corrida na segunda posição após ter aproveitado-se de confusão na largada, já que partiu de sexto lugar, à frente de Kimi Raikkonen, o terceiro.

Nelsinho Piquet recuperou-se das últimas atuações e foi o quarto colocado, mostrando que a Renault tinha realmente um bom carro.

Jarno Trulli, Sébastien Bourdais, Sebastian Vettel e Massa completaram os oito primeiros colocados. Rubens Barrichello ficou em 13º lugar, à frente de Jenson Button, o 14º.

Conseqüências de um começo agitado

Raikkonen largou melhor que Hamilton e assumiu temporariamente a liderança, mas, a caminho da primeira curva, o inglês travou as rodas, causando perda de posição para os dois. O piloto da McLaren completou a primeira volta em sexto lugar, uma colocação à frente do da Ferrari.

Mais atrás, ainda na primeira volta, Coulthard e Nakajima encontraram-se pelo caminho, o escocês levou a pior, bateu e abandonou a disputa.

Com os movimentos iniciais, Kubica assumiu a liderança, seguido por Alonso, Kovalainen e Trulli.

Hamilton deparou-se com Massa logo à frente no segundo giro, durante o qual o inglês tentou realizar ultrapassagem, mas não esperava ser acertado pelo brasileiro. Hamilton rodou, teve de esperar o pelotão passar e preferiu fazer um pit stop prematuro.

Raikkonen subiu para a quarta posição na oitava passagem, na qual fez manobra sobre Trulli. Massa vinha em sétimo lugar, atrás de Bourdais.

Alonso mantinha Kubica sob controle na 15ª volta _a diferença entre os dois estava em 1s5 na reta.

Terceiro colocado, Kovalainen abandonou no 17º giro por problemas mecânicos, no mesmo momento em que eram anunciadas punições para Hamilton, pelo episódio da largada, e para Massa, por ter causado rodada do inglês.

O brasileiro fez pit stop antes de cumprir o drive-through. Àquela altura, Hamilton já havia pagado o seu e voltado em 15º lugar.

Alonso ganhou posição de Kubica na bateria de pit stops, e Trulli, Bourdais, Nelsinho e Vettel destacavam-se, pois não haviam parado ainda.

Cumpridas as punições, Massa estabeleceu-se em 14º, um lugar à frente de Hamilton. Pouco mais de 14 segundos separavam os rivais. O que os beneficiava era a falta de confiabilidade de carros como os da Force India.

Líder temporário, Bourdais foi para os boxes na conclusão do 25º giro, o que elevou Nelsinho à primeira colocação. O brasileiro, porém, também tinha de parar.

Enquanto isso, Barrichello duelava com Rosberg. O veterano não facilitou para o alemão, freou tardiamente e manteve a colocação.

Alonso avançou para a ponta na abertura da 29ª passagem, na qual Nelsinho dirigiu-se ao pit lane e retornou à pista em sexto lugar.

Na 30ª volta, Massa ultrapassou Button para ser o 12º colocado. O próximo alvo do piloto da Ferrari seria Barrichello, que já havia perdido espaço para Rosberg. Hamilton faria o mesmo sobre Button na 35ª.

Alonso impunha um forte ritmo. Já havia aberto 11 segundos para Kubica na 37ª passagem. Completavam os seis primeiros colocados Raikkonen, Trulli, Nelsinho e Bourdais.

Massa ganhou a décima posição de Webber na 41ª volta, mesma em que Hamilton fez sua segunda parada.

O líder Alonso foi para os boxes no fechamento do 43º giro, parada na qual a Renault colocou pneus mais macios, e voltou à pista em sexto lugar.

Três passagens depois, Kubica fez pit stop e, como retornou atrás de Alonso, o espanhol ficou em boa posição para faturar o GP japonês.

Massa rodou na 51ª volta, em que encontrou Bourdais saindo dos boxes. O brasileiro perdeu tempo, mas não a oitava posição momentânea, embora ainda tivesse uma parada a fazer. O incidente será investigado após a prova.

Raikkonen passou a atacar intensamente Kubica a partir da 53ª volta. Nelsinho, quarto colocado, aproximava-se dos dois perigosamente. Mas uma escapada faria perder um pouco de espaço.

Massa subiu para a nona colocação no 60º giro após ultrapassagem sobre Heidfeld. O brasileiro tinha 5s4 de desvantagem para Webber, o oitavo colocado, e ainda sonhava com os pontos.

O brasileiro entrou definitivamente entrou na zona de pontuação na 65ª volta e reduziu para seis pontos a vantagem de Hamilton no Mundial.

Kubica não perdeu posição no fim das contas e foi o segundo colocado, seguido por Raikkonen e Nelsinho.

Alonso conquistou sua 21ª vitória na F-1, segunda nesta temporada, e ultrapassou Mika Hakkinen nesse aspecto.

Confira o resultado final da 16ª prova de 2008:

1º. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1h30min21s892, 67 voltas
2º. Robert Kubica (POL/BMW), a 5s283
3º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 6s400
4º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 20s570
5º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 23s767
6º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 34s085
7º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), a 39s207
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 46s158
9º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 50s811
10º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 54s120
11º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1min02s096
12º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1min18s900
13º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 1 volta
14º. Jenson Button (ING/Honda), a 1 volta
15º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1 volta

Não completaram:

Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 46 voltas
Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 51 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), a 59 voltas
Timo Glock (ALE/Toyota), a 61 voltas
David Coulthard (ESC/Red Bull), a 67 voltas

Volta mais rápida: Felipe Massa, 1min18s426, volta 55

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Estou nas nuvens, afirma o vencedor Alonso

Fernando Alonso não conseguiu esconder a satisfação pela vitória no GP do Japão. O espanhol conquistou seu segundo triunfo seguido _ganhou a prova noturna de Cingapura.

medium.jpg


O espanhol acabou escapando da confusão da largada e pulou para o segundo lugar. Ele estava atrás de Robert Kubica, porém mais rápido que o polonês.

Com isso, precisou andar mais rápido nas voltas antes do primeiro pit stop para chegar à ponta da corrida depois do reabastecimento.

"Uma corrida estupenda, pela vitória e pelo fator sorte nas duas últimas corridas", recordou o bicampeão, que contou com o safety car causado pelo companheiro de Renault, Nelsinho Piquet, para chegar à vitória em Cingapura.

"Aqui foi uma corrida sem safety car, com todos os carros na pista, mas ainda assim conseguimos a vitória."

Alonso comemorou também a volta dos bons tempos na equipe frances, pois Nelsinho chegou a brigar por um lugar no pódio com Robert Kubica e Kimi Raikkonen, mas terminou em quarto.

"Foi uma vitória ótima, para mim e para a equipe. Estou nas nuvens com duas vitórias em quinze dias", completou o espanhol.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Massa diminui para seis pontos vantagem de Hamilton

Após o triunfo em Cingapura, duas semanas atrás, o bicampeão mundial Fernando Alonso repetiu a dose e, neste domingo, conquistou o GP do Japão de F-1 - antipenúltima etapa da temporada 2008.

No fim da prova, Felipe Massa realizou duas ultrapasagens e concluiu a disputa em oitavo lugar. Com o tento marcado, o brasileiro da Ferrari diminui para seis pontos a vantagem de Lewis Hamilton na liderança do campeonato.

Agora, a F-1 viaja para a China, onde no próximo final de semana, acontece a penúltima prova do ano, no circuito de Xangai. Confira a situação do campeonato de pilotos:

1. Lewis Hamilton - McLaren, 84 pts
2. Felipe Massa - Ferrari, 78
3. Robert Kubica - BMW, 72
4. Kimi Räikkönen - Ferrari, 63
5. Nick Heidfeld - BMW, 56
6. Heikki Kövalainen - McLaren, 51
7. Fernando Alonso - Renault, 48
8. Jarno Trulli - Toyota, 30
9. Sebastian Vettel - Toro Rosso, 29
10. Mark Webber - Red Bull, 20
11. Timo Glock - Toyota, 20
12. Nelsinho Piquet - Renault, 18
13. Nico Rosberg - Williams, 17
14. Rubens Barrichello - Honda, 11
15. Kazuki Nakajima - Williams, 9
16. David Coulthard - Red Bull, 8
17. Sébastien Bourdais - Toro Rosso, 7
18. Jenson Button - Honda, 3
19. Adrian Sutil - Force India, 0
20. Giancarlo Fisichella - Force India, 0

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ferrari recupera a liderança do mundial de construtores

Após o triunfo em Cingapura, duas semanas atrás, o bicampeão mundial Fernando Alonso repetiu a dose e, neste domingo, conquistou o GP do Japão de F-1 - antipenúltima etapa da temporada 2008.

Com o terceiro lugar de Kimi Räikkönen e o oitavo de Felipe Massa, a Ferrari reassumiu a liderança do mundial de construtores, com seis pontos de vantagem para a McLaren, que viu seus dois pilotos não marcarem pontos, em Fuji.

Agora, a F-1 viaja para a China, onde no próximo final de semana, acontece a penúltima prova do ano, no circuito de Xangai. Veja como ficou o mundial de construtores:

1. Ferrari - 141 pts
2. McLaren - 135
3. BMW - 128
4. Renault - 66
5. Toyota - 50
6. Toro Rosso - 36
7. Red Bull - 28
8. Williams - 26
9. Honda - 14
10. Force India - 0

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Após acidente, Coulthard aponta dano na suspensão

David Coulthard tentou explicar o que houve com ele na primeira volta do GP do Japão, em Fuji. O escocês afirmou que foi prensado por Nelsinho Piquet e Sébastien Bourdais, o que contribuiu para uma quebra de suspensão.

O escocês saiu sem ferimentos de um forte impacto na barreira de pneus, o que causou o abandono imediato da antepenúltima corrida de sua carreira na F-1.

"Na primeira curva, estava por dentro de Bourdais. Ele naturalmente cruzou na minha frente para fazer a tangência. Piquet, à frente de nós dois, freou antecipadamente e encontrei-me entre eles", disse à ITV.

Na aceleração da saída da segunda curva, perdeu o controle e acabou na barreira de proteção. "Acho que foi a suspensão, não foram os pneus", afirmou o piloto, segundo o qual a Red Bull lhe dará um novo chassi na China.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Raikkonen, 3º, lamenta incidente na largada

Kimi Raikkonen lamenta que o incidente com Lewis Hamilton na largada do GP do Japão tenha lhe custado um resultado melhor.

O finlandês terminou a corrida na terceira colocação, atrás do vencedor, Fernando Alonso, e de Robert Kubica, com quem travou uma boa batalha pelo segundo lugar.

"Fiz uma largada muito boa, cheguei a ficar em primeiro, mas o Hamilton atravessou na minha frente, e eu não tinha o que fazer", explicou o piloto da Ferrari, que caiu para o sétimo lugar.

"Ainda fiz uma boa corrida de recuperação, e depois tive aquela batalha com o Kubica. Quase conseguia passá-lo no final da reta, mas ele vinha por dentro e mantinha a posição."

Raikkonen explicou que os pneus de seu carro ficaram com muito detrito no final da corrida em Fuji e, por isso, não pôde pressionar Kubica.

"Se não tivesse aquele problema na largada, poderia ter tido um resultado melhor", completou.

Fonte: Tazio
 
Topo