Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Hamilton admite erro, mas reclama de punição de Massa

Lewis Hamilton teve um GP do Japão. Primeiro, fechou a porta na tentativa de ultrapassagem de Kimi Räikkönen na largada, retardando a freada. Por travar os pneus, o inglês da McLaren perdeu posições e se viu atrás de seu rival ao título, Felipe Massa.

O líder do campeonato disputava a posição com o brasileiro e ia superá-lo, mas o ferrarista bateu no carro de Hamilton. Depois, Lewis ainda foi punido pelo primeiro incidente, na saída. Enquanto Massa foi sancionado pelo toque entre ambos. Com tantas dificuldades, ele terminou a prova em 12° lugar.

O britânico admitiu que sua manobra na primeira curva foi um erro. O piloto concordou que deveria ser mais cauteloso naquele momento. "Você sempre olha para trás e deseja fazer algo de maneira diferente. Eu cometi uma falha e paguei por ela", disse.

"As coisas acontecem e você precisa manter a cabeça no lugar e seguir adiante", emendou Hamilton, que, com a oitava posição de Massa, teve reduzida para seis pontos sua vantagem na ponta do mundial.

No entanto, apesar de reconhecer que sua atitude com Räikkönen foi incorreta, o inglês não gostou de receber a mesma punição de Massa. Os dois receberam drive-through, ou seja, passagem pelos boxes.

"Sanções iguais como? Eu não bati em ninguém e ele sim", falou Hamilton, que se mostrou aliviado por Felipe não diminuído ainda mais a diferença.

Fonte: Amigos da Velocidade

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Kubica chama BMW para brigar pelo título

Após terminar o GP do Japão na segunda colocação, neste domingo, Robert Kubica pediu para a BMW fazer um grande esforço pelo título mundial. O polonês, agora, está 12 pontos atrás do líder do campeonato Lewis Hamilton, com duas corridas para o final da temporada.

Kubica está empolgado por manter suas chances na competição. "Este resultado foi muito melhor do que minha vitória no Canadá, pois o nosso carro não é o mesmo do início do ano. Não melhoramos muito nos últimos dois meses, então chegar em segundo é maravilhoso", celebrou.

"Novamente a classificação foi crucial e fui capaz de obter um bom resultado com um desempenho consistente. Esta prova foi ótima para o time, pois estamos num momento difícil. É uma boa motivação para nós. Ainda estamos na luta e vamos tentar", destacou o piloto.

O polonês liderou a primeira parte da disputa, depois de se beneficiar no incidente na largada envolvendo os carros da McLaren e da Ferrrari. Mas Kubica foi superado pela tática de Fernando Alonso e culpou problemas com pneus por não ser capaz de brigar com o espanhol.

"Após a primeira parada, quando ele estava na minha frente, tive muita granulação nos pneus, o que me atrapalhou e eu perdi tempo no último setor", explicou o polonês, que precisou resistir no fim da etapa à pressão de Kimi Räikkönen.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Barrichello diz que toque de Fisichella comprometeu sua corridaDo UOL Esporte

Após o treino oficial de sábado, quando obteve apenas o 17º lugar no grid de largada, o brasileiro Rubens Barrichello reclamou muito do rendimento de seu carro e voltou a lamentar o mau desempenho da Honda na temporada. Neste domingo, o veterano piloto conseguiu a 12ª posição no GP do Japão, mas declarou que poderia ter chegado mais perto da zona de pontuação.

Para Barrichello, sua performance estava boa na primeira parte da prova. "Eu tive um grande começo de corrida hoje, ultrapassei três ou quatro carros na primeira curva e tinha tudo para segurar a posição", comentou o brasileiro. "Mas infelizmente eu fui tocado por Fisichella, o que danificou a traseira do carro e afetou o equilíbrio para o restante da prova".

Na opinião do piloto da Honda, o choque com o italiano, somado às dificuldades de acerto com o carro japonês, comprometeu seu resultado no circuito de Monte Fuji.

"A partir daquele momento, nós ficamos limitados à baixa performance e ao ritmo do carro neste final de semana", analisou Rubinho. "Fizemos tudo que poderíamos, mas não conseguimos nenhum progresso".

Barrichello ocupa o 14º lugar no Mundial de pilotos com 11 pontos, oito a mais do que seu companheiro de time, Jenson Button, que voltou a ficar atrás do brasileiro na prova deste domingo. A Honda é a penúltima colocada no campeonato de construtores, à frente apenas da Force India, que não pontuou na temporada.

Fonte: UOL Esporte

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Gostos Recebidos
0
Alonso vence e Hamilton fica fora dos pontos

ff2f1c1c.jpg

O espanhol Fernando Alonso (Renault) venceu hoje o Grande Prémio de fórmula 1 do Japão, alcançando a sua segunda vitória consecutiva no campeonato do mundo.

Alonso cortou a meta do circuito Fuji Speedway primeiro que o polaco Robert Kubica (BMW Sauber) e que o finlandês e campeão do mundo em título, Kimi Raikkonen (Ferrari), segundo e terceiros classificados, respectivamente.

Após esta corrida, Raikkonen tem 21 pontos de atraso em relação ao britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) que hoje terminou na 12ª posição e não pontuou, mas que continua a liderar a tabela com 84 pontos.

O brasileiro Filipe Massa, em Ferrari, terminou a prova nipónica na oitava posição, e continua na segunda posição da tabela.

Hoje o piloto foi alvo de um inquérito por parte dos comissários de prova devido a um ligeiro incidente com o francês Sébastien Bourdais (Toro Rosso), que terminou em sexto lugar.

9:36 | Domingo, 12 de Out de 2008 - Expresso

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Bourdais é penalizado, e Massa sobe ao 7º lugar no Japão

Aos poucos, o resultado no GP do Japão vai melhorando para Felipe Massa. Cerca de uma hora e meia após o final da prova no circuito de Monte Fuji, os comissários da corrida anunciaram uma punição de 25 segundos a Sébastien Bourdais, da Toro Rosso, o que elevou o brasileiro da oitava para a sétima colocação final.

A sanção ao francês ocorreu por um incidente justamente com Felipe Massa. Na 49ª volta, os dois pilotos se chocaram quando Bourdais deixava os boxes, em alta velocidade, e o brasileiro passava pela saída do paddock. A organização do GP anunciou, imediatamente, que o caso seria analisado. Mais tarde, os comissários julgaram que o francês foi o responsável pelo choque, punindo-o com o acréscimo de 25 segundos ao seu tempo final.

Com a decisão dos organizadores, Bourdais despencou do sexto para o 10º lugar no resultado final da prova, enquanto Felipe Massa subiu da oitava para a sétima colocação e diminuiu para cinco pontos sua diferença em relação a Lewis Hamilton, líder do Mundial.

Outros três pilotos também tiveram suas posições finais alteradas. Sebastian Vettel, companheiro de Bourdais na Toro Rosso, subiu do sétimo para o sexto lugar. Mark Webber, da Red Bull, passou à oitava colocação e entrou na zona de pontuação. Já Nick Heifeld, da BMW, saltou do 10º para o nono lugar.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Trulli sonha com pódio, mas termina em quinto

Jarno Trulli chegou a sonhar com pódio no GP do Japão, mas se contentou com o quinto lugar.

"Nós temos que estar felizes com isso hoje, mas, honestamente, eu queria ter dado um pouco mais para a equipe e para todos os fãs japoneses que torceram por nós", disse o italiano.

"Eu estava realmente esperando que nós pudéssemos chegar ao pódio, porém esse quinto lugar foi tudo o que poderíamos ter feito nesta tarde."

"Eu dei de tudo, do começo ao final, mas nós não podíamos fazer algo melhor hoje", completou.

Trulli explicou que a baixa temperatura não ajudou no equilíbrio do carro.

"Nós fomos competitivos em todo o final de semana e o carro estava bom de novo na corrida, mas as baixas temperaturas não nos ajudaram, o que deixou o carro um pouco desequilibrado."

"Eu tentei manter o Piquet atrás de mim, mas eles estavam muito rápidos hoje. Ainda assim, estou contente por conseguir alguns pontos, e dar aos torcedores alguma coisa para animá-los", finalizou.

Fonte: Tazio

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Nelsinho admite dose de sorte após quarto lugar no Japão

A Renault saiu do circuito de Monte Fuji rindo à toa neste domingo. Fernando Alonso afirmou que estava se sentindo "nas nuvens" após garantir sua segunda vitória consecutiva na temporada 2008, e Nelsinho Piquet também não escondia a felicidade e a surpresa pelo bom quarto lugar na prova, mesmo tendo largado em 12º no grid.

A equipe adotou estratégias diferentes para seus pilotos, que seguiram à risca as determinações do time e obtiveram os resultados expressivos. Alonso largou leve, colocou pouco combustível no primeiro pit-stop e abriu larga vantagem na segunda perna da prova, o suficiente para sustentar a liderança após a segunda parada.

Já o piloto brasileiro partiu com tanque cheio, pronto para realizar apenas um pit-stop, e a estratégia deu certo.

No entanto, Nelsinho admitiu que também contou com a sorte durante a corrida. "Estou muito feliz com esse resultado da equipe. Tive um pouco de sorte no começo, mas depois o carro respondeu bem, em mantive o ritmo e tive apenas que manter a concentração para continuar na frente", analisou o jovem piloto, que conseguiu ganhar posições após a tumultuada largada em Monte Fuji.

"O time está ficando mais forte neste final de temporada, e eu espero que continue assim", comemorou Nelsinho, cujo bom resultado no Japão pode contar pontos na decisão da Renault sobre sua permanência ou não na escuderia em 2009.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Bourdais diz ser inocente e joga culpa em Massa

Sébastien Bourdais culpou Felipe Massa pelo incidente que lhe tirou a sexta posição no Japão _foi punido com acréscimo de 25 segundos ao seu tempo final.

Os dois carros ficaram lado a lado quando o francês saiu dos boxes pela última vez. O brasileiro tentou ultrapassá-lo na primeira curva, recebeu um toque e rodou.

Para o piloto da Toro Rosso, foi o da Ferrari quem não teve o cuidado de ficar a uma distância mínima para evitar choque nessa situação.

"Para mim, é muito claro. Sim, saí dos boxes, sim, fui cuidadoso. Permaneci por dentro e não o tirei da pista, não excedi a curva", disse o agora décimo colocado.

"Fiz o que podia para não colidir com ele, e ele apenas virou e comportou-se como se eu não existisse, como se não estivesse lá. O que eu deveria fazer?"

"Estive nessa posição em muitas vezes e nunca me envolvi incidentes. É só haver um pouco de respeito: cada um dá um espaço e dá tudo certo, mas, se não estiver certo disso, acontecerá um acidente."

Como Massa pararia algumas voltas depois, Bourdais insistiu nesse ponto, afirmando ser um risco desnecessário e não haver nada a ganhar: "Por que pensaria em fazer algo assim? Não entendo".

Com a punição, Massa agora está cinco pontos atrás de Lewis Hamilton, porque passou de oitavo para sétimo.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Alonso: "Se puder ajudar, ajudarei a Massa"

Em entrevista após o GP do Japão, Fernando Alonso disse que a luta pelo título está muito mais acirrada do que em outros anos, principalmente pelos erros cometidos entre os líderes.

Questionado se ajudaria Felipe Massa a conquistar o Mundial, o bicampeão respondeu: "Se puder ajudar, ajuderei a Massa."

O espanhol da Renault é desafeto do ex-companheiro de McLaren e atual líder do campeonato, Lewis Hamilton.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Para Massa, batida com Lewis foi "incidente de corrida"

Felipe Massa negou ter batido de propósito no seu rival ao título, Lewis Hamilton, durante o GP do Japão, neste domingo. Após a confusão da largada, na segunda volta, o inglês da McLaren tentou ultrapassar o brasileiro, mas os dois se tocaram.

Pior para Hamilton que ainda rodou e só pode voltar à corrida no fim de pelotão. Depois, o ferrarista foi punido pela direção de prova pelo incidente. Enquanto Lewis também foi obrigado a passar pelos boxes por gerar o tumulto na saída.

Confira a entrevista completa de Felipe Massa*

Porém Felipe questionou se merecia a punição e disse que o choque foi coisa de corrida. "Ele freou muito tarde e eu também. Então eu espalhei na primeira parte da curva e ele tomou o lado de dentro, me empurrando para a brita", explicou.

"Assim, com as rodas na brita, na curva seguinte, eu estava na esquerda e nos tocamos. Portanto, na minha opinião, foi acidente de corrida. Eu não pude parar o carro e estava na brita, porque ele me jogou lá. No entanto, recebemos um drive-through e pagamos", emendou o brasileiro.

Já, em relação à punição de Hamilton, que atrasou a freada na primeira curva e obrigou Kimi Räikkönen espalhar, atrapalhando a vida de outros pilotos, Massa viu justiça. "Ele largou mal e Kimi o superou. Depois, ele tentou frear completamente quando todos estavam na curva. Para mim, Lewis foi um pouco otimista demais".

No fim, o titular da Ferrari ainda se recuperou na corrida e, com ultrapassagens nas duas voltas finais, chegou em oitavo. E, após a punição de Sebastien Bourdais posteriormente à prova, Felipe subiu para sétimo.

Com o resultado, o brasileiro diminuiu para cinco pontos a vantagem de Lewis Hamilton na liderança do campeonato.

*Entrevista concedida ao repórter Felipe Motta da Jovem Pan

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Kövalainen vê manobra limpa de Hamilton na primeira curva

Heikki Kövalainen acredita que a manobra do seu companheiro de McLaren, Lewis Hamilton, na primeira curva do GP do Japão foi correta. Mas o líder do campeonato foi punido por impedir a passagem de Kimi Räikkönen, da Ferrari, e jogá-lo para fora da pista.

Hamilton teve uma largada ruim e perdeu terreno para o finlandês. Depois, o inglês tentou se recuperar atrasando a freada. Porém o que Lewis conseguiu foi espalhar e atrapalhar a vida de Räikkönen e de Felipe Massa, que vinha logo atrás.

"Obviamente Kimi partiu bem e Hamilton não saiu tão forte assim. Inicialmente, Räikkönen o superou, só que, na seqüência, buscou voltar à briga. Os dois foram até o fundo. E não sei, acho que foi uma primeira curval normal", analisou Kövalainen.

Perguntado se o comportamento de Hamilton foi limpo, o finlandês respondeu: "Acredito que sim. Tenho de ver novamente depois. Contudo não sou a pessoa certa para fazer avaliações, sou um piloto e não um juiz".

Na sua corrida, Kövalainen se aproveitou da confusão e seguiu em terceiro. O finlandês até chegou a liderar a prova, todavia foi obrigado a abandonar com problemas no motor.

"Creio que foi uma quebra de motor. Não sei exatamente o que houve, porque a confiabilidade tem sido fantástica neste ano. Às vezes, estas coisas acontecem. Só vi algumas peças de metal voando do exaustor e isso nunca é um bom sinal", concluiu.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Após batida, Coulthard admite precisar de novo carro na China

David Coulthard, veterano piloto da Red Bull, acredita que o toque entre ele, Nelsinho Piquet e Sebastien Bourdais contribui para a aparente quebra da suspensão de seu carro na primeira curva do GP do Japão, neste domingo.

Após ter seu monoposto danificado, o escocês passou reto na curva dois e bateu com força na proteção de pneus, mas saiu ileso do acidente. Agora, o piloto está a duas corrida da sua aposentadoria na F-1

"Na curva um, eu tentei vir por dentro e Bourdais, naturalmente, fechou a porta. Nelsinho, que estava na nossa frente, freou um pouco mais cedo e me encontrei entre os dois", contou. "O carro pulou um pouco e foi batido", continuou Coulthard.

"Então, quando escapei na curva dois, qualquer que seja o dano foi feito na curva anterior e resultou na minha ida à barreira de pneus. Acho que é mais provável ser um problema na suspensão do que com um pneu", explicou o escocês.

Os danos no RB4 de Coulthard são significantes. Ele admitiu que precisará de um novo chassi para o GP da China, a ser realizado no próximo final de semana.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Heidfeld espera obter melhor posição de largada na China

Nick Heidfeld terminou o GP do Japão, neste domingo, na nona posição, após ser beneficiado com a punição imposta a Sebastien Bourdais depois da prova. O alemão, da BMW, que alinhou em 16°, comentou os problemas da primeira curva no circuito de Fuji.

"Comparado aos carros da Williams na minha frente, larguei bem, mas as Hondas atrás foram ainda melhores. Havia muito tráfego na primeira curva e, por sorte, passei pela confusão", disse o piloto, de contrato recém-renovado para 2009.

Heidfeld admitiu ter se divertido com uma ultrapassagem. "Para mim, o momento mais legal da corrida foi, certamente, quando superei dois carros ao mesmo tempo na volta quatro. Eu tinha a estratégia de apenas uma parada e foi difícil conduzir o carro pesado".

No entanto, o germânico já pensa no GP da China, no próximo domingo 19 de outubro. "Agora estou ansioso para a próxima etapa, em Xangai, para tentar ter uma melhor classificação".

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Vettel pensa em somar mais pontos nas corridas finais

Sebastian Vettel, da Toro Rosso, chegou na sexta posição no GP do Japão neste domingo. O alemão foi beneficiado pela punição imposta ao seu companheiro equipe, Sebastien Bourdais, e herdou uma colocação no resultado definitivo.

Vettel foi mais um piloto que lamentou a confusão logo após a largada. "Na primeira curva, fui forçado a sair da pista, já que houve um incidente. Então, perdi muitos lugares. Após isso, foi difícil lutar para me recuperar".

E o jovem piloto, vencedor do GP da Itália, comemorava o fato de ter dois Toro Rossos nos pontos. Porém Bourdais teve um acréscido de 25 segundos no seu tempo final e caiu de sexto para décimo. Faltando duas provas para se despedir da sua atual equipe, Vettel quer continuar na zona de pontuação.

"Mesmo assim, conseguir colocar os dois carros nos pontos mostrou o nosso forte desempenho. Porém podíamos ter somado alguns outros pontos hoje. Agora, a duas corridas do fim, espero marcar mais", concluiu o germânico, oitavo no campeonato com 30 pontos.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Webber exalta disputa com Massa no fim do GP do Japão

Mark Webber, da Red Bull, completou o GP do Japão na nona posição neste domingo. Mas o piloto foi beneficiado pela punição imposta a Sebastien Bourdais, da Toro Rosso, após a prova, e subiu para o oitavo posto, marcando um ponto.

O australiano alinhou em 13° lugar e, com uma estratégia de apenas uma parada nos boxes, ganhou colocações até seu pitstop. "Depois de largar mal e ir para atrás, tive uma primeira parte de prova muito boa, passando Nick Heidfeld duas vezes, entre outros", afirmou Webber.

O veterano explicou a sua perda de performance no decorrer da etapa. "No segundo trecho, meu rendimento caiu, pois enfrentei problemas para controlar o carro. Os pneus da frente estavam esfarelando, e foi duro manter um bom desempenho".

Webber ainda exaltou sua disputa por posição com o brasileiroFelipe Massa, nas voltas finais. "Massa era mais rápido e eu sabia que seria complicado mantê-lo atrás. Fui ao limite quando ele tentou a ultrapasasgem. Foi muito difícil lutar contra o carro dele, e o Felipe me superou".

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
"Pena não brigarmos pelo título", comenta Alonso

Após o triunfo em Cingapura, duas semanas atrás, o bicampeão mundial Fernando Alonso repetiu a dose e, neste domingo, conquistou o GP do Japão de F-1 - antipenúltima etapa da temporada 2008. O espanhol se aproveitou de incidentes entre os carros de Ferrari e McLaren para colocar sua Renault no lugar mais alto do pódio.

Com a confusão, o piloto, que alinhou em quarto, ficou com o caminho livre para brigar com Robert Kubica pela vitória. O asturiano superou o polonês no primeiro pitstop e, depois, só ficou ausente da ponta durante as paradas nos boxes.

O bicampeão enalteceu os progressos da Renault no decorrer do atual mundial. Mas, com a reação tardia, Alonso lamentou não ter condições de lutar pelo título. "Era uma briga pelo campeonato no início, porém demoramos a nos adaptar aos novos regulamentos", disse.

"Entendi os problemas do início da temporada e trabalhamos para melhorar ao longo dela. Realizamos uma série de evoluções nos nossos carros. As dificuldaes ficaram para trás, e isso é muito bom. Pena que não possamos brigar pelo título", avaliou o espanhol.

Agora, Alonso ocupa o sétimo lugar na tabela - atrás apenas dos pilotos da McLaren, da Ferrari e da BMW - com 48 pontos. O líder Lewis Hamilton tem 36 pontos a mais que o asturiano. Restam duas corridas para o final do ano: China e Brasil.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Hamilton quer abandonar tática conservadora nos últimos GP's

Antes do GP do Japão, disputado neste domingo, o líder da temporada 2008 da Fórmula 1 Lewis Hamilton pregou uma tática mais cautelosa de olho nos pontos. O inglês, da McLaren, havia chegado à conclusão que não era fundamental vencer as provas para levar o título.

Porém, após a prova realizada no circuito de Fuji, o piloto parece ter mudado de idéia e pretende abandonar o conservadorismo nas etapas finais do campeonato deste ano - China e Brasil. "Tenho duas corridas ainda e meu objetivo é ganhar ambas", destacou.

No Japão, Hamilton saiu na pole position e se envolveu numa confusão logo na primeira curva ao retardar a freada para evitar a ultrapassagem de Kimi Räikkönen. Na ocasião, Lewis travou os pneus e perdeu mais posições.

Na seqüência, na segunda volta, o britânico tentou superar Felipe Massa, mas o brasileiro bateu nele e ele rodou, sendo obrigado a voltar no fim do pelotão. Mais tarde, o piloto foi punido pelo incidente na largada com uma passagem pelos boxes.

Como resultado, Hamilton chegou em 13°. Já Massa, também punido pelo choque com o inglês, se recuperou e terminou em sétimo. A diferença entre ambos no campeonato diminuiu para cinco pontos. E Lewis se consola na redução de apenas dois pontos da sua vantagem.

"Hoje houve coisas positivas. Só perdi dois pontos em relação a Massa. Assim, definitivamente, nada está definido. Agora, vou esquecer tudo o que aconteceu", declarou o titular da McLaren, já pensando na prova chinesa, no próximo final de semana.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton acusa Felipe Massa de bater de propósito no início do GP do Japão

A briga pelo título mundial de pilotos de 2008 agora acontece também fora das pistas de Fórmula 1. Neste domingo, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, acusou o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, de provocar deliberadamente o acidente envolvendo os dois carros no GP do Japão.

A batida aconteceu logo no início da corrida na pista de Monte Fuji. Massa tocou o carro de Hamilton quando seria ultrapassado. O inglês ficou atravessado na pista e despencou para a última colocação. Já o brasileiro foi punido com um drive-through (passagem pelos boxes) pela manobra.

Com a confusão, a corrida dos dois pilotos ficou prejudicada. Massa acabou a prova na oitava colocação, mas herdou uma posição após a punição imposta a Sebastien Bourdais. Hamilton foi apenas o 12º. O vencedor foi Fernando Alonso, da Renault.

"Eu fiz a curva normalmente e ele veio de maneira muito agressiva e me tocou. Foi tão deliberado quanto poderia ser", reclamou Hamilton, que viu sua vantagem na liderança do Mundial cair para cinco pontos.

Massa, que tem duas corridas para tentar tirar esta diferença (o GP da China, no próximo domingo, e o GP do Brasil, no dia 2 de novembro), rebateu as acusações do rival.

"Eu não bati deliberadamente. Não posso acreditar que ele pensa isso. Tenho um bom relacionamento com o Lewis e não faria nada para destruir isso", disse o brasileiro, que tenta ser o primeiro piloto do país a conquistar um título da Fórmula 1 desde o tricampeonato de Ayrton Senna em 1991.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Punição de Bourdais contraria instruções da FIA

A punição dada a Sébastien Bourdais no GP do Japão contrariou a instrução do diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, sobre a interpretação do regulamento da F-1.

O francês, sexto na prova, recebeu um acréscimo de 25 segundos em seu resultado final por ter colidido contra o carro de Felipe Massa enquanto saía dos boxes. Ficou em décimo.

O incidente foi bastante criticado no paddock de Fuji, especialmente porque, segundo o que aconselha a FIA, "o carro que sai do pit stop tem preferência", o que significa que o ferrarista é quem deveria ter sido punido.

Após a prova, Bourdais criticou Massa, acusando-o de ter sido desrespeitoso. "O que queriam que eu fizesse? Que desenrolasse o tapete vermelho para ele?", esbravejou o piloto da Toro Rosso.

O drama de Bourdais foi semelhante ao caso de Lewis Hamilton no GP da Bélgica. Em Spa, o inglês da McLaren foi punido por ter ultrapassado Kimi Raikkonen após ter cortado uma chicane, apesar de Charlie Whiting ter dito à equipe inglesa que a manobra havia sido normal.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
McLaren defende direção agressiva de Hamilton

Ron Dennis e Martin Whitmarsh defenderam a maneira agressiva de pilotagem de Lewis Hamilton, principalmente pelos incidentes no GP do Japão.

medium.jpg

Líder do campeonato, o inglês largou na pole em Fuji, mas quase a perdeu na primeira curva, pois Kimi Raikkonen, segundo, saiu melhor.

Ele tentou retardar a freada, perdeu o ponto e espalhou, levando o finlandês e Felipe Massa para fora da pista. Com isso, precisou forçar muito para tentar recuperar posições.

Depois, foi tocado pelo brasileiro na curva 10, ficando na direção contrária, além de ter levado um drive-through por condução inapropriada na largada. Terminou a prova em 12º.

"Ele é um piloto de corridas. Isso é o que faz dele o piloto que é. Ele está brigando por posições em cada oportunidade e você não vai pará-lo de fazer isso", afirmou Dennis, chefe da McLaren.

"É claro, com o benefício de voltar no tempo, teria sido melhor se ele pudesse ter tido um pouco mais de prudência na primeira curva, mas esse é o benefício de voltar no tempo."

"Você não pode só escolher certos aspectos dos pilotos. O simples fato é que ele é um grande piloto, nós vamos lutar pelo campeonato, mas às vezes é uma briga difícil", concluiu.

Já Whitmarsh, chefe-executivo da equipe inglesa, disse que isso faz parte do automobilismo.

"Foi uma boa largada do Kimi. Lewis estava lá para tentar e ver o que ele poderia fazer. Ele freou tarde naquela curva _é disso que o automobilismo é feito e infelizmente não deu certo para ele hoje [ontem]", lamentou.

Hamilton não pontuou em Fuji, enquanto Massa marcou dois pontos e diminuiu para cinco a vantagem do piloto da McLaren na liderança do campeonato, 84 a 79.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Patrocinador da Williams passa por crise financeira

Se não bastasse suas próprias dificuldades financeiras, a Williams pode ter sua situação agravada devido a uma crise em um de seus principais patrocinadores, o Royal Bank of Scotland (RBS).

O banco é uma das vítimas da atual crise financeira global. Embora o governo britânico tenha anunciado um pacote de auxílio monetário ao banco, o chefe-executivo do RBS, Fred Goodwin, deve abandonar seu cargo.

Devido às dificuldades, o grupo pode cortar seus patrocínios no esporte, que além da F-1 também injeta dinheiro em rugby, golf, hipismo e tênis. O RBS, por sua vez, ainda não se pronunciou a respeito do futuro de sua atuação no ramo esportivo.

A Williams tem um contrato de US$ 14 milhões com o RBS até 2010.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Massa crê em Hamilton forte na China e no Brasil

Felipe Massa acredita em um Lewis Hamilton muito forte nas últimas duas corridas da temporada.

O inglês tinha dito que iria para Fuji, no Japão, para assegurar pontos, mas foi agressivo na largada contra Kimi Raikkonen, freou tardiamente e levou consigo para longe o finlandês e quem vinha logo atrás, o que lhe rendeu uma punição.

Apesar disso, o ferrarista, cinco pontos atrás do competidor da McLaren, reconheceu que não é recomendado julgar um piloto por apenas uma corrida _ele pode recuperar-se na seguinte.

"É sempre difícil falar sobre uma corrida. Talvez você tenha um mau resultado em uma prova, mas, na próxima, você talvez esteja muito forte. Você nunca sabe", disse.

"Para mim, serão dois GPs muito difíceis e muito duros. Mas ele pode estar muito forte e podemos estar muito fortes. E precisamos acreditar nisso."

Massa mantém a harmonia fora das pistas com Hamilton, embora tenha ocorrido incidente entre os dois no Japão, pelo qual o brasileiro levou drive-through por ter batido no rival.

"Temos um bom relacionamento. Admiro-o como piloto e pessoa e estou certo de que ele igualmente me admira. Não tento trazer problemas da pista para o lado de fora. Não tenho problemas em dizer 'olá' para ele. Não mudarei minha abordagem", afirmou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Kubica espera ter mais sorte no GP da China

Robert Kubica não desistiu da luta pelo título da temporada e, por isso, espera ter mais sorte no GP da China, no próximo final de semana, do que na corrida do ano passado.

Em 2007, o polonês liderava a prova, mas abandonou por causa de um problema no sistema hidráulico.

Com duas provas para o final da temporada, o piloto da BMW tem 72 pontos, 12 atrás do líder, Lewis Hamilton.

"Não tive muita sorte neste circuito, mas espero que possa trocar a situação desta vez e conseguir pontos importantes para o Mundial", afirmou Kubica, que gosta da pista de Xangai.

"É um circuito interessante, com uma reta muito grande, lugar ideal para ultrapassar."

"O traçado oferece uma variedade de diferentes curvas, tem zonas lentas, mas também várias rápidas e a primeira curva é particularmente desafiadora para o piloto", explicou o polonês.

A BMW também continua na briga pelo título do Mundial de Construtores: tem 128, contra 142 da Ferrari e 135 da McLaren.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
"Não acredito que o Canadá volte ao calendário," diz Fry

De acordo com o diretor da Honda, Nick Fry, não há mais o que se fazer para o retorno do GP do Canadá em 2009. Depois de uma disputa comercial com o chefão da categoria, Bernie Ecclestone, a etapa de Montreal foi retirada da lista de provas para o ano que vem.

A questão envolve diversos interesses, inclusive do governo canadense que já avisou querer rever a decisão de Ecclestone. Também as equipes de F-1 estão interessadas em resolver o impasse, pois o mercado da América do Norte é muito lucrativo, mas estaria de fora dos planos da categoria para 2009.

"Não acredito que seremos capazes de salvar a corrida para 2009, já não há tempo. Por outro lado, temos que encontrar uma solução para 2010 e depois. Precisamos ter como prioridade pelo menos duas corridas na América do Norte," comentou Fry.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Associação de equipes estuda banir reabastecimento

Nesta semana, em Xangai, palco do GP da China, a Associação de Equipes da F-1 (FOTA, em inglês) fará uma série de reuniões para definir maneiras de tornar mais atrativo o fim de semana de corrida.

Entre as medidas que serão discutidas, estão o fim da parada para reabastecimento e, por conseqüência, as provas ficariam mais curtas.

Martin Whitmarsh, chefe-executivo da McLaren e líder do Grupo Esportivo de Trabalho da FOTA, confirmou também que os testes coletivos durante a temporada podem ser diminuídos drasticamente.

"Sim, nós estamos olhando para o formato da corrida e para os testes. Penso que existem algumas boas idéias na agenda que podem mudar o formato da corrida e o formato do fim de semana", explicou o dirigente.

A idéia de banir a reposição de combustível surgiu após os incidentes ocorridos nesta temporada _e com o agravante do problema enfrentado por Felipe Massa no GP de Cingapura.

Para não ter que mudar o desenho dos carros e aumentar o tamanho dos tanques de combustíveis, as equipes pensam, então, em diminuir o número de voltas das corridas, como uma possibilidade.

"Felizmente, juntos nós surgiremos com alguns acordos para podermos mudar o fim de semana de maneira positiva. Mas precisamos ser cuidadosos em fazer essas mudanças que possam manter algo da pureza que é importante na F-1", afirmou Whitmarsh.

"Nós temos que olhar para a agenda das sexta-feiras e decidir quais esforços são dignos para poder torná-las mais espetaculares e ter um pouco de competição naquele dia."

"E vamos rever o que nós fazemos nos sábados e domingos para ver se podemos fazê-los um pouco menos previsíveis", avaliou o chefe-executivo da McLaren.

"Mas eu preciso dizer, baseado no que está sendo mostrado nas últimas corridas, que elas estão positivamente imprevisíveis no momento", completou Whitmarsh.