Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
DÚVIDAS F1: Teremos mais ultrapassagens?

4a91bcb3.jpeg

Desde que as novas regras foram conhecidas que a FIA tem dito e redito que vamos ter muito mais ultrapassagens em 2009 do que nos anos anteriores. Todos queremos que isso seja mesmo um facto, mas os indicadores retirados dos testes que já se efectuaram - com os carros de 2008 adaptados às regras de 2009 - não nos deixa muito optimistas.

Com as novas asas traseiras a serem bem mais pequenas e eficazes que as vistas até agora e as asas anteriores mais perto do solo e, por isso, menos susceptíveis de serem afectadas por turbulência; com os carros a ganharem aderência mecânica graças à reintrodução dos pneus "slicks", dependendo menos da aerodinâmica; e com a aparição do KERS, para dar mais potência momentânea nas zonas em que os pilotos mais necessitarem dela, deveriam estar reunidas condições para as ultrapassagens serem mais frequentes, mas toda a gente já trabalha para ficar menos vulnerável na luta em pista e o mais provável é ficarmos na mesma, pelo menos até acabarem com os reabastecimentos, para 2010.

Parte do desenvolvimento aerodinâmico tem ido para a criação do máximo de turbulência pelas asas traseiras e já se percebeu que quem tiver KERS vai usá-lo nos mesmos pontos do circuito e de forma pré-programada; e com os pneus traseiros a sofrerem muito em 2009, quem forçar muito com tanque cheio vai ficar em dificuldades em poucas voltas.
Por isso, vamos esperar para ver o que acontece já em Melbourne, para começarmos a perceber se, afinal, as ultrapassagens vão ser mais frequentes ou não.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
DÚVIDAS F1: Force-India vai melhorar?

54073b30.jpeg

Única equipa que não marcou pontos em 2008, isolada no fundo de pelotão depois do abandono da Super Aguri, a Force India deposita grandes esperanças na sua ligação à McLaren-Mercedes para sair dos últimos lugares e passar a entrar na luta pelos pontos. No papel a nova estrutura promete, pois a "nova" equipa vai dispor de meios tecnológicos mais avançados do que até aqui, uma gestão técnica com ligação a Woking e motores Mercedes, bem como o KERS que a marca alemã e a McLaren estão a desenvolver.

Mas se olharmos para além das intenções - e não duvidamos que a McLaren está empenhada em que esta ligação dê certo - ficamos com sérios motivos para ter dúvidas: em primeiro lugar porque já se percebeu que Vijay Mallya não tem grande compreensão da Fórmula 1 e como vai ser ele a dirigir a equipa no terreno a apreensão geral é grande; depois, porque falta agora um líder técnico capaz, daqueles que podem decidir num segundo, graças à sua enorme experiência e à pouca capacidade de liderança de James Key e Mark Smith junta-se agora a necessidade de consultar Simon Robert, o homem de ligação à McLaren, tirando à equipa capacidade de reacção.

Junte-se a isto o provável encolhimento do orçamento relativamente a 2008, pelas dificuldades por que passam as empresas de Mallya, principais patrocinadores da Force India no ano passado e a falta dum piloto mais inspirador que Fisichella ou Sutil e percebe-se que dificilmente as coisas mudarão muito lá para os lados de Silverstone.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
DÚVIDAS F1: Bernie Ecclestone vai à guerra

58a543b4.jpeg

Pela primeira vez em 30 anos a liderança de Bernie Ecclestone no que respeita à gestão comercial da Fórmula 1 está a ser colocada seriamente em causa. Luca di Montezemolo, como líder da FOTA, não tem sido nada macio no seu discurso e já deixou bem claro que as equipas querem uma fatia muito maior do que aquela a que têm direito até agora nas receitas que a Fórmula 1 gera, já a partir de 2009.

Depois da surpreendente união das equipas ter forçado a FIA a abandonar algumas das suas ideias mais alucinantes - o motor único era mesmo a sentença de morte para a Fórmula 1 - as atenções de Montezemolo e seus pares concentram-se agora na caixa forte do tio Bernie, reclamando mais dinheiro do que aquele que recebem actualmente.
Caso as dez equipas se mantenham mesmo unidas - e resta saber até que ponto Mallya, que ainda está em dívida para o patrão da FOM, pode ir contra os seus interesses - Ecclestone vai ter de estar ao seu melhor nível para evitar uma cedência em todo
o campo, como aconteceu ao seu ex-aliado Mosley.

Mas é necessária uma dose grande de coragem ou loucura para apostar contra Ecclestone, mesmo se os 79 anos já devem pesar e, por isso, nesta guerra o melhor é ficar à janela, sem fazer previsões, só para ver o que vai mesmo acontecer.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
FIA publicou lista oficial para o Mundial de F1

c5e76479.jpeg

A FIA publicou hoje a lista FIA oficial de equipas e pilotos para o Mundial de Fórmula 1 em 2009. Sem qualquer surpresa de última hora, Lewis Hamilton, o campeão em título vai correr com o número 1 no seu McLaren-Mercedes, numa tabela que ainda inclui a Honda F1 Racing, que como se sabe, continua à espera de comprador para a equipa. Fica por anunciar igualmente o segundo piloto da Toro Rosso, com os candidatos, para já, a serem Takuma Sato e Sébastien Bourdais.

Lista de Pilotos e Equipas 2009

1 Lewis Hamilton (GB) Vodafone Mclaren Mercedes Mclaren Mercedes
2 Heikki Kovalainen (Fin) Vodafone Mclaren Mercedes Mclaren Mercedes
3 Kimi Raikkonen (Fin) Scuderia Ferrari Marlboro Ferrari
4 Felipe Massa (Br) Scuderia Ferrari Marlboro Ferrari
5 Robert Kubica (Pl) BMW Sauber F1 Team Bmw Sauber
6 Nick Heidfeld (D) BMW Sauber F1 Team Bmw Sauber
7 Fernando Alonso (E) ING Renault F1 Team Renault
8 Nelson Piquet (Br) ING Renault F1 Team Renault
9 Jarno Trulli (I) Panasonic Toyota Racing Toyota
10 Timo Glock (D) Panasonic Toyota Racing Toyota
11 Sebastien Buemi (Ch) Scuderia Toro Rosso STR-Ferrari
12 FALTA ANUNCIAR Scuderia Toro Rosso STR-Ferrari
14 Mark Webber (Aus) Red Bull Racing RBR-Renault
15 Sebastian Vettel (D) Red Bull Racing RBR-Renault
16 Nico Rosberg (D) At&T Williams Williams Toyota
17 Kazuki Nakajima (J) At&T Williams Williams Toyota
18 FALTA ANUNCIAR Honda Racing F1 Team Honda
19 FALTA ANUNCIAR Honda Racing F1 Team Honda
20 Adrian Sutil (D) Force India F1 Team Force India Mercedes
21 Giancarlo Fisichella (I) Force India F1 Team Force India Mercedes
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mercedes pode vir a fornecer ex-equipa Honda

8205ac26.jpeg

A Mercedes pode vir a ser a fornecedora de motores para a ex-equipa Honda, com Norbert Haug, principal responsável pela área desportiva da marca germânica, a garantir que a Mercedes está aberta a negociações.
Mercedes pode vir a fornecer ex-equipa Honda -

Em declarações ao Autosport.com, Haug explicou que uma parte fundamental do processo é garantir que existe uma base financeira sólida por trás da equipa de Brackley, disposta a financiar os motores.

"Se houver uma solução viável com um investidor para essa equipa, estaremos preparados para o discutir. Mas têm de existir garantias financeiras", referiu o alemão, lembrando que "não podemos oferecer prendas nesta altura e com esta clima [financeiro]". "Mas nós gostaríamos de ajudar pelo bem da Fórmula 1", acrescentou.

Já com a parceria com a Force India entre mãos, Haug garante que a possibilidade de fornecer outra equipa não irá levantar qualquer problema para a Mercedes, ainda que o desenvolvimento do sistema KERS continue a suscitar muitos desafios.

"Esta não é a altura ideal. Temos bastante trabalho a fazer com o KERS e com o novo limite de rotações, o que é um grande desafio. O pessoal de Brixworth [motores] está a trabalhar a fundo como nunca antes. Nem mesmo quando mudámos para os V8 tivemos tanto trabalho", asseverou.

"O Ross Brawn, Nick Fry e os membros da sua equipa fizeram um bom trabalho até agora, assim, se estivéssemos em posição de ajudar certamente tentaremos fazê-lo", disse, reforçando que a componente financeira tem de estar bem firme.

"A sustentabilidade financeira é muito importante. Tem de ser 100 por cento à 'prova de bala'", concluiu.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Button ou Sato para o segundo Toro Rosso

ebe50cce.jpeg

Sébastien Buemi foi confirmado como piloto titular da Toro Rosso para a próxima temporada. O suíço, que completou 20 anos no final de Outubro passado, estava praticamente seguro na equipa de Faenza depois de Mateschitz ter deixado bem claro que era a sua primeira escolha e o facto de ter feito todos os testes da Toro Rosso e até de ter rodado três dias com a Red Bull, no final de 2008, era uma indicação clara de que estava a caminho da Fórmula 1, depois de uma temporada e meia na GP2.
Button ou Sato para o segundo Toro Rosso -

Se a contratação do suíço era dada como certa, já para o segundo STR4 as dúvidas mantêm-se, depois duma alteração na política da equipa. Se até há pouco tempo Bourdais e Sato eram os únicos candidatos ao lugar, agora a Toro Rosso está na disposição de esperar que Jenson Button resolva a sua situação com a Honda, antes de escolher o companheiro de equipa de Buemi para este ano. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Honda e Button extremam posições

30cacabd.jpeg

A relação de Jenson Button com a Honda já teve melhores dias! Neste momento, as discussões do inglês com a marca japonesa estão muito extremadas.
Honda e Button extremam posições -

Isto porque Button assinara há pouco tempo um contrato válido até ao final de 2011 com a Honda, por um valor de oito milhões de libras por ano, e quer receber na integra os 24 milhões de libras em questão; a isso a Honda contrapôs que se pagar esse montante, não liberta o inglês para correr por outra equipa nos próximos três anos, o que representaria, na prática, o fim da sua carreira, mas com uma reforma dourada.

A partir destes extremos as duas partes estão, agora, a tentar chegar a um acordo, com Button a tentar retirar o máximo dinheiro possível desta situação, e a Honda a esticar também ao máximo a corda, sabendo que o inglês tem um enorme desejo de continuar a correr em 2009.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mudanças na Red Bull

fb8df5f6.jpeg

Os fracos resultados da Red Bull continuam a ter consequências na organização da equipa, e na semana passada foi anunciado que Paul Monaghan - até agora Chefe de Engenheiros - e Ian Morgan - líder técnico da equipa de testes - vão deixar de trabalhar nas pistas, assumindo funções na fábrica.

Faltando ainda saber quem substituirá Monaghan - pois o cargo de Morgan vai desaparecer com o fim das equipas de testes - resta saber se estas alterações foram mesmo feitas para "reforçar a qualidade da comunicação entre a fábrica e a pista", como anunciou a equipa, ou se foi uma espécie de punição para ambos, apontados como culpados pela humilhante derrota face à Toro Rosso.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Novo circuito em Espanha

eef08549.jpeg

Foi apresentado na semana passada um novo circuito em Espanha, o Motorland Aragon, nesta região do nordeste castelhano. Projectado pelo inevitável Herman Tilke, com Pedro de la Rosa como consultor, o novo traçado, que tem 5,435 km de extensão na mais longa das sete versões disponíveis, também fez dos - agora cada vez mais raros - testes de Fórmula 1 o seu alvo preferencial, mas face à concorrência de Barcelona, Jerez, Valência e até de Monteblanco, terá dificuldades em impor-se a nível interno.

Mesmo assim, passará a ser uma excelente alternativa para os muitos campeonatos espanhóis e, quem sabe, até para alguns campeonatos portugueses, servindo para complementar os seus calendários.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Passo em frente para Donington

cad2139d.jpeg

Os responsáveis do circuito de Donington receberam permissão dos conselhos municipais com jurisdição sobre a sua pista para avançarem com o projecto de modificação das suas estruturas, tendo em vista a realização do GP da Grã-Bretanha naquele circuito a partir de 2010.

Seis meses depois de terem anunciado o acordo com Ecclestone e submetido aos respectivos conselhos municipais o seu projecto, Simon Gillet e os seus associados receberam luz verde para iniciar os trabalhos e estes deverão mesmo começar já hoje, com a construção dum túnel que permita a realização de obras importantes no miolo do circuito sem impedir a sua normal utilização nos próximos doze meses.

Mas as dúvidas quanto ao financiamento deste projecto continuam a ser muitas, pois o sucesso deste depende da capacidade dos homens de Donington angariarem cem milhões de libras no próximo ano e meio, numa altura em que a economia mundial está em clara recessão.

Daí que Bernie Ecclestone tenha imposto um primeiro prazo, em Setembro deste ano, para que parte das obras estejam prontas, com outro prazo, em Março de 2010 a ser o limite para que tudo esteja concluído. Pouco tempo, como se vê, para angariar fundos tão importantes, mais a mais na actual conjuntura económica.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Transmissões de baixo custo para 2010

b6900663.jpeg

Um dia depois de Max Mosley ter tornado pública um extensa carta às equipas, nas quais impunha que todas utilizassem uma transmissão única a partir de 2010, para além de tornar urgente a reversão em regulamentos oficiais aquilo que já tinham acordado anteriormente, numa tentativa de fazer crer que ainda lidera o processo da redução de custos na Fórmula 1, a FOTA anunciou mais um acordo importante, que vai permitir a todos gastar bastante menos a partir do próximo ano.

Assim, foi aprovada a proposta de que todas as equipas continuem a conceber e construir as suas próprias transmissões, com um custo máximo de 1,5 milhões de euros por ano - menos ainda do que a FIA tinha encontrado... - tornando-as disponíveis para as equipas independentes.

Túneis de vento e materiais exóticos

Para além disso foi reafirmado o acordo de que os túneis de vento só poderão ser utilizados oito horas por dia e apenas cinco dias por semana ao longo de todo o ano, com excepção das seis semanas em que todas as fábricas vão estar, de facto, fechadas. Como passa a ser possível testar apenas num túnel de vento, quando até agora algumas equipas utilizavam duas daquelas estruturas, as equipas vão passar a ter um máximo de 40 horas em túnel de vento por semana, quando até agora algumas dispunham de 336 horas semanais de testes nessas estruturas.

Foi decidido, também, que o Grupo de Trabalho Técnico vai deliberar sobre quais os materiais exóticos que vão deixar de ser utilizados na Fórmula 1, caminhando-se cada vez mais para uma auto-regulação técnica por parte das equipas, pois a FIA não foi mencionada nem uma única vez no seu comunicado. Uma indicação clara das intenções da FOTA, pouco virada para estar ao sabor dos humores de Mosley, que nos últimos 17 anos no poder mostrou ser bastante volúvel e propenso a súbitas mudanças de opinião.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
David Richards renunciou à Honda

2a9d8dcb.jpeg

Passou-se a primeira verdadeira semana de trabalho de Janeiro e o processo de venda da equipa de Fórmula 1 da Honda não conheceu avanços significativos. Agora estamos a menos de vinte dias do prazo definido pelo construtor japonês como data-limite para vender a equipa ou fechar as suas portas, e a situação continua tão confusa como até aqui.
David Richards renunciou à Honda -

Ao longo da semana ficou, no entanto, a saber-se que David Richards já não está na corrida para a compra da equipa, considerando que, "na actual situação económica mundial não é sustentável um projecto desta natureza para 2009, apesar das anunciadas reduções de custos de participação no Mundial. Penso que para 2010 a situação será mais favorável, mas é pouco razoável fazer um enorme investimento só para competir este ano, sabendo-se de antemão que não se poderá ser competitivo."

Investidores árabes

Mas se uns saem, outros entram e correm rumores de que Nick Fry encabeça um dos doze grupos que ainda estão em negociações com a Honda. O inglês parece ter encontrado alguns investidores árabes interessados no projecto, e apresentou uma proposta... a si mesmo e a Ross Brawn, para também adquirir a equipa da Honda.

De resto não faltam nomes e grupos mencionados nos bastidores. Bernie Ecclestone terá apresentado um consórcio russo e árabe, ligado à industria do aço, a Brawn, como seu candidato preferido, mas também se sabe que Tony Teixeira, depois de frustradas as tentativas para adquirir a Toro Rosso há dois anos, está a considerar a possibilidade de fazer uma oferta à Honda.

Outros grupos de base árabe, de Abu Dhabi, do Dubai e do Bahrein, estão igualmente em negociações com a Honda, o mesmo se passando com investidores sul-americanos, como já tínhamos noticiado.
Todos tiveram uma boa notícia, no entanto, na semana passada, quando as equipas, através da FOTA, concordaram com a mudança de nome da escuderia para 2009, mal apareça um comprador, retirando um pequeno obstáculo legal à sua venda.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Problemas do F60 estão a ser analisados pela Ferrari

1865d143.jpeg

Com o novo Ferrari F60 a estrear-se na passada segunda-feira, os engenheiros da marca italiana trabalham já no sentido de resolver os pequenos problemas encontrados na sua estreia no circuito de Mugello, em Itália.
Problemas do F60 estão a ser analisados pela Ferrari -

Entre as principais alterações introduzidas no monolugar para 2009, para além das mais óbvias a nível aerodinâmico, encontra-se o sistema de recuperação de energia cinética, o KERS, que a Ferrari testou pela primeira vez em pista.

Por isso mesmo, a equipa transalpina já esperava encontrar problemas, que agora estão a ser debatidos e analisados, juntamente com Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, que falhou os ensaios de segunda-feira por se encontrar em negócios em Roma, e que terá já ouvido da boca de Felipe Massa as suas primeiras impressões do F60.

O mesmo foi confirmado ao longo do dia de ontem pela Ferrari, que não referiu quais os problemas sentidos ao longo dos cerca de 100 quilómetros que o monolugar de Maranello apresentou.

Recorde-se que, aquando da apresentação do F60, Stefano Domenicali, director técnico da Ferrari, afirmou estar já a contar com problemas "típicos ligados à competição em pista e que terão de ser resolvidos de forma diferente".AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Stefano Domenicali: "O Kimi Raikkonen vive noutro planeta"

347d4e70.jpeg

"O Kimi [Raikkonen] vive noutro mundo, noutro planeta". Quem o diz é Stefano Domenicali, director da equipa Ferrari, que salienta o carácter único do seu piloto, campeão do mundo de 2007.
Stefano Domenicali: "O Kimi Raikkonen vive noutro planeta" -

De acordo com o italiano da Ferrai, Raikkonen é dono de uma personalidade única, naquilo que Domenicali resume num adjectivo: "inacreditável".

"O Kimi vive noutro mundo, noutro planeta. Ele isola-se de tudo em seu redor", disse Domenicali à agência noticiosa SID, durante o tradicional retiro da equipa em Madonna di Campiglio.

"Se ele sente pressão, então é porque ele a coloca em si mesmo. Nada do exterior o consegue afectar - e isso é inacreditável", disse Domenicali.

"Nunca esperaria que ele viesse da pausa de Inverno e subitamente tivesse aprendido a falar italiano ou a sorrir. Ele não é assim", continuou, elucidando que dentro do monolugar tudo é diferente.

"Ele está completamente impaciente para pilotar e vencer corridas novamente", concluiu.

Para reforçar essa característica do finlandês, a imprensa italiana tem vindo a fazer eco de uma pequena história com Raikkonen como figura central e que se passou na passada segunda-feira, durante as primeiras voltas do F60, em Mugello.

De acordo com alguns relatos de jornalistas presentes em Mugello, enquanto que Felipe Massa, Michael Schumacher, Luca Badoer e Marc Gene conversavam no paddock sobre o novo monolugar, Kimi Raikkonen dormia dentro de um carro no parque de estacionamento. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Crise, mas não de espectadores

4a91bcb3.jpeg

A crise pode ter assolado a fórmula 1, mas a verdade é que as audiências televisivas da modalidade continuam em alta, e a subir.
Crise, mas não de espectadores -

Pelo quarto ano consecutivo, o número de espectadores que vê F1 pela TV aumentou, passando em 2008, para uma média de 600 milhões de espectadores por Grande Prémio, cerca de três milhões a mais do que em 2007.

De acordo com o "Global Broadcast Report", a China foi o país que teve mais audiência, 119 milhões, enquanto o Brasil se quedou pelos 110 milhões. Na Europa, os italianos continuam na frente, numa média de 38 milhões por corrida. Os espectadores na Grã-Bretanha aumentaram 7% em 2008, atingindo a marca dos 29 milhões por fim-de-semana de grande Prémio.

Entre os alemães, que já estiveram, naturalmente, na frente entre os europeus, cerca de 29,6 milhões assistiram às corridas, uma cifra que tem vindo a cair desde que Michael Schumacher abandonou, e nem o facto da Alemanha ter cinco pilotos a correr lhes vale de muito.

O equilíbrio no campeonato 2008 até às derradeiras provas proporcionou um aumento em cerca de 25% nas audiências nas derradeiras cinco corridas. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Toyota apresentou o TF 109

A Toyota apresentou o TF 109, o seu monolugar para 2009. As primeiras imagens foram há pouco reveladas. A nova "máquina" foi desenvolvida durante 15 meses, devido às novas regras que colocaram grandes desafios aos engenheiros para 2009.
eb1d9def.jpeg

Muito diferente, naturalmente, do seu predecessor, o TF 109 tem, como 'mandam' as regras, asas a toda a largura do monolugar à frente e um aerofólio traseiro bem mais pequeno que em 2008.

"Espero que a Toyota volte a ser competitiva", referiu um esperançado Jarno Trulli. "Sou bastante confiante e optimista pelo que volto a ter grandes esperanças nesta época, mas a verdade é que nada que diga agora conta muito, mas sim o que conseguir em pista. Espero poder lutar pela primeira vitória da Toyota na Fórmula 1"

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
VÍDEO: A bordo do novo Ferrari F60

Ainda com poucos dias de "vida", o Ferrari F60 já proporciona algumas imagens de qualidade e de beleza indiscutível.

Graças aos colegas italianos da Sky Itália, conseguimos acompanhar a primeira volta completa do novo monolugar italiano ao circuito de Mugello, efectuada por Felipe Massa, com a particularidade de ser uma câmara instalada no capacete do piloto brasileiro.

De notar, também, os novos procedimentos na boxe, devido ao sistema KERS.​
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
McLaren apresentou MP4-24

A McLaren apresentou há pouco o seu monolugar para 2009, o MP4-24. A exemplo da Ferrari e da Toyota, as equipas que até aqui tinham apresentado os seus carros de 2009, o novo "look" do McLaren é completamente dominado pela enorme asa dianteira, e o diminuto aerofólio posterior.
cba11285.jpeg
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ron Dennis deixa cargo na McLaren-Mercedes

819e3bc5.jpeg

Ron Dennis vai deixar o cargo de director da equipa McLaren-Mercedes já em 2009, passando o seu lugar a ser ocupado por Martin Whitmarsh.
Ron Dennis deixa cargo na McLaren-Mercedes -

Pouco após a apresentação do novo monolugar com que a McLaren vai defender a coroa de pilotos e tentar vencer a de construtores, o MP4-24, Ron Dennis anunciou que irá abandonar o cargo de director de equipa nesta temporada.

Para o seu lugar irá Martin Whitmarsh, director-executivo do grupo McLaren e que agora passará a acumular esse cargo com o de director da equipa ao longo dos fins-de-semana de corrida.

"É altura de o Martin tomar o meu lugar como director da equipa. Eu vou continuar a ir às corridas e terei mais responsabilidades noutras áreas do grupo", disse Dennis.

"É uma decisão 100 por cento minha. Não o vejam como um abandono, até muito pelo contrário. Quero trabalhar ainda mais arduamente noutras áreas e planear essas tarefas em redor do calendário de F1 é disruptivo para o processo. Será um trabalho que o Martin vai agarrar e gostar", concluiu o homem que liderou a McLaren ao longo de quase três décadas (28 anos) de conquistas no mundial de Fórmula 1.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Nick Fry nega conflito de interesses na venda da Honda

8c97c971.jpeg

Nick Fry negou os rumores de que estaria envolvido numa situação de conflito de interesses acerca do processo de venda da equipa Honda Racing.
Nick Fry nega conflito de interesses na venda da Honda -

O britânico descartou ainda a informação de que as negociações para vender a equipa estavam a ser investigadas por uma entidade reguladora do governo, por suspeitas de favorecimento próprio.

O jornal Daily Mail de hoje refere que o papel de Fry no processo de venda da equipa estaria a ser sob investigação por parte do Departamento de Comércio e Indústria (DTI), no seguimento dos rumores que davam conta de um possível favorecimento de Fry a uma eventual proposta sua para adquirir a formação de Brackley.

"Quero deixar bem claro que a Honda Motor Company (HMC), enquanto proprietária da Honda Racing F1 Team vai decidir o futuro da nossa equipa (...). Em todos os momentos durante o processo para tentar garantir o futuro da equipa, membros da HMC estiveram presentes na nossa sede em Brackley para ajudar a tomar decisões e seguimos sempre concelhos de advogados de modo a assegurar que não existiriam conflitos de interesse", disse Fry ao Autosport.com, lamentando ainda a existência "de forças exteriores que estão a tentar frustrar o processo".

Da parte do referido gabinete governamental, foi também confirmado que "não estamos a investigar nada em relação a isso".AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Buemi foi o mais rápido em Portimão

3a3cefdf.jpeg

Foi um primeiro dia de testes muito preenchido em Portimão, com a Williams e a Renault a mostrarem os seus novos monolugares, e com Sebastien Buemi a cotar-se como o mais rápido do dia, ao volante de um Toro Rosso ainda de 2008.
Buemi foi o mais rápido em Portimão -

O piloto suíço esteve em bom plano, ao levar o Toro Rosso à liderança da tabela de tempos, embora tal facto não tenha qualquer relevância em virtude do facto de pilotar um monoposto do ano transacto, ao passo que todas as outras equipas testaram já as suas novas 'armas' para a temporada.

Buemi conseguiu, por isso, um tempo quase cinco segundos mais rápido do que o do segundo melhor, que foi Pedro de la Rosa, num McLaren-Mercedes MP4-24. Face às condições adversas e para puder efectuar mais voltas sem riscos de maior, a equipa decidiu montar a asa do ano passado no carro do espanhol, de modo a este poder efectuar testes com electrónica do novo monolugar.

De realçar a boa prestação do Williams FW31, que revelado pela manhã, e nas mãos de Nico Hulkenberg apresentou um bom nível de performance, terminando o primeiro dia de testes com tempos equivalente aos de de la Rosa. No final, ficou apenas a três décimos de distância.
cbf1ed83.jpeg

Para Sam Michael, director técnico da equipa de Grove, nem o mau tempo atrapalhou em demasia a primeira saída para pista do novo Wlliams: "o nosso objectivo era colocar o nosso carro em pista e verificar se todos os nossos sistemas estavam a funcionar, ter a certeza de que não havia partes a tocarem uma na outra, que nada ardia e isso ficou provado hoje. O carro está a andar bem".

Também positiva foi a estreia do novo Renault R29, com Nelson Piquet Jr ao volante, com este a dizer que "o importante era acumular quilómetros com o carro, recolher dados e aprender o mais possível". Na sua melhor volta, Piquet ficou a quase três segundos de Hulkenberg mas, uma vez mais, os tempos não são muito significativos.

Atrás de Piquet ficou o japonês Kamui Kobayashi, que colocou o novo Toyota em pista pela segunda vez, depois dos testes de ontem. "Correu tudo bem e estou muito feliz com o carro. Foi uma experiencia interessante pilotar com o KERS pela primeira vez e estamos a aprender cada vez mais sobre o sistema".

Por fim, o japonês deixou ainda mais um elogio ao traçado de Portimão: "é a primeira vez que venho a esta pista e estou muito impressionado; o traçado é realmente excitante e desafiante para um piloto", disse.

Apesar das condições meteorológicas não terem sido as melhores hoje, as equipas acreditam que mais para o meio da semana o bom tempo surja para ajudar a melhorar a performance dos novos monolugares.

Tempos
1 Buemi Toro Rosso-Ferrari 1.41,528s 65 Voltas
2 de la Rosa McLaren-Mercedes 1.46,076s 28v
3 Hulkenberg Williams-Toyota 1.46,335s 28v
4 Piquet Renault 1.48,907s 33v
5 Kobayashi Toyota 1.50,989s 46v
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Nelson Piquet Jr: "É um dos melhores circuitos onde já andei"

21cd3e1b.jpeg

Com a estreia de novos pilotos aos comandos de monolugares de Fórmula 1 no Autódromo Internacional do Algarve, acumulam-se as declarações positivas relativamente ao novo traçado português. Fernando Alonso ainda não rodou, só o fará amanhã, mas já se mostrou ansioso para tirar partido da pista que reputa, para já, de muito segura.
Nelson Piquet Jr: "É um dos melhores circuitos onde já andei" -

Nico Hulkenberg, que estreou o novo Williams, teceu igualmente comentários muito positivos: "É uma pista muito larga e muito segura. Gosto bastante, é muito variada, com zonas de subidas e descidas bem como curvas rápidas e lentas. É uma mistura muito interessante e só foi pena que estivesse a chover, pois não foi possível tirar todo o partido das potencialidades do traçado".

Igualmente palavras elogiosas para o Autódromo Internacional do Algarve tiveram os dois pilotos da Renault, Fernando Alonso e Nélson Piquet. O bicampeão do mundo só vai rodar com o R29 na quarta-feira, mas tem já uma ideia do que o espera. "O que salta logo à vista é a segurança. O traçado é muito seguro, o que nos agrada. Deu também para perceber que vai ser um desafio muito grande. Com subidas e descidas como aqui só temos a pista de Spa e da Turquia, o que acaba por ser interessante para nós. Quarta-feira espero que o circuito esteja seco para poder não só testar o novo Renault, como também tirar partido do desenho da pista", explicou o espanhol.

"Gostava que a F1 tivesse uma corrida aqui"

Nélson Piquet Jr. foi o piloto da Renault ficou encarregue de testar ontem e hoje. O brasileiro estava também muito agradado com o traçado do AIA. "É um dos melhores circuitos onde já andei. Tenho pena que estivesse a chover e que hoje também se preveja chuva, pois em seco deve ser fantástico. Gostava que a Fórmula 1 tivesse uma corrida aqui, pois seria como estar em casa e desfrutar de uma pista fantástica", disse por seu lado o brasileiro.

Quem estreou o carro igualmente no Algarve foi a Toyota, com Kamui Kobayashi a ser piloto de serviço. O japonês foi o mais lento, apesar de ter sido o segundo que mais rodou com 45 voltas.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
BMW Sauber apresentou F1.09

1c2527f9.jpeg

A BMW Sauber tornou-se há pouco a sexta equipa de Fórmula 1 a apresentar o seu monolugar para a época de 2009. O evento teve lugar em Valência, onde os responsáveis da equipa alemã estabeleceram como objectivo a luta pelo título.
BMW Sauber apresentou F1.09 -

O F1.09 completou pouco depois da apresentação estática uma volta de instalação, e mais logo iniciará os testes que se prolongarão até à próxima sexta-feira.

O novo F1.09 da BMW Sauber, com que Robert Kubica e Nick Heidfeld irão correr no Mundial de 2009, não é muitos distinto de outros monolugares já apresentados, e desconhece-se neste momento se a equipa irá ter montado o KERS no primeiro Grande Prémio da época, na Austrália.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
F1.08 e F1.09 lado a lado na apresentação
efda0018.jpeg

BMW F1: Descubra as diferenças
BMW F1: Descubra as diferenças -

Curiosamente, a BMW colocou lado a lado os seus dois últimos monolugares, o que hoje foi apresentado, bem como o F1.08, de modo a todos poderem ter maior consciência das grandes alterações aerodinâmicas, e não só, que as novas regras impõem para este ano.

Ao contrário do F1.08, o novo BMW não tem quaisquer apêndices aerodinâmicos, que não os habituais, o que é bem visível pela foto de ambos lado a lado.

"Desenvolver um novo monolugar de F1 é sempre uma tarefa muito interessante, e desta vez, era ainda mais especial, pois começamos absolutamente do nada", referiu Willy Rampf, director técnico da equipa bávara.
 
Topo