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Cantinho da Velocidade / WTCC

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Optimismo elevado no A1 Team Portugal

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Tem lugar no próximo fim-de-semana na Malásia a terceira ronda do Campeonato A1 GP. Depois da bem sucedida ronda na China, onde o A1 GP Team Portugal, pelas mãos de Filipe Albuquerque, conseguiu a sua primeira vitória de sempre na Taça das Nações, o optimismo de toda a equipa encontra-se em níveis elevados, pelo que os objectivos passam novamente por conseguir garantir em ambas as corridas um lugar no pódio.
Optimismo elevado no A1 Team Portugal -

Tarefa que poderá não ser totalmente fácil, uma vez que muitas são as equipas esperançadas em resultados de relevo. Para além disso, o facto de Filipe Albuquerque não conhecer o Circuito de Sepang poderá funcionar como 'handicap': "Normalmente sou rápido na aprendizagem dos circuitos que desconheço. Mas, neste Campeonato o número de pilotos experientes é tal, que o mais ínfimo detalhe pode fazer efectivamente a diferença. Ainda assim, e depois de tudo o que fizemos na China, não temos que temer os adversários, mas assim acreditarmos que estamos na linha da frente para nos debatermos de igual para igual", começou por explicar o jovem piloto português.

F. Albuquerque: "Níveis de competitividade são muito elevados"

O grau de competitividade é tal, que as diferenças neste Campeonato provêm essencialmente das capacidades da estrutura técnica e do próprio piloto: "O mínimo erro pode ditar passar de uma vitória para um sétimo lugar, tais são os níveis de competitividade. Penso que cada vez estou mais adaptado ao A1 GP Powered by Ferrari e temos vindo a fazer um óptimo trabalho de evolução do carro, pelo que acredito que vamos estar em Sepang a um bom nível", referiu Filipe Albuquerque.

Luís Vicente: " Campeonato este ano vai ser muito disputado"

Em sintonia com o seu piloto, Luís Vicente, CEO do A1 GP Team Portugal, refere: "O Campeonato este ano vai ser muito disputado, havendo oito países que estarão em posição de vencerem em qualquer pista e quatro ou cinco que estarão na frente em algumas das provas. Desde a temporada passada que temos evoluído a um ritmo mais forte que a concorrência, mas é fundamental continuarmos um trabalho de aperfeiçoamento diário, pois ainda não somos a melhor equipa. Somos uma equipa em crescimento e que se habitua a lidar com a responsabilidade de lutar pelas posições cimeiras em todos os momentos", disse.

A respeito da prova do próximo fim-de-semana, o responsável pela equipa nacional acrescentou: "Acredito que seremos competitivos na Malásia. É importante pontuarmos em ambas as provas dentro do Top-5, para que possamos manter aspirações legítimas na discussão do Campeonato".

Recorde-se que Portugal ocupa actualmente a sexta posição do Campeonato A1GP com 18 pontos, menos 10 do que o líder da Competição, a Malásia, que correrá perante o seu público este fim-de-semana.

Tal como vem sendo habitual, poderá acompanhar a participação da equipa nacional na Sport TV nos seguintes horários:

- Qualificação - Sábado, 22 de Novembro, pelas 10.10h - Sport TV1
- Corridas - Domingo, 23 de Novembro, pelas 11h - Sport TV2

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34 inscritos na Portugal Winter Series

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A Fórmula Júnior anunciou a lista de inscritos para a Portugal Winter Series, garantindo nada menos que um total de 34 inscritos, incluindo equipas internacionais como a Epsilon, Fortec e Motopark.

Para a primeira prova, em Jerez, estarão presentes 21 carros, mas no Estoril já deverão estar em pista os 34 inscritos. Além dos pilotos habituais na Fórmula Júnior FR2.0, como Pol Rosell, Gonçalo Araújo e Luís Santos, estão inscritos pilotos como António Félix da Costa, James Calado, Adrian Quaife-Hobbs e Kevin Magnussen.as
 

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Parada de estrelas na Figueira da Foz

DE TOMMI MAKINEN A KEKE ROSBERG



Os finlandeses Tommi Makinen e Juha Kankkunen (ambos com 4 vitórias cada) encabeçam uma lista de 8 campeões do Mundo de ralis que vão estar na Figueira da Foz, no último fim-de-semana de Maio do próximo ano, participando na Master Race International, competição que reunirá quase meia centena de pilotos nacionais e estrangeiros.

As outras figuras de cartaz são os também finlandeses Markku Allen (5 vezes vencedor do Rali de Portugal), Marcus Gronholm e Ari Vatanen, o alemão Walter Rohrl, o italiano Massimo Biasion e o francês Didier Auriol.

A estes juntam-se ainda dois antigos pilotos de Fórmula 1: o finlandês Keke Rosberg e o austríaco Gerhard Berger, actual co-proprietário da equipa Toro Rosso.

A corrida será disputada num espaço de 17 hectares na margem esquerda do rio Mondego (antigas instalações de uma indústria de madeiras), onde será delineada uma pista, maioritariamente em piso de terra, com 1,8 km.

"Rc"
 

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ACO divulga regras para 2009

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O Automobile Club de l'Ouest divulgou os novos regulamentos técnicos para as temporadas de 2009, com alterações que incidem especialmente sobre as categorias de protótipos.
ACO divulga regras para 2009 -

Para 2009, os protótipos LMP1 e LMP2 viram a largura máxima das asas reduzida de 2000 para 1600 mm. Em ambas as categorias são agora autorizados motores homologados em GT1 (máximo 7000 cc) e GT2 (máximo 4500 cc), respectivamente.

São também permitidos LMP2 Diesel, com motores derivados de série e um máximo de 4400 cc. Os restritores de LMP2 viram o seu diâmetro reduzido.

Quanto aos híbridos, poderão correr em 2009 mas apenas serão considerados em termos de classificação em 2010. Outras novidades dizem respeito à equipa de boxes, que fica reduzida a dois elementos, um para reabastecimento e outro para troca de pneus.

Nos GT1 e GT2, a única alteração de relevo é a redução dos restritores e uma nova tabela de pesos. Os Aston Martin e Corvette têm de ter mais 25 kg que o peso regulamentar, enquanto o Porsche GT3-RSR pode ter menos 25 kg.AS
 

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Grandes mudanças em Le Mans para 2011

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O Automobile Club de l'Ouest divulgou os princípios básicos do regulamento que será aplicado nas 24 Horas de Le Mans e na Le Mans Series a partir de 2011, com grandes novidades para as categorias de protótipos.

Grandes mudanças em Le Mans para 2011 -

Para 2011, os motores dos protótipos serão bastante reduzidos. Em P1, as cilindradas máximas serão 3,4 litros V8 atmosférico, 2 litros turbo até seis cilindros e 3,7 litros V8 turbo Diesel, com potências na ordem dos 520 cv. Os tanques serão reduzidos para 75 litros a gasolina e 68 nos Diesel.

Para P2, 4 litros com regulamento GT2, 4,5 litros derivados de série e 4 litros turbo Diesel derivados de série. O peso mínimo será de 900 kg para ambas as categorias e apenas serão permitidos motores não-homologados em P1. Os pneus dos P2 serão mais pequenos (28 mm de diâmetro para 14 de largura, contra 28,5/16 dos P1).

Poderão ser instalados, sem prejuízo de peso e capacidade dos motores, sistemas de recuperação de energia (travagem e calor do escape), para ser transformada em energia eléctrica e utilizada pelo condutor através de aceleração, sendo proibidos sistemas "push to pass".

Os regulamentos GT1 e GT2 apenas serão publicados depois da discussão com a FIA sobre os regulamentos específicos do Campeonato FIA GT.AS
 

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Correr do pano na velocidade nacional

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O Circuito ACDME V, que terá lugar no próximo fim-de-semana, significa o correr do pano sobre a temporada de 20908 das corridas de Velocidade nacionais.

Mas, na realidade, esta quinta edição anual sob a batuta dos homens da ACDME tem também um cheirinho internacional. Para lá de encerrar o Campeonato de Portugal de Resistência, é também a derradeira jornada dos campeonatos franceses organizados pela VdeV que, tradicionalmente, viajam até à nossa pista no final de Novembro para fechar as contas dos seus dois campeonatos.

Designadas como Challenge Endurance VHC e Challenge Endurance Moderne, traduzem-se em provas de resistência, com a duração de seis horas - a reservada aos carros mais antigos, na tarde de sábado; a restante, na manhã de domingo. De uma forma geral, estas corridas são uma boa oportunidade para os mais nostálgicos e os amantes dos carros de "Sport" de verem em acção alguns modelos que fizeram história, em provas como as 24 Horas de Le Mans e campeonatos como o Mundial de Sport-Protótipos, nos anos 70 e 80 do século passado.

Aberta a viaturas GT e Turismo, construídas entre 1 de Janeiro de 1966 e 31 de Dezembro de 1981 e de Sport-Protótipos, entre 1 de Janeiro de 1966 e 31 de Dezembro de 1976, a Challenge Endurance VHC é habitualmente feudo de diversos Porsche 911 2.8 e 3.0 RSR, BMW M1, Lola T70 ou Chevron B16. Por seu lado, a Challenge Endurance Moderne aceita viaturas de Turismo, das categorias GT, Grupo A e N, Super Turismo e Super Produção, bem como Silhuetas e F2000 (estes a convite); e Proto, nas categorias CN até 2000cc, C3 até 1600cc, C1 e C2 - ou seja, as "barchettas" Norma, Juno, Osella, Ligier e Radical, bem como Ferrari F40, Porsche 997 Cup, BMW Z3 ou Silhuetas diversas.

Horário
Sexta-feira, 21 de Novembro
09h00/10h00 - Endurance VHC (Tr. livres)
10h15/11h15 - Endurance GT/Tur./Proto (Tr. livres)
11h30/12h15 - Endurance VHC (Tr. livres)
12h45/13h35 - Camp. Portugal Resist. (Tr. livres)
13h45/14h30 - Endurance GT/Tur./Proto (Tr. livres)
14h40/15h25 - Endurance VHC (Tr. livres)
15h35/16h15 - Camp. Portugal Resist. (Tr. qualificativos)
16h25/17h10 - Endurance GT/Tur./Proto (Tr. livres)
17h25/18h40 - Endurance VHC (Tr. qualificativos)

Sábado, 22 de Novembro
09h30/11h00 - Endurance GT/Tur./Proto (Tr. qualificativos)
11h20/12h10 - Camp. Portugal Resist. (Corrida 1 - 50 min.)
12h45 - Endurance VHC (Corrida - 6 h.)

Domingo, 23 de Novembro
09h30 - Endurance GT/Tur./Proto (Corrida - 6 h.)
16h00 - Camp. Portugal Resist. (Corrida - 50 min.)
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Caterham voltam em força

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A Lowfly, a entidade por trás da existência do Troféu Caterham desde 2007, está a organizar o retorno da competição já em 2009. A garantia é dada por Ricardo Barros Costa, que ao AutoSport, demarcando-se de qualquer iniciativa assinada por "Pedro Marreiros, Tiago Magalhães ou qualquer outra entidade, que não tenha sido definida por nós", traçou as linhas gerais do projecto: "Aquilo que a Lowfly pretende realizar é o retorno do troféu Academy em 2009, promovendo a entrada dos Caterham com motor Ford Sygma 1600, de 120 cv, um motor mais ágil e com mais torque que o antigo bloco Rover."
Caterham voltam em força -

Porém, os carros existentes em Portugal, cerca de 20, não ficarão parados: "Os carros de 2007 transitam em 2009 para a categoria Academy Graduate, recebendo algumas alterações, como o aumento da potência para cerca de 140 cv. É preciso não esquecer que o acordo que nós, Lowfly, fizemos com os pilotos, quando trouxemos o troféu Caterham para Portugal, em 2007, foi garantir-lhes dois anos de corridas. Ora, até agora apenas houve um - pois este ano, por razões técnicas, não houve troféu e, assim, tivemos o cuidado de traduzir, junto desses pilotos, este ano como um ano sabático."

Nome do organizador por definir

Por isso, Barros Costa aposta num regresso em força do Troféu por si organizado desde sempre, referindo as estreitas conversações existentes com Chris Foz, responsável, em Inglaterra, pelo Academy Graduate, "que desde sempre se mostrou disponível para correr connosco e que, depois de ter corrido na Boavista em 2007, apenas não esteve em Vila Real, este ano, por coincidência de datas com a prova de Valência." Barros Costa adiantou ainda que "não está designada a entidade que irá organizar o Troféu, pois tudo está dependente das negociações que estamos a ter com diversos patrocinadores potenciais. O troféu de 2009 irá depender dos valores das parcerias finais que fizermos com esses apoiantes, sendo também certo que tudo está bem encaminhado."

Todavia, embora confessando o seu desejo de ver, em 2009, grelhas de 40 carros (os cerca de 20 já existentes, mais os 20 que poderão vir para Portugal, no âmbito das negociações em curso), Barros Costa garantiu que, "em 2009, todos os carros terão que ser realmente inspeccionados de acordo com o regulamento do troféu, pois só estamos disponíveis para organizar a competição se formos nós a ter total controlo sobre o regulamento, a exemplo do que sucedeu em 2007. Só desta forma, controlando nas verificações técnicas os selos do motor e da caixa de velocidades, por exemplo, podemos dar a garantia de que existirá igualdade entre todos os participantes."

Marreiros e Magalhães esclarecem

Entretanto, ainda a propósito da notícia publicada na passada edição do AutoSport, Pedro Marreiros e Tiago Magalhães - esclarecendo que, de facto, não estão por trás no Troféu Caterham - adiantaram mais alguns pormenores sobre o seu projecto de efectuar um Troféu com estes carros ingleses. Denominando esse projecto de Caterham Graduates Cup, os dois pilotos explicam que "o acordo que desenvolvemos foi com a Caterham Graduates e não com a Academy Gradutes", especificando ainda: "Academy é a versão do carro que entrou no Troféu de 2007 e que tem cerca de 120cv. Graduates é a denominação utilizada pelo maior clube organizador e promotor (Caterham Graduates) de corridas com motor Rover, igual ao nosso e que apresenta uma evolução para este motor que atinge os 151 cv. É essa evolução que pretendemos implementar em 2009."

Hélio Rodrigues
 

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Criação de uma Taça de Portugal na Velocidade não reune consenso

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Colocado um ponto final na segunda edição do PTCC, a FPAK definiu já o calendário do próximo ano, mesmo se preferiu não atender às pretensões de muitas equipas e pilotos que pediam uma redução do número de provas. Em 2009, serão disputadas seis corridas (duas em Braga, outras duas no Estoril e mais duas em Portimão), a que se juntarão mais duas (na Boavista e em Vila Real) na denominada Taça de Portugal, onde os pilotos poderão ir buscar os seus dois melhores resultados nas quatro corridas citadinas e somá-los aos contabilizados nas seis provas do campeonato.

Em resumo, haverá seis corridas a contar para o campeonato, podendo os pilotos obter 14 pontuações em vez de 12 se quiserem disputar a Taça.

Pilotos desagradados

À definição deste calendário e esquema de pontuações, a maior parte dos pilotos não reagiu bem por considerar que se mantêm os custos elevados, sendo pouco apelativo para quem está a pensar manter-se ou experimentar pela primeira vez o PTCC. Segundo Francisco Carvalho, que congrega a maior parte da opinião dos restantes pilotos inscritos na competição, "faria muito mais sentido termos seis provas com os dois circuitos citadinos contabilizados, de forma a que apenas se repetisse, ao longo do ano, a visita a um dos traçados do campeonato".

Mas essa não é, efectivamente, a opinião de Luís Pinto de Freitas, presidente da FPAK, para quem "a Federação ainda é constituída maioritariamente por clubes e não por pilotos, pelo que não são estes quem decide quantas vezes vai o PTCC a cada uma das pistas. Assim, o calendário de 2009 terá mesmo seis provas e as duas da Taça nos circuitos citadinos". E para o órgão federativo, este é já "um assunto encerrado!".

CALENDÁRIO

Data Prova Local
28/29 Março Circuito ACDME Estoril
25/26 Abril Circuito Braga 1 Braga
16/17 Maio Circuito Algarve 1 Portimão
13/14 Junho Circuito ACDME 2 Estoril
12/13 Setembro Circuito Braga 2 Braga
07/08 Novembro Circuito Algarve 2 Portimão
Taça de Portugal (PTCC)
Data Prova Local
03/05 Julho Circuita Boavista/WTCC Porto
25/26 Julho Circuito Vila Real Vila Real
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Taça de Portugal também nos Clássicos

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Para além do calendário do PTCC, a FPAK revelou também o ordenamento de provas para o próximo ano no que concerne ao Campeonato de Portugal de Clássicos - Velocidade e Clássicos 1300. E tal como o principal campeonato, também as duas competições de Clássicos terão seis provas, a que acrescem duas outras que constituirão a Taça de Portugal (Circuito da Boavista e Vila Real).

Contudo, no que ao campeonato diz respeito, o calendário não acompanha sempre as provas do PTTC, uma vez que os Clássicos irão apenas uma vez ao Autódromo do Algarve e três Ao Circuito de Vasco Sameiro (a última das quais na jornada que integra o ETCC).

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Armando Parente é o primeiro rookie do ano

O A1 Team Portugal e a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting acertaram a continuação do projecto FPAK A1 Team Portugal Júnior Team para a temporada 2008/09.
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Assim, ficou a cargo da equipa a escolha dos quatro rookies para esta temporada e as opções já foram feitas: Armando Parente, piloto que este ano conquistou o título da ADAC Fórmula Masters na Alemanha, António Félix da Costa, que foi vice-campeão do Campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault, e Gonçalo Araújo e Bruno Serra, dois pilotos que alinham em Portugal na Fórmula Júnior, sendo neste momento líder e terceiro classificado respectivamente.

Estes quatro pilotos têm desde já a garantia que estarão presentes pelo menos numa das jornadas do A1 GP, participando nas duas sessões destinadas aos rookies, sendo que o A1 Team Portugal vai ter um destes jovens pilotos em seis dos 10 eventos da época. Assim, Armando Parente terá a honra de abrir as hostilidades já este fim-de-semana em Sepang.

Como representante em Sepang, Armando Parente estará em pista em duas sessões de 30 minutos na sexta-feira, uma entre as 2h45 e as 3h15 e outra logo a seguir, das 3h35 às 4h05.

Tal como vem sendo habitual, poderá acompanhar a participação da equipa nacional na Sport TV nos seguintes horários:
- Qualificação - Sábado, 22 de Novembro, pelas 10.10h - Sport TV1
- Corridas - Domingo, 23 de Novembro, pelas 11h - Sport TV2
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A1 Team Portugal mantém Júnior Team

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Luís Vicente: "Temos o dever de auxiliar o crescimento de uma nova geração de pilotos nacionais"
A propósito do acordo entre o A1 Team Portugal e a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, relativamente à continuação do projecto FPAK A1 Team Portugal Júnior Team para a temporada 2008/09, Luís Vicente, o responsável máximo do A1 Team Portugal, é de opinião que a equipa que dirige "tem o dever de auxiliar o crescimento de uma nova geração de pilotos nacionais, proporcionando uma valiosa experiência internacional, com um monolugar de elevadas performances, como é o novo A1 GP Powered by Ferrari."
Luís Vicente: "Temos o dever de auxiliar o crescimento de uma nova geração de pilotos nacionais" -

A experiência adquirida pelos jovens pilotos aos tomarem contacto com uma competição com o nível do A1GP, deixa-os melhor preparados para o futuro, pelo que isto não é mais que um investimento no futuro:

"Para nós importante o desenvolvimento de uma nova geração de jovens pilotos, que estejam em posição de no futuro assumirem a representação do país no A1 GP. A experiência que proporcionamos a estes jovens será sem sombra de dúvida relevante, não apenas no que respeita ao tempo de condução que irão usufruir em pista e no simulador do A1GP, mas também através do contacto com uma realidade técnica e profissional bastante mais exigente do que as fórmulas ditas de promoção, pois terão não só acesso a todo o complexo sistema de afinação e desenvolvimento do monolugar nacional como ao acompanhamento constantes do nosso departamento técnico e do nosso director desportivo Pedro Matos Chaves".

Luís Vicente agradece ainda "o apoio da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, em especial ao seu Presidente, pelo apoio que tem manifestado relativamente a esta nossa iniciativa. Este é o segundo ano de cooperação e a grande novidade este ano, passa pela responsabilização da estrutura desportiva do A1 Team Portugal pela escolha dos 4 pilotos que este ano integrarão o projecto em seis das 10 porvas válidas para o campeonato. Um triunvirato composto pelo nosso Director Desportivo Pedro Matos Chaves, por mim próprio e pelo nosso Engenheiro Chefe Nicola Palarchi, elegeu Armando Parente, recém coroado Campeão da F.ADAC Masters na Alemanha, António Félix da Costa, que este ano brilhou na F.Renault Eurocup e NEC, bem como Gonçalo Araújo e Bruno Serra, protagonistas da F.Júnior Portuguesa e que transitam do passado ano, como os 4 integrantes do FPAK A1 Team Portugal Junior Team para a quarta temporada do Campeonato A1GP. Estou certo que todos eles darão o seu melhor e aproveitarão ao máximo esta oportunidade".


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Armando Parente estreou-se no A1GP

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Armando Parente realizou hoje a sua estreia no A1GP, ao obter a décima posição na sessão de treinos livres reservada aos rookies no A1GP, no circuito de Sepang. O piloto do A1 Team Portugal conseguiu bater por mais de meio segundo o outro estreante, o italiano Stefano Coletti, que já correu na F3 Euroseries e fez parte do programa júnior da Red Bull.

Na segunda sessão, já com os pilotos regulares, Filipe Albuquerque foi o sexto mais rápido na pista malaia. O vencedor da corrida chinesa ficou apenas a três décimos do tempo mais rápido de Danny Watts, deixando antever novas perspectivas de novo resultado nos lugares cimeiros. Os dez primeiros estiveram muito aproximados, separados por menos de seis décimos.

1ª Sessão
1. Danny Watts Grã-Bretanha 1:51.096
2. Nicolas Prost França 1:51.764 +0.668
3. Armaan Ebrahim India 1:52.739 +1.643
4. Earl Bamber Nova Zelândia 1:52.933 +1.837
5. Dennis Retera Holanda 1:53.221 +2.125
6. J.R. Hildebrand USA 1:53.423 +2.327
7. Aaron Lim Malásia 1:53.589 +2.493
8. Niall Quinn Irlanda 1:53.676 +2.580
9. Felipe Guimaraes Brasil 1:54.126 +3.030
10. Armando Parente Portugal 1:54.236 +3.140
11. Stefano Coletti Itália 1:54.921 +3.825
12. Gavin Cronje África do Sul 1:55.043 +3.947
13. Ashley Walsh Australia 1:55.400 +4.304
14. Zahir Ali Indonesia 1:56.058 +4.962
15. Daniel Morad Líbano 2:00.672 +9.576
16. Jin-Woo Hwangv Coreia do Sul sem tempo
17. Alexandre Imperatori Suiça sem tempo

2ª Sessão

Pos Driver Team Time Gap
1. Danny Watts Grã-Bretanha 1:50.038
2. Neel Jani Suiça 1:50.110 +0.072
3. Narain Karthikeyan India 1:50.187 +0.149
4. Loic Duval França 1:50.277 +0.239
5. Jeroen Bleekemolen Holanda 1:50.363 +0.325
6. Filipe Albuquerque Portugal 1:50.404 +0.366
7. Adam Carroll Irlanda 1:50.559 +0.521
8. Earl Bamber Nova Zelândia 1:50.583 +0.545
9. Clivio Piccione Monaco 1:50.618 +0.580
10. Fairuz Fauzy Malásia 1:50.620 +0.582
11. Daniel Morad Líbano 1:50.962 +0.924
12. Ho-Pin Tung China 1:51.291 +1.253
13. Marco Andretti USA 1:51.358 +1.320
14. Adrian Zaugg África do Sul 1:51.439 +1.401
15. Felipe Guimaraes Brasil 1:51.520 +1.482
16. John Martin Australia 1:51.642 +1.604
17. David Garza Mexico 1:51.775 +1.737
18. Edoardo Piscopo Itália 1:51.954 +1.916
19. Satrio Hermanto Indonesia 1:52.406 +2.368
20. Jin-Woo Hwang Coreia do Sul sem tempo

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A1 Team Portugal na Malásia

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Filipe Albuquerque: "Estamos no bom caminho e amanhã vamos estar mais competitivos"
Filipe Albuquerque: "Estamos no bom caminho e amanhã vamos estar mais competitivos" -

O A1 GP Team Portugal com Filipe Albuquerque rodou hoje pela primeira vez na Malásia. O jovem piloto de Coimbra, rapidamente se adaptou à pista de Sepang conseguindo garantir na primeira sessão de treinos livres o sexto melhor tempo, a apenas 0,366 segundos do piloto Inglês, Danny Watts, que já tinha efectuado a sessão destinada aos rookies.

Armando Parente, o outro piloto português em acção este fim-de-semana na realização dos treinos para estreantes, teve igualmente um bom desempenho dada a sua inexperiência neste tipo de monolugares, registando o 11º lugar da tabela classificativa.

Filipe Albuquerque mostrava-se bastante satisfeito com o trabalho desenvolvido ao longo do dia: "Foi um bom treino. Perdi as primeiras voltas na aprendizagem da pista, o que é normal. Depois fui melhorando gradualmente. Estamos muito perto do líder da tabela, mas sabemos que temos ainda muito trabalho a realizar no carro. Encontrámos um compromisso inicial de afinações que resultaram de alguma forma, mas que precisam de ajustes para conseguirmos ser mais rápidos. Acho que estamos no bom caminho e que amanhã vamos estar ainda mais competitivos", disse.

Pedro Matos Chaves, o Responsável Desportivo do A1 GP Team Portugal considera que o programa estipulado para hoje foi comprido no seu todo, tanto no que diz respeito ao trabalho de Filipe Albuquerque como de Armando Parente: "O Filipe evoluiu o carro de forma a sentir-se confortável nesta pista. Temos ainda algumas alterações que temos de fazer e outras que terão de ser o próprio Filipe a efectuar em pista para ganhar tempo em determinadas curvas. Penso que amanhã essas pequenas lacunas estarão resolvidas. Quando ao Armando Parente desempenhou bem as suas funções e correspondeu bem ao trabalho imposto pela equipa. É um piloto novo e ainda inexperiente mas que esteve à altura das exigências", concluiu.

Amanhã, realizam-se as duas sessões de qualificação com vista à 'Sprint' e 'Feature' Races que terão transmissão na Sport TV 1 às 10.10h


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FC Porto em destaque na fase de qualificação da Superleague Fórmula


O monolugar do FC Porto, que é pilotado pelo francês Tristan Gommerndy, alcançou hoje o terceiro melhor tempo durante a fase de qualificação para a prova de Jerez, da Superleague Fórmula.

Embora tivesse conquistado o terceiro melhor tempo, o piloto francês do FC Porto não conseguiu atingir o espanhol Adrian Vallés, no monolugar do Liverpool, que alcançou o melhor tempo do dia.



a bola
 

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F.C. Porto parte da segunda linha

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O F.C. Porto perdeu a "meia final" na qualificação de hoje da Superleague Fórmula, com Tristan Gommendy a quedar-se pela terceira posição, partindo assim para a corrida de amanhã na segunda linha da grelha de partida, posição que lhe permite voltar a obter um bom resultado, quicá repetir a vitória de Vallelunga.

A pole foi alcançada pelo Liverpool, através de Adrian Valles que bateu a AS Roma, de Franck Perera na luta pela pole position, na qualificação de hoje em Jerez de la Frontera.

Grelha de Partida:

1. Adrian Valles Liverpool
2. Franck Perera AS Roma
3. Tristan Gommendy FC Porto
4. Andy Soucek Atletico Madrid
5. Alessandro Pier Guidi Galatasaray
6. Robert Doornbos AC Milan
7. Borja Garcia Sevilla FC
8. Antonio Pizzonia Corinthians
9. Duncan Tappy Tottenham Hotspur
10. Maximilian Wissel FC Basel
11. Ryan Dalziel Rangers
12. Bertrand Baguette Al Ain
13. Craig Dolby Anderlecht
14. Yelmer Buurman PSV Eindhoven
15. Tuka Rocha Flamengo
16. Stamatis Katsimis Olympiacos
17. Davide Rigon Beijing Guoan
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Filipe Albuquerque: "Estou satisfeito mas sei que poderia ter feito melhor"

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As duas sessões de qualificação realizadas hoje com vista à 'Sprint' e 'Feature Races' do A1GP decorreram em Sepang na Malásia com Filipe Albuquerque a colocar o A1 Team Portugal na quarta e quinta posições respectivamente. Resultados que levam toda a equipa a confiar no alcance dos objectivos inicialmente propostos, de terminar ambas as corridas nos lugares do pódio.

A primeira sessão de qualificação para a 'Sprint Race' acabaria por resultar num excelente quarto lugar: "Apesar de estar satisfeito com o quarto lugar, sei que poderia ter feito melhor. Houve uma situação de bandeira vermelha e as coisas acabaram por não correr da forma como desejaria. Acabei por não utilizar o 'PowerBoost', o que não aconteceu com os pilotos da frente. Por isso, tenho que estar satisfeito com o resultado final", disse Filipe Albuquerque.

Para a sessão de qualificação da 'Feature Race', Albuquerque garantiu para o A1 Team Portugal a quinta posição da grelha: "A minha volta não foi perfeita. Cometi um erro no primeiro sector e mesmo tendo utilizado o 'PowerBoost' não consegui fazer melhor. Contudo, como esta será a corrida maior, com paragem nas boxes, o quinto lugar acaba por ser igualmente um bom resultado. Conseguimos evoluir o carro em termos de afinações como prevíamos e ficámos bastante satisfeitos com o desempenho do nosso A1 GP powered by Ferrari com pneus novos. Estamos em condições de lutar por um lugar no pódio em ambas as corridas. Estou bastante optimista", explicou o jovem piloto de Coimbra.

Pedro Matos Chaves: "Fomos a equipa mais constante em ambas as qualificações"

Para Pedro Matos Chaves, Director Desportivo da equipa portuguesa: "Fomos sem dúvida a equipa mais constante em ambas as qualificações. O Filipe esteve bem no primeiro treino cronometrado. No segundo, poderia ter feito melhor, talvez tivesse conseguido chegar ao segundo lugar. Amanhã, penso que vamos conseguir um bom desempenho, porém temos igualmente que contar com factores externos, como é o caso da chuva, que se acontecer durante as corridas, pode vir complicar a vida a toda a gente. O mais importante é estarmos todos confiantes", rematou.AS
 

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Portugal 4º em Sepang

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Filipe Albuquerque terminou a primeira corrida do A1GP na Malásia na quarta posição, embora no final da corrida tenha começado a pressionar os carros da França e da Nova Zelândia.
Portugal 4º em Sepang -

Neel Jani dominou a corrida no carro suíço, conquistando a primeira vitória da época, sempre com uma vantagem confortável sobre o resto dos concorrentes.

Loïc Duval e Earl Bamber completaram o pódio, na França e Nova Zelândia. Bamber completou a sua troca de pneus mais depressa que Duval, mas como ia criando uma situação perigosa, a sua equipa mandou-o deixou passar o piloto francês para evitar uma penalização.

Atrás de Albuquerque, Adam Carroll aproveitou a troca de pneus para saltar para o quinto lugar, ultrapassando a Holanda e a Itália. A Austrália ficou no último lugar pontuável.

A prova teve duas partidas, devido a um acidente na primeira volta, causado por Narain Karthikeyan quando travou durante a partida lançada. Sem espaço para travar, Marco Andretti e Felipe Guimarães abalroaram separadamente o carro indiano.

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Portugal sobe ao pódio na Corrida Feature

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Portugal subiu ao segundo lugar da classificação geral do A1 Grand Prix com o segundo posto na Corrida Feature de Sepang, na Malásia, corrida que foi ganha por Adam Carroll, fazendo da Irlanda a primeira a ganhar duas vezes este ano.
Portugal sobe ao pódio na Corrida Feature -

Albuquerque foi autor de um excelente arranque e subiu de quinto para segundo na primeira volta, mantendo-se sempre próximo de Carroll. No entanto, a equipa irlandesa foi mais eficaz nas paragens nas boxes, permitindo a Carroll ganhar terreno. A vitória permitiu à Irlanda assumir o comando do campeonato.

Marco Andretti conquistou o seu primeiro pódio em representação dos EUA, aproveitando o erro da comunicação da Malásia e através de ultrapassagens à China e Líbano e bom trabalho de boxes. A Austrália também teve um bom trabalho de boxes, permitindo a John Martin recuperar até quarto.

Adrian Zaugg suportou a pressão do neozelandês Earl Bamber para conquistar o quinto posto para a África do Sul. O Brasil foi oitavo, seguido da Holanda (que levou um "drive through") e da Malásia, que se não fosse o erro podia ter terminado em terceiro.AS
 

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Gommendy termina em segundo

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O FC Porto voltou a estar em destaque na corrida da Superleague Formula em Jerez, com Tristan Gommendy a levar o monolugar dos azuis-e-brancos até ao segundo posto na primeira corrida, ganha por Robert Doornbos, do AC Milan.
Gommendy termina em segundo -

Numa corrida muito emocionante, o Liverpool, com Adrian Valles ao volante, começou na liderança, com o piloto espanhol a distanciar-se de forma gradual de todos os seus adversários. À passagem da quinta volta, já o Liverpool dispunha de quatro segundos de avanço sobre Atlético de Madrid, AS Roma e o FC Porto, que perdeu um lugar em relação à partida.

Com os reabastecimentos, deu-se o primeiro 'golpe de teatro': o Atlético de Madrid, que ficou na frente após a paragem do Liverpool, começou a forçar o andamento, mas na entrada da via das boxes Andy Soucek deitou tudo a perder com um erro na entrada da via das boxes, fazendo um pião e deixando 'calar' o motor.

Mas a emoção não terminou aí. Na última volta, Valles, já com uma vantagem de seis segundos sobre Doornbos, abrandou de forma dramática com um problema mecânico, sendo obrigado a deixar passar o Doornbos, Pizzonia e Gommendy. No entanto, e já após a linha de chegada, foi anunciada uma penalização de 30 segundos a Pizzonia, no carro do Corinthians, entregando a segunda posição a Gommendy.

O título, esse, ficou já entregue ao Beijing Guoan, de Davide Rigon, que apesar de um fim-de-semana muito difícil, conseguiu terminar em nono, garantindo os pontos necessários para celebrar já o título.

A segunda corrida terá início às 13h com Gommendy a largar do 17º posto.

"Rc"
 

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Filipe Albuquerque: "Penso que a partir daqui vamos ser sempre uma das equipas da fre

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O fim-de-semana do A1GP na Malásia teve um desfecho positivo para o A1 Team Portugal, com Filipe Albuquerque a levar o carro português a terminar as duas corridas do dia na quarta e segunda posições respectivamente para a 'Sprint' e 'Feature Races'.
Filipe Albuquerque: "Penso que a partir daqui vamos ser sempre uma das equipas da frente" -

Os objectivos para esta jornada foram conquistados, dando a equipa portuguesa um salto em termos de classificação geral. Ocupam agora o segundo lugar da tabela numa posição bastante confortável para discutirem a luta pelo título.

Filipe Albuquerque partiu para a primeira prova do dia, a 'Sprint Race' da quarta posição da grelha, a mesma em que viria a terminar: "Esta foi uma corrida complicada. Tivemos de efectuar nova partida depois de uma situação de bandeira vermelha, para além de que o 'pit-stop' não foi dos mais rápidos, muito devido ao facto de um dos elementos da equipa estar doente e não ter podido desempenhar a sua função, tendo a equipa de recorrer a uma alternativa que não resultou na perfeição", disse.

Na 'Feature Race' a história foi bem diferente. Filipe Albuquerque fez um bom arranque passando de quinto para terceiro, para até ao final da primeira volta já estar a ocupar o segundo posto: "Foi uma primeira volta fantástica, com tudo a funcionar na perfeição. Tentei a todo o custo conseguir subir para primeiro lugar, mas infelizmente a equipa irlandesa estava ligeiramente mais rápida que eu, para além de que, uma vez mais, o nosso 'pit-stop' não foi perfeito. A determinada altura percebi que era complicado discutir o primeiro lugar, pelo que optei por garantir a segunda posição, que nos fez subir quatro posições no Campeonato. Penso que daqui em diante vamos ser certamente uma das equipas permanentemente na frente", disse.

Luís Vicente, CEO do A1 GP Team Portugal não escondia o orgulho na sua equipa e especialmente em Filipe Albuquerque: "O Filipe teve uma frieza notável para conseguir garantir estes dois resultados. Estamos muito satisfeitos com o desenrolar do fim-de-semana. A equipa fez um excelente trabalho e estão todos de parabéns".

Pedro Matos Chaves, Director Desportivo voltava a reforçar: "Fomos a equipa mais constante ao longo do fim-de-semana, com resultados que nos permitem estar em posição de lutar pelo Campeonato. Esperamos manter a performance ao longo do resto do Campeonato", disse.


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F.C. Porto em 12º na vitória surpresa do Borussia Dortmund

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James Walker, do Borussia Dortmund, obteve uma vitória surpresa na segunda corrida da Superleague, em Jerez de la Frontera, numa corrida marcada, uma vez mais, pelo grande equilíbrio.

A vitória do carro amarelo e preto foi tanto mais surpreendente porque a equipa não previa correr em Jerez devido a problemas com o monolugar, com o próprio piloto a admitir no sábado que seria difícil participar. Falhando a qualificação e começando a primeira corrida das boxes, Walker ofereceu na segunda corrida uma grande recompensa à sua equipa pelo árduo trabalho na preparação do monolugar.

A prova contou, no entanto, com duas partes distintas. Na primeira metade foi o Galatasaray, com Alessandro Pier Guidi ao volante, a brilhar, agarrando a liderança com autoridade e abrindo uma confortável vantagem para o grupo perseguidor, onde Tuka Rocha, do Flamengo, se mostrava impossível de ultrapassar, atrasando toda a gente atrás de si.

Com as paragens nas boxes, e com a temperatura da pista a aumentar - chegou a ser de 30ºc -, os pneus do monolugar do italiano foram-se deteriorando, com a sua vantagem sobre António Pizzonia e Davide Rigon a ser reduzida de volta para volta.

A dez minutos do final, um pião de Pier Guidi fê-lo perder a liderança, que ficou na posse do ex-piloto de Fórmula 1. Até ao fim, Pizzonia limitou-se a controlar a vantagem sobre Rigon (recentemente nomeado como piloto do simulador da Ferrari para a Fórmula 1), que obteve o terceiro lugar final.

Tristan Gommendy, do FC Porto, não teve uma corrida fácil, já que partindo das últimas posições, não conseguiu subir muitos lugares, tanto mais que Jerez é uma pista onde ultrapassar não é tarefa fácil. Terminou em 12º, colado a Borja Garcia do Sevilha, mas sem o conseguir ultrapassar ao longo de oito voltas. A comprovar a dificuldade em ultrapassar está também a posição final de Robert Doornbos, vencedor da primeira prova e que nesta segunda não foi além do décimo posto.

Nota ainda para o espectacular acidente de Max Wissel, do Basileia, que levantou voo após um toque na traseira do carro do Olympiakos, indo embater com violência no muro de pneus. Sem lesões sérias, o piloto saiu do carro bastante combalido, e queixoso de um dos braços.

Classificação

1. James Walker Borussia Dortmund 46:42.999
2. Antonio Pizzonia Corinthians + 1.535
3. Davide Rigon Beijing Guoan + 2.345
4. Alessandro Pier Guidi Galatasaray + 25.500
5. Franck Perera AS Roma + 25.731
6. Ryan Dalziel Rangers + 30.622
7. Bertrand Baguette Al Ain + 31.906
8. Craig Dolby Anderlecht + 32.986
9. Yelmer Buurman PSV Eindhoven + 34.756
10. Robert Doornbos AC Milan + 38.723
11. Borja Garcia Sevilla FC + 40.878
12. Tristan Gommendy FC Porto + 41.205

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Francisco Cruz Martins no pódio nas 6 Horas de Vallelunga

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Convidado pela sua equipa para correr as 6 Horas de Vallelunga "Gold Cup", Francisco Cruz Martins dividiu os turnos de condução com dois gentlerman drivers Proietti e Spinelli, e concluiu a corrida no pódio, com o terceiro lugar da classe GT2.

A prova de Francisco Cruz Martins correu bem apesar de algumas contrariedades, que impediram ir mais além na GT2. A caixa de velocidades do Porsche estragou os planos do piloto português quando este ocupava o terceiro lugar da classificação geral e dos GT2, sendo por isso forçado a entrar nas boxes, confiou o piloto: "Estávamos no ritmo certo e bem classificados, mas a caixa de velocidades avariou e fiquei sem possibilidade de fazer melhor. Comuniquei com a boxe e entrei na volta seguinte para tentar resolver a avaria."

Depois de uma paragem de 12 minutos, com os mecânicos de Autorlando a confirmarem que não era possível intervir, o Porsche voltou à pista sem poder utilizar as 2ª e 3ª velocidades, caindo de terceiro para o quinto posto da geral, mantendo todavia o terceiro lugar na categoria GT2.

Francisco Cruz Martins teve ainda de enfrentar a pista bastante húmida no início a corrida, devido à chuva que caiu durante a noite: "Guiar com a pista tão escorregadia e suja, sem poder utilizar a caixa de velocidades na sua plenitude, é um exercício muito complicado. Por isso, conseguir apesar de tudo terminar em terceiro nos GT2, é um bom resultado."

Pela primeira vez na história desta clássica prova italiana, as 6 Horas de Vallelunga "Gold Cup", tiveram como vencedor um concorrente da GT2, o Ferrari 430 tripulado pelo trio Cioci/Perazzini/Mediani. AS
 

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Título do Nacional de Resistência para Salvador

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Pedro Salvador e a Juno Racing Ibéria sagraram-se campeões no Campeoanto de Portugal de Resistência, após as duas últimas corridas, disputadas no Estoril, as quais estiveram envoltas em polémica no que diz respeito à atribuição do ceptro.

Após a prova, tanto Pedro Estrela como Pedro Salvador reclamaram para si o título da categoria, graças a interpretações diferentes do regulamento, mas foi o segundo a sagrar-se vencedor do campeonato Sport e Protótipos 2008 (pelo menos até à palavra final da FPAK).

Salvador, que pilotou o fiável e competitivo Juno SSE ao longo da temporada, começou por enaltecer o "excelente trabalho da Juno Racing Ibéria, equipa que merece este título por inteiro, fruto da sua dedicação, capacidade técnica e espírito de camaradagem sempre presente em todas as provas".

Para o piloto de Chaves, "este título, o segundo que conseguimos em 2008, foi muitíssimo saboroso, não só porque provamos mais uma vez a grande competitividade do Juno SSE, mas também porque o conseguimos com todo o mérito, lutando em pista para o alcançar", explicou, lembrando que "este não foi um fim-de-semana de corridas fáceis, tivemos de andar muito depressa para vencer e se na primeira corrida as coisas até nem correram mal, na segunda optamos por ter mais cuidado e penso que só ganhamos porque o António Nogueira foi penalizado".

Salvador recordou, ainda, que "os novos handicaps de paragem nas boxes introduzidos no regulamento antes desta prova, vieram penalizar-nos muito e como tal não tivemos a vida facilitada, antes pelo contrário".AS
 

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Andretti Racing em destaque no A1GP

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A Andretti-Green Racing conquistou o seu primeiro grande resultado desde que assumiu o comando das operações do A1 Team USA, com Marco Andretti a subir ao pódio na Corrida Feature, no que foi apenas a sua segunda jornada na competição.

Michael Andretti, director da equipa americana, havia justificado a aquisição da franchise ao antigo proprietário, Rick Weidinger, como uma oportunidade de oferecer mais quilómetros de testes aos pilotos regulares da sua equipa na IRL Indycar Series.

O seu filho Marco justificou assim o investimento da equipa AGR neste projecto, pois apesar do acidente no início da Corrida Sprint, na Feature o Andretti mais novo manteve-se calmo, evitou erros e ganhou lugares à custa dos erros dos outros.

Com Rick Weidinger no leme, o A1 Team USA já havia conhecido algum sucesso, nomeadamente com um triunfo de Jonathan Summerton, mas Michael Andretti espera conseguir melhor, não só em termos de resultados, mas também de imagem, apostando nas participações do seu filho Marco e da sempre colunável Danica Patrick para despertar interesse no A1GP no seu país.AS
 
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