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Cantinho da Velocidade / WTCC

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N a s c a r - 25/10/2010

Hamlin vence em Martinsville e se aproxima de Johnson
D_Hamlin.1.jpg

Denny Hamlin conquistou sua sétima vitória da temporada em Martinsville, se aproximando do líder do campeonato Jimmie Johnson. Apesar de não ter largado bem da pole position, o piloto da Joe Gibbs conseguiu se recuperar para obter seu terceiro triunfo consecutivo no circuito onde venceu quatro das últimas seis corridas.

Mark Martin, da Hendrick Motorsports, se recuperou de um incidente com AJ Allmendinger (Richard Petty) no meio da prova para terminar em segundo.

O carro do veterano sofreu danos significativos na traseira, mas seus mecânicos fizeram reparos suficientes na carenagem para ele permanecesse competitivo. Martin impôs um ritmo impressionante no stint final da corrida, quando subiu de 18º para segundo.

Kevin Harvick (Richard Childress) chegou em terceiro, à frente do companheiro de Hamlin na Joe Gibbs, Kyle Busch, que bateu Johnson na disputa pelo quarto lugar. O atual campeão encerrou a prova sem liderar nenhuma volta naquela que talvez é sua melhor pista - a primeira vez que isso aconteceu nos últimos cinco anos.

Joey Logano (Joe Gibbs), Dale Earnhardt Jr. (Hendrick), Carl Edwards (Roush Fenway), Jeff Burton (Richard Childress) e Brad Keselowski (Penske) completaram os dez primeiros.


Classificação da prova:

1. Denny Hamlin - Toyota, 500 voltas
2. Mark Martin - Chevrolet, 500
3. Kevin Harvick - Chevrolet, 500
4. Kyle Busch - Toyota, 500
5. Jimmie Johnson - Chevrolet, 500
6. Joey Logano - Toyota, 500
7. Dale Earnhardt Jr - Chevrolet, 500
8. Carl Edwards - Ford, 500
9. Jeff Burton - Chevrolet, 500
10. Brad Keselowski - Dodge, 500
11. Jamie McMurray - Chevrolet, 500
12. A.J. Allmendinger - Ford, 500
13. Paul Menard - Ford, 500
14. Kasey Kahne - Toyota, 500
15. Matt Kenseth - Ford, 500
16. Kurt Busch - Dodge, 499
17. David Ragan - Ford, 499
18. Ken Schrader - Ford, 499
19. Juan Montoya - Chevrolet, 499
20. Jeff Gordon - Chevrolet, 498
21. Aric Almirola - Ford, 498
22. Robby Gordon - Toyota, 498
23. Scott Speed - Toyota, 498
24. Tony Stewart - Chevrolet, 498
25. Sam Hornish Jr - Dodge, 496
26. Hermie Sadler - Chevrolet, 496
27. David Reutimann - Toyota, 494
28. Elliott Sadler - Ford, 474
29. Martin Truex Jr - Toyota, 473
30. Ryan Newman - Chevrolet, 455
31. Regan Smith - Chevrolet, 442
32. Tony Raines - Ford, 437
33. Greg Biffle - Ford, 432
34. Marcos Ambrose - Toyota, 428
35. Travis Kvapil - Ford, 423
36. Dave Blaney - Chevrolet, 418
37. David Gilliland - Ford, 382
38. Clint Bowyer - Chevrolet, 359
39. J.J. Yeley - Dodge, 282
40. Casey Mears - Toyota, 271
41. Joe Nemechek - Toyota, 264
42. Landon Cassill - Toyota, 200
43. Bobby Labonte - Chevrolet, 197
 

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Cesar Ramos é campeão da F-3 Italiana e vai testar Ferrari

F3-C.Ramos.jpg
O capítulo final da disputa pelo título da Fórmula 3 Italiana, neste domingo (dia 24), em Monza, teve final feliz para o Brasil, com a conquista do gaúcho Cesar Ramos, de 21 anos. Mais uma vez, a corrida foi repleta de emoções, com uma briga intensa entre os ponteiros até a bandeirada final. Ramos fechou a temporada com chave de ouro, vencendo pela terceira vez no campeonato.

Além do título, a comemoração também foi grande pela premiação. Os três primeiros no campeonato farão um teste com a equipe Ferrari de F-1, no dia 2 de dezembro, em Vallelunga. Será a primeira vez que um gaúcho vai acelerar um carro da principal categoria do automobilismo mundial.

Ramos também é o primeiro brasileiro campeão da Fórmula 3 Italiana. Antes, apenas o baiano Tony Kanaan chegou próximo, com o quarto lugar em 1995. Criada em 1964, antes de Ramos, apenas outros três pilotos não italianos haviam conquistado o título: o holandês Donny Creves/1998, o sueco Peter Sundberg/1999 e o sérvio Milos Pavlovic/2002.

"Estou muito feliz. Nosso objetivo esse ano era brigar pelo título e ter a chance de testar com a Ferrari, o que será muito importante para o futuro da minha carreira", comemorou Ramos, que já havia vencido em Vallelunga e Hockenheim este ano, conquistando oito pódios nas 16 corridas. O brasileiro, que corre pela equipe BVM Target Racing, encerrou o campeonato com 161 pontos, descartando os dois piores resultados.

O monegasco Stephane Richelmi, segundo na corrida de hoje, foi o vice-campeão, com 153 pontos. O italiano Andrea Caldarelli ficou em terceiro, com 148. Ambos também testarão com a Ferrari.

A conquista do título

Depois de ter feito a pole na corrida de sábado (23) e ter vivido um drama antes da primeira curva, quando levou uma batida de Richelmi, Ramos foi para os boxes com a suspensão traseira esquerda danificada, conseguiu voltar em último, foi ultrapassando um a um, chegou a estar em terceiro e, nas voltas finais, com o problema da suspensão acentuado, terminou em oitavo.

Na etapa deste domingo, como os oito primeiros largam em posição invertida, Ramos partiu do oitavo lugar. "Consegui passar ileso na primeira curva e depois vim ultrapassando um a um, até chegar em quarto lugar", contou.

A partir daí, os quatro que brigavam pelo título iniciaram uma disputa intensa. Um passando o outro. "Foi uma luta. Para quem estava de fora, acho que foi um teste cardíaco, mas consegui manter a tranqüilidade e, faltando cinco voltas, assumi a liderança e segurei até o final. Foi uma final digna de filme de cinema. Não era para ser ontem. Tinha de ser hoje e desta forma mesmo. Foi uma final inesquecível", declarou o gaúcho de Novo Hamburgo.

Ramos deve vir para o Brasil nos próximos dias. "Quero descansar um pouco e já começar a me preparar para esse teste com a Ferrari", finalizou o novo campeão.

Confira os melhores na última etapa da temporada em Monza:

1 3 Cesar Ramos Dallara F310 - FPT Racing BVM - Target Racing 30'56.339
2 11 Stephane Richelmi Dallara F310 - FPT Racing Lucidi Motors 1.811
3 8 Daniel Mancinelli Dallara F310 - FPT Racing Team Ghinzani 6.342
4 27 Andrea Caldarelli Dallara F310 - FPT Racing Prema Junior 6.805
5 4 Nicolas Marroc Dallara F310 - FPT Racing Prema Junior 9.066
6 7 Mattews Lee Dallara F310 - FPT Racing RC Motorsport 9.554
7 17 Gabriel Chaves (E) Mygale M-10 - FPT Racing Eurointernational 11.133
8 50 Gianmarco Raimondo (E) Dallara F310 - FPT Racing Lucidi Motors 12.922
9 9 Samuele Buttarelli Dallara F310 - FPT Racing Team Ghinzani 13.398
10 5 Edoardo Liberati Dallara F310 - FPT Racing Prema Junior 14.207

Veja como ficou o campeonato, com descartes:

1. C. Ramos BVM - Target Racing 161 pontos
2. S. Richelmi Lucidi Motors 153
3. A. Caldarelli Prema Junior 148
4. D. Mancinelli Team Ghinzani 138
5. S. Campana Lucidi Motors 114
6. C. Zanella JD Motorsport 90
7. J. Krohn RP Motorsport 66
8. S. Buttarelli Team Ghinzani 50
9. E. Liberati Prema Junior 44
10. G. Chaves Eurointernational 44
 

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Stock-car:

Etapa de Santa Cruz do Sul termina em confusão

A_Khodair.jpg

Gêmeos Sperafico chegam à frente, mas Khodair é quem sobe ao alto do pódio.

A 10ª etapa da Stock Car, segunda dos playoffs decisivos da temporada 2010, estabeleceu um novo e elevado padrão de trapalhadas no já habitualmente conturbado automobilismo brasileiro. O bom público que tomou as arquibancadas do Autódromo Internacional de Santa Cruz neste domingo assistiu a um resultado final na pista que não correspondeu aos personagens que tomaram o pódio.

Por causa de uma confusão a respeito do início da janela para reabastecimento e troca de pneus, 12 pilotos - inclusive os três primeiros na chegada, a trinca paranaense formada pelos gêmeos Ricardo e Rodrigo Sperafico e Júlio Campos - foram punidos com uma passagem pelos boxes que a maioria ignorou solenemente. Com isso, Allam Khodair herdou a vitória e recebeu o prêmio escoltado por Valdeno Brito e Ricardo Maurício, o novo líder extra-oficial.

Foi um domingo cheio para quem gosta de corrida movimentada. Ainda a caminho do grid, Ricardo Sperafico ficou sem a roda traseira direita e voltou se arrastando para a garagem da equipe, onde a troca foi realizada a tempo de colocá-lo de volta à corrida. Depois de uma largada tranqüila, na qual o pole Max Wilson e os irmãos Popó e Cacá Bueno conservaram as posições logo atrás, Cacá rodou e causou a neutralização da prova por causa de um pneu furado. Na relargada, a bandeira verde não durou duas voltas e o safety car foi novamente chamado por causa do abandono de Antonio Jorge Neto em um ponto perigoso da pista.

A confusão, então, recrudesceu. Pelo regulamento, o horário para pit stop estava aberto, mas o regulamento prevê que os carros não podem entrar nos boxes enquanto o safety car estiver na pista. Os chefes de equipe, no entanto, ficaram confusos com a informação do locutor oficial de que o reabastecimento e troca de pneus estavam autorizados. Além disso, alguns dirigentes alegam que a placa correspondente à liberação dos boxes foi exibida, bem como o sinal verde característico mostrado nos monitores de tevê. Mais de uma dezena optou pela parada, enquanto a maioria se manteve no circuito.

A incerteza sobre o quadro real da prova acabou atingindo até a equipe do então líder da corrida e do campeonato, Max Wilson. Ele entrou nos boxes com a prova transcorrendo normalmente e já perderia a posição, mas ainda acabou com a situação complicada ao voltar para a pista com a garrafa de combustível presa ao bocal do tanque. Popó Bueno tomou a ponta, mas também seria prejudicado com a demora para a troca do pneu dianteiro direito.

Nas últimas voltas, depois de comandar a corrida por algum tempo, Daniel Serra parou com a quebra do motor. Foi a vez de Khodair ultrapassá-lo e alcançar a sua segunda vitória na temporada, embora ao receber a bandeirada as comemorações estourassem simultaneamente em várias equipes espalhadas pelo paddock. Os Sperafico e Campos até se encaminharam para o pódio, antes que a organização anunciasse ao público que o resultado era outro.

Khodair, claro, procurou cuidar de seus interesses. "Bagunça é mais para quem está de fora, porque lógico que os caras que chegaram à frente não poderiam ter vencido. Eles pararam no momento apropriado, mas senti que poderia vencer quando veio o safety car. Relarguei com um ritmo muito bom de corrida depois da troca dos pneus traseiros e na metade da corrida sabia que tinha chances de vencer", analisou.

Sobre as duas etapas finais, em Brasília e Curitiba, descarta qualquer pressão. "Vou sem responsabilidade nenhuma, são duas pistas que talvez sejam as minhas prediletas no campeonato. A gente tem uma desvantagem no campeonato para os dois primeiros, que correm por uma equipe supercompetente, mas vou sem responsabilidade nenhuma para o tudo ou nada. E agora, vivo na disputa, acho que a gente tem chance e vou brigar por esse título."

Confusões à parte, a corrida ainda reservou momentos de emoção para os torcedores, com inúmeras disputas nos blocos intermediários e alguns choques sem maiores conseqüências. E também de provas de recuperação como a protagonizada por Xandinho Negrão, que saiu do 20º no grid para o 7º na bandeirada. "Na verdade, acho que as punições foram justas, porque todos conhecem a regra. Estranhei quando percebi que um bando entrou nos boxes naquele momento e perguntei à equipe pelo rádio o que estava acontecendo. Tudo o que aconteceu me beneficiou, mas também perdi posições por causa das confusões", comentou.


Resultado da corrida, sujeito a verificações técnicas/desportivas:

1º - Allam Khodair - 32 voltas em 47min41s727 (Peugeot)
2º - Valdeno Brito - a 9s218 (Chevrolet)
3º - Ricardo Mauricio - a 9s669 (Chevrolet)
4º - Átila Abreu - a 10s021 (Chevrolet)
5º - Luciano Burti - a 10s519 (Peugeot)
6º - Felipe Maluhy - a 10s713 (Chevrolet)
7º - Xandinho Negrão - a 10s981 (Chevrolet)
8º - Max Wilson - a 11s781 (Chevrolet)
9º - Alceu Feldmann - a 11s971 (Peugeot)
10º - Popó Bueno - a 12s220 (Chevrolet)
11º - David Muffato - a 15s203 (Peugeot)
12º - Cacá Bueno - a 15s567 (Peugeot)
13º - Duda Pamplona - a 18s533 (Chevrolet)
14º - Diego Nunes - a 19s217 (Peugeot)
15º - Thiago Marques - a 22s168 (Chevrolet)
16º - Julio Campos - a 27s989 (Peugeot)
17º - Giuliano Losacco - a 28s574 (Peugeot)
18º - Antonio Pizzonia - a 34s017 (Chevrolet)
19º - Juliano Moro - a 42s621 (Peugeot)
20º - Pedro Gomes - a 43s824 (Chevrolet)
21º - Betinho Gresse - a 56s199 (Chevrolet)
22º - Marcos Gomes - a 2 voltas (Peugeot)
23º - Daniel Serra - a 3 voltas (Peugeot)
24º - Cláudio Ricci - a 8 voltas (Peugeot)

Classificação do campeonato:

1º - Ricardo Maurício - 251 pontos
2º - Max Wilson - 247
3º - Allam Khodair - 240
4º - Cacá Bueno - 236
5º - Átila Abreu - 234
6º - Nonô Figueiredo - 224
7º - Felipe Maluhy - 218
8º - Popó Bueno - 216
9º - Marcos Gomes - 210
10º - Daniel Serra - 207
 

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GT Brasil chega à penúltima etapa com disputa acirrada na GTBR4

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Dividido em duas categorias que alinham no mesmo grid de largada, mas com resultado e pontuação separadas, o campeonato GT Brasil teve uma excelente surpresa na primeira temporada da história da Itaipava GTBR4, que reúne modelos Ferrari Challenge, Maserati Trofeo e Ginetta G50. O campeonato chega à penúltima etapa, marcada para os dias 30 e 31 de outubro, em Pinhais, com disputa pelo título ponto a ponto entre Valter Rossete e Renan Guerra.

São eles os pilotos com maiores chances de ficar com o primeiro lugar em 2010. Valter Rossete tem a liderança na tabela de classificação, com quatro pontos de vantagem sobre Renan Guerra. "Nosso melhor ponto neste ano tem sido a regularidade, já que não deixamos de pontuar em nenhuma corrida. Espero continuar assim", afirma Fabio Greco, que é o parceiro de pilotagem de Valter Rossete, com um Ferrari Challenge.

Mas ele acredita que é o carro do adversário, um Maserati Trofeo, que deve levar vantagem em Pinhais. "Essa etapa será muito difícil para nós, o Maserati Trofeo (carro de Renan Guerra) deve estar mais rápido e os Ginetta G50 são um grande mistério, já que nunca correram lá", destaca Fabio Greco. Por incrível que pareça, neste caso até o adversário concorda, especialmente se chover nos dois dias, como prevê o The Weather Channel.

O Ferrari Challenge é um modelo que comprovadamente tem tido mais dificuldades no piso molhado. "Se chover em Pinhais será um pouco melhor para nós em comparação com a Ferrari, mas de toda forma sei que será difícil", analisa Renan Guerra. Ele quer aproveitar a possível vantagem da melhor forma possível, consciente de que na etapa seguinte a situação será exatamente inversa.

"A última corrida do ano, em Interlagos será mais complicada para nós. Então, meu objetivo é ir para lá já na frente. O Rossete não está à toa na liderança do campeonato. Será um final de campeonato muito apertado e disputado, disso eu tenho certeza", acrescenta o piloto, que apesar de ser o vice-líder ficaria com o título se o campeonato acabasse hoje: leva vantagem no descarte obrigatório do pior resultado desta segunda metade da temporada.

O descarte está previsto no regulamento e, atualmente, deixaria Renan Guerra com um ponto a mais do que Valter Rossete. A regra, na verdade, ajuda muita gente. Aplicada, passa a dar chances de título para até seis pilotos e duplas. Entram bem na briga os terceiros colocados, Cristiano Federico e Leonardo Medrado, e a dupla que ocupa o quarto lugar, Marçal Melo e William Freire.

E possibilidades matemáticas ainda existem para Sérgio Lagana e Alan Hellmeister, em quinto, e para o sexto colocado, Henrique Assunção. Vale lembrar que na primeira passagem do campeonato GT Brasil por Pinhais neste ano, em abril, o domínio foi absoluto de Renan Guerra. Ele fez a pole position, a melhor volta e venceu as duas corridas do fim de semana. Mas já faz tempo. O novo momento torna tudo muito mais imprevisível. E interessante.
 

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Para CBA, direção de prova acertou nas punições em Santa Cruz

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O final da décima etapa da Stock Car, realizada no domingo, em Santa Cruz do Sul (RS), foi bastante agitado, com punições de pilotos e drives trough não cumpridos. As decisões tomadas pela Direção de Prova, com a punição dos pilotos, foram corretas na opinião da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), seguindo à risca o regulamento da competição.

Para Nestor Valduga, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, a atuação da Direção de Prova foi perfeita. "No nosso entendimento, não houve nenhum erro. O regulamento é claro e as equipes acabaram errando na decisão de entrar nos boxes. A maioria das equipes cumpriu a penalização com drive trough e aquelas que não o fizeram foram punidas no final da prova", explica o dirigente.

Com relação à entrada no Box com o Safety Car estão descritos nos artigos 8 e 10 do Regulamento Particular da prova de Santa Cruz do Sul como segue:

ARTIGO Nº 8 STOCK CAR V8 - REABASTECIMENTO OBRIGATÓRIO E TROCA DE PNEUS.

Os pilotos somente poderão entrar para realizar o "Pit Stop" após passarem pelo PSDP, onde estará apresentada a placa de Box Aberto.

ARTIGO Nº 10 "SAFETY CAR"

Para efeito de Pit Stop, caso o "Safety Car" esteja na pista na hora da apresentação da placa de Box Aberto, esta será postergada para após a relargada.

Outra comentário foi com relação ao locutor do evento. "Segundo o regulamento da FIA, a comunicação oficial entre Direção de Prova e equipe é feita através do PSDP. Existem algumas categorias que também usam comunicação por rádio, mas em conjunto com as placas e o piloto precisa passar pelo PSDP para receber a informação. Dessa forma, é de conhecimento de todos que locução funciona somente para informar o público", completa Nestor Valduga.

Segue trecho do Regulamento Desportivo da Competição que trata do tema:

Item 35 "SEGURANÇA GERAL’ As instruções oficiais serão dadas aos pilotos por meio de sinais, placas e bandeiras previstas no CDA/CBA.

Além do acima citado, será obrigatório o uso do receptor de sinais luminosos, que deverá ser instalado no habitáculo, com possibilidade de perfeita visão do piloto, devidamente acomodado no banco do veículo.
 

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Carro similar ao de Bia Figueiredo estará no Salão do Automóvel

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Está movimentada a agenda de Ana Beatriz Figueiredo desde que voltou de Miami, onde disputou a última corrida da Fórmula Indy em 2010. Depois de prestigiar a Intermarine no São Paulo Boat Show e enquanto se prepara para pilotar mais dois barcos da marca brasileira, a Intermarine 545 e a offshore Intermarine 46, ela agora se dedica ao Salão do Automóvel 2010, que será aberto ao público nesta quarta-feira, 27 de outubro, em São Paulo.

Os visitantes do salão poderão conferir no estande da Honda, um carro de chassi Dallara do ano 2000, pintado com o mesmo esquema de cores da equipe Dreyer & Reinbold Racing e o número 23, com o qual Bia Figueiredo, como é conhecida no Brasil, estreou na Fórmula Indy, na São Paulo Indy 300, em março de 2010. E nesta quinta-feira, dia 28, ela estará lá para um encontro com funcionários da montadora no Brasil para um bate-papo.

No dia 5 de novembro, a pilota se dividirá, em sessões de autógrafos, entre os estandes da Bardahl, sua patrocinadora desde que estreou em automobilismo, na Fórmula Renault, e do Labirinto Canavial, que é o estande do projeto Agora, mantido por 18 empresas e entidades da cadeia produtiva da cana de açúcar, cujo etanol é utilizado nos carros da Fórmula Indy. No dia 6, Bia estará novamente no estande da Bardahl atendendo aos fãs.

“Mesmo com a temporada da Fórmula Indy encerrada, os compromissos não param. Nosso foco está nas negociações para correr o campeonato completo em 2011, e por isso temos reuniões quase diárias. A oportunidade de ter o meu carro no estande da Honda, que fornece os motores da Indy, é algo imensurável, e as oportunidades de estar nos estandes da Bardahl e do projeto Agora são muito bem vindas. Além disso, o contato com convidados e fãs é sempre muito bacana”, comenta Bia Figueiredo.

Depois do Salão do Automóvel, paralelamente à sua agenda de encontros de negócios e aos treinamentos físicos que realiza cinco vezes por semana, a pilota começará a treinar para o Desafio Internacional das Estrelas, a corrida de kart promovida por Felipe Massa, que será realizada no fim de semana anterior ao Natal, em Florianópolis.

“Ser convidada para correr no Desafio das Estrelas é uma grande honra e quero me preparar bem para ser competitiva em meio a tantos pilotos de ponta”, conclui Ana Beatriz Figueiredo.
 

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Victor Corrêa quer vencer na ultima rodada dupla do ano

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Piloto mineiro quer encerrar o ano com chave de ouro em Barcelona.

Após 14 corridas emocionantes nos principais circuitos do Velho Continente, o European F3 Open chega a sua oitava e última rodada dupla da temporada 2010. As corridas acontecem nesse final de semana (30 e 31/10) no circuito de Montmeló, na Catalunha, 20 km ao norte de Barcelona (Espanha), com a participação do mineiro Victor Corrêa.

Único brasileiro na categoria, Victor Corrêa quer encerrar a temporada com chave de ouro e vai atrás de outro bom resultado. “Estou indo para andar na frente, vou tentar outra pole e vitórias. Se possível, quero repetir o que conseguimos em Monza, acho que tenho condições pra isso”, avisa o representante de Alfenas, Minas Gerais.

Victor Corrêa foi pole position na Inglaterra e na Itália teve uma supremacia avassaladora, largando duas vezes da pole position, estabelecendo a volta mais rápida das duas corridas e subindo no pódio com duas vitórias, tornando-se destaque nas mídias especializadas de toda Europa. Com isso, o piloto tem um incentivo extra para brigar pela vitória na Espanha.

“Nunca andei em Barcelona, porém já treinei no simulador da equipe”, falou sobre a inglesa West-Tec Racing. “Mas isto não será problema, na maioria das outras etapas foi assim e acabei andando bem”, revela demonstrando confiança para correr na ultima rodada dupla do ano.

Victor entrou no certame europeu depois das duas primeiras rodadas duplas e mesmo assim ocupa a quinta colocação na tabela de classificação. “Acho que a gente tem que fazer o máximo de pontos e vamos trabalhar pra isso. Acredito que mesmo não participando das quatro primeiras corridas, ainda dá para terminarmos o campeonato em terceiro. Por isso, o meu foco será procurar a vitória nas duas corridas, o que será mais importante do que a posição final no campeonato”, comentou o jovem de 20 anos de idade.

Conhecido por sediar o GP da Espanha de Fórmula 1 e por ser a pista preferida para testes pela maioria das equipes da categoria máxima, o moderno circuito de Montmeló possui 4.720 metros de extensão, com um traçado de velocidade alta, porém travado em alguns trechos de curvas bem técnicas. A pista possui uma grande reta dos boxes - uma das maiores na categoria - possibilitando altíssima velocidade. Entretanto, existem diversos pontos seguros de ultrapassagem, sendo uma pista bem seletiva.

Aproveitando as configurações do traçado, o piloto da West-Tec Racing está confiante e determinado a brigar por mais uma pole position e subir ao pódio. “Temos boas chances porque o carro deve ser bom em Barcelona. O estilo da pista casa bem com o tipo de acerto que costumamos usar, que é bom em circuitos de média horária alta”, explica.

Com etapas na Espanha, Bélgica, França, Inglaterra e Itália, o European F3 Open é composto por 16 corridas em sistema de rodadas duplas.
 

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Wtcc - 30/10/2010

Andy Priaulx é pole position em Okayama
WTCC-A.Priaulx10.jpg
Andy Priaulx (BMW) encerrou um jejum de quatro anos sem poles no WTCC em Okayama (Japão). A rodada japonesa é a 10ª e penúltima da temporada 2010.

O britânico fez o tempo de 1m36.972s, beneficiado por uma nova caixa de câmbio sequencial e 30kg mais leve. O brasileiro Augusto Farfus completou a dobradinha da BMW.

Rob Huff foi o melhor da Chevrolet, em terceiro. Colin Turkington (BMW), que liderou o Q1, fecha a segunda fila. O líder do campeonato Yvan Muller (Chevrolet) larga em oitavo, e o vice Gabriele Tarquini (SEAT) em sexto.
 

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Indy - 30/10/2010

Castroneves retorna nesta segunda ao Dancing With The Stars
Indy-H.Castroneves10.jpg
O piloto brasileiro Helio Castroneves, do Team Penske de Fórmula Indy, retornará nesta segunda-feira, 1º de novembro, ao palco do Dancing With The Stars, popular programa de televisão da rede norte-americana ABC, com audiência média de 30 milhões de telespectadores. Mas esse retorno não será como dançarino, atuação que lhe valeu o título principal do concurso em 2007, mas sim como jurado convidado.

O vencedor de três edições da Indy 500 terá participação especial no show, que atingirá na ocasião a marca de 200 episódios. Quando esteve presente com participantes, Castroneves foi o vencedor ao lado da bailarina, atriz e cantora Julianne Hough, um dos mais destacados nomes do atual cenário artístico dos Estados Unidos.

A presença de Castroneves, nessa atual fase, não se deve unicamente ao fato de ter sido campeão anteriormente, mas principalmente por ter sido votado pelos fãs do programa como um dos melhores dançarinos que se exibiram no show, em todos os tempos. Dentre mais de 1000 danças sujeitas a votação, uma de suas performances com Julianne Hough foi classificada entre as dez melhores no cômputo geral das dez temporadas em que o programa é exibido nos Estados Unidos.

“Eu estou super contente por estar de volta ao Dancing With The Stars como jurado convidado”, disse Castroneves ao site do Team Penske. “Certamente é uma honra voltar ao show e estou muito agradecido por todos os fãs que votaram”, completou.
 

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N a s c a r - 30/10/2010

Denny Hamlin e Mark Martin lideram treinos livres em Talladega


Confira os tempos dos dois treinos livres realizados nesta sexta-feira no Talladega Superspeedway, palco da 33ª etapa da NASCAR Sprint Cup, sétima prova válida pelo Chase:

1º TREINO
Pos. Piloto Carro Tempo Velocidade (mph)
1. Denny Hamlin Toyota 47.485 201.664
2. Kyle Busch Toyota 47.616 201.109
3. Jamie McMurray Chevrolet 48.441 197.684
4. Jeff Gordon Chevrolet 48.446 197.663
5. Jimmie Johnson Chevrolet 48.773 196.338
6. Marcos Ambrose Toyota 48.791 196.266
7. Kasey Kahne Toyota 48.791 196.266
8. Aric Almirola Ford 48.795 196.250
9. Mark Martin Chevrolet 48.810 196.189
10. Dale Earnhardt Jr. Chevrolet 48.839 196.073
11. Joey Logano Toyota 48.894 195.852
12. Regan Smith Chevrolet 48.905 195.808
13. Scott Speed Toyota 48.940 195.668
14. Sam Hornish Jr. Dodge 48.969 195.552
15. Carl Edwards Ford 49.013 195.377
16. Clint Bowyer Chevrolet 49.087 195.082
17. Matt Kenseth Ford 49.121 194.947
18. Brad Keselowski Dodge 49.124 194.935
19. Robert Richardson Jr. Ford 49.137 194.884
20. A.J. Allmendinger Ford 49.178 194.721
21. Tony Stewart Chevrolet 49.209 194.598
22. Jeff Burton Chevrolet 49.229 194.520
23. Martin Truex Jr. Toyota 49.239 194.480
24. Paul Menard Ford 49.243 194.464
25. David Reutimann Toyota 49.246 194.452
26. David Gilliland Ford 49.268 194.365
27. David Ragan Ford 49.299 194.243
28. Kevin Conway Toyota 49.363 193.992
29. Greg Biffle Ford 49.368 193.972
30. Kurt Busch Dodge 49.405 193.827
31. Kevin Harvick Chevrolet 49.521 193.372
32. Elliott Sadler Ford 49.547 193.271
33. Ryan Newman Chevrolet 49.564 193.205
34. Chad McCumbee Chevrolet 49.687 192.727
35. Joe Nemechek Toyota 51.859 184.654
36. Juan Montoya Chevrolet 52.014 184.104
37. Bobby Labonte Chevrolet 52.477 182.480
38. Michael McDowell Chevrolet 52.521 182.327
39. Casey Mears Toyota 52.542 182.254
40. Dave Blaney Chevrolet 52.587 182.098
41. Michael Waltrip Toyota 52.645 181.898
42. Bill Elliott Ford 53.111 180.302
43. Travis Kvapil Ford 53.161 180.132
44. Landon Cassill Toyota 53.276 179.743
2º TREINO
Pos. Piloto Carro Tempo Velocidade (mph)
1. Mark Martin Chevrolet 48.409 197.814
2. Jeff Burton Chevrolet 48.414 197.794
3. Kurt Busch Dodge 48.414 197.794
4. Denny Hamlin Toyota 48.450 197.647
5. David Reutimann Toyota 48.454 197.631
6. Dale Earnhardt Jr. Chevrolet 48.507 197.415
7. Matt Kenseth Ford 48.686 196.689
8. Tony Stewart Chevrolet 48.715 196.572
9. David Ragan Ford 48.759 196.395
10. Robby Gordon Toyota 48.925 195.728
11. Greg Biffle Ford 48.981 195.504
12. Robert Richardson Jr. Ford 49.024 195.333
13. Bobby Labonte Chevrolet 49.043 195.257
14. Aric Almirola Ford 49.145 194.852
15. Kyle Busch Toyota 49.215 194.575
16. Marcos Ambrose Toyota 49.230 194.516
17. Carl Edwards Ford 49.284 194.302
18. Paul Menard Ford 49.286 194.295
19. Kasey Kahne Toyota 49.330 194.121
20. David Gilliland Ford 49.388 193.893
21. Regan Smith Chevrolet 49.392 193.878
22. Chad McCumbee Chevrolet 49.504 193.439
23. Joey Logano Toyota 49.889 191.946
24. Scott Speed Toyota 49.924 191.812
25. Ryan Newman Chevrolet 50.345 190.208
26. Joe Nemechek Toyota 52.053 183.966
27. Sam Hornish Jr. Dodge 52.076 183.885
28. Dave Blaney Chevrolet 52.142 183.652
29. Michael McDowell Chevrolet 52.185 183.501
30. Casey Mears Toyota 52.298 183.105
31. A.J. Allmendinger Ford 52.339 182.961
32. Jeff Fuller Toyota 52.414 182.699
33. Michael Waltrip Toyota 52.578 182.129
34. Landon Cassill Toyota 52.861 181.154
35. Bill Elliott Ford 53.003 180.669
36. Travis Kvapil Ford 53.289 179.699
37. Johnny Sauter Toyota 54.026 177.248
 

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Parente e Piquet Jr vencem em Barcelona

Álvaro Parente e o brasileiro Nelson Piquet Jr. juntaram-se para vencer este sábado a primeira de três corridas do GT Open, que tem este fim de semana a ronda final em Barcelona.

Ao volante do Ferrari F430, a dupla luso-brasileira da Aurora Racing impôs-se por pouco mais de dois segundos a Tim Mullen/AdamChristodolou, com Michael Broniszewski e Philipp Peter a completarem o pódio.


Pedro Couceiro juntou-se a Frédéric Makowiecki para levar o Ferrari da Luxury à nona posição de uma prova em que os especialistas de rali Sébastien Loeb e Dani Sordo (Porsche 911 GT3) terminaram no 14º posto.


As equipas Miguel Pais do Amaral/Angel de Castro e César Campaniço/João Pedro Figueiredo não chegaram ao fim da corrida que se disputou no Circuito da Catalunha.


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N A S C A R :Montoya conquista a pole em Talladega

NASCAR-J.Montoya10.jpg


Em sua quarta temporada completa na NASCAR, Juan Pablo Montoya alcançou a sua quinta pole position na Sprint Cup, a terceira na temporada. O colombiano largará na frente na 33ª etapa, a Amp Energy Juice 500.

Montoya cravou o tempo de 51s86 no treino classificatório deste sábado, a uma média de 184.640 milhas por hora. O ex-piloto de F1 busca a sua primeira vitória em um circuito oval, ele que já venceu duas vezes em traçados mistos.

Ao seu lado no grid estará Clint Bowyer, que fez 51s90 a 184.498 mph. Kurt Busch larga em terceiro, seguido por Joe Nemechek e Jeff Burton. O tetracampeão e líder do campeonato Jimmie Johnson fez apenas o 19º tempo. Landon Cassill, Travis Kvapil e Johnny Sauter não obtiveram classificação.

A largada para a sétima etapa do Chase da divisão principal da NASCAR será as 14h deste domingo, pelo horário de Brasília. O Speed transmite ao vivo.

Confira o grid:

Pos. Piloto Carro Tempo Velocidade (mph)
1. Juan Montoya Chevrolet 51.863 184.640
2. Clint Bowyer Chevrolet 51.903 184.498
3. Kurt Busch Dodge 51.934 184.388
4. Joe Nemechek Toyota 51.972 184.253
5. Jeff Burton Chevrolet 51.998 184.161
6. Dale Earnhardt Jr. Chevrolet 52.070 183.906
7. Dave Blaney Chevrolet 52.076 183.885
8. Ryan Newman Chevrolet 52.111 183.762
9. Casey Mears Toyota 52.151 183.621
10. Sam Hornish Jr. Dodge 52.153 183.614
11. Brad Keselowski Dodge 52.168 183.561
12. Jamie McMurray Chevrolet 52.173 183.543
13. Jeff Fuller Toyota 52.212 183.406
14. Kevin Harvick Chevrolet 52.221 183.374
15. Michael McDowell Chevrolet 52.250 183.273
16. Kasey Kahne Toyota 52.258 183.245
17. Denny Hamlin Toyota 52.313 183.052
18. Martin Truex Jr. Toyota 52.325 183.010
19. Jimmie Johnson Chevrolet 52.328 182.999
20. Michael Waltrip Toyota 52.351 182.919
21. David Reutimann Toyota 52.367 182.863
22. Chad McCumbee Chevrolet 52.374 182.839
23. Carl Edwards Ford 52.379 182.821
24. Bobby Labonte Chevrolet 52.385 182.800
25. Joey Logano Toyota 52.388 182.790
26. Tony Stewart Chevrolet 52.389 182.786
27. Matt Kenseth Ford 52.389 182.786
28. David Ragan Ford 52.428 182.650
29. Scott Speed Toyota 52.443 182.598
30. Mark Martin Chevrolet 52.465 182.522
31. Jeff Gordon Chevrolet 52.500 182.400
32. Kyle Busch Toyota 52.510 182.365
33. Elliott Sadler Ford 52.527 182.306
34. Greg Biffle Ford 52.541 182.258
35. Marcos Ambrose Toyota 52.616 181.998
36. A.J. Allmendinger Ford 52.650 181.880
37. Aric Almirola Ford 52.710 181.673
38. Paul Menard Ford 52.716 181.653
39. Regan Smith Chevrolet 52.799 181.367
40. David Gilliland Ford 53.328
41. Robert Richardson Jr. Ford 53.490
42. Robby Gordon Toyota 53.642
43. Bill Elliott Ford
 

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Wtcc - 31/10/2010

Huff e Farfus são os vencedores em Okayama
WTCC-A.Farfus10.jpg

Rob Huff (Chevrolet) foi o vencedor da primeira corrida da rodada dupla em Okayama (Japão). O evento foi disputado com pista molhada e a largada foi dada com a presença do safety car.

Huff, terceiro no grid, ultrapassou os dois carros da BMW, primeiro Augusto Farfus e depois (na 5ª volta) Andy Priaulx, que acabou em segundo. Yvan Muller (Chevrolet), líder do campeonato, evoluiu de oitavo no grid para terceiro. Farfus foi quarto e Gabriele Tarquini (SEAT), com quem o brasileiro teve uma disputa selvagem na sexta volta, acabou em sétimo.

Na segunda corrida, deu Farfus. O brasileiro ultrapassou cedo Norbert Michelisz e Colin Turkington, posicionando-se em terceiro. Depois, contou com erros dos líderes Michel Nykjaer e Gabriele Tarquini para obter mais uma vitória.

Turkington foi o segundo colocado. Andy Priaulx rodou no começo da corrida, e a outra terceira posição de Yvan Muller deixa o francês com 37 pontos de vantagem sobre o britânico na luta pelo título.

A 11ª e última rodada do WTCC acontece no dia 21 de novembro, nas ruas de Macau (China).

Primeira corrida:

1. Rob Huff - Chevrolet , 31m46.668s
2. Andy Priaulx - BMW , a 2.977s
3. Yvan Muller - Chevrolet , a 4.931s
4. Augusto Farfus - BMW , a 8.596s
5. Norbert Michelisz - SEAT , a 9.742s
6. Colin Turkington - BMW , a 11.310s
7. Gabriele Tarquini - SEAT , a 13.876s
8. Michel Nykjaer - SEAT , a 14.901s
9. Alain Menu - Chevrolet , a 30.022s
10. Robert Dahlgren - Volvo , a 31.077s
11. Yukinori Taniguchi - Chevrolet , a 1m13.148s
12. Darryl O'Young - Chevrolet , a 1m15.995s
13. Sergio Hernandez - BMW , a 1m17.546s
14. Nobuteru Taniguchi - BMW , a 1m17.857s
15. Franz Engstler - BMW , a 1m19.035s
16. Kristian Poulsen - BMW , a 1m26.602s
17. Mehdi Bennani - BMW , a 1m30.373s
18. Masataka Yanagida - BMW , a 1m30.957s
19. Henry Ho - BMW , a 1 volta
20. Yoshihiro Ito - BMW , a 1 volta
21. Tom Coronel - SEAT , a 1 volta

Abandonos:

Kevin Chen - BMW , 9 voltas
Andrei Romanov - BMW , 9 voltas
Michael Rossi - SEAT , 6 voltas
Tiago Monteiro - SEAT , 2 voltas
Fredy Barth - SEAT , 2 voltas
Stefano D'Aste - BMW , 2 voltas

Segunda corrida:

1. Augusto Farfus - BMW , 33m47.799s
2. Colin Turkington - BMW , a 0.275s
3. Yvan Muller - Chevrolet , a 0.999s
4. Rob Huff - Chevrolet , a 2.097s
5. Alain Menu - Chevrolet , a 3.101s
6. Robert Dahlgren - Volvo , a 3.440s
7. Michel Nykjaer - SEAT , a 4.449s
8. Norbert Michelisz - SEAT , a 5.707s
9. Tom Coronel - SEAT , a 6.176s
10. Darryl O'Young - Chevrolet , a 7.336s
11. Franz Engstler - BMW , a 7.888s
12. Kristian Poulsen - BMW , a 8.081s
13. Michael Rossi - SEAT , a 8.546s
14. Fredy Barth - SEAT , a 9.584s
15. Masataka Yanagida - BMW , a 10.903s
16. Andrei Romanov - BMW , a 10.973s
17. Yukinori Taniguchi - Chevrolet , a 13.311s
18. Stefano D'Aste - BMW , a 13.954s
19. Nobuteru Taniguchi - BMW , a 27.382s
20. Mehdi Bennani - BMW , a 31.379s
21. Kevin Chen - BMW , a 1 volta
22. Henry Ho - BMW , a 3 voltas

Abandonos:

Sergio Hernandez - BMW , 11 voltas
Gabriele Tarquini - SEAT , 10 voltas
Tiago Monteiro - SEAT , 10 voltas
Yoshihiro Ito - BMW , 7 voltas
Andy Priaulx - BMW , 3 voltas
 

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Indy - 31/10/2010

Kanaan agradece Andretti e negocia futuro
Indy-T.Kanaan10.jpg

Na manhã desta sexta-feira (29) a equipe Andretti Autosport e o piloto brasileiro Tony Kanaan anunciaram oficialmente o acordo que rescindiu o contrato entre piloto e equipe. A assinatura desse acordo libera o brasileiro para buscar novas oportunidades na Fórmula Indy e procurar outra equipe para disputar a temporada do ano que vem.

O piloto baiano agradeceu à equipe Andretti por esse período juntos e em especial, sua equipe de mecânicos. "Eu quero agradecer ao Michael Andretti e todos da Andretti Autosport por esses oito anos juntos. Criamos grandes memórias que vou sempre apreciá-las e temos muito a nos orgulharmos. Pessoalmente, quero agradecer aos rapazes da equipe por todo trabalho ao longo dos anos e por sempre acreditarem em mim. Este é um esporte de equipe e seu sempre considerei um prazer ter vocês em minha equipe", afirmou Tony Kanaan.

Nas oito temporadas em que Tony Kanaan defendeu a equipe Andretti, o brasileiro foi pole-position em dez provas, venceu quatorze corridas e conquistou o primeiro título para a equipe na IndyCar Series, em 2004.

Três são as maiores probabilidades de Kanaan para 2011: KV Racing, Newman/Haas e De Ferran Dragon Racing. A Andretti manterá os norte-americanos Marco Andretti, Danica Patrick e Ryan Hunter-Reay.
 

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Stock-car - 31/10/2010

Etapa de Santa Cruz do Sul alterou os líderes
Stock-R.Mauricio10.jpg


A etapa de Santa Cruz do Sul mexeu com a Stock Car. A disputa no circuito gaúcho foi emocionante e acabou alterando a liderança das três competições que compõem a Família Stock Car. Ricardo Maurício, na Copa Caixa Stock Car, Rafael Daniel, na Copa Chevrolet Montana, e José Mário Castilho, no Mini Challenge, não venceram, mas deixaram o Sul na ponta da tabela em seus campeonatos. Com duas etapas restantes, Brasília, no dia 21 de novembro, e Curitiba, no dia 5 de dezembro, e pequenas diferenças entre os pilotos, pode-se esperar muita emoção na briga pela vitória e pelos títulos de 2010 da principal categoria do automobilismo nacional.

O campeão Ricardo Maurício, da Eurofarma RC (Chevrolet), só tem boas lembranças em Santa Cruz do Sul. O piloto teve problemas no treino classificatório, especialmente no Q3, tendo de largar na quinta posição. Problema solucionado, o piloto foi para a briga pela vitória e acabou fechando a etapa em terceiro lugar, resultado suficiente para reassumir a liderança após o oitavo lugar de seu companheiro de equipe Max Wilson.

Com o resultado na prova gaúcha, Ricardo Mauricio agora soma 251 pontos contra 247 de Max Wilson. A classificação geral da Mobil Super Final é a seguinte: 1) Ricardo Maurício, 251; 2) Max Wilson, 247; 3) Allam Khodair, 240; 4) Cacá Bueno, 236; 5) Átila Abreu, 234; 6) Nonô Figueiredo, 224; 7) Felipe Maluhy, 218; 8) Popó Bueno, 216; 9) Marcos Gomes, 210; 10) Daniel Serra, 207.

Na Copa Chevrolet Montana, o paulista Daniel Rafael, campeão da Copa Vicar no ano passado, ficou em segundo na etapa, vencida pelo também paulista Douglas Soares, da Gramacho Racing. O piloto da Scuderia 111 não venceu nenhuma etapa na temporada, mas graças à regularidade assumiu a ponta com seis pontos de vantagem para o segundo colocado, o paranaense Diogo Pachenki, da Nascar Motorsport.

Os dez primeiros colocados na classificação da divisão de acesso da Stock Car são os seguintes: 1) Rafael Daniel, 93 pontos; 2) Diogo Pachenki, 87; 3) Eduardo Leite, 83; 4) Douglas Soares e Wellington Justino, 76; 6) Sérgio Jimenez, 68; 7) Lucas Finger, 61; 8) Galid Osman, 46; 9) Gustavo Sondermann,35; e 10) João Pretto, 32.

Mini

A sexta prova do Mini Challenge teve vários destaques. Nos classificatórios, Rodrigo Hanashiro dominou, garantindo as poles das duas baterias. Na provas, o baiano Patrick Gonçalves, no sábado, e gaúcho Vitor Genz levaram a melhor e garantiram o topo do pódio. Mas foi José Mário Castilho o grande vencedor, pois com um sétimo e um nono lugares, foi para a liderança da disputa, com 156 pontos. Alexandre Conil vem sem segundo, com 154, enquanto Patrick está em terceiro, 148.

Os dez mais bem colocados são estes: 1) José Mário Castilho, 156; 2) Alexandre Conil, 154; 3) Patrick Gonçalves, 148; 4) Fábio Viscardi, 147; 5) Guto Negrão, 128; 6) Hélio Saraiva e Rodrigo Hanashiro, 98; 8) Bruno Henriques, 96; 9) Rodrigo Barone, 95; 10) João Marcelo, 80.
 

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Pedro Couceiro sobe ao pódio no final da época

Pedro Couceiro fechou hoje a última jornada do Open Europeu de GT3, aos comandos do Ferrari F430 da Luxury, com um lugar no pódio. O piloto português fechou a sua participação em Barcelona tendo como colega de equipa Frederic Makowiecki. Na primeira corrida os dois pilotos terminaram no terceiro lugar do pódio, mas na segunda corrida registaram-se alguns problemas na caixa de velocidades, que obrigaram ao abandono da prova.

"A primeira corrida foi exemplar com um trabalho de equipa excepcional e que nos permitiu chegar ao pódio, algo que ambicionávamos para este derradeiro confronto", lembrou Couceiro, acrescentando, em referência à segunda corrida: "o Frederic fez um arranque excepcional mas poucas voltas decorridas a caixa de velocidades cedeu e fomos forçados ao abandono numa corrida que contávamos vencer. Porém, ficou a satisfação de ver a dupla portuguesa César Campaniço/Pedro Figueiredo subir ao lugar mais alto do pódio".

Apesar de algumas dificuldades, Couceiro mostrou-se satisfeito com o esforço realizado esta época. "Infelizmente o incêndio em Brands Hatch e a ausência em Monza não permitiu que lutasse pelo ceptro, no entanto ficou o sentimento de dever cumprido por tudo o que consegui fazer ao longo do ano", concluiu.

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florindo

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Open Europeu de GT3: Pedro Couceiro no pódio em Barcelona

Spa_Couceiro218625df1_630x354.jpg

Pedro Couceiro terminou a temporada do Open Europeu de GT3 no pódio, ao concluir a primeira corrida do fim-de-semana no terceiro lugar, depois de ter saído da última posição da grelha.

Na segunda as coisas não correram tão bem ao piloto português que partilhava a condução do Ferrari F430, da Luxury, com Frederic Makowiecki, já que problemas com a caixa de velocidades levaram ao abandono da equipa.

Para Pedro Couceiro, «a primeira corrida foi exemplar, com trabalho de equipa excepcional, o que nos permitiu chegar ao pódio que era o nosso objectivo».

Apesar de ter averbado o oitavo tempo da sessão, uma marcação tardia dos pneus levou a uma penalização que enviou a equipa para o fundo da grelha de partida.

«Largar de último com 38 carros em pista faz com que seja muito difícil recuperar lugares, mas mantive a frieza para evitar acidentes e chegar o mais à frente possível», referiu o piloto.

Entrando nas “boxes” em sexto, para entregar o carro ao seu colega de equipa Frederic Makowiecki, Pedro Couceiro viu a equipa fazer «um trabalho exemplar que nos permitiu sair das “boxes”, em quarto, com o Frederic a conseguir chegar ao terceiro lugar», com o português a estar pela sexta vez, esta temporada, nos festejos finais.

O terceiro lugar na primeira corrida e o largar da “pole” para a segunda eram motivos de confiança para a equipa, mas o abandono acabaria por ser inevitável, quando a caixa de velocidades decidiu deixar de colaborar.

«O Frederic fez um arranque excepcional, mas poucas voltas depois, a caixa de velocidades cedeu e fomos forçados a abandonar, numa corrida que contávamos vencer», explicou Pedro Couceiro que não escondeu «a satisfação por ver a dupla César Campaniço/João Figueiredo no lugar mais alto do pódio».

Pedro Couceiro esteve na corrida pelo título europeu, quase até ao final da temporada, mas «o incêndio do carro em Brands Hatch e a ausência em Monza impediram-me de lutar pelo ceptro até ao fim, mas termino o ano com o sentimento de dever cumprido por tudo aquilo que fiz».

Agora é altura de começar a preparar a próxima temporada.

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Pedro Lamy vai conduzir Peugeot 90X

O novo carro da Peugeot para as provas de resistência já foi testado na pista das instalações da Peugeot Sport em Vélizy, França.

O piloto português Pedro Lamy vai conduzir na próxima temporada um Peugeot 90X, modelo que substituirá o 908HDi, no campeonato Le Mans Series, revelou hoje a assessoria de imprensa da marca francesa.


“Tínhamos como objectivo ter o carro em pista antes do final do ano e estamos satisfeitos por tê-lo conseguido. Temos ainda um longo caminho a percorrer e muito trabalho pela frente para estarmos prontos para competir em 2011”, referiu Olivier Quesnel, diretor da Peugeot Sport, citado pela assessoria de imprensa.


Com um aileron de “barbatana de tubarão” sobre o capot traseiro, que impede que o carro descole a alta velocidade, a Peugeot construiu um carro fechado, com os 900 quilos regulamentares.


“As corridas de resistência são um verdadeiro laboratório que nos permitem experimentar todas as capacidades tecnológicas da marca”, afirmou Bruno Famin, Director técnico da Peugeot Sport.


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Ávila quer fechar época com "chave de ouro"

Na jornada dupla de encerramento da edição 2010 da Taça Porsche Carrera Ásia, que decorrerá este fim-de-semana no Circuito Internacional de Zhuhai, Rodolfo Ávila quer capitalizar o bom momento de forma que o empurrou para um lugar no pódio na corrida de Xangai.

Na pista em que venceu pela primeira vez uma corrida do campeonato organizado pelo prestigiado construtor automóvel germânico e onde em Junho obteve a “pole-position” para a primeira corrida, o piloto português de Macau ambiciona terminar a temporada em alta e junto com a sua equipa, o Team Jebsen, irá lutar pelos lugares cimeiros.

“Foi excelente termos terminado no pódio em Xangai. Foi fruto de um trabalho de evolução que temos tido ao longo da temporada. Em Xangai utilizámos toda a experiencia nas afinações à chuva e no último momento da qualificação, na derradeira volta, ficámos apenas a um décimo da primeira linha da grelha de partida”, comentou o piloto de 23 anos.

Ávila conhece a pista permanente da cidade chinesa adjacente à RAEM como poucos, sendo que o “factor casa” joga a seu favor este fim-de-semana.

“O meu conhecimento da pista de Zhuhai significa que terei todas as hipóteses de ter um bom carro desde o início do fim-de-semana. Mesmo sabendo que a concorrência é forte e que em Zhuhai as diferenças de tempos são sempre mínimas, espero que os resultados vão de acordo às nossas expectativas e espero dar a todos os que estarão lá a apoiar-me um forte motivo de alegria”, explicou o piloto.

Ao fim de dez corridas, Ávila ocupa o quinto lugar do campeonato, mas tem margem para subir uma ou duas posições se os resultados condizerem com as expectativas. “Tecnicamente já não estamos na luta pelo título, mas é ainda matematicamente possível finalizar no segundo lugar. Apesar dos pontos serem importantes, o mais importante para mim este fim-de-semana é terminar nos lugares do pódio em ambas as corridas e finalizar esta temporada com um bom resultado”.

A última prova da Taça Porsche Carrera Ásia decorre de 5 a 7 de Novembro, sendo a prova principal de suporte da primeira edição do Intercontinental Le Mans Series em Zhuhai.

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FORMULA 3 Sul-Americana: Fabiano Machado é pole em São Paulo

F3-F.Machado.jpg


As duas ultimas, das 24 corridas programadas para a 24 temporada da F3, acontecem neste final de semana em Interlagos, como preliminares da F1. Uma será as 9:25 no sábado com transmissão pela RedeTV as 15:50 e a segunda no domingo com largada as 9:00. Dois títulos já foram decidos: A Cesario Formula Jr entre equipes da Light e Fernando Resende KID – piloto campeão também da Light, respectivamente.

Ainda ha 50 preciosos pontos em disputa para Yann Cunha (Bassan Motorsport), atual líder do campeonato e Bruno Andrade (Cesario Formula) segundo colocado, já que apenas 5 pontos os separam na tabela. Nesta sexta feira as 16:25 houve o treino classificatório para definição dos grids de largada para as duas corridas. O melhor tempo de cada piloto forma o grid para sábado e o segundo melhor tempo de cada o grid de domingo.

Estreante – O paranaense Guilherme Silva, da equipe Hitech, se preparou bastante para fazer sua estréia na F3 em Interlagos ao lado de outros pilotos mais experientes como Nelson Merlo (Propcar Racing) que já foi campeão da categoria em 2008, e de Lucas Foresti que corre na F3 Inglesa.

Confira como será o grid de largada da corrida de sábado:

1- Fabiano Machado, 1m31s743
2- Bruno Andrade, 1m31s955
3- Victor Guerin, 1m32s257
4- Lucas Foresti, 1m32s262
5- Yann Cunha, 1m32s397
6- Lú Boesel, 1m32s608
7- Guilherme Silva, 1m33s032
8- Leonardo Souza, 1m33s958
9- Ronaldo Freitas (L), 1m34s154
10- Fernando Resende (L), 1m34s773
11- Guilherme Lago (L), 1m36s110
12- Matheus Laba, 1m36s134
13- Daniel Politzer (L), 1m36s598
 

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N A S C A R Truck Series: Miguel Paludo larga em 8º no Texas

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O piloto Miguel Paludo (Stemco-Duroline) foi um dos destaques do treino classificatório da Nascar Truck Series, disputado na noite desta quinta-feira, no Texas. Mesmo acelerando pela primeira vez no circuito de 1,5 milha, um dos mais rápidos dos EUA, e estreando em uma nova equipe, a Red Horse Racing, o jovem gaúcho conquistou o oitavo lugar no grid de largada da corrida de amanhã, que terá transmissão ao vivo pelo Speed Channel no Brasil a partir das 23h (horário de Brasília).

Além de ser um resultado impressionante para um estreante no Texas e também para um primeiro contato com uma nova equipe, Paludo se aproximou do objetivo de conquistar mais um top-10 na Nascar Truck Series. Em sua estreia na categoria, em Bristol, também neste ano, o brasileiro ficou na nona colocação.

"Hoje tive uma classificação muito boa, ainda mais para minha estreia no Texas e na nova equipe, a Red Horse Racing. É ótimo começar minha nova fase nesta equipe com um bom resultado logo de cara. É minha melhor posição de largada na Nascar Truck Series e espero que me ajude a conquistar o objetivo de mais um top-10. Sei que a corrida será longa, mas este bom resultado hoje me dá ainda mais confiança de conseguir fazer uma boa prova amanhã", diz Paludo.

O piloto da Stemco-Duroline registrou o tempo de 30s179, com velocidade média de 279 km/h, sendo o oitavo melhor entre os 36 carros que treinaram hoje. O oval do Texas é considerado um dos mais desafiadores para os competidores justamente porque, na classificação (em duas voltas), o piloto precisa fazer a volta completa com 100% de aceleração para conseguir um bom lugar no grid - o que explica as altas médias de velocidade.

O acerto de corrida também deixa o brasileiro otimista em conquistar um bom resultado nesta sexta-feira. "Estou confiante em um bom desempenho do meu Toyota Tundra na prova de amanhã. Em todos os treinos tive um carro equilibrado, sem sair de frente ou traseira. Desta forma, acredito que teremos como andar em um ritmo forte mesmo nas condições adversas de corrida", afirma o gaúcho.

O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @mpaludo77live e @mpaludo77 (o oficial do piloto).
 

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NASCAR Sprint Cup:Elliot Sadler fica com a pole no Texas

NASCAR-E.Sadler10.jpg

Elliot Sadler conquistou a pole position para a AAA Texas 500, no Texas Motor Speedway. O piloto da Richard Petty Motorsports, que não está na briga pelo título da NASCAR Sprint Cup, não largava na frente desde 2006.

Sadler fez o tempo de 27s64 no treino classificatório desta sexta-feira, a uma média de 195.397 milhas por hora. O segundo no grid é Greg Biffle, o mais rápido no primeiro treino livre, com 27s88 e 193.653 mph.

Carl Edwards, Juan Pablo Montoya e David Ragan completam os cinco primeiros no grid. Na briga direta pelo título, o tetracampeão e líder do campeonato Jimmie Johnson larga em 17º, Kevin Harvick em 26º e Denny Hamlin apenas em 30º.

A largada para a 34ª etapa da divisão principal da NASCAR, oitava válida pelo Chase, será as 16h deste domingo (07/11), pelo horário de Brasília. O Speed transmite ao vivo.

Confira o grid de largada:

Pos. Piloto Carro Tempo Velocidade (mph)
1. Elliott Sadler Ford 27.636 195.397
2. Greg Biffle Ford 27.885 193.652
3. Carl Edwards Ford 27.886 193.646
4. Juan Montoya Chevrolet 27.910 193.479
5. David Ragan Ford 27.918 193.424
6. Kurt Busch Dodge 27.925 193.375
7. Clint Bowyer Chevrolet 27.933 193.320
8. Regan Smith Chevrolet 27.948 193.216
9. Mark Martin Chevrolet 27.954 193.174
10. A.J. Allmendinger Ford 27.966 193.092
11. Tony Stewart Chevrolet 27.968 193.078
12. Paul Menard Ford 28.012 192.775
13. Aric Almirola Ford 28.037 192.603
14. Ryan Newman Chevrolet 28.071 192.369
15. Jeff Gordon Chevrolet 28.126 191.993
16. Jeff Burton Chevrolet 28.127 191.986
17. Jimmie Johnson Chevrolet 28.134 191.939
18. David Reutimann Toyota 28.141 191.891
19. Matt Kenseth Ford 28.142 191.884
20. Joey Logano Toyota 28.159 191.768
21. Martin Truex Jr. Toyota 28.162 191.748
22. Dale Earnhardt Jr. Chevrolet 28.163 191.741
23. Scott Speed Toyota 28.173 191.673
24. Kasey Kahne Toyota 28.184 191.598
25. Jamie McMurray Chevrolet 28.189 191.564
26. Kevin Harvick Chevrolet 28.190 191.557
27. Sam Hornish Jr. Dodge 28.194 191.530
28. Trevor Bayne Ford 28.259 191.090
29. Kyle Busch Toyota 28.264 191.056
30. Denny Hamlin Toyota 28.277 190.968
31. Bobby Labonte Chevrolet 28.295 190.846
32. Marcos Ambrose Toyota 28.297 190.833
33. David Gilliland Ford 28.391 190.201
34. Joe Nemechek Toyota 28.403 190.121
35. Casey Mears Toyota 28.463 189.720
36. Brad Keselowski Dodge 28.476 189.633
37. Patrick Carpentier Ford 28.533 189.255
38. Mike Bliss Toyota 28.541 189.202
39. Robby Gordon Toyota 28.594 188.851
40. Andy Lally Chevrolet 28.628 188.626
41. Travis Kvapil Ford 28.825 187.337
42. Dave Blaney Ford 29.085 185.663
43. Landon Cassill Chevrolet 28.572
 

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N A S C A R Truck Series: Paludo não completa corrida no Texas

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O piloto Miguel Paludo não completou a prova da Nascar Truck Series no Texas, encerrada na madrugada desta sexta para o sábado. Um acidente na 52ª volta pôs fim à corrida do brasileiro, mas, ainda assim, o jovem gaúcho fez um balanço positivo da etapa em que estreou pela Red Horse Racing, que preparou o Toyota Tundra da equipe Stemco-Duroline.

"Foi uma pena abandonar a corrida, porque estava muito confiante em obter um bom resultado, especialmente depois de uma classificação muito boa como a de ontem", diz o brasileiro que, em sua terceira corrida na Truck Series, conquistou um lugar na quarta fila no grid de largada, ao registrar o oitavo melhor tempo na classificação, disputada na quinta-feira.

Apesar de estar em seu primeiro ano de carreira nos Estados Unidos, o brasileiro fez um início de prova com ritmo forte, acompanhando os pilotos mais experientes da Nascar em um dos circuitos mais desafiadores do ano, com uma milha e meia de extensão e 24 graus de inclinação nas curvas. A pista texana é também uma das mais rápidas dos EUA, com média horária próxima de 280 km/h em uma volta de classificação da Truck Series.

Miguel largou bem e ganhou uma posição logo no início da prova - marcado por um acidente na segunda volta com a piloto Johanna Logan. Na relargada, o piloto da Stemco-Duroline mais uma vez imprimiu um ritmo competitivo, mantendo-se no pelotão dos sete primeiros, que andavam colados o tempo todo - separados por menos de 1s5.

O pelotão incluía Todd Bodine, Ron Hornaday, Elliott Sadler e Kyle Busch - nomes de destaque não só da Truck, como também da categoria principal, a Sprint Cup. "Foi muito bom andar no ritmo dos ponteiros, sei que eles são muito experientes e esta é a minha terceira prova na categoria, então é um grande incentivo para que eu continue evoluindo na Truck Series. O carro começou bem equilibrado, como estava na classificação, quando conseguimos o oitavo melhor tempo", diz Paludo.

Na 30ª volta, o brasileiro perdeu contato com os ponteiros, mas se manteve no top-15. "Meu Truck começou a sair de frente e assim perdemos performance, especialmente na saída das curvas", diz o brasileiro, que pediu ao time a solução do problema durante a primeira parada nos boxes.

O pit stop aconteceu na janela criada pela bandeira amarela após Austin Dillon atingir o muro devido a um pneu furado em seu Truck. Paludo voltou na 20ª colocação, com a relargada na 48ª volta. Quatro voltas depois, ocorreu o acidente que pôs fim à corrida do brasileiro.

"Fizemos os ajustes para corrigir o problema de sair de frente, mas logo depois comecei a sofrer com o problema contrário, com o Truck saindo de traseira. Em uma das curvas, o carro deu uma traseirada e cheguei a corrigir, mas fui direto para o muro. Talvez eu não tenha esquentado os pneus da melhor maneira (a temperatura ambiente era inferior a 10 graus Celsius), mas em todo caso acabei errando. Foi uma pena, mas o importante é saber que evolui bastante em relação à última corrida e poderemos ser competitivos na próxima prova", diz Paludo, que fará a última etapa da Nascar Truck Series no dia 19 de novembro, em Homestead, também pela Red Horse Racing.
 

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Dupla vitória para Lamy na China

Pedro Lamy esteve em grande este fim-de-semana na China, onde conquistou a vitória na classe GT1 para a Labre Competition e comemorou ainda a conquista do Título de Construtores do Intercontinental Le Mans Cup com a Peugeot Sport, depois da fantástica vitória dos seus companheiros de equipa no circuito de Zhuhai.

“Saio de Zhuhai com duas excelentes razões para comemorar. Além da vitória na classe GT1 com o Saleen S7R da Labre Competition, tive ainda oportunidade de festejar a conquista do Título de Construtores do ILMC com os meus companheiros de equipa da Peugeot Sport”, começou por contar Pedro Lamy, que apesar de não ter sido “convocado” pela Peugeot para disputar os 1000 Kms do Zhuhai, foi co-responsável pela obtenção deste título, com a conquista da vitória na segunda jornada desta competição, Petit Le Mans, disputada no mês passado no circuito de Road Atlanta.

“Julgo que foi uma excelente forma de nos “despedirmos” do Peugeot 908 HDi FAP, que este fim-de-semana realizou a sua derradeira corrida. Um carro fantástico que imensas alegrias nos deu ao longo destes últimos quatro anos. Foram 24 pole-positions e 19 vitórias em 28 corridas disputadas. Agora vamos entrar numa nova fase e espero que o novo carro seja tão ou mais competitivo que o 908”, concluiu o piloto português.

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N A S C A R:Hamlin vence no Texas e assume a liderança do Chase

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Denny Hamlin conquistou sua oitava vitória da temporada na NASCAR Sprint Cup e assumiu a liderança da pontuação em uma corrida movimentada no Texas Motor Speedway no domingo.

Pela primeira vez desde 2006, Jimmie Johnson não está liderando o Chase antes da penúltima etapa da temporada, após outra atuação impressionante de Hamlin, que agora tem uma vantagem de 33 pontos sobre o atual campeão.

Largando em 30º, o piloto da Joe Gibbs conseguiu se recuperar e atacou depois da última relargada, a 30 voltas da bandeirada, alinhando em quarto após trocar dois pneus para o sprint final.

Hamlin avançou rapidamente, e duas voltas mais tarde, assumiu a liderança e abriu vantagem sobre seus rivais. Entretanto, uma bandeira amarela a sete voltas do final eliminou sua diferença confortável, dando a Matt Kenseth, da Roush Fenway, uma chance de vitória.

Quando a bandeira verde foi mostrada pela última vez a três voltas do final, Kenseth pressionou Hamlin, andando lado a lado até superá-lo na penúltima volta nas curvas 1 e 2. Contudo, logo depois de colocar seu carro à frente do Toyota nº 11, Kenseth perdeu um pouco o traçado na saída da curva 2, sendo obrigado a tirar o pé e permitindo que Hamlin voltasse à ponta.

Ambos os rivais de Hamlin na disputa pelo título terminaram no top 10. Kevin Harvick, da Richard Childress Racing, chegou em sexto após um toque no muro quando restavam 15 voltas, enquanto Jimmie Johnson recebeu a bandeirada em nono depois de enfrentar problemas nos pit-stops. Sua equipe Hendrick chegou a trocar seus mecânicos pelos do companheiro Jeff Gordon.

Kenseth igualou seu melhor resultado no ano à frente de Mark Martin, também da Hendrick, que liderou por algum tempo no início. Joey Logano e Greg Biffle completaram os cinco primeiros.


Classificação da prova:

1. Denny Hamlin - Toyota, 334 voltas
2. Matt Kenseth - Ford, 334
3. Mark Martin - Chevrolet, 334
4. Joey Logano - Toyota, 334
5. Greg Biffle - Ford, 334
6. Kevin Harvick - Chevrolet, 334
7. Clint Bowyer - Chevrolet, 334
8. David Ragan - Ford, 334
9. Jimmie Johnson - Chevrolet, 334
10. Paul Menard - Ford, 334
11. Tony Stewart - Chevrolet, 334
12. Marcos Ambrose - Toyota, 334
13. Kasey Kahne - Toyota, 334
14. A.J. Allmendinger - Ford, 334
15. David Reutimann - Toyota, 334
16. Jamie McMurray - Chevrolet, 334
17. Trevor Bayne - Ford, 334
18. Sam Hornish Jr - Dodge, 334
19. Carl Edwards - Ford, 334
20. Ryan Newman - Chevrolet, 334
21. Aric Almirola - Ford, 334
22. Regan Smith - Chevrolet, 334
23. Elliott Sadler - Ford, 333
24. Kurt Busch - Dodge, 333
25. Dale Earnhardt Jr - Chevrolet, 333
26. Casey Mears - Toyota, 333
27. Scott Speed - Toyota, 333
28. Juan Montoya - Chevrolet, 333
29. David Gilliland - Ford, 333
30. Bobby Labonte - Chevrolet, 333
31. Patrick Carpentier - Ford, 333
32. Kyle Busch - Toyota, 332
33. Brad Keselowski - Dodge, 332
34. Andy Lally - Chevrolet, 331
35. Robby Gordon - Toyota, 240
36. Jeff Burton - Chevrolet, 192
37. Jeff Gordon - Chevrolet, 190
38. Martin Truex Jr - Toyota, 188
39. Mike Bliss - Toyota, 45
40. Landon Cassill - Chevrolet, 35
41. Travis Kvapil - Ford, 25
42. Dave Blaney - Ford, 23
43. Joe Nemechek - Toyota, 12
 
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