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Cantinho da Velocidade / WTCC

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Programa do FIA GT no Algarve cresce

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A SRO, promotora do Campeonato FIA GT acrescentou mais uma corrida ao programa da jornada de Portimão desta competição, que terá lugar no fim-de-semana de 12 e 13 de Setembro. O Campeonato Belga de GT (antiga Belcar) juntou-se ao programa de apoio, ao lado do Campeonato Europeu de GT3 e da Taça da Europa de GT4, para um total de sete corridas no programa.

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Cruz Martins regressa às 24 Horas do Dubai

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A Crevent divulgou a lista de inscritos provisória para as 24 Horas do Dubai, primeira grande prova internacional de velocidade do ano. Estão inscritos mais de 75 carros no evento, onde se destaca a presença de dois portugueses. Francisco Cruz Martins, que já participou duas vezes no evento, é candidato à vitória, no Porsche 997 GT3-RSR da Autorlando, que divide com Gianluca Roda e Richard Lietz. O outro luso à partida será Carlos Tavares, num Nissan 350Z GT4 da RJN Motorsport, fazendo equipa com Rob Barff e Mohammed al-Falasi.AS
 

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Fórmula 2 já tem pilotos

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O novo Campeonato FIA de Fórmula 2 já tem alguns pilotos confirmados. Os primeiros inscritos foram Robert Wickens, ex-piloto do A1 Team Canada, e Julien Jousse, vice-campeão da World Series by Renault, a que se juntaram ainda Armaan Ebrahim (A1GP), Jason Moore (F. Palmer Audi) e Tobias Hegewald (F. Renault). Nenhum piloto ficou associado a qualquer equipa.AS
 

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Vencedores "Quero Ser Piloto" correram em Jarama

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Duarte Rocha e Vasco António Oliveira participaram com a equipa Quero Ser Piloto Dunlop nos "500 kilómetros de Jarama" ao volante de um Porsche Boxster S, depois de serem os vencedores em Portugal de este programa de selecção de pilotos na categoria de turismo. Na sua primeira participação numa corrida deste estilo, juntos conseguiram levar o carro até ao sexto lugar da categoria D3.

O dia amanheceu com muito frio. Rapidamente a neve fez a sua aparição no traçado madrileno, complicando muito o resto da jornada, já que a pista estava muito escorregadia e as saídas de pista foram uma constante.

Depois da qualificação, às 15h30 caiu o semáforo verde para o início da corrida. A pista estava encharcada e a visibilidade era muito reduzida, mas os pilotos portugueses de Quero Ser Piloto Dunlop conseguiram manter a calma e não forçaram demasiado na fase inicial da corrida, já que pela frente tinham mais de três horas de prova.

Esta calma inicial e as constantes saídas de pista dos seus adversários fizeram com que, pouco a pouco, o Porsche Boxster português de Quero Ser Piloto Dunlop fosse ganhando posições. O Safety Car teve que entrar em pista em muitas ocasiões, já que a neve voltou a cair às 17 horas, transformando a pista num ringue de patinagem.

A noite caía e a troca de piloto realizou-se depois das 17h30, com a pista já às escuras. A mensagem que foi transmitida pela equipa foi que mantivessem a calma e seguissem assim, já que uma saída de pista os podia deixar fora de prova em qualquer momento. Para se poder ter uma ideia de como estava difícil rodar em Jarama, basta dizer que a volta mais rápida foi 2m17,212s e que no final da corrida se rodava em 2m54s.

Às 18h30 foi dada a bandeira de xadrez de mais uma edição dos "500 Quilómetros de Jarama", e os vencedores do Quero Ser Piloto Dunlop em Portugal conseguiram uma meritória sexta posição na categoria D3.

Sem dúvida tinham conseguido cumprir o sonho de se tornarem pilotos de corridas por um dia e conseguiram-no demonstrando todas as suas capacidades Numa das provas mais difíceis de que há memória no circuito de Jarama.AS
 

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Calendário e inscritos da GP2 confirmados

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Foi há pouco confirmado oficialmente o calendário da GP2 Series bem como as equipas participantes, onde se inclui, claro está a Ocean Racing Technology, cujos pilotos irão ostentar os números 24 e 25. Aliás, a única alteração no que às equipas diz respeito é precisamente a substituição da BCN Competition pela ORT de Tiago Monteiro.
Calendário e inscritos da GP2 confirmados -

Paralelamente, e como já era público, Portugal, vai receber a 19 e 20 de Setembro a prova de encerramento da época da GP2 Series, com a corrida no novo Autódromo Internacional do Algarve. A época inicia-se a 9 de Maio em Barcelona, a primeira de nove provas, que como já foi referido, terminará em Portugal, em Outubro.

Nº Equipa País

1-2 Barwa International Campos Team Espanha
3-4 iSport International Grã-Bretanha
5-6 Piquet GP Brasil
7-8 Racing Engineering Espanha
9-10 ART Grand Prix França
11-12 Arden International Holanda
14-15 Super Nova Racing Grã-Bretanha
16-17 DAMS França
18-19 Trident Racing Itália
20-21 Fisichella Motor Sport Itália
22-23 Durango Itália
24-25 Ocean Racing Technology Portugal
26-27 DPR Grã-Bretanha

2009 GP2 Series calendário

May 9-10 Barcelona, Espanha
May 22-23 Monte-Carlo, Mónaco
June 6-7 Istanbul, Turquia
June 20-21 Silverstone, Grã-Bretanha
July 11-12 Nurburgring, Alemanha
July 25-26 Budapeste, Hungria
August 22-23 Valência, Espanha
August 29-30 Spa-Francorchamps, Bélgica
September 12-13 Monza, Itália
September 19-20 Portimão, Portugal

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CAM promove abertura de temporada em Braga

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O Clube Automóvel do Minho vai promover a abertura da temporada do automobilismo de velocidade em 2009 com uma jornada intitulada V'OPEN CAM 2009, agendada para o dia 25 de Janeiro no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.

Esta prova, é aberta aos interessados no Campeonato de Portugal de Circuitos (CPC/PTCC) 2009, Campeonato de Portugal de Clássicos (Circuitos) (CPCC) 2009, Campeonato de Portugal de Clássicos 1300 (Circuitos) (CPCC 1300) e Campeonato Portugal de Resistência 2009.

Trata-se de uma boa oportunidade para todos os interessados nas referidas competições poderem testar em condições de corrida, preparando assim da melhor forma a nova temporada. Do programa, disputado apenas num dia, faz parte uma sessão de treinos cronometrados para cada uma das categorias, com estas a terem duas corridas cada ao logo da jornada. Assim, as do CPCC 1300 terão 12 voltas, as do CPCC, 13, enquanto as do CPC/PTCC e Resistência, são constituídas por 14 voltas. As inscrições têm um custo de 300 Euros para todas as categorias e estão abertas até 16 de Janeiro.

Horário

Domingo, 25 de Janeiro de 2005

08:00 FECHO DA PISTA

Inicio Duração Final CATEGORIA

TIPO

08:30 00:30 09:00 CPCC 1300 TREINOS CRONO
09:10 00:30 09:40 CPCC / TNCC TREINOS CRONO
09:50 00:30 10:20 CAMP. PORT. RESISTÊNCIA TREINOS CRONO
10:30 00:30 11:00 CAMP.PORT.CIRC.- CPC/PTTC TREINOS CRONO
11:20 00:25 11:45 CPCC 1300 CORRIDA 1 (12 Voltas)
12:05 00:25 12:30 CPCC / TNCC CORRIDA 1 (13 Voltas)
12:50 00:25 13:15 CAMP. PORT. RESISTÊNCIA CORRIDA 1 (14 Voltas)
14:35 00:25 14:00 CAMP. PORT. CIRC. - CPC / PTTC CORRIDA 1 (14 Voltas)
14:20 00:25 14:45 CPCC 1300 CORRIDA 2 (12 Voltas)
15:05 00:25 15:30 CPCC / TNCC CORRIDA 2 (13 Voltas)
16:00 00:25 16:25 CAMP. PORT. RESISTÊNCIA CORRIDA 2 (14 Voltas)
16:45 00:25 17:10 CAMP. PORT. CIRC. - CPC / PTTC CORRIDA 2 (14 Voltas)
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Matech Racing confirma Ford GT GT1

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A Matech Racing vai ser a primeira equipa a desenvolver um carro para os novos regulamentos de GT1 que serão aplicados no Campeonato FIA GT em 2010, tendo confirmado a sua participação na competição com um Ford GT, já em 2009.

Depois de ter vencido o Campeonato Europeu de GT3, a equipa suíça vai passar a temporada de 2009 a testar o novo carro de GT1, a fim de resolver quaisquer problemas de juventude com o carro e poder lutar pelo título em 2010.

A Matech ainda não revelou quantos carros terá em pista, nem quem serão as equipas de pilotos. Jovens em ascensão como Thomas Mutsch, Bradley Ellis e Alex Mortimer, assim como o experiente Jürgen von Gartzen, poderão ser chamados para desenvolver o Ford GT GT1.AS
 

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Natacha Gachnang na F2

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Natacha Gachnang é a primeira mulher confirmada no novo Campeonato FIA de Fórmula 2. A piloto suíça de 21 anos chega à F2 depois de ter conquistado o terceiro lugar no Campeonato Espanhol de F3 (correspondendo ainda ao segundo lugar na Copa de Espanha, com cinco vitórias à classe), ao volante de um Dallara-Fiat da Campos Racing.

O currículo de Gachnang, que é prima de Sébastien Buemi, apenas começou a brilhar em Espanha. Antes disso, conquistou o 6º lugar na F. BMW alemã em 2005, o 4º lugar no Campeonato Austríaco de F3 (com a sua primeira vitória) e 13º no Campeonato Alemão em 2006, o 15º lugar na Star Mazda Series em 2007 e participações ocasionais na F3 Euroseries e na Champ Car Atlantic.AS
 

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A FPAK irá na próxima 2ª Feira anunciar oficialmente o calendário do Campeonato de Po

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Foi divulgado o calendário da Superleague Formula para 2009. A segunda temporada da "Fórmula Futebol" terá algumas novidades, como a estreia de uma prova em França. O Estoril continua a receber a quinta jornada da competição.

16/17 Maio - Jarama
13/14 Junho - Magny-Cours
04/05 Julho - Vallelunga
01/08 Agosto - Donington Park
05/06 Setembro - Estoril
14/15 Novembro - Jerez
 

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Algarve fecha F. Renault WEC

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O Autódromo Internacional do Algarve vai receber a jornada de encerramento da Taça da Europa Ocidental de Fórmula Renault (F. Renault WEC). Esta será incluída no programa do Circuito do Algarve II, com o PTCC e o Campeonato Espanhol de GT. A Rodrive deverá participar na competição.

11/12 Abril - Nogaro
18/19 Abril - Barcelona
16/17 Maio - Pau
20/21 Junho - Magny-Cours
03/40 Outubro - Le Mans
07/08 Novembro - Algarve
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Circuito da Boavista foi apresentado

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Foi apresentada a terceira edição do Circuito da Boavista 2009, evento que será dividido em dois fins-de-semana. Entre 3 e 5 de Julho, o WTCC será o principal atractivo, enquanto o Grande Prémio Histórico do Porto realiza-se de 10 a 12 do mesmo mês, numa parceria com a empresa francesa Laujac Automobiles.

Na sequência da rescisão unilateral do contrato com a Talento de Francisco Santos, caberá agora à empresa PA Leading de Manuel Rocha, o trabalho de promoção e divulgação do evento. AS
 

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Chevrolet fora de Le Mans

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De acordo com a revista inglesa Autosport, a Corvette não irá regressar no próximo ano às 24 horas de Le Mans.
Chevrolet fora de Le Mans -

O fabricante americano levou o Corvette à vitória na categoria GT1 por quatro vezes em La Sarthe, desde 2000, mas da Administração chegaram ordens para reduzir o orçamento, o que resultou no abandono do programa GT1, pelo que agora os esforços irão concentrar-se no desenvolvimento do Corvette GT2, que será introduzido na segunda metade da época de 2009 da American Le Mans Series.

Curiosamente, Steve Wesoloski, o patrão da Corvette Racing negou que existam decisões tomadas: "Ainda ninguém me disse nada nesse sentido pelo que mantemos os planos traçados anteriormente relativamente a um programa reduzido em Sebring, Long Beach e Le Mans. Estamos preparados para todas as eventualidades, pois está tudo dependente do que for decidido em Washington."
 

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BMW confirma programa GT2 na ALMS

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A BMW confirmou que irá fazer a totalidade do programa da American Le Mans Series com Tommy Milner e Dirk Muller como companheiros de equipa de Bill Auberlen e Joey Hand nos M3 GT2.

Para esta primeira temporada naquela categoria, a marca bávara irá confiar os seus M3 GT2 para enfrentar a concorrência. "Com o elevado nível de competitividade já presente na classe GT2 da American Le Mans Series, a BMW Rahal Letterman Racing Team entra a toda a velocidade", explicou Martin Birkmann, director desportivo da BMW norte-americana.

"A adição de Tommy Milner e Dirk Muller a Bill Auberlen e Joey Hand providencia-nos uma dupla altamente qualificada", continuou aquele responsável.

Sobre este anúncio, Milner mostrou-se "muito satisfeito por se juntar à BMW", confessando-se esperançado em "continuar o sucesso obtido até aqui". Já Muller afirmou-se satisfeito por poder regressar à "família da BMW".

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Chrysler garante continuidade na NASCAR

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A atravessar um conturbado momento financeiro, a Chrysler reafirmou-se empenhada na sua participação a NASCAR, isto apesar de ter anunciado que irá parar as usas fábricas pelo período de um mês.
Chrysler garante continuidade na NASCAR -

A Chrysler, que está representada na mais famosa competição automobilística norte-americana através da Dodge, confirmou que o plano é continuar na modalidade.

Não vamos sair. Vamos continuar a fundo", começou por dizer Mike Accavitti, chefe do departamento de desporto automóvel da marca, à agência noticiosa Reuters.

De acordo com aquele responsável, o facto de a marca continuar na NASCAR é uma boa maneira de "promover veículos", ainda que admita a necessidade de reduzir custos, o que irá ser feito na ordem dos 30 por cento.

"Temos de reduzir os gastos. Temos de colocar as nossas despesas em linha com os lucros", elucidou, destacando que o mercado de veículos está "num ponto baixo como não se via há décadas".

Recorde-se que a marca, a par da Ford e da GM, está à espera de uma decisão do governo norte-americano em relação a uma eventual ajuda financeira.

A Chrysler irá, assim, honrar os seus compromissos com as equipas Gillett Evernham, Penske Racing e Petty Enterprises. Das restantes marcas presentes na NASCAR, Ford e Toyota também já adiantaram que vão cortar nos gastos com aquela competição.

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VW confirma presença no campeonato sueco de carros de turismo

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A Volkswagen vai mesmo marcar presença no próximo campeonato sueco de carros de turismo (STCC), com dois Scirocco de 285cv movidos a GPL.

O rumor, tornado insistente ao longo das últimas semanas, foi confirmado, para um projecto com a duração inicial de três anos e que terá como pilotos o tricampeão da categoria Fredrik Ekblom e Patrik Olsson.

O programa da Volkswagen no campeonato sueco será gerido pela Brovallen Motorsport, apoiado pela companhia energética E-ON, que pretende demonstrar os benefícios daquele combustível, o qual apelidam como o "mais ambientalmente inteligente".

A ideia é demonstrar quais as potencialidades daquele tipo de combustível, mais ecológico, mesmo no desporto motorizado.

Mattias Ekström também está envolvido neste projecto, embora se desconheça qual o seu grau de envolvimento. AS
 

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Indycar perde GP de Detroit

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A edição de 2009 do Grande Prémio de Detroit, habitualmente disputado na ilha de Belle Isle, foi cancelada. Roger Penske, organizador da prova, justificou esta decisão com o clima económico e consequente falta de patrocinadores para o evento.

O evento de Detroit, que deveria ter lugar no fim-de-semana de 5 e 6 de Setembro, contava com provas pontuáveis para a IRL Indycar Series e American Le Mans Series. Penske espera poder ressuscitar o evento para a temporada de 2010. A IRL acha pouco provável que seja possível montar uma prova de substituição para esta data.AS
 

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Veloso Motorsport vai disputar Copa Peugeot em Espanha

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A Veloso Motorsport confirmou a sua presença na nova Copa Peugeot 207 THP em 2009, tendo sido atribuídos à equipa dois carros, num total de 25 participantes admitidos a esta nova competição monomarca a disputar em Espanha.
Veloso Motorsport vai disputar Copa Peugeot em Espanha -

Dos cerca de 75 pré-inscritos, a Peugeot Espanha escolheu 25, sendo que a Veloso Motorsport foi uma das eleitas, confirmando o respeito que esta equipa portuguesa já conseguiu granjear no país vizinho.

Nuno Vinagre é o primeiro piloto confirmado nesta equipa, com o jovem piloto lisboeta a fazer a sua terceira época completa em Espanha, ele que competiu antes nas Copas Hyundai Coupé e Getz, conseguindo em 2008 dar mostras do seu grande valor com a obtenção de excelentes resultados, entre os quais três vitórias absolutas. A segunda vaga está ainda em aberto, estando a equipa receptiva a contactos de pilotos interessados em participar na Copa Peugeot 207 THP.

A Copa Peugeot 207 THP é um competição recente, tendo nascido no passado mês de Outubro, sendo uma iniciativa da Peugeot Espanha com vista a criar oportunidades para jovens pilotos e todos aqueles que procuram alternativa acessíveis e competitivas para prosseguir as suas carreiras.

Integrada no programa de provas do Campeonato de Espanha de GT, esta competição é aprovada pela Real Federação Espanhola de Automobilismo e é organizada pela GT Sport. O carro será um Peugeot 207 LW com motor a gasolina com 1.600cc de cilindrada, turbo comprimido, com 175cv de potência, desenvolvido em conjunto pelo grupo PSA e pela BMW.AS
 

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Desafio Único divide-se em dois

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Após o sucesso que foi em 2008, o Desafio Único prepara já a sua edição de 2009 recheado de novidades. Desde logo porque passam a existir duas categorias diferentes: a FEUP I reservada aos já conhecidos Fiat Uno 45S (onde se esperam 50 carros) e a FEUP II destinada a pilotos com mais experiência que tripularão os Fiat Punto 85 (com um máximo de 30 pilotos).

As duas categorias não irão correr, obviamente, em simultâneo, mas partilharão o calendário de provas constituído por cinco circuitos - Braga, Algarve, Boavista (ainda por confirmar), Vila Real e Estoril - e duas rampas (Penha e Sentir Penafiel) do qual poderão extrair os seis melhores resultados.

De resto, a classificação das provas passará a ser ditada pelo somatório de pontos obtidos nas duas mangas (no caso dos circuitos) e pelo somatório do melhor tempo de cada piloto (nas rampas), sendo que passará a existir uma classificação absoluta individual e uma outra por equipas, tanto para a categoria FEUP I, como para a FEUP II.

Em relação ao regulamento técnico, no caso dos Fiat Uno, haverá uma especificação das peças originais Fiat a utilizar, bem como a definição do peso mínimo do carro e do carro com o piloto, para além da montagem de um escape e jantes obrigatórias, bem como pneus iguais para todos os concorrentes.

Relativamente ao Punto, as suas especificações serão baseadas em Grupo N, havendo também amortecedores, molas, pneus, escape, admissão, jantes e "roll bar" obrigatórios e ainda está prevista que as centralinas do motor sejam sorteadas para cada prova por forma a equilibrar ainda mais os andamentos dos concorrentes.

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Vinagre primeiro português na Copa 207

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Nuno Vinagre é o primeiro português a confirmar a sua presença na Copa 207 THP, novo troféu que fará parte do programa de apoio do Campeonato Espanhol de GT.

Vinagre, que nos últimos anos participou na Copa Hyundai Getz, já adquiriu o carro, que será preparado nas instalações da Veloso Motorsport. O piloto português procurou confirmar o programa desportivo a fim de assegurar que teria um lugar à partida do troféu, pois este tem um limite de 25 inscritos e a organização recebeu 77 pedidos de inscrição. Além da Copa 207, Nuno Vinagre está também a tentar montar um projecto para participar na Supercopa SEAT León.

Embora Portugal não figure no calendário da Copa 207, existe a possibilidade de trocar-se a jornada de Barcelona de 4 e 5 de Abril, por uma vinda ao Autódromo do Algarve, a 16 e 17 de Maio, integrando o programa do Circuito do Algarve I com o Open Internacional de GT.AS
 

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Superstars no programa dos 1000 km do Algarve

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O Campeonato Internacional Superstars vai realizar a sua primeira visita a Portugal em 2009, com a competição italiana a integrar o programa dos 1000 km do Algarve, a 1 e 2 de Agosto.

Os Superstars são a versão italiana do DTM, com modelos baseados de série equipados com motor V8. Em 2009, a Roal Competition e a Audi Sport Italia vão estrear os novos BMW M3 e Audi S5, juntando-se a outros novos modelos homologados, incluindo o Maserati Quattroporte, Lexus IS F e Jaguar XF. A partir da próxima época, será permitido o uso de caixa sequencial.

Entre os nomes mais conhecidos a integrar as fileiras dos Superstars, contam-se Gianni Morbidelli, Maria de Villota, Sascha Bert, Luca Rangoni e o esquiador profissional Kristian Ghedina.AS
 

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Colin Kolles com Audi na LMS

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Afastado da Force India, Colin Kolles poderá reforçar a sua ligação à Audi, existindo a possibilidade do médico alemão inscrever um protótipo com motor da marca de Ingolstadt na Le Mans Series.

Kolles, que habitualmente inscreve os Audi A4 privados no DTM sob o nome Futurecom TME, poderá inscrever um protótipo com motor Audi na categoria LMP1, a exemplo do que foi feito com o Lola-Audi da extinta Swiss Spirit, ou seja, o propulsor a gasolina do R8, e não o Diesel do R10.

Além desta provável entrada na LMS, Kolles já está confirmado como regressando à F3 Euroseries, com uma nova equipa chamada Kolles & Heinz Union, formada em conjunto com Werner Heinz, manager de Nick Heidfeld, inscrevendo dois Dallara-VW.AS
 

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Draco inicia colaboração com Force India

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A Draco Racing assinou um acordo de cooperação com a Force India, tendo ficado encarregue de avaliar jovens pilotos que possam integrar a equipa indiana de Fórmula 1.

Draco inicia colaboração com Force India -

Este projecto visa o apoio de Vijay Mallya às actividades da Draco na World Series by Renault, com os monolugares da equipa italiana pintados com um esquema de cores parecido ao da Force India. Em 2009, a Draco terá como pilotos nesta categoria o espanhol Marco Barba e o belga Bertrand Baguette.

A Draco já havia firmado acordos de cooperação com duas equipas de Fórmula Renault, a Facondini Racing e a Red Step Karting, que passam a operar com os nomes Draco Junior Team e Red Step-Draco.AS
 

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Saulnier Racing confirma Pescarolo-Mazda LMP2

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A Mazda continua a reforçar as suas fileiras na categoria LMP2 da Le Mans Series, com o importador francês da marca japonesa a assegurar o fornecimento de motores de dois chassis Pescarolo da Saulnier Racing, equipa da Pescarolo Sport para "gentleman drivers".



São já três as equipas a usar o motor Mazda MZR-R desenvolvido pela Advanced Engine Research, com a Saulnier a juntar-se à RML e à Kruse-Schiller.
 

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Force India e Draco anunciam parceria

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A Force India e a Draco Racing, da World Series by Renault, firmaram um acordo de parceria para avaliar e levar jovens pilotos para a Fórmula 1, numa colaboração que irá vigorar durante 2009, mas que poderá chegar aos sete anos.
Force India e Draco anunciam parceria -

Esta parceria foi anunciada durante o lançamento do monolugar da Draco para 2009 nos arredores de Brescia, com o carro a surgir decorado com as cores da equipa indiana liderada por Vijay Mallya.

O co-proprietário da equipa Draco, Adriano Morini, explicou ao Autosport.com que, com esta colaboração "temos um direito de preferência para levar os nossos pilotos até à Fórmula 1". Como salienta Morini, "até agora temos conseguido colocar muitos talentos na F1, mas esta é uma maneira nova e directa", recordando ainda a experiencia com Felipe Massa.

"Em 2001, depois de Felipe Massa ter vencido a segunda corrida da Euro 3000, fui a Maranello para falar com Jean Todt e recomendar-lhe o Felipe. Ele ouviu e disse 'vamos ver e falaremos depois'. Três semanas depois liguei-lhe e acertámos um encontro no qual foi oferecido ao Felipe um contrato de oito anos", lembrou Morini, salientando que "agora posso ir à Force India e dizer 'julgo que este piloto tem potencial para a F1' ou 'não, este é melhor para os carros de turismo'.

"O mundo da Fórmula 1 mudou, os pilotos são recrutados desde muito novos e este projecto com a Force Índia é ideal para nos", completou Morini, que também fez questão de agradecer a Colin Kolles, antigo director desportivo da equipa indiana e com o qual encetou as negociações para este projecto.

Marco Barba e Bertrand Baguette serão os pilotos da Draco em 2009, sendo que ambos poderão utilizar o simulador da equipa Force India em Silverstone, mesmo que nada esteja confirmado quanto a um teste com um monolugar da formação indiana.

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Tiago Monteiro: "Parente e Albuquerque têm o talento necessário para a ORT"

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Tiago Monteiro acredita que a sua recém-formada equipa de GP2, a Ocean Racing Technology, poderá vencer uma prova já em 2009 e admite que gostaria de contar com um piloto português na sua equipa, referindo os nomes de Álvaro Parente e Filipe Albuquerque como candidatos.
Tiago Monteiro: "Parente e Albuquerque têm o talento necessário para a ORT" -

Em declarações ao site Crash.net, o piloto português agora também proprietário da ORT, explicou que a decisão de montar uma nova estrutura partiu da vontade de partir para um novo desafio, numa ideia que Monteiro já tinha quando estava na Fórmula 1.

"Não é uma ideia nova porque em 2006, quando estava na Fórmula 1, apareceu uma oportunidade e houve a possibilidade de estar envolvido. Mas na altura, não era algo que eu quisesse e não tinha tempo", começou por dizer o piloto da SEAT no WTCC, explicando depois o processo que levou à compra da equipa BCN.

"Há uns meses atrás, surgiu outra oportunidade e a altura foi a mais apropriada", explicou, salientando que a "minha prioridade é continuar a pilotar e ainda tenho contrato com a SEAT para o próximo ano, mas como julguei que tinha mais tempo foi difícil dizer que não".

Para Monteiro, o desafio passa agora por montar uma estrutura vencedora na base da BCN, com o português a aventar que a sua equipa poderá lutar pelas vitórias na GP2 em 2009.

"Adquirimos os bens de uma equipa existente, mas o grande desafio é o de montar uma nova equipa, uma equipa de sonho com as pessoas que conheço e em que confio", observou o português, entusiasmado por estar "do outro lado da barreira, a recrutar pessoas, negociar e até a resolver os problemas dos pilotos".

"Tenho 11 anos de experiência e aprendi bastante, pelo que vou tentar usar essa experiência. Queremos ter sucesso na GP2, vencer corridas e campeonatos, mas não subestimo os nossos adversários. Há muita gente talentosa e experiente aqui e sei que vamos estar numa luta e existirão momentos difíceis", acrescentou Tiago Monteiro.

Pilotos lusos na equação

"Com as pessoas certas, a atitude certa, uma gestão correcta e os pilotos certos não há qualquer razão para não vencermos corridas. Não tem a ver com o dinheiro - desde que haja o orçamento necessário para correr, podemos fazer tudo tão bem como qualquer outra equipa", acrescentou Monteiro, observando que as corridas de GP2 Asia estão a servir para testar Yelmer Buurman e Fabrizio Crestani e que teria muito gosto em ter um piloto luso a correr pela ORT.

"Existem várias possibilidades em termos de pilotos e quero usar a Ásia como terreno de testes para os pilotos antes de decidir qual a melhor escolha para a nossa principal competição. Seria um prazer enorme ajudar um piloto português e julgo que há dois pilotos com o talento e a experiencia suficiente para o fazer - Albuquerque e Parente", afirmou.

"Estamos em negociações com eles, mas da mesma forma que eu prefiro um piloto português, o conjunto também tem de ser o mais acertado", lembrou Monteiro, que prefere ter a equipa a funcionar a 100 por cento antes de colocar um português ao volante.AS
 
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