Portal Chamar Táxi

Cantinho do Rally

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"A crise não passa pelo Open de Ralis!"

f54ba05e.jpeg
Num ano em que a crise bateu à porta do desporto automóvel em geral, e do português em particular, o Campeonato Open de Ralis navegou à margem da tempestade. Muito desse sucesso ficou a dever-se ao trabalho, dinamismo e à visão singular da Starsign de Mex Machado dos Santos, a promotora da competição
"A crise não passa pelo Open de Ralis!" -

Concluíudo mais um Open de Ralis que balanço fazes a 2008?
O Open foi o Campeonato que mais pilotos teve a nível nacional, com uma média por prova de 56 participantes e com listas que chegaram aos 120 inscritos. Só por isso, o balanço é muito positivo. Este ano contamos com o apoio dos pilotos e dos clubes organizadores, que perceberam que estávamos no terreno para ajudar e não para lhes complicar a vida.

Os pilotos foram muito sensíveis às acções promocionais que lhes propusemos e aplicaram-se muito mais com a imagem das suas equipas, levando os seus patrocinadores às provas porque, de facto, tinham algo de interessante para lhes mostrar. Apostamos numa estratégia de formação dos pilotos que resultou em pleno e ajudou a alterar a sua mentalidade. No fundo, a qualidade dos projectos que apresentamos dentro do Open elevou o nível de profissionalismo de todos os intervenientes.

O retorno obtido foi ao encontro das expectativas?
Em 2007, a Cision tinha avaliado o retorno do Open em 500 mil euros. Este ano, já estamos perto do milhão de euros e o último mês ainda não foi contabilizado. Para além do retorno directo, também temos consciência que tivemos muito mais público na estrada.

Porque é que a crise passa ao lado do Open?
Quando me falam de crise, eu só tenho que devolver a pergunta e questionar: qual crise? No Open não há crise. E não a há porque há um trabalho de fundo bem feito, com um grande planeamento e que tira partido dessa antecipação para obter estes bons resultados.

Manter um calendário com 10 provas poderá afectar o sucesso de 2009? E o facto do campeonato começar logo em Janeiro?
O Open começa, de facto, muito cedo este ano. Mas é preciso saber tirar partido dessa situação e perceber que sermos o primeiro campeonato na estrada nos dará mais destaque e retorno, além de mais público na estrada. Em relação ao calendário, o que estava previsto este ano era termos 10 provas e a obrigatoriedade do uso do sistema Hans. Mas isso era um investimento demasiado grande para os pilotos pelo que a FPAK autorizou que a entrada do Hans fosse adiada por mais um ano e passasse a ser apenas obrigatória quando o número de provas fosse efectivamente reduzido para oito ralis, em 2010.

Quais são os grandes vectores de acção da Startsign para 2009?
Em termos promocionais, temos um projevcto dirigido para as escolas onde as crianças podem ter o primeiro contacto com os carros de prova e cultivarem desde cedo o gosto pelos automóveis de competição. Outro projecto interessante é o rali dos patrocinadores que terá três a cinco especiais, permitindo aos patrocinadores guiarem os carros dos seus pilotos. Ideias não faltam, mas algumas só serão reveladas oportunamente.

Como viste o Troféu Fastbravo, que acabou por se sobrepor ao projecto do Troféu Nissan Micra? Há ainda espaço para o Troféu Peugeot 206 de que também se fala?
Não quisemos entrar em conflito com ninguém e tivemos que perceber que não havia espaço para dois troféus com "performances" semelhantes, como o Fastbravo e o Micra que queríamos organizar. Temos que trabalhar sempre em parceria. O certo é que o Troféu Fastbravo teve um assinalável sucesso e conseguiu ser uma festa dentro da festa que é o Open. Para 2010, tudo indica que iremos ter o Troféu Peugeot 206, o que faz todo sentido pois não colide com o Fastbravo uma vez que é um degrau acima.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Bruno Magalhães não vai ao Monte Carlo

b49668a7.jpeg
Afinal, as esperanças de virmos a ter a equipa oficial da Peugeot portuguesa no Rali de Monte Carlo foram por água abaixo. Devido à ausência de resposta em tempo útil de um possível patrocinador, Bruno Magalhães vai ter de aguardar para mais tarde a definição do seu programa desportivo para 2009.




Bruno Magalhães não vai ao Monte Carlo -
A hipótese da realização de um mini-programa no Intercontinental Rally Challenge permanece de pé, mas a verdade é que esta altura está tudo ainda muito indefinido. Para Carlos Barros, a única garantia é de "não ficarmos parados, embora tenhamos de permanecer à espera da definição do programa", referiu.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Petter Solberg e Subaru anunciam separação

83e9cbf1.jpeg
O norueguês Petter Solberg é, oficialmente, um piloto livre para negociar com qualquer outra equipa do WRC para 2009.
Petter Solberg e Subaru anunciam separação -

De acordo com uma declaração emitida no seu site, Solberg está agora liberto do seu anterior vínculo com a Subaru, com a qual tinha assinado novo acordo em Junho de 2006, ainda que as suas perspectivas para 2009 continuem bastante sombrias.

"Petter Solberg e a Subaru acordaram que Solberg está livre para competir com qualquer marca de automóveis no WRC em 2009 e anos seguintes", lê-se no site, sendo ainda acrescentado que o norugues irá "avaliar no futuro mais proximo as possibilidade de regressar ao WRC em 2009".

Ainda recentemente foi colocada a hipótese de Solberg poder vir a integrar a equipa Adapta World Rally Team, na companhia de Mads Ostberg, ao volante de um Subaru Impreza WRC 2008, naquela que seria uma espécie de segunda equipa do construtor e que, apesar da desistência da casa-mãe, não irá abandonar os seus planos de competir no Mundial de 2009.

Com as equipas principais da Citroën e da Ford completas, outra opção passa pela segunda equipa da Ford, a Stobart, que ainda não revelou quais os pilotos com que irá competir, não sendo de descartar a hipótese de o norueguês vir a ingressar nessa formação, ainda para mais agora que tem como rival directa a segunda equipa da Citroën.

Equipa essa que contará com o australiano Chris Atkinson, seu antigo companheiro de equipa na marca nipónica, que já assinou com a Citroën Junior Team, tendo resolvido o seu problema de forma mais ou menos positiva. Isto porque desconhece-se ainda o programa de provas em que irá participar.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Toni Gardemeister no Rali de Monte Carlo

b467fb01.jpeg
Tal como o seu antigo colega de equipa na Suzuki, Per-Gunnar Andersson que alinhará com um Proton Satria Neo S2000, Toni Gardemeister estará à partida do Rallye Monte Carlo. Na prova de abertura do Intercontinental Rally Challenge, a ter lugar entre 20 e 24 de Janeiro próximos, o finlandês irá utilizar um Abarth Punto S2000.

A viatura a ser tripulada pelo piloto será fornecida pela Astra Racing, equipa italiana com que já colaborou noutras ocasiões no passado. Toni Gardemeister foi segundo no rali monegasco em 2005, então ao volante dum Ford Focus WRC.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Giandomenico Basso testou em França

da73028b.jpeg
Giandomenico Basso está confiante numa boa época no IRC, a começar já no Rali de Monte Carlo, prova para a qual a equipa italiana do Abarth Grande Punto S2000 testou nos últimos dias.
Giandomenico Basso testou em França -

Com um programa de testes efectuado no sul de França, onde as estradas carregam largas semelhanças com as de Monte Carlo, a Abarth tinha por objectivo afinar o seu carro da melhor maneira para a prova monegasca, de modo a lutar de igual para igual com as suas adversárias, em especial a Peugeot.

"O teste foi bom", começou por dizer Basso, que venceu as duas últimas provas de 2008. "Ainda assim, nas zonas com muita neve foi muito complicado: isto porque [a estrada] ora oferece boa tracção, ora praticamente nenhuma", acrescentou o italiano, admitindo ainda que poderiam beneficiar de mais um dia de testes para "refinar o 'set-up'".

"Monte Carlo é um evento no qual é necessária alguma sorte, uma vez que as condições variam imenso. É o tipo de local em que um pouco de experiência é útil, mas sobretudo, temos de confiar no nosso próprio saber", observou Basso, cuja anterior participação foi ao volante de um Fiat... Seicento.

"[Na altura] tudo correu bem, mas foi há muito tempo e em troços diferentes", referiu o italiano. A Abarth testou diversas afinações bem como novos componentes para o Grande Punto e novos pneus BF Goodrich. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Boa lista de inscritos em Monte Carlo

1e4f0b9f.jpeg
O Rallye Monte Carlo será em 2009, de 20 a 24 de Janeiro, a prova de abertura do IRC. O Automobile Club de Monaco, responsável pela sua organização desde 1911, tinha inicialmente previsto o fecho das inscrições para o passado dia de 18 de Dezembro mas decidiu prolongar o prazo para as mesmas até quarta-feira, último dia deste ano.
Boa lista de inscritos em Monte Carlo -

Esta decisão deveu-se não só ao reduzido número de inscrições reunido até aí, confidenciam-se 38 concorrentes, mas também porque muitos dos projectos na série promovida pelo Eurosport foram ultimados posteriormente.



Apesar de não existirem dados oficiais, estão já em carteira muitas mais inscrições, cerca do dobro das conseguidas até à data inicial, de entre as quais destacam-se cerca de 30 concorrentes com viaturas S2000 e 15 em Mitsubishi ou Subaru de Produção.



Entre os potenciais candidatos aos primeiros lugares destacam-se os Peugeot 207 S2000 de Nicolas Vouilloz, Freddy Loix, Kris Meeke, Didier Auriol, Stephane Sarrazin, Andrej Jereb, Pascal Enjolras e ainda o piloto escolhido pela BF Goodrich.



A Abarth disponibilizará Punto S2000 para Giandomenico Basso, Anton Alen, Umberto Scandola, Frederic Romeyer, Olivier Burri, Renato Travaglia e Luca Rossetti, provável número 1 devido à prioridade FIA A. Outro piloto a poder "abrir a estrada" é o finlandês Juho Hanninen, também prioritário FIA A que juntamente com Jan Kopecky, estreia em competição o Skoda Fabia S2000.



Certa é igualmente a presença do sueco Per-Gunnar Andersson com o Proton Satria Neo S2000, viatura que poderá também ser utilizada pelo francês Bryan Bouffier.

No que toca às viaturas tradicionais da Produção, muitos são aqueles que recorrem ao Mitsubishi Lancer IX. Há muito confirmado, o austríaco Franz Wittmann lidera uma longa lista em que constam também o holandês Jasper van den Heuvel, em transição para o IRC, Miguel Baudouin e Jean-François Mourgues.

Apesar dos nomes oficiosamente confirmados garantirem à partida uma edição bastante animada da prova monegasca, muitos outros concorrentes poderão ainda oficializar a sua participação nos próximos dois dias.

Peugeot não vai a Monte Carlo

Chegou a ser uma possibilidade, mas a verdade é que a ida de Bruno Magalhães ao Rali de Monte Carlo ficou sem efeito, já que a resposta de um possível patrocinador não chegou em tempo útil. Contudo, o programa desportivo da Peugeot Portugal continua em aberto, permanecendo como hipótese a realização de um mini-programa no IRC.

Ainda com possibilidades de alinhar na prova estão Bernd Casier, que se manterá ao volante do VW Polo S2000 da filial belga da marca, e Gilles Panizzi, que apesar de ter chegado a ser dado como piloto da Skoda não descarta outras hipóteses de também marcar presença regular no campeonato.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Open estreia Desafio ModelStand

82b0678c.jpeg

A par do repetente Troféu Fastbravo, o Campeonato Open de Ralis 2009 vai ter a companhia do debutante Desafio ModelStand em oito das dez provas do calendário, falhando apenas os ralis de Montelongo e Gondomar, aproveitando os concorrentes apenas os seis melhores resultados.

Agrupando os 206 GTI do extinto troféu Peugeot, a competição vai distribuir cerca de 50 mil euros, premiando os dez melhores classificados no final da época, variando entre os oito mil euros para o primeiro classificado e os dois mil para o décimo. A organização da Exporacing Eventos espera juntar um mínimo de dez carros e um máximo de 15. O custo de inscrição está fixado em 1.000 euros.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
ANTEVISÃO 2009: Três WRC podem competir na Madeira

1dac7a99.jpeg

Apesar do regulamento do campeonato madeirense principal ser dos poucos que ainda não foi publicado pela FPAK, tudo se conjuga para que a temporada regional seja competitiva. A federação quis ouvir os principais intervenientes locais da modalidade e isso é que leva a que nesta altura ainda não se saiba se os WRC podem voltar a correr na ilha e pontuarem para a competição absoluta.

Dependendo do desfecho desta questão, poderão correr três WRC (Vítor Sá, Filipe Freitas e Miguel Nunes) ou três S2000 (Alexandre Camacho, Miguel Nunes e Filipe Freitas). Essa é uma garantia de que haverá emotividade nas nove provas agendadas e que estarão repartidas pelos campeonatos principal e open (VSH e Clássicos), por sua vez juntos na recém-criada Taça da Madeira.

Para além dos actores principais, na Madeira estarão dois Mitsubishi Lancer X (João Magalhães e Rui Pinto), o Peugeot 206 S1600 de Samir Sousa, o possivelmente regressado Citroën C2 S1600 de Aécio Anjo e vários R3 como os Renault Clio de Luís Serrado, Alexandre Jesus e José Carlos Magalhães ou o Peugeot 206 de Filipe Pires.


AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
ANTEVISÃO 2009: Moura defende o título

56849215.jpeg

Mantendo as mesmas sete provas da edição deste ano, o Campeonato de Açores de Ralis 2009 não traz novidades. Regulamentarmente, no entanto, passa a ser obrigatório estar inscrito no campeonato para pontuar para o Grupo N e A.

Relativamente a participantes, Ricardo Moura defenderá o título ao volante do Mitsubishi Lancer Evo IX, mas não sabe ainda se poderá contar com a oposição do seu maior rival esta temporada, Fernando Peres, que não confirmou ainda a sua presença. Será disputada a Taça da Região Autónoma dos Açores para viaturas de Grupo A e N entre 1,6 e 2 litros. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
ANTEVISÃO 2009: O pior dos cenários

742bb9a6.jpeg

A exemplo de outras competições internacionais, também o Campeonato de Portugal de Ralis aproxima-se carregado de nuvens negras, tudo apontando para que deixe de contar com o envolvimento de equipas oficiais, confirmado que está já o abandono da Fiat e a mais que provável redefinição do projecto da Peugeot, com a alternativa mais válida a ser um mini-programa no Intercontinental Rally Challenge.
ANTEVISÃO 2009: O pior dos cenários -

"É uma das propostas que está em cima da mesa", garante Carlos Barros, director desportivo e técnico da equipa Peugeot Total. "O actual contexto não é fácil, mas alguma coisa iremos fazer em 2009", justificou aquele responsável, bastante apreensivo em relação à qualidade do próximo CPR: "Se este ano algumas listas já rondaram os 20 a 25 participantes, o que já era muito pouco dignificante para a imagem do Nacional, imagine-se como será em 2009".

Neste contexto, tudo se conjuga, portanto, para que o mais emblemátivo dos campeonatos de ralis venha mesmo a ser um exclusivo de alguns (poucos) privados, o que numa análise algo optimista até poderá tornar a competição bastante mais equilibrada e aberta, embora inevitavelmente nivelada por baixo.

As dúvidas dos privados

Relativamente aos privados, são ainda muitas as indefinições, a começar logo por Vítor Pascoal, terceiro classificado nos dois últimos campeonatos: "Lógico que gostaria de continuar com o Peugeot por mais um ano. Mas a esperança é pouca e a probabilidade maior é mesmo transitar para o CPTT, viabilizando um projecto mais barato ao nível do Agrupamento T2", revelou o amarantino. De resto, também Nuno Barroso Pereira deverá abandonar o seu projecto na categoria S2000, após o revés do BPN, admitindo trocar o Fiat Grande Punto por um mais económico Subaru Impreza de Grupo N.

Campeão Nacional de Produção, Adruzilo Lopes pretende defender o título em 2009, embora trocando o actual Subaru Impreza N11 por um mais competitivo N15 (versão revista e melhorada do Impreza N14), como é vontade da ARC Sport. A oposição será, contudo, ainda mais forte, já que aos repetentes Fernando Peres e Pedro Meireles juntar-se-ão, também, Vítor Lopes, com o seu Subaru Impreza N12, e o madeirense Bernardo Sousa, com um programa completo no Nacional em carro ainda a definir. Igualmente da Madeira poderá vir o seu actual Campeão em título, Alexandre Camacho. "Confirmo a vontade de participar no próximo CPR, embora seguras só estão as partipações em duas provas de asfalto", revelou o piloto privado do Peugeot 207 S2000.

CPR2 em estreia

De resto, e em termos de estrutura, a principal novidade é mesmo a instituição de um novo Campeonato 2 Litros/2 Rodas Motrizes (ou CPR2), onde passarão a evoluir os R2 Max do redefinido Challenge C2/Total. A competição terá por base seis ralis continentais e atribuirá um total de três títulos - Absoluto, 1600cc (A/N), 1601/2000cc (A/N/Diesel) - e duas taças nacionais - Diesel/Marcas e GT. Único interessado na categoria GT, Mex não tem ainda confirmado o seu projecto com o Porsche 997 GT3 por considerar "pouco prestigiante lutar apenas por uma taça".

CALENDÁRIOS

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
Data Prova Organizador Piso
06.07/03 Rali Torrié Targa Clube Terra
03.05/04 Rali de Portugal ACP Terra
07.09/05 SATA Rali Açores GD Comercial Terra
05.06 Junho Rali do Porto FC Porto Terra
30/07.01/08 Rali Vinho Madeira CS Madeira Asfalto
18.19/09 Rali Centro de Portugal CAMG Asfalto
16.17/10 Rali de Mortágua CA Centro Asfalto
21.22/11 Rali Casinos do Algarve CA Algarve Asfalto

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS 2L/2RM
Data Prova Organizador Piso
06.07/03 Rali Torrié Targa Clube Terra
01.02/05 Rali Vila Verde CAM Terra
05.06 Junho Rali do Porto FC Porto Terra
18.19/09 Rali Centro de Portugal CAMG Asfalto
16.17/10 Rali de Mortágua CA Centro Asfalto
21.22/11 Rali Casinos do Algarve CA Algarve Asfalto

CAMPEONATO OPEN E JÚNIOR DE RALIS
Data Prova Organizador Piso
16.17/01 Rali Montelongo FC Porto Asfalto
13.14/02 Rali Portas do Ródão Esc. Castelo Branco Asfalto
13.14/03 Rali do CAM CAM Asfalto
17.18/04 Rali Vidreiro CAMG Asfalto
16.17/05 Rali VN Cerveira Targa Clube Asfalto
12.13/06 Rali de Arganil CA Centro Terra
11.12/09 Rali de Murça CA Régua Terra
03.04/10 Rali de Loulé CA Algarve Terra
30.31/10 Rali Sentir Penafiel CAST Terra
04.05/12 Rali Cidade Gondomar Gondomar AS Terra

CAMPEONATO DE PORUGAL DE CLÁSSICOS - RALIS
Data Prova Organizador Piso
16.17/01 Rali Montelongo FC Porto Asfalto
13.14/02 Rali Portas do Ródão Esc. Castelo Branco Asfalto
13.14/03 Rali do CAM CAM Asfalto
17.18/04 Rali Vidreiro CAMG Asfalto
16.17/05 Rali VN Cerveira Targa Clube Asfalto
11.12/09 Rali de Murça CA Régua Terra
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
ANTEVISÃO 2009: Porta aberta para o sucesso

fec6a5ae.jpeg

Depois do êxito da edição de 2008, o Open de Ralis volta a reunir todos os condimentos para se afirmar pleno de sucesso na próxima temporada. Desde logo porque há garantias que o nível da promoção se mantenha, o que, por outras palavras, significa que o motor do campeonato continuará bem oleado.
ANTEVISÃO 2009: Porta aberta para o sucesso -

Por outro lado, alguns dos pilotos protagonistas da última temporada já confirmaram a sua presença a que se juntam ainda alguns outros que prometem tornar as lutas pelas primeiras posições uma constante fonte de animação.

Entre os "repetentes" há então a registar o nome de João Ruivo (Fiat Stilo Multijet) e Luís Mota (Mitsubishi Lancer Evo IV), sendo que o Campeão, Pedro Peres, faz ainda parte da lista dos indecisos, a qual Jorge Santos também integra. Para a linha da frente promete entrar Armindo Neves (Hyundai Coupé Kit Car), enquanto Carlos Matos (Renault Clio S1600) iniciará o campeonato "à experiência" logo decidindo se continua e Octávio Araújo (Citroen Saxo Kit Car) apenas tem previstas participações pontuais.

O campeonato terá um calendário de 10 provas (cinco em asfalto e cinco em terra) e voltará a englobar o Campeonato Júnior, bem como o emocionante Troféu Fastbravo (Seat Marbella) e, em estreia, o novo Troféu Modelstand (Peugeot 206 GTI).

Com um calendário menos preenchido (seis provas, em que cinco são de asfalto e a última é de terra), mas também integrado no Open, está o Campeonato Nacional de Clássicos - Ralis, no qual se sabe já que o Campeão, José Sousa, não irá defender o título.


CAMPEONATO OPEN E JÚNIOR DE RALIS
Data Prova Organizador Piso
16.17/01 Rali Montelongo FC Porto Asfalto
13.14/02 Rali Portas do Ródão Esc. Castelo Branco Asfalto
13.14/03 Rali do CAM CAM Asfalto
17.18/04 Rali Vidreiro CAMG Asfalto
16.17/05 Rali VN Cerveira Targa Clube Asfalto
12.13/06 Rali de Arganil CA Centro Terra
11.12/09 Rali de Murça CA Régua Terra
03.04/10 Rali de Loulé CA Algarve Terra
30.31/10 Rali Sentir Penafiel CAST Terra
04.05/12 Rali Cidade Gondomar Gondomar AS Terra

CAMPEONATO DE PORUGAL DE CLÁSSICOS - RALIS
Data Prova Organizador Piso
16.17/01 Rali Montelongo FC Porto Asfalto
13.14/02 Rali Portas do Ródão Esc. Castelo Branco Asfalto
13.14/03 Rali do CAM CAM Asfalto
17.18/04 Rali Vidreiro CAMG Asfalto
16.17/05 Rali VN Cerveira Targa Clube Asfalto
11.12/09 Rali de Murça CA Régua Terra

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
ANTEVISÃO 2009: IRC sempre a crescer

0ec516d2.jpeg

Pode até parecer estranho numa altura em que o automobilismo parece atravessar dias de tempestade mas o Intercontinental Rally Challenge não só manterá a excelente forma de 2008 como crescerá em competitividade.
ANTEVISÃO 2009: IRC sempre a crescer -

Poucos foram os que acreditaram, aquando do lançamento do então International Rally Challenge, que a série proposta pelo Eurosport iria ter tamanho sucesso. Passando do quase anonimato de 2006 para a ribalta em apenas dois anos, esta competição assente na utilização de viaturas S2000 e tradicionais carros da Produção arrisca-se a ser uma das mais disputadas do próximo ano tamanho o interesse revelado por várias marcas e concorrentes na sua disputa.

Custos mais reduzidos que no WRC

Apesar dos tempos serem de crise, o tipo de veículos sobre os quais assenta este campeonato requerem não só um menor investimento na aquisição mas também custos de manutenção e participação muito mais reduzidos. Esses são trunfos inegáveis quando as finanças andam em baixa aos quais junta-se a possibilidade de equipas a disputarem campeonatos nacionais poderem alinhar de forma competitiva entre os habituais dominadores de todo o calendário.

A época do IRC será em 2009 mais longa e terá doze eventos finalmente repartidos por vários continentes. A maior parte, nove, têm sede na Europa mas a caravana desloca-se também à América do Sul (Brasil), África (Quénia) e Ásia (Japão). A exposição mediática beneficia igualmente do prestígio de ralis como o Monte Carlo, Safari ou Sanremo, outrora parte incondicional do campeonato mundial, ou da excelência de Ypres, Barum ou Vinho Madeira, de há muito no núcleo duro do Europeu.

Apetecível para as Marcas

O interesse dos construtores é inegável pois os S2000 são a base dos futuros veículos de ponta do WRC ou, como bem o expressou Pierre Louis Colin da Peugeot britânica, o reforço da imagem de marca e dos produtos ser essencial numa fase em que as vendas decrescem. Só isso justificará a adesão da Skoda, MG, Proton e Opel, construtores com carros desenvolvidos pelos seus departamentos de competição ou em parceria com preparadores como a Oreca, MSD ou Mellors Elliot Motorsport.

Peugeot e Abarth são as referências

As referências do campeonato são a Peugeot e a Abarth com os 207 S2000 e Punto S2000, respectivamente. Ambas as casas apresentarão na prova de abertura já em Janeiro versões bastante beneficiadas das suas viaturas com maior débito de potência, novas caixas de velocidades e suspensões e ainda peso melhor distribuído. Com tais melhorias esperam poder manter o seu estatuto face aos recém-chegados e ainda a novas versões como o Mitsubishi Lancer X da Ralliart.

Leque alargado de pilotos

Ao nível dos pilotos são reconduzidos os valores seguros desta série. Em liça vão estar Nicolas Vouilloz, campeão em título, Freddy Loix, Giandomenico Basso, Luca Rossetti, Didier Auriol ou Paolo Andreucci que, contudo, deverão temer a ameaça de jovens promissores como Jan Kopecky, Juho Hanninen, Anton Alen, Umberto Scandola, Bryan Bouffier, Per-Gunnar Andersson ou Kris Meeke. Está assim junto um elenco de marcas, modelos e concorrentes que deverá catapultar ainda mais o reconhecimento, emoção e competitividade do campeonato.

Eurosport junta IRC e WTCC

A Eurosport Events, promotora conjunta do IRC e WTCC, aproveitará ao máximo as possibilidades permitidas pelas provas destes dois campeonatos disputarem-se no mesmo fim-de-semana no Brasil para potenciar a atracção de ainda mais espectadores. O Rali Internacional de Curitiba terá lugar entre 5 e 7 de Março enquanto a segunda ronda do Campeonato Mundial de Turismo tem lugar no dia seguinte no autódromo daquela cidade bem ao sul no Brasil.

Esta associação dos dois eventos permitirá que o público seja duplamente atraído para uma deslocação àquela zona do país pois poderá presenciar o rali cujo parque de assistência estará nas imediações do circuito e depois deslocar-se ainda a tempo das qualificações naquela pista permanente. Geraldine Filiol, do Eurosport, destacou que tal só é possível porque a promoção dos dois eventos é conjunta e que esta poderá ser uma boa experiência a repetir com outras provas e noutros países.

Europeu em lume brando

Revitalizado há dois anos pela FIA com a introdução de novos regulamentos, o Campeonato da Europa pode ser mais uma das competições afectadas pela crise financeira internacional. O calendário, mais longo e penalizante em tais circunstâncias, reúne agora onze eventos por força da saída para o WRC da prova polaca e pela integração dos ralis Principe de Asturias (Espanha) e Valais (Suíça).

Os principais candidatos ao ceptro deverão ser as equipas que disputarem as quatro provas concomitantes com o IRC e participem ocasionalmente noutros eventos. O Europeu vivia bastante da militância de pilotos como Krum Donchev, Michal Solowow e Volkan Isik que deverão abandonar esta competição pois a economia mais facilmente debilitada dos seus países de origem inviabiliza tais projectos.

Portugal em evidência no IRC

País fundador do IRC em 2006 com o Rali Vinho Madeira, Portugal volta a estar em evidência nesta série no próximo ano pois o nosso país volta a ser o único em que se disputam duas provas. À clássica madeirense e em alternância com o Vodafone Rali de Portugal junta-se agora o Sata Rallye Açores que, por força da integração nesta série, vê a sua data de realização antecipada em cerca de dois meses, para Maio.

Também as equipas nacionais podem voltar a brilhar pois espera-se que, em vingança dos tremendos infortúnios de que tem sido vítima, a Peugeot e Bruno Magalhães possam confirmar um programa reduzido no campeonato. Para além destes, outros concorrentes podem estar sob o olhar atento da comunidade internacional nos ralis lusos como foi exemplo a prestação de Alexandre Camacho no RVM 2008.

Forças em presença

Abarth
Abarth Punto S2000
Anton Alen, Giandomenico Basso, Luca Rossetti e Umberto Scandola

BF Goodrich Drivers' Team
Peugeot 207 S2000
???

HF Grifone
Peugeot 207 S2000
Corrado Fontana e Didier Auriol

Interwetten Racing
Mitsubishi Lancer IX
Franz Wittman jr

MEM
Proton Satria Neo S2000
Bryan Bouffier e Per-Gunnar Andersson

MG Sport
MG ZR S2000
Mark Higgins e Stuart Jones

Opel Sport
Opel Corsa S2000
Austin McHale e Garreth McHale

Peugeot Belux
Peugeot 207 S2000
Freddy Loix e Nicolas Vouilloz

Peugeot Hungary
Peugeot 207 S2000
Janos Toth

Peugeot Italia
Peugeot 207 S2000
Paolo Andreucci

Peugeot Portugal
Peugeot 207 S2000
Bruno Magalhães

Peugeot UK
Peugeot 207 S2000
Kris Meeke

Ralliart Italia
Mitsubishi Lancer X
???

Skoda Motorsport
Skoda Fabia S2000
Jan Kopecky e Juho Hanninen

VW Racing Club
VW Polo S2000
Bernd Casier


AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
ANTEVISÃO 2009: Mundial de Ralis a duas mãos

3b8ef28d.jpeg

Impermeáveis à crise, Citroen e Ford vão concentrar todas as atenções do Mundial de Ralis de 2009, subtraídas que foram as equipas da Subaru e Suzuki. Ao longo do campeonato mais curto dos últimos anos, Sébastien Loeb volta a ser referência a quem todos aspiram fazer sombra...
ANTEVISÃO 2009: Mundial de Ralis a duas mãos -

Não é fácil olhar para o passado e encontrar um ano que se perspective semelhante ao do Mundial de Ralis de 2009. Ainda a recuperar do súbito choque que foi perder duas das suas principais equipas, a Subaru e a Suzuki, a principal competição de ralis tutelada pela FIA irá, no próximo ano, viver uma das temporadas mais pobres de sempre. Com um calendário de 12 provas (onde o Rali da Polónia se afirma como a única verdadeira novidade de vulto), o campeonato navegará ao sabor da luta entre a equipa Citroen Total e BP Ford Abu Dhabi e dos pilotos que defendem as duas formações, ficando no ar um certo sabor a pouco.

Num ano que é já considerado o primeiro de transição na revolução que a entidade federativa tem apontada para 2011, não são de esperar também grandes evoluções nos Citroen C4 WRC e Ford Focus RS WRC que ditarão a lei no campeonato não só porque a altura é de "apertar o cinto", mas também porque não vale mais a pena investir em carros que têm, à partida, os dias contados. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Loeb à procura do sexto título

Mas à parte de um indisfarçável crise nas forças em presença, o que se pode esperar do Mundial de 2009? Para muitos, mais do mesmo. Sébastien Loeb volta, com toda a naturalidade, a vestir a camisola de favorito por força dos cinco títulos que leva já no bolso, mas também porque lhe é reconhecido um talento inato sempre que tem um volante que no centro tem o símbolo do "double chevron" ou seja, se tiver nas mãos o C4 WRC por si concebido e desenvolvido.

A grande questão é se o francês terá ainda a mesma motivação para vencer ou se se apresentará no terreno apenas para cumprir mais um ano de contrato e preparar o futuro de forma a dar uma volta de 180 graus à sua carreira e enveredar pelos circuitos finda a temporada. De uma maneira ou de outra, o piloto da Citroen Total que terá oportunidade de se tornar o primeiro piloto do mundo (e provavelmente único durante muitos anos) a ganhar 50 provas do Mundial, apresenta credenciais que cheguem e sobrem para ser o "alvo a abater" por toda a concorrência.

Ao seu lado, vai voltar a estar Dani Sordo. Ofuscado, até agora, pelo brilho do Campeão do Mundo, o espanhol continua à procura da sua primeira vitória no Mundial e é bem provável que a consiga na próxima temporada. Mais à vontade nos ralis de asfalto que de terra, o Campeão do Mundo Júnior de 2005 volta a partir na sombra do seu companheiro de equipa e com enorme responsabilidade sobre os ombros no que à revalidação do título de Marcas por parte da Citroen diz respeito.

Mas se a Citroen Total é vista como a equipa mais equilibrada de todo o "plantel", a formação da BP Ford Abu Dhabi promete não lhe facilitar a vida até porque pouco terá gostado de ter perdido a oportunidade de conseguir o seu terceiro título de Construtores consecutivos em 2008. Suficientemente rodada e tendo talvez como o seu maior trunfo a experiência ao nível da estratégia de Malcolm Wilson, a equipa volta a entregar o papel principal a Mikko Hirvonen que se conseguir igualar a regularidade deste ano, só que terá que acrescentar uns "pózinhos" de rapidez para conseguir tentar ao seu primeiro título de Pilotos isto é, bater um "Super-Loeb".

Mas, depois de um ano atribulado onde confirmou todas as suas potencialidades, mas também deu alguns "tiros no pé", Jari-Matti Latvala apresentar-se-á no terreno de jogo, teoricamente, mais maduro e sem complexos para rivalizar com o seu chefe de fila dentro da equipa, desde que esta não lhe "corte as asas". Se conseguir melhorar as suas "performances" no asfalto e, sobretudo, anular alguns excessos de impetuosidade na terra, então Latvala poderá ser mais do que um candidato a partilhar o protagonismo com Hirvonen, podendo mesmo começar a aflorar a palavra "Campeão" que, unanimemente, todos os especialistas na matéria, consideram que entrará no seu vocabulário mais ano, menos ano. Mas será este um cenário demasiado optimista? Provavelmente, mas que não é totalmente de excluir, lá isso não é.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Outsiders" de luxo

Com o mercado de pilotos fechado e com o consequente aumento da taxa de desemprego entre os pilotos "top", é de esperar que não faltem "outsiders" de luxo capazes de dar nas vistas, num ou noutro rali. Para já e no plano das "formações B" que pontuam para o Mundial de Construtores 2 (obrigadas a participar em pelos menos oito das 12 provas), são de esperar quatro registos, que não estão ainda todos confirmados.

A Stobart é, à partida, a equipa a que melhores resultados pode aspirar, mas não divulgou ainda quem serão os seus pilotos, sendo de esperar que François Duval e Henning Solberg, para além de Matthew Wilson possam defender as cores da primeira equipa satélite da BP Ford Abu Dhabi, sem menosprezo de outros pilotos que poderão também ser pontualmente inseridos no conjunto branco e verde.

Do lado da Subaru e com a perda da formação oficial, a principal equipa que promete levar o Impreza a "voos" mais altos é a Adapta, onde, naturalmente, Mads Ostberg se tentará revelar uma vez mais como menino-prodígio, o que poderá não ser fácil se a Petter Solberg ou mesmo a Chris Atkinson for dada a oportunidade de guiar um dos carros japoneses, sobretudo, se a equipa norueguesa herdar parte da estrutura desenvolvida pela Prodrive, nomeadamente, as mais recentes evoluções do Impreza S14.

Igualmente na corrida pelos melhores privados, tudo aponta para que também possa estar a "equipa B" da Citroen, ainda não formalmente conhecida e onde as duas únicas certezas são que os pilotos guiarão os competitivos Citroen C4 WRC e que quaisquer que sejam as suas identidades terão sempre que levar o livro de cheques bem recheado pois a equipa terá pilotos pagantes. De resto, há, de momento, a registar uma considerável corrida aos patrocinadores por parte de alguns pilotos que esperam fazer apenas participações pontuais, mas que, na verdade, não têm ainda totalmente garantida a sua presença. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
PWRC e JWRC em baixa

Se o WRC ficou inegavelmente "ferido" pela crise financeira global, é de esperar que competições de segunda linha como o PWRC e o JWRC possam também sofrer fortes consequências, nomeadamente, uma assinalável redução do número de participantes. O primeiro sinal veio do facto do Campeão em título de Produção, Andreas Aigner, não ter lugar na sua equipa para prosseguir, mas outros pilotos lhe poderão seguir o exemplo.

Para já e a nível nacional, Bernardo Sousa continua com a sua presença assegurada num segundo ano onde finalmente os resultados vão ser levados mais a sério, enquanto Armindo Araújo não tem ainda totalmente assegurada a sua participação, mas deixa indícios claros que não falta muito para a confirmar, o que, a acontecer, voltará a colocá-lo no centro das atenções da disciplina, sobretudo, se se confirmar a referida redução de participantes. Concretamente em relação ao JWRC, não são ainda conhecidos projectos que possam lutar pela vitória no campeonato. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Martin Holmes: "Final de um ciclo"

De repente tudo mudou. Só haverá duas equipas oficiais (Citroen e Ford) no Mundial de Ralis porque duas delas (Subaru e Suzuki) abandonaram, mas, em compensação, provavelmente, haverá quatro equipas no Mundial de Construtores 2. A ideia imediata é que vão faltar muitos amigos no Mundial e que a sua "família" ficou mais pobre. Não só porque vão faltar pilotos de inegável valor como Gardemeister, Andersson, Solberg, Atkinson e até Guy Wilks que tinha já um pé na Subaru, mas também pela confirmação da mudança de regras para 2010 e rotatividade do calendário que impedem grandes investimentos e atrofiam a evolução.

O desenvolvimento dos WRC como os conhecemos terminará e os Super 2000 passarão a ser o alvo de todas as atenções, especialmente aqueles que têm pretensões de virem a tornar-se na nova geração dos World Rally Cars. Quem sairá beneficiado com todas estas mudanças será, a curto prazo, o IRC, especialmente depois da decisão da Skoda aí assentar armas e bagagens, relegando o Mundial para segundo plano...até ver. Será, sem dúvida, uma época diferente e carregada de mudanças. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Calendário

Data Prova
28 Janeiro/01 Fevereiro Rali da Irlanda
11/15 Fevereiro Rali da Noruega
11/15 Março Rali do Chipre
01/05 Abril Rali de Portugal
22/26 Abril Rali da Argentina
20/24 Maio Rali de Itália-Sardenha
10/14 Junho Rali de Acrópole
24/28 Julho Rali da Polónia
29 Julho/01 Agosto Rali da Finlândia
02/06 Setembro Rali da Austrália
30 Setembro/04 Outubro Rali Catalunha - Espanha
21/25 Outubro Rali de Gales

O que muda em 2009

- O calendário passa a contar apenas com 12 provas e a ser o mais curto desde 1996. É a primeira vez que a Córsega fica de fora e a Polónia reentra (após 36 anos).

- Tanto o PWRC como o JWRC terão oito ralis, dos quais os concorrentes nomeiam seis. Pela primeira vez, os participantes de uma e de outra competição vão partilhar quatro ralis.

- A redução de eventos significa que é possível impor maiores limites no número de carros construídos, no número de motores preparados e no número de dias de testes disponíveis. O número de jantes também é reduzido passando a ser apenas possível utilizar jantes de 15 polegadas na terra e 18 no asfalto. No Rali da Noruega haverá também pneus de terra disponíveis.

- Apenas quatro mecânicos podem trabalhar nos carros, em vez dos seis actuais.

- Nos ralis onde são permitidos "batedores", só poderá haver um "batedor" por equipa.

- Pela primeira vez, desde o Rali de Sanremo de 1996, haverá uma prova mista, com etapas em asfalto e terra. Trata-se do Rali do Chipre, a terceira ronda do campeonato.

- A regulamentação do Mundial de Ralis for reescrita por forma a tornar-se mais uniforme e deixar menos dúvidas, nomeadamente numa nova clausula que refere expressamente: "tudo o que não esteja autorizado pelo regulamento é proibido".

- Se um rali for encurtado, será atribuída a totalidade dos pontos (o que protege os concorrentes do PWRC e JWRC que nomeando seis em oito eventos, poderiam ser prejudicados).

- Nasce a iniciativa Pirelli Star Drivers que se estreia no Vodafone Rali de Portugal.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Petter Solberg World Rally Team?

af80c343.jpeg

Petter Solberg já está desvinculado da Subaru pelo que os próximos tempos serão passados a tentar encontrar um volante para 2009. Tendo em conta que os lugares nas equipas oficiais estão "tapados", só resta a Solberg montar um projecto próprio, baseado numa das muitas equipas que possuem WRCs.

Pelos vistos, tem patrocinadores para o apoiar, no entanto, resta saber se vai ser possível montar todo o projecto a tempo do Rali da Noruega, uma prova que, forçosamente, tem de entrar nas contas de Solberg, pois é "só" o "seu" rali. A questão, agora, passa por saber em que carro? Ford? Citroën? O Subaru que tantas dores de cabeça lhe tem dado nos últimos ralis? Só o tempo o dirá, mas para o norueguês, pelos vistos, ideias não faltam:

"Não vai ser fácil encontrar um carro, já que todas as equipas de fábrica estão completas, pelo que tenho de procurar outras soluções. De qualquer forma tenho muitas ideias. Pelo menos agora estou livre, e talvez possa lançar uma equipa Petter Solberg World Rally Team. É importante para mim que tudo esteja preparado para começar no Rali da Noruega.", referiu Solberg, a quem, pelos vistos, motivação e entusiasmo não falta.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Nem Sébastien Loeb escapou...

Qualquer piloto do WRC que se preze tem a sua dose de acidentes, que contribuem para o espectáculo que é esta modalidade. Obviamente que ferimentos como os que tiveram Gigi Galli e Patrick Pivato eram absolutamente desnecessários, mas a verdade é que os adeptos não dispensam as imagens dos momentos menos bons dos melhores pilotos do mundo de provas de estrada.

Como habitualmente, no final de cada ano, fique com uma compilação dos mais importantes acidentes que tiveram lugar no WRC em 2008 onde nem Sébastien Loeb escapou...
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Dani Sordo vai desenvolver o Citroen C3 S2000

e68253d3.jpeg

Indiscrições de algumas fontes ligadas ao piloto espanhol permitiram saber-se que Daniel Sordo irá ser incumbido do desenvolvimento do Citroën C3 S2000, modelo com que a marca francesa prepara a substituição do bem sucedido C4 WRC no campeonato mundial.

Dani Sordo vai desenvolver o Citroen C3 S2000 -

Os primeiros quilómetros de testes de desenvolvimento deverão ter lugar já na primavera, com o desenvolvimento a ter igualmente a colaboração de Sebastien Ogier, vencedor do JWRC em 2008, e já confirmado na citroen Junior Team.

As mesmas fontes garantem ainda que os responsáveis técnicos da Citroën apenas aguardavam pela decisão do último Conselho Mundial da FIA para tornarem realidade o projecto do C3 S2000, que agora já corre a todo o vapor, no sentido da marca francesa ter o carro pronto o mais cedo possível, entre o final de Fevereiro e o início de Março, de modo a que o carro esteja o melhor possível no começo da época de 2010.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Batedores em Monte Carlo

3ad7ec9a.jpeg

Apesar de estarem proibidos, os batedores serão autorizados na próxima edição do Rallye Monte Carlo, prova de abertura do IRC, na estrada entre os dias 20 e 24 de Janeiro. A excepção fica a dever-se às condições do piso encontradas nos Alpes Marítimos e que misturam seco, gelo e neve, factor que poderia contribuir para um aumento do risco em termos de segurança.

Isso levou a que houvesse um pedido extraordinário aos organizadores da prova monegasca que concordaram em aceitar tal solicitação. No entanto, cada concorrente só poderá ter um batedor e todos aqueles que dispuserem desses serviços, a prioridade será dada aos concorrentes e pilotos inscritos na série, pagarão uma taxa de 300 euros.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Freddy Loix com novo navegador

de704243.jpeg

O belga Freddy Loix estará este ano no Intercontinental Rally Challenge com um novo navegador. O piloto da Kronos teve nos últimos anos a seu lado Eddy Chevaillier, aquando da utilização do Fiat Punto S2000, e Robin Buysmans, desde a sua passagem para o Peugeot Team Belux.

Agora, por indisponibilidade deste último, ouvirá as notas dum outro belga.O escolhido para navegar "Fast Freddy" foi Isidoor Smets, co-piloto que esteve nos últimos anos no Mitsubishi Lancer IX da também belga Melissa Debackere.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Henning Solberg confirma WRC em 2009

2e31dcaa.jpeg

Henning Solberg anunciou a sua presença nas 12 provas do Mundial de Ralis de 2009, ao volante de Ford Focus RS WRC08 com as cores da Expert e preparado pela M-Sport, desconhecendo-se no entanto se ficará integrado na formação da Stobart.

Já o seu irmão, Petter Solberg continua a tentar viabilizar um projecto também para o Mundial de Ralis que poderá passar pela criação da sua própria estrutura, a Petter Solberg World Rally Team, por forma a fazer alinhar um Subaru, Citroen ou Ford no maior número de provas das 12 que compõe o calendário.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rali Torrié praticamente definido

907768cc.jpeg

O esquema do Rali Torrié, a primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis está praticamente definido enveredando o Targa Clube, o grémio organizador, por um figurino diferente na sua edição de 2009. A prova que há cerca de 30 anos abre o principal campeonato de ralis português, irá disputar-se em dois dias (7 e 8 de Março), tendo 14 provas especiais e um total de 295,74 quilómetros, 123,32 dos quais disputados ao cronómetro.

A prova começa no sábado com uma Especial Espectáculo em asfalto na Póvoa de Lanhoso, tendo de seguida passagem agendada dupla pelos troços de Anissó e Arcas/Rendufinho (a principal novidade em termos especiais), antes nova Especial Espectáculo, designada Póvoa de Lanhoso/Maria da Fonte. No dia seguinte, os concorrentes irão passar pelas classificativas de Vieira do Minho (especial-espectáculo), Agra/Serradela e Salamonde/Serradela e Espindo-Agra em dose dupla, com o final da prova a estar previsto para as 15h50 em Vieira do Minho. O período de inscrições na prova contempla três fases, sendo que na primeira, que termina a 30 de Janeiro, está contemplando o pagamento da taxa de inscrição no campeonato. AS
 
Topo