Portal Chamar Táxi

Cantinho do Rally

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Loeb pode festejar em “casa”

Corre-se este fim-de-semana o Rali de França e Sebastien Loeb pode conquistar o sétimo título de campeão do Mundo.

O hexacampeão do mundo de ralis Sebastien Loeb pode aumentar este fim-de-semana para sete o número de títulos no seu currículo. Para tal, o francês pode até conseguir tal proeza na sua terra natal, bastando-lhe para isso ser o mais rápido na prova gaulesa.


Haguenau recebe a última especial deste Rali de França e essa é precisamente a cidade onde nasceu Loeb, que aos 36 anos pode igualar Michael Schumacher (piloto de F1) e conquistar sete títulos mundiais.


Se ganhar em França, Loeb partirá para o Rali de Espanha e da Grã-Bretanha já como campeão do Mundo, mas para já está concentrado em França e em concretizar “um sonho”:


“Ganhar aqui seria um sonho, um momento mágico, mas não será com sonhos nem magias que vou lá chegar. É preciso ser mais rápido do que os rivais e ter motivação dobrada”, conclui o francês.


sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Pedro Grancha aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo VIII

Pedro Grancha que, em 2006, se sagrou Campeão Nacional de Todo o Terreno e se continua a cotar como um dos mais conceituados pilotos nacionais desta modalidade, vai viver, no próximo fim de semana, uma experiência diferente.

O piloto de Cascais deixa os comandos da Nissan Navara Off Road, com a qual já este ano alcançou uma excelente vitória na Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos e vai sentar-se agora ao volante do Mitsubishi Lancer Evo VIII da Peres Competição que, no Rali de Loulé / Casino de Vilamoura, irá ostentar o número 0, incumbido da tarefa de abrir a pista desta oitava etapa do Open de Ralis.

“A modalidade com a qual estou envolvido desde há muitos anos é de facto o Todo o Terreno. Comecei pelas motos e depois passei para os 4x4. Já fiz uma temporada de Velocidade e agora surgiu esta oportunidade de fazer um Rali. Bem sei que o meu papel será diferente, mas ao carro 0 não se pede que ande a passear pelos troços. Espero não só cumprir a minha missão, como tirar prazer da condução de uma máquina que, estou certo, é bastante competitivo”, salienta Pedro Grancha que acrescenta:

“No passado fim de semana, em Idanha-a-Nova, não fui feliz numa corrida onde a expectativa quanto a um bom resultado era grande. Depois do 4º lugar na Super Especial arrancámos bem, estávamos a fazer uns tempos bem interessantes, mas um furo alterou tudo. Fomos passados pelo concorrente que partiu atrás de nós e na tentativa de recuperar algum do tempo perdido, demos um toque que danificou um triângulo da nossa Nissan e a corrida acabou por aí. Iremos voltar à competição em Portalegre, prova em que, acima de tudo, iremos trabalhar em equipa para chegar ao fim”.



ojogo
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Loeb lidera e está mais perto do 'hepta'

As primeiras quatro classificativas foram disputadas debaixo de chuva, o que dificultou o desempenho de carros e pilotos, confrontados com lama sobre o asfalto.

O francês Sébastien Loeb, em Citroen, começou hoje da melhor forma a corrida ao sétimo título mundial de pilotos, ao vencer as quatro primeiras provas classificativas do Rali de França.

Em caso de vitória na prova gaulesa, Loeb sagra-se automaticamente campeão do Mundo de pilotos, título que conquistará pela sétima vez consecutiva.


Loeb comanda a prova com 14,7 segundos de vantagem sobre o seu compatriota e companheiro na Citroen, Sébastien Ogier, e 19,3 sobre o norueguês Petter Solberg, também em Citroen.

A prova, 11.ª de um calendário composto por 13 ralis, termina no domingo na cidade natal de Loeb.


sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Loeb mais perto do título, Armindo domina na produção

O francês Sebastien Loeb reforçou hoje a liderança do Rali de França, após a segunda etapa, e ficou a um passo de conquistar o sétimo título mundial consecutivo, enquanto o português Armindo Araújo continua a dominar na Produção.

O piloto da Citroen, que foi o mais rápido em duas das oito especiais, aumentou a vantagem no comando para 42,8 segundos sobre o espanhol e colega de equipa Daniel Sordo, segundo classificado, e beneficiou ainda do despiste de Sebastien Ogier, seu principal rival na luta pelo título mundial, que caiu para sexto da geral, a mais de 10 minutos do hexacampeão.

Na terceira posição segue agora o norueguês Petter Solberg a um minuto e 14 segundos de Sebastien Loeb, que domingo, na sua terra natal de Alsácia, poderá somar o 60.º triunfo da sua carreira e tornar-se no primeiro piloto a conquistar sete título mundiais consecutivos.

Na classe de Produção, Armindo Araújo (Mitsubishi) “imitou” Loeb e reforçou a liderança, estando agora com mais de dois minutos de vantagem sobre Ott Tanak, segundo classificado. Na geral, o piloto luso ocupa o 18.º lugar.

Em SWRC, Bernardo Sousa (Ford) ocupa a sétima posição, com quase 20 minutos de atraso para Patrik Sandell, que lidera a categoria, e segue na 32.ª posição da classificação geral.

Domingo disputa-se a terceira e última etapa do Rali de França, 11.ª das 13 provas do Mundial, com quatro especiais num total de 57,8 quilómetros cronometrados.


sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Sebastien Loeb campeão mundial pela sétima vez consecutiva

Piloto francês conquistou o seu sétimo título mundial de ralos WRC ao vencer o Rali de França.

O francês Sébastien Loeb (Citroen C4) garantiu hoje em “casa” o seu sétimo título consecutivo de campeão mundial de ralis (WRC), ao conquistar o Rali de França, 11.ª de 13 provas da competição.


Loeb (36 anos), que conquistou a 60.ª vitória da carreira, tem agora mais três ceptros do que os finlandeses Juha Kankkunen e Tommi Makinen.


“É incrível tornar-me campeão do Mundo em casa, em frente de toda esta gente”, afirmou Loeb, após assegurar novo título, ainda a duas provas do fim do Mundial.


sapo desporto
___________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Armindo Araújo perto de revalidar o título

Armindo Araújo reassumiu a liderança do Mundial, com 108 pontos, mais 18 que o sueco Patrik Flodin, que não participou na prova francesa.

O piloto português Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer) deu hoje um passo importante rumo à revalidação do título de campeão mundial na categoria de produção, ao vencer o Rali de França, penúltima prova do Mundial.

O piloto português considerou que a vitória em França, na qual foi 16.º da geral, foi “fruto do excelente trabalho realizado pela equipa antes das duas provas em asfalto”.

“Chegámos à Alemanha e a França muito competitivos e provámos isso mesmo com as vitórias que alcançámos. O Mitsubishi Lancer Evo X esteve ao mais alto nível e foi um óptimo aliado”, afirmou o piloto, citado pela sua assessoria de imprensa.

A decisão do título ficou adiada para a derradeira prova do Mundial da categoria, o Rali da Grã-Bretanha, que se disputa entre 11 e 14 de Novembro.

A conquista do bicampeonato está agora pendente de um sexto lugar na derradeira prova, para a qual Armindo Araújo parte consciente das dificuldades.

“É verdade que a nossa vantagem é excelente, mas falta ainda uma prova. Como ficou visível aqui, é sempre preciso esperar pelo último metro para confirmarmos os resultados”, disse.

O piloto de Santo Tirso garantiu que a equipa está “motivada” e vai “preparar o rali com a máxima preocupação”, acrescentando: “Obviamente que o nosso pensamento estará exclusivamente centrado na conquista do titulo”.

Na prova francesa, que garantiu a Sebástien Loeb o sétimo título consecutivo de campeão mundial (WRC), Armindo Araújo terminou na 16.ª posição da geral, com o tempo total de 3:28.48 horas.

Nos S2000, Bernardo Sousa (Ford Focus) foi 32.º da geral, com 3:42.47 horas, a mais de 36 minutos de Sebástien Loeb, que assegurou o ceptro na sua terra natal.


sapo desporto
____________
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
"Lutar pela Vitória"

campos.jpg

Esteve perto de a conseguir no passado Rali Centro de Portugal, pelo que agora no Rali de Mortágua, que se disputa no próximo fim-de-semana, Miguel campos quer mesmo vencer à geral.
"Mais uma vez vou disputar um rali que no último ano me deu uma grande alegria. Os tipos de troços são mais encadeados o que nos leva a pensar que podemos tirar mais partido do nosso carro, em comparação com o ultimo rali onde os troços rápidos nos penalizaram. Estou convicto que desta vez podemos lutar pela vitória, mesmo sabendo que a concorrência será muito forte e com muita experiências e muitos quilómetros feito.", afirma Miguel Campos.

Já Aloíso Monteiro, refere que uma vitória em Mortágua poderá ser importante para o futuro. "Conforme tenho referido nas últimas declarações, esperemos que desta seja de vez. Só uma vitória interessa não só para moralizar a equipa mas relançar 2011 e vamos para Mortágua na busca dela. Penso que temos executado um excelente trabalho com a RMC, e aproveito para agradecer ao Roberto Mendez a sua enorme dedicação", refere Aloisio Monteiro.

Roberto Mendez, da RMC diz que "iremos para o Rali de Mortágua na busca da vitória que nos escapou no último rali. Espero que o Miguel Campos consiga chegar a um bom resultado, se possível a vitória a geral. Em relação ao Fiesta penso que o carro tem demonstrado a sua competitividade, obviamente que necessitamos de mais alguns ralis com carros iguais ou idênticos para termos mais comparação do potencial do carro".
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Miguel Campos vence Rali, Bernardo Sousa é campeão nacional

O piloto Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000) garantiu hoje o título no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), ao terminar o Rali de Mortágua na segunda posição, atrás de Miguel Campos (Ford Fiesta S2000).

Campos foi o mais rápido em três das quatro especiais hoje disputadas, garantindo 12,6 segundos de vantagem sobre Sousa, que venceu o último troço cronometrado.

Vítor Pascoal (Peugeot 207 S2000), que ainda sonhava com o título nacional, concluiu o rali na terceira posição, a 41,4 segundos do vencedor.

Aos 23 anos, o madeirense Bernardo Sousa tornou-se o mais jovem campeão nacional de sempre, quando ainda falta disputar o Rali Casinos do Algarve, a 13 e 14 de Novembro, oitava prova do calendário.

Citado pela sua assessoria de imprensa, Bernardo Sousa afirmou que o seu objectivo “foi sempre” vencer o CPR e frisou que estava a celebrar com a sua equipa “como muita satisfação e orgulho redobrado”, por ter conseguido o título “quando ainda falta uma prova para o fim” da época.


sapo desporto
_____________
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Hélder Rodrigues 6.º em Marrocos

O "motard" português Hélder Rodrigues (Yamaha) terminou esa segunda-feira em sexto lugar a primeira etapa do Rali OiLybya Marrocos 2010, entre Zagora e Chegaga.

O luso percorreu os 320 quilómetros do traçado em 3:38.17 horas, gastando mais 4.08 minutos do que o vencedor, o francês Cyril Despres.

Marc Coma (3:25.48), Frans Verhoeven (3:34.27), Olivier Pain (3:34.50) e David Fretigne (3:38.27) classificaram-se entre Despres e Hélder Rodrigues.

Os quatro minutos para o líder foram fruto de "alguns erros de navegação": "Quando dei por mim, o Frans Verhoeven já me tinha ultrapassado, mas depois andei sempre na roda dele. Aproveitei para testar algumas coisas na moto, até porque esta prova é muito boa para experimentar uma série de coisas a pensar já no Dakar".

"Agora quero recuperar. Vencer é o meu objetivo para cada prova", disse, perspetivando a segunda etapa, na zona de Erg Chegaga, numa distancia de 261 quilómetros.
"RC"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Hélder Rodrigues pressiona líder Despres

Hélder Rodrigues recuperou quase nove minutos a Despres (KTM), reduzindo de 13.07 para 4.20, numa quarta tirada disputada na região de Chegaga, que foi ganha pelo espanhol Marc Coma (KTM), com o tempo de 3:46.11 horas.

O “motard” português Hélder Rodrigues (Yamaha) foi hoje o terceiro mais rápido no Rali de Marrocos, aproximando-se do francês Cyril Despres, líder da prova de todo-o-terreno.


Hélder Rodrigues recuperou quase nove minutos a Despres (KTM), reduzindo de 13.07 para 4.20, numa quarta tirada disputada na região de Chegaga, que foi ganha pelo espanhol Marc Coma (KTM), com o tempo de 3:46.11 horas.


“Vou atacar o Cyril, pois vamos todos lutar para tentar chegar a primeiro, mas com uma atitude algo calculista porque aqui podemos não ganhar nada, mas ter muito a perder”, advertiu o piloto português.


Paulo Gonçalves (BMW), o outro "motard" luso em competição, terminou no oitavo lugar, a 24.33 minutos de Coma, ocupando a mesma posição na classificação geral, a mais de uma hora de Despres.


Nos camiões, Elisabete Jacinto (MAN) consolidou o comando da geral, ao vencer a etapa com o tempo de 5:12.42 horas, enquanto Ricardo Leal dos Santos (BMW) foi o quinto posicionado nos automóveis.


Quinta-feira realiza-se a quinta etapa do Rali de Marrocos, com passagem pela região de Ait-Attas, na extensão de 307 quilómetros, 249 dos quais cronometrados.

sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Loeb lidera na Catalunha

O francês Sébastien Loeb já assegurou a conquista do sétimo título mundial de ralis, mas nem por isso abranda. O piloto da Citroën está na frente do Rali da Catalunha, no final do primeiro dia da penúltima prova do ano.

Vencendo três das seis classificativas do dia, Loeb garantiu 3,8 segundos de vantagem sobre o compatriota Sébastien Ogier, também da Citroën, e 19,9s sobre o finlandês Jari-Matti Latvala (Ford).

A vantagem de Loeb, no entanto, caiu nas classificativas da tarde, graças à reacção de Ogier, num dia com troços em terra e asfalto.

“Penso que foi um bom dia. Não estou muito longe do Seb. Por isso, é bom. Amanhã vou tentar segui-lo, mas sei que no asfalto é difícil”, disse Ogier, citado pelo site inglês “Autosport”.

Classificação do Rali da Catalunha no final do primeiro dia

1.º Sébastien Loeb-Daniel Elena (FRA-MON/Citroën C4) 1h25m26,8s
2.º Sébastien Ogier-Julien Ingrassia (FRA/Citroën C4), a 3.8s
3.º Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila (FIN/Ford Focus), a 19.9s
4.º Petter Solberg-Chris Patterson (NOR-GBR/Citroën C4), a 22.4s
5.º Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen (FIN/Ford Focus), a 42.4s


Público
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Hélder Rodrigues deixa escapar Cyril Despres

Aos comandos de uma Yamaha, Hélder Rodrigues cumpriu a penúltima tirada em 2:53.12 horas, mais 5.33 minutos do que Despres (KTM), que reforçou o comando da geral, passando a dispor de 9.53 de vantagem sobre o português, segundo colocado.

O “motard” português Hélder Rodrigues foi hoje o quarto mais rápido no Rali de Marrocos, mas ficou mais longe do francês Cyril Despres, que se impôs na quinta e lidera a prova de todo-o-terreno.


Aos comandos de uma Yamaha, Hélder Rodrigues cumpriu a penúltima tirada em 2:53.12 horas, mais 5.33 minutos do que Despres (KTM), que reforçou o comando da geral, passando a dispor de 9.53 de vantagem sobre o português, segundo colocado.


Pedro Oliveira (Yamaha) e Paulo Gonçalves (BMW) terminaram na 7.ª e 11.ª posições, respectivamente, enquanto nos automóveis Ricardo Leal dos Santos (BMW) foi o quinto mais veloz, a 18.05 minutos do vencedor, o polaco Krzysztof Holowczyc.


Na classificação geral, liderada com grande vantagem pelo francês Stéphane Peterhansel (BMW), o piloto português ocupa o oitavo lugar, a 4:30.33 do recordista de vitórias do Rali Dacar.


Nos camiões, Elisabete Jacinto (MAN) consolidou o comando ao vencer pela quarta vez na prova, preparando-se para confirmar o triunfo no sábado, durante os 158 quilómetros cronometrados da sexta e última tirada.

sapo desporto
___________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Loeb fecha segundo dia na frente do Rali da Catalunha

O francês Sébastien Loeb (Citroën C4) continua em muito bom plano e fechou o segundo dia do Rali da Catalunha no topo da classificação.

O francês, já com o seu sétimo título de campeão garantido, termina o dia com 44 segundos de vantagem sobre o mais directo perseguidor, o norueguês Petter Solberg.

O espanhol Dani Sordo, vencedor da última especial do dia, está agora na terceira posição, tendo ultrapassado o finlandês Jari-Matti Latvala.

A prova termina este domingo com mais quatro especiais.



abola
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Rali de Marrocos: Hélder Rodrigues termina no 2.º lugar

Português ficou a 5 minutos de Despres na geral.

Helder Rodrigues terminou hoje o Rali de Marrocos na segunda posição, depois ter sido o segundo mais rápido na sexta e última etapa. Cyril Despres confirmou o triunfo na prova.

Na sua estreia oficial pela Yamaha, o piloto lisboeta terminou a última etapa, de 158 quilómetros, no segundo lugar, a um minuto do vencedor, o espanhol Marc Com (KTM). E despediu-se da prova a 5,03 minutos do vencedor, Despres, seu colega na equipa japonesa.

"Foram dias bastante exigentes, consegui sempre andar na frente e com resultados muito consistentes em todas as etapas. Este resultado dá-me boas expectativas e moral para o Dakar, e é, a meu ver, um prémio para um ano em que trabalhei muito no desenvolvimento da moto", afirmou o piloto português.

Os portugueses Paulo Gonçalves e Bianchi Prata, ambos a correrem com uma BMW, teminaram em 8º e 11º, respectivamente, enquanto que nos automóveis Ricardo Leal dos Santos (BMW), foi o sétimo da geral, 4:73.20 horas do vencedor, o francês, Stéphane Peterhansel também em BMW.

Nos camiões, Elisabete Jacinto (MAN) alcançou a sua quarta vitória no Rali de Marrocos, com cerca de três horas de vantagem sobre o segundo classificado, o húngaro, Miklos Kovacs.



Record
_______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
João Silva revalida título júnior e vence 2L/2RM

O Rali do Faial encerrou as contas do Campeonato Coral de Ralis da Madeira. João Silva e José Janela terminaram a prova na 7ª posição, depois de um furo que acabou por lhes estragar mais um brilharete na derradeira prova de 2010. No entanto, esta participação foi suficiente para o jovem piloto festejar dois títulos e três outros resultados muito positivos.

João Silva revalidou o título de Campeão Júnior de Ralis da Madeira, alcançou também o título nas duas rodas motrizes (2L/2RM), tendo este triunfo sido partilhado com José Janela, o popular navegador que tem acompanhado o piloto madeirenses na esmagadora maioria das provas.

Para além destes dois assinaláveis sucessos, João Silva alcançou ainda o 2º lugar na Taça de Ralis da Madeira, o 3º lugar no agrupamento de Turismo e o 4º lugar absoluto no Campeonato Coral de Ralis da Madeira, para além de uma espectacular vitória à geral alcançada no último Rali do Marítimo. Não se podia pedir mais a um jovem piloto que tem vindo a evoluir a olhos vistos. Um sucesso partilhado com devoção e dedicação pela ARC Sport que o tem acompanhado nos últimos anos.

“Estou naturalmente feliz, porque os nossos objectivos foram totalmente alcançados. Foi uma época extraordinária, tendo inclusivamente superado os meus objectivos em termos da classificação final do campeonato absoluto. Para o ano está tudo em aberto, mas uma coisa é certa, será sempre com a ARC Sport”, declarou João Silva, na hora de festejar um ano fantástico.

O Jogo
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Rali da Catalunha: Vitória para Loeb

O francês Sébastien Loeb (Citroën C4) venceu, este domingo, o Rali da Catalunha, que é a penúltima competição do mundial.

Loeb, que alcançou a sétima vitória da temporada, terminou a prova à frente do norueguês Petter Solberg e do espanhol Daniel Sordo. A prova da Catalunha foi também dominada pelos Citroën C4.

Classificação da corrida:
1. Sébastien Loeb-Daniel Elena (FRA-MON/Citroën C4) 3 h 32:59.7
2. Petter Solberg-Chris Patterson (NOR-GBR/Citroën C4) a 35.3
3. Dani Sordo-Diego Vallejo (ESP/Citroën C4), 41.1
4. Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila (FIN/Ford Focus), 1:19.5
5. Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen (FIN/Ford Focus), 6:32.9
6. Matthew Wilson-Scott Martin (GBR/Ford Focus), 8:17.6
7. Khalid Al Qassimi-Michael Orr (UAE-GBR/Ford Focus), 13:05.7
8. Henning Solberg-Stéphane Prévot (NOR-BEL/Ford Fiesta S2000), 13:11.2
9. Ken Block-Alex Gelsomino (USA/Ford Focus), 16:01.2
10. Sébastien Ogier-Julien Ingrassia (FRA/Citroën C4), 17:24.1


Classificação do WRC
1. S. Loeb (FRA) 251 pts campeão do mundo
2. S. Ogier (FRA) 167
3. J-M Latvala (FIN) 156
4. P. Solberg (NOR) 151
5. D. Sordo (ESP) 140
6. M. Hirvonen (FIN) 114
7. M. Wilson (GBR) 68
8. H. Solberg (NOR) 37
9. F. Villagra (ARG) 36
10. K. Räikkönen (FIN) 21
11. M. Ostberg (NOR) 16
12. K. Al Qassimi (EAU) 12
13. P-G Andersson (SWE) 8
14. X. Pons (ESP) 6
. Jari Ketomaa (FIN) 6
16. F. Turan (HUN) 4
. J. Kankunnen (FIN) 4
18. M. Prokop (CHE) 3
19. K. Block (USA) 2
. D. Kuipers (HOL) 2
. J. Hanninen (FIN) 2
. M. van Eldik (HOL) 2
. P. Sandell (SUE) 2
24. A. Araujo (POR) 1
. A. Burkart (ALE) 1

abola
_____
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Campeonato TT: Miguel Barbosa e Miguel Ramalho com carro do Dakar

Depois dos problemas sentidos ao longo do ano, a dupla Miguel Barbosa e Miguel Ramalho partem para a ultima prova do CPTT no carro com que participaram na edição deste ano do Dakar, voltando ao motor V6 de 4 litros, menos indicado para este tipo de provas mas bastante mais fiável.

Após um interregno de mais de um mês, a competição volta a terras alentejanas numa das mais míticas provas de TT, a Baja Portalegre 500, onde muito se decide, nomeadamente a Taça Internacional FIA de Bajas.

Depois de alguns azares ao longo do campeonato, nomeadamente na ultima prova onde acabou por ser forçado a abandonar a apenas 30 kms do final, Miguel Barbosa parte este ano com expectativas diferentes, apostando na fiabilidade do seu Mitsubishi Lancer e em chegar ao final da dura prova. Mesmo depois de ter já sentido o sabor da vitória nesta prova e de ser uma das suas provas favoritas, o jovem piloto refere que “acima de tudo queremos acabar a prova pois este ano temos tido muitos problemas mecânicos e essa não é a nossa imagem de marca”.

Com novamente uma imposição de redução do restrictor de ar de 34 para 33 mm, que impossibilita poderem usufruir de toda a performance do carro, Miguel Barbosa e Miguel Ramalho esperam “fazer o nosso melhor, tentar discutir ao máximo durante todos os kms e esperar que a chuva apareça para aproximar o andamento dos carros”.

A Baja Portalegre será realizada entre o dia 29 e 30, com duas etapas e três sectores selectivos, num total de 384kms disputados.

O Jogo
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Loeb é mesmo completo

26102010_loeb_500.jpg
Desde 2005 que não se via outra coisa. No final do Rali de Espanha, na Catalunha, Loeb aparecia em primeiro e Sorod em segundo. Mas desta vez, com a introdução dos pisos de terra na primeira etapa, Petter Solberg imiscuiu-se nesta “guerra” e acabou com o jogo dos dois pilotos oficiais da Citroen ao ser segundo.

Quem não gostou foi Daniel Sordo que aspirava vencer e teve de se contentar com o segundo posto. Na frente, mais uma vez esteve o imperturbável campeão do Mundo, Sébastien Loeb. O francês desde cedo marcou a sua posição, enquanto os Ford de Latvala, quarto, e de Hirvonen, quinto, nunca conseguiram acompanhar os homens da Citroën.

Em baixa esteve Sébastien Ogier. O futuro companheiro de equipa de Loeb a tempo inteiro ainda pôs o campeão em sentido, mas uma saída de estrada no segundo dia hipotecou qualquer veleidade de lutar pelo triunfo.

Raikkonen ficou “ko” logo no “shakedown, enquanto Ken Block conseguiu pontuar pela primeira vez.
 
Última edição:

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
A nova academia de ralis

26102010_wrcacademia_500.jpg
A saída da Pirelli enquanto fornecedor exclusivo de pneus para o Mundial de ralis, por troca com a Fórmula 1, indiciava que o Pirelli Star Driver, um programa que garantia a cinco pilotos participarem em outros tantos eventos do campeonato do Mundo sem qualquer custo, iria chegar ao fim. Como o JWRC também acaba nesta época, a modalidade passava a viver num vazio, sem um formato de competição que promovesse o surgimento de novos valores.

Mas a FIA, consciente da necessidade de haver novos pilotos com qualidade, criou a WRC Academy, uma iniciativa que permite a jovens pilotos correr em condições iguais, em seis ralis do campeonato, e com custos controlados.

Para tal, os concorrentes só podem competir com os Ford Fiesta R2, todos eles preparados pela M-Sport. E também os pneus, Pirelli, são iguais para qualquer um. O pacote custa 132 mil euros por época, aos quais acrescem os custos de viagem e alojamento para piloto, co-piloto e restantes elementos da equipa, bem como um carro para os reconhecimentos e o preço das reparações em caso de acidente.

As condições não são tão vantajosas como o Pirelli Star Driver, que pagava tudo aos cinco afortunados, mas, em certa parte, a realidade ainda é melhor na actualidade, pois o fabricante de pneus vai continuar a sua iniciativa com seus pilotos integrados na academia promovida pela FIA.

No final, o vencedor tem ainda a vantagem de receber uma bolsa de meio milhão de euros.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Taça FIA Bajas/CPTT | Miguel Barbosa impõe-se no prólogo

José Bandeira | Motores Magazine

Normalmente muito rápido nas superespeciais/prólogos, Miguel Barbosa não deixou os seus créditos por mãos alheias e foi o mais rápido no 1º dia em Portalegre.

800Barbosa_Portalegre_prologo.jpg

Portalegre não fugiu à situação que o País viveu ao longo do dia e a chuva marcou presença no início da 24ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, sobretudo depois da metade dos motards ter concluído a primeira classificativa, um prólogo com 5,52 quilómetros, tornando a situação muito mais difícil para os participantes.

Na categoria de automóveis, em que alinharam 50 equipas no evento FIA e 25 na prova nacional, Miguel Barbosa entrou com o pé direito e estabeleceu o melhor tempo, batendo um surpreendente Pedro Grancha por 2,8 segundos: “O carro esteve bastante bem e o tempo conseguido foi excelente, apesar de percebermos a táctica dos nossos principais adversários. Mas como o nosso objectivo é vencer a prova, quisemos liderar desde o primeiro momento. A chuva pode equilibrar os andamentos, o que só nos pode ser favorável“, referiu o líder em quatro rodas.

Filipe Campos estabeleceu a terceira melhor marca e parecia evidente que, ao perder 15,1 segundos para Barbosa, o campeão nacional queria largar numa posição estratégica, algo que o piloto do BMW nega: “A prova estava simplesmente inguiável e acabei por perder muito tempo. Apenas isto e não qualquer táctica premeditada em termos de posições de largada. Esperemos que tudo melhore para o segundo dia de competição“, afirmou o piloto à chegada ao parque fechado.

No seu duelo particular, o russo Boris Gadasin levou a melhor sobre o polaco Kryzstof Holowcyc, conseguindo a quarta melhor marca absoluta, e de permeio entrou o local Nuno Matos, com o piloto português a confirmar na prova alentejana a sua vitória em termos do agrupamento T2 na Taça do Mundo.

No evento nacional, Henrique Meneses levou a melhor sobre Luís Inácio e Paulo Ferreira.
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Armindo testa em condições idênticas às de Gales

Poucos dias depois de ter regressado de Itália, Armindo Araújo está de novo a caminho do país transalpino para nova sessão de testes de preparação para a derradeira e decisiva prova do ano.

Com o título de campeão do Mundo à vista na categoria PWRC, Armindo Araújo, campeão e actual líder do Mundial de Ralis Produção, estará, na próxima terça-feira, em Siena onde as condições meteorológicas estão muito semelhantes às que possivelmente encontrará em Cardiff, Gales.


Para Armindo Araújo, “esta é uma excelente oportunidade para testar o Mitsubishi Lancer Evo X num cenário muito idêntico ao que possivelmente encontraremos em Gales. Tem chovido imenso na zona de Siena e queremos experimentar vários tipos de afinações para pisos molhados e escorregadios”.


A duas semanas do momento mais importante da temporada de 2010, o piloto conta que toda a equipa está “muito confiante e determinada em revalidar o título. O trabalho que desenvolvemos até aqui e a forma como estamos a preparar a ultima prova, faz-nos acreditar que chegaremos a Gales na máxima força”.


sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Armindo Araújo prepara ataque ao título


Armindo Araújo regressou de Itália, onde realizou hoje, terça-feira, uma importante sessão de testes na zona de Siena, ainda mais motivado para atacar a conquista do segundo título absoluto do Campeonato do Mundo de Ralis Produção (PWRC).

Armindo Araújo esteve em Itália para fazer os últimos testes antes do Rali de Gales, o último do campeonato do Mundo e que pode dar o título de campeão do Mundo ao piloto português.


Após quase duas centenas de quilómetros, o piloto português acredita que tudo está preparado para atacar a revalidação do título.


“Fizemos 180 quilómetros em condições muito difíceis e encontramos várias soluções de afinação para o Mitsubishi Lancer Evo X, num tipo de terreno muito parecido com o que vamos ter de ultrapassar na última prova. Foi um óptimo dia de trabalho”, começou por dizer.


No próximo domingo, a dupla Campeã do Mundo de Ralis Produção parte para a Grã-Bretanha e na bagagem vai uma grande dose de confiança e determinação.


“Vamos ter pela frente a semana mais importante do ano mas estamos verdadeiramente tranquilos e motivados para cumprirmos o objectivo de trazer novamente para Portugal o título do PWRC. Toda a equipa está concentrada nesse fim e só nos resta cumprir a nossa tarefa”, acrescentou o piloto de Santo Tirso.


O Rali de Gales apenas terá o seu inicio competitivo no dia 11 de Novembro mas, Armindo Araújo e Miguel Ramalho começarão logo na próxima segunda-feira o trabalho de preparação para a prova, com a realização do «Monday Test».


Seguem-se dois dias de reconhecimentos e o habitual Shake-Down, antes da especial de abertura em Cardiff Bay, na noite de quinta-feira.


sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Primeira prova de classificação em Lisboa 37 anos depois

No ano passado, a prova "teve um retorno para o país de 85 milhões de euros", um "recorde de todos os eventos em Portugal, à excepção do Euro2004 em futebol", como salientou Carlos Barbosa.

A primeira prova de classificação da edição de 2011 do Rali de Portugal, prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), a disputar entre 24 a 27 de Março, vai voltar a realizar-se em Lisboa, 37 anos depois.


A super especial terá lugar na Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, e quebra com a tradição dos últimos três anos, em que o início da parte competitiva do Rali de Portugal teve como palco o Estádio do Algarve, em Faro/Loulé.


"Tivemos três anos na super especial no Algarve, mas a FIA (Federação Internacional do Automóvel) pediu a todos os organizadores para inovarem e foi neste processo de inovação que viemos para Lisboa", disse hoje Carlos Barbosa, presidente do ACP (Automóvel Clube de Portugal).


Lisboa esteve ligada às primeiras edições do então Rali TAP, sendo um dos locais de partida dos diversos percursos de concentração, com o Parque Eduardo VII a servir de “palco” a momentos que atraíram muitos espectadores.


O último ano em que o rali partiu de Lisboa foi em 1974, em plena “crise energética”, com os carros a serem alimentados por combustível importado da Venezuela, mas a capital perdeu desde então a ligação à parte desportiva da competição.


Na apresentação da edição 2011, realizada hoje no Centro Cultural de Belém, o presidente do ACP, entidade organizadora da prova do Mundial da especialidade, referiu-se ao "sítio nobre” e “importante" onde vai decorrer a super especial, garantindo que o "shakedown" continuará a realizar-se no Porto.


"A Câmara Municipal do Porto quer o 'roadshow' de demonstração. O facto de a primeira especial de classificação se realizar em Lisboa, não vai fazer cair o 'shakedown' no Porto", assegurou Carlos Barbosa, que sublinhou "a forma de diversificar a imagem que se projecta de Portugal, sobretudo em termos internacionais, aliando o tradicional cenário do Algarve ao histórico ambiente dos Jerónimos".


Na super especial junto aos Jerónimos competirão em simultâneo três carros, a 24 de Março, com o reconhecimento a ser feito em carros eléctricos, o que permitirá uma redução de dióxido de carbono. Segue-se um programa de "clássicos desportivos" intimamente ligados à história do rali e também uma "Driver's Parade".


Carlos Barbosa salientou "o apoio essencial" da Câmara Municipal de Lisboa, representada na apresentação da super especial por Manuel Brito, vereador do Desporto.


O Rali de Portugal terá três etapas (sete secções) e um percurso total de 1360 quilómetros, integrando 17 provas de classificação perfazendo 385 quilómetros.


sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Armindo Araújo confiante na renovação do título mundial


O piloto português pode sagrar-se bicampeão mundial na categoria de produção já no próximo fim-de-semana, no Rali de Gales. Para o próximo ano, o WRC é uma hipótese.

O piloto português Armindo Araújo, líder do mundial de ralis na categoria produção, admitiu hoje correr num carro do WRC na próxima época, embora essa decisão esteja dependente dos apoios que consiga angariar para subir de escalão.


Para revalidar o título mundial de produção, Armindo Araújo precisa de terminar no próximo fim-de-semana o rali do País de Gales (RAC) na sexta posição, isto no caso de o seu adversário directo vencer a última prova do ano.


“Temos algumas portas abertas para subirmos (de categoria) e até para podermos correr nos novos WRC, mas tudo depende das verbas que conseguirmos levar para as equipas. Tudo pode passar por correr num WRC, como continuarmos na produção. Vamos definir bem com os nossos patrocinadores o que é possível fazer e então tomaremos uma decisão”, disse.


Armindo Araújo disse ainda que a “equipa está confiante para o RAC” e, “caso não surja qualquer imprevisto”, espera trazer no próximo fim-de-semana “mais um título para Portugal”.


“A equipa está confiante, mas tem a noção perfeita das dificuldades que vai encontrar nesta corrida”, disse, lembrando tratar-se de um grupo “bastante experiente no mundial”.


Adiantou que a equipa testou “bastante para o RAC” e recordou que esta época terminou todas as provas no pódio, sinal de que “o trabalho tem sido bem feito”.


“A motivação é a palavra de ordem à chegada ao rali de Gales. Estamos a liderar a classificação, temos 18 pontos de vantagem para o segundo classificado”, concluiu.


Armindo Araújo, em Mitsubishi Lancer, lidera o mundial de ralis na categoria de produção com 108 pontos, seguido do sueco Patrik Flodin, Subaru Impreza, com 90, e do neo-zelandês Hayden Padden, Mitsubishi Lancer, 82.

sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Rali 24 horas de Portugal arranca sábado


A iniciativa destina-se a veículos clássicos e é pontuável para o Troféu Nacional de Ralis de Regularidade e para a Challenge Ibérica.

O rali de regularidade histórica 24 Horas de Portugal inicia-se sábado com a participação de 120 inscritos, entre os quais se encontram 30 pilotos espanhóis, disse hoje à Lusa o director da prova, Paulo Almeida.


O rali é organizado pelo Classic Clube de Portugal e realiza-se entre 13 a 14 de Novembro nos concelhos de Castelo Branco, Oleiros e Pampilhosa da Serra.


A iniciativa destina-se a veículos clássicos e é pontuável para o Troféu Nacional de Ralis de Regularidade e para a Challenge Ibérica.


A prova terá início na manhã sábado, numa ligação entre Castelo Branco e Oleiros.


Ainda pela manhã e após uma paragem naquela vila do pinhal, os concorrentes rumam à Pampilhosa da Serra (onde se realizará uma super especial), regressando novamente a Oleiros e seguindo para Castelo Branco.


No dia seguinte, realiza-se a super especial albicastrense. No final, na Avenida do Empresário, terá lugar a consagração dos vencedores.

sapo desporto
____________
 
Topo