Portal Chamar Táxi

Cantinho do Rally

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Prodrive nos ralis da Nova Zelândia, Alemanha e Grã Bretanha

A Prodrive anunciou esta manhã a sua participação em mais três provas do WRC 2012, os ralis da Nova Zelândia, Alemanha e Grã Bretanha, ficando por saber o restante calendário da equipa.

29031298017-627b.jpg


Tendo em conta o budget disponível, a ideia da Prodrive foi colocar o MINI JCW WRC a correr em eventos diversificados, demonstrando o potencial do carro, de modo a seduzir mais clientes: “Olhámos para as provas onde pensámos poder ser mais competitivos e depois da prestação do Dani Sordo o ano passado em França, Alemanha era uma escolha óbvia. O rali da Grã-Bretanha é em nossa casa e depois da boa prestação em Portugal, sentimos que o Rali da nova Zelândia seria uma prova boa para mostrar o nosso andamento em pisos de terra.”, referiu Dave Wilcock, responsável máximo da equipa.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Armindo Araújo com versão 01B no Rali da Grécia

Dave Wilcock, revelou que a Prodrive deverá ter pronto para o Rali da Grécia a versão 01B do
Mini John Cooper WRC para Armindo Araújo, o que será uma boa ajuda para o piloto luso, já que o novo carro já contempla todas as evoluções que resolvem todos os problemas detetados durante o ano passado.

2012010102-f69f.jpg


No Rali de Portugal o piloto português recebeu da Prodrive um carro completamente novo, o chassis 26, cuja única alteração face a provas anteriores eram uns novos amortecedores, que visavam melhorar a motricidade em pisos de baixa aderência. Pelo contrário, Dani Sordo, guiou o mesmo carro do Monte Carlo e Suécia, mas com as novas evoluções.

Mas afinal o que o MINI JCW WRC 01B tem de novo? No motor, o MINI passa a ter novas condutas de ar sob o capot e uma nova bomba de água elétrica. Combinados, dão um aumento de potência na ordem dos três por cento.

O conjunto de alterações inclui um novo para-choques e lábio inferior na dianteira. Além de promover a entrada de mais ar fresco para a admissão, evita a entrada de terra pelo filtro de ar, impedindo a sua obstrução e sobreaquecimento do motor.

A FIA autorizou a substituição da bateria por uma de iões de lítio, 7 kg mais leve e de maior durabilidade, caso o alternador ou a sua correia cedam, chegando a sua autonomia aos 20 km em vez dos anteriores dois quilómetros.

Para além disso, o chassis conta com ligeiras alterações que visam a fiabilidade do MINI. Quer o motor, quer a carroçaria contam como novas tubagens para as cablagens. Foram melhorados diversos comandos no cockpit. A asa traseira do MINI JCW WRC é nova, e ainda que tenha o mesmo formato, é 10 kg mais leve. Tudo isto somado, “vale” tempo no cronómetro, como Dani Sordo já mostrou no Rali de Portugal, onde se viu um MINI claramente mais perto do andamento dos homens da frente. Tem agora a palavra Armindo Araújo, para a luta no “seu” campeonato.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Confirmado: Dani Sordo substitui Jari-Matti Latvala

Só faltava mesmo o preto no branco para a confirmação da participação de Dani Sordo no Rali da Argentina em substituição de Jari-Matti Latvala, com o piloto espanhol a testar já hoje o Ford Fiesta RS WRC, perto das instalações da M-Sport.

p90089317-2ca1.jpg


As hipóteses Mads Ostberg e Evgeny Novikov não passaram disso mesmo já que não convém esquecer que são clientes da M-Sport e pagam pelos seus carros, sendo por isso pouco provável que Malcolm Wilson abdicasse dos seus ganhos. Já o caso de Ott Tanak era um pouco diferente, mas a sua falta de experiência é um grande óbice, e sendo certo que o jovem estónio se vai manter debaixo de olho de Wilson, ainda vai demorar a chegar à equipa oficial.

Daí a solução Dani Sordo, que tem lógica, até se pensarmos num contexto mais alargado, já que se Jari-Matti Latvala optar por rumar à Volkswagen em 2013, Dani Sordo é uma boa solução para o seu lugar, e esta prova até pode servir de teste.

Por fim resta saber se Latvala vai estar em condições de participar no Rali da Grécia (a equipa diz que sim), mas a verdade é que não há certeza absoluta do que será assim e com a ausência da Prodrive da Grécia, Sordo pode voltar a ser a solução. Só o tempo o dirá.

Como curiosidade, registe-se o facto de, com o teste que se inicia hoje, Dani Sordo passar a ser o único piloto que se pode gabar de ter guiado os três carros da nova geração de WRC, Citroen DS3 WRC, durante o desenvolvimento, MINI JCW WRC em ralis e agora o Ford Fiesta RS WRC.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Dani Sordo testou Ford Fiesta WRC

Dani Sordo completou hoje em Greystoke o primeiro teste com o Ford Fiesta RS WRC, tendo em vista o Rali da Argentina onde vai substituir Jari-Matti Latvala: “quando és pilotos de ralis tudo o que queres fazer é competir, portanto estou muito feliz pelo facto da Prodrive me ter dado esta hipótese de guiar para a Ford.". O teste prolonga-se até amanhã.

26537-642b.jpg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Jari-Matti Latvala: "A Argentina teria sido possível mas era muito arriscado"

Afastado do próximo Rali da Argentina devido a uma lesão no ombro, Jari-Matti Latvala revelou que poderia ter conseguido competir na competição a realizar na América do Sul. Numa curta entrevista concedida ao site oficial do Mundial de Ralis, Latvala concedeu mais detalhes sobre a sua queda e consequente lesão e previsões de regresso.

wri200003712-116-b331.jpg


“Estou na minha casa em Tuuri, na Finlândia. Devo dizer que estou bem. Não tenho dores no meu braço esquerdo, mas ainda tenho uma cinta de proteção à sua volta, pelo que não posso utilizá-lo. Psicologicamente também estou bastante bem. É uma enorme deceção não poder competir na Argentina mas por outro lado quando regressar na Grécia estarei mais motivado do que nunca”, começa por referir o piloto da Ford, que recorda que logo após a queda sentiu “uma grande, grande dor”.

“Na verdade, a Argentina teria sido possível. O problema eram os reconhecimentos. Precisava de duas semanas entre a operação e o início dos reconhecimentos para tentar lá estar, mas estava três dias atrasado. Mas, sinceramente, seria um grande esforço para o braço ao longo de três dias muito compridos e não posso arriscar. Os médicos disseram que se acontecesse algo de errado com a placa de metal e com os parafusos teria de se repetir todo o procedimento e demoraria dois ou três meses a recuperar. Era melhor perder um rali do que o resto da temporada”, afirmou Latvala, que espera estar a postos para os testes da Ford antes do Rali da Grécia.

“Os médicos estão confiantes de que estarei nas melhores condições. O único problema será a dor. Não sei como será mas tenho de viver com isso e esperar que não cause problemas.Posso sempre tomar analgésicos”, acrescentou.

Quanto ao seu substituto para a prova argentina, que será Dani Sordo, o finlandês admitiu que “o Dani já pilotou bem na Argentina antes e mostrou grande rapidez em Portugal. Sabemos que ele é muito rápido e acredito que o Ford é um carro muito forte e a equipa também. O Dani tem todas as possibilidades para estar no pódio”.

Autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0
aara02-a35b.jpg

Armindo Araújo: "O nosso objetivo é pontuar e vamos continuar a lutar por isso”

Ao longo do dia de ontem, Armindo Araújo conseguiu evitar todas as ‘armadilhas’ que estavam nos longos troços do Rali da Argentina, embora tenha acabado por ver a sua prestação marcada por um problema com uma válvula do turbo, que o fez perder algum tempo nas derradeiras especiais da etapa.

Na derradeira passagem de hoje pela zona de assistência, instalada em Villa Carlos Paz, o piloto do MINI estava resignado com o problema sentido e confiante para os muitos quilómetros que tem pela frente.

“Começámos o dia com uma gestão inteligente e percebemos que poderíamos tirar partido disso. Da parte da manhã tudo correu bem mas, infelizmente, na ligação para a quarta especial, partiu-se a válvula solenóide do turbo e as coisas ficaram mais difíceis. Com cerca de noventa quilómetros pela frente antes da assistência sabíamos que perderíamos muito tempo para os nossos adversários diretos mas não havia nada a fazer”, começou por referir Araújo.

“Apesar do amargo de boca que sentimos por percebermos que poderíamos estar melhor posicionados, estamos atualmente na nona posição e há ainda muito rali pela frente e muita coisa pode acontecer. O nosso objetivo é pontuar e vamos continuar a lutar por isso”, afirmou o piloto português.




in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

lrloeb05arg12cm010-ca84.jpg

Sébastien Loeb já comanda o Rali da Argentina

O azar voltou a bater à porta de Petter Solberg e quem beneficiou foi Sébastien Loeb. O piloto norueguês da Ford havia entrado para o Parque de Assistência com mais de 20 segundos de vantagem para Mikko Hirvonen, mas um problema mecânico levou Solberg a desistir por hoje. Por seu turno, Loeb, que de manhã havia perdido tempo com dois piões, triunfou nas duas classificativas da tarde e ascendeu à liderança por troca com o seu companheiro de equipa, Hirvonen.

Solberg viu o braço da direção do seu Ford ceder na quarta classificativa, com 37,51 quilómetros, acabando por ver as suas hipóteses de lutar pelo triunfo esfumarem-se, pela segunda vez consecutiva depois de ter abandonado igualmente em Portugal quando liderava.

Em sentido oposto, Loeb recuperou tempo na parte da tarde e, ao vencer as duas especiais da segunda secção, passou Dani Sordo primeiro e, depois, subiu ao primeiro posto por troca com Hirvonen, que herdara o comando de Solberg, dispondo agora de 1,1 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa.

Não muito longe está Dani Sordo, que é agora o único representante da equipa oficial da Ford nos primeiros lugares, encontrando-se a 13,1 segundos de Loeb, ao passo que Mads Ostberg, também em Ford, está na quarta posição, mas já a 56,3 segundos. O vencedor do Rali de Portugal acabou por subir a essa posição depois de ter visto Thierry Neuville capotar o seu Citroën na quinta especial, também ele ficando fora de prova.

Nasser Al-Attiyah, com queixas no pescoço, é já o quinto melhor, mas este já está a quase cinco minutos, estando pouco à frente de Andreas Mikkelsen, a fazer uma grande prova com o Skoda inscrito pela Volkswagen. Martin Prokop é o sétimo, na frente de Sébastien Ogier, no segundo Skoda 'alemão'.

Armindo Araújo alcançou um 11º e um 10º tempos nas especiais da tarde e mantém-se dentro do top 10, com o piloto luso a preferir uma abordagem não muito agressiva neste primeiro dia.

1 Sebastien Loeb Citroen 2h06m52.9s
2 Mikko Hirvonen Citroen + 1,1s
3 Dani Sordo Ford + 13,1s
4 Mads Ostberg Ford + 56,3s
5 Nasser Al-Attiyah Citroen + 4.55,6s
6 Andreas Mikkelsen Skoda + 5.43.9s
7 Martin Prokop Ford + 5.44,2s
8 Sebastien Ogier Skoda + 6.03,4s
9 Armindo Araujo MINI + 7.18,2s
10 Petter Solberg Ford + 9.25,2s


in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

wri200003736-015-5f35.jpg

Mikko Hirvonen reduz vantagem de Loeb para apenas 0,1 segundos

Mikko Hirvonen respondeu ao ataque de Sébastien Loeb e venceu a derradeira especial deste primeiro dia do Rali da Argentina, colocando a diferença entre os dois primeiros em apenas 0,1 segundos com vantagem para o francês.

Na mais curta das classificativas de hoje, com pouco mais de 19 quilómetros, Hirvonen ganhou um segundo certo a Loeb e com isso colocou a diferença em apenas 0,1 segundos.

"O início da especial não foi muito bom, mas o final foi bom, pelo que vamos ver o que vai acontecer", referiu Hirvonen no final, ao passo que Loeb confessou algumas dificuldades de visibilidade, tendo perdido alguma da confiança.

Na terceira posição ficou Dani Sordo, mas já a 21 segundos do tempo de Hirvonen, tendo optado pelos pneus mais duros numa especial em que os pneus macios seriam mais aconselháveis. Com isso, perdeu mais tempo para a dupla da Citroën e está agora a 33,1 segundos da frente na Geral: "não tínhamos mais pneus macios, demos o máximo mas não correu bem", referiu o espanhol.

Nasser Al-Attiyah fez o quarto melhor tempo, logo na frente de Mads Ostberg e de Martin Prokop, enquanto Armindo Araújo fez o nono tempo, a 57,3 segundos de Hirvonen.
1.S. LOEB Citroën 2:20:30.6
2.M. HIRVONEN Citroën+0.1
3.D. SORDO Ford +33.1
4.M. ØSTBERG Ford +1:18.4
5.N. AL-ATTIYAH Citroën +5:16.9
6.M. PROKOP Ford +6:24.2
7.A. MIKKELSENS koda +6:36.0
8.S. OGIER Skoda +6:58.8
9.A. ARAÚJO MINI +8:14.5
10.T. NEUVILLE Citroën +10:13.2


in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

MakeThumbnail.aspx

WRC: LOEB VENCE ETAPA E SOLBERG ABANDONA

À quarta etapa, o líder Petter Solberg foi forçado a abandonar o Rali da Argentina. Loeb foi o mais rápido da tirada, mas Hirvonen comanda a prova


Depois de partir para a quarta especial do Rali da Argentina com uma vantagem de 20,1s sobre Mikko Hirvonen, Petter Solberg foi forçado a abandonar a prova sul-americana ao km 28, suspeitando-se de um braço da direcção partido.

Com o azar de Solberg, que lucrou foi Mikko Hirvonen, que se viu assim no comando do rali, com 12,3s de vantagem sobre o seu colega de equipa, Sebastien Loeb, que foi o mais veloz da tirada. Dani Sordo segue no terceiro lugar, à frente de Thierry Neuville, quarto, e de Mads Ostberg.

No sexto posto segue Andreas Mikkelsen, com Ogier em sétimo e Al-Attiyah em oitavo. Martin Prokop ocupa agora o nono lugar, por troca com Armindo Araújo, que agora fecha o lote dos dez da frente, mas apenas a 0,6s do piloto checo.


in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0
Rali do Targa – Mapas e Acessos

já está disponível toda a informação para pdoer seguir na estrada o Rali do Targa, terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis. O horário é o seguinte, a informações pode vê-las todas clicando e abrindo o ficheiro anexo.

mapa-d6f6.jpg


Rali do Targa – Mapas e Acessos

Horário

Sábado, 28 de Abril
1ª PE Superespecial de Vieira do Minho 21:25
Domingo, 29 de Abril
2ª Etapa 1ª Secção vieira do Minho/Vieira do Minho
2ª PE Serradela 1 09:30
3ª PE Pepim/Guilhofrei 10:05
4ª PE S.Pedro/Pinheiro 1 10:33
2ª Etapa 2ª Secção Vieira do Minho/Vieira do Minho
5ª PE Serradela 2 11:50
6ª PE Pepim/Guilhofrei 2 12h25
7ª PE S.Pedro/Pinheiro 2 12:53
2ª Etapa/3ª Secção Vieira do Minho/Vieira do Minho
8ª PE Pepim/Guilhofrei 3 8ª prova especial 13:50
9ª PE S.Pedro/Pinheiro 3 9ª prova especial 14:18
Chegada/Pódio 15:15

mapasepequeno-2753.jpg


****://autosport.sapo.pt/users/0/51/eb4dfcf5c847ce4fd0b2f8752720568e.pdf
****://autosport.sapo.pt/users/0/51/729c366f58e2d5e20550c545ebcc3c21.pdf


in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

loeb05arg12cm128-fb88.jpg

Sébastien Loeb começa dia ao ataque

Sébastien Loeb iniciou o dia no Rali da Argentina ao ataque, tendo conseguido triunfar na oitava classificativa da prova, passando a deter agora 3,9 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa e segundo da Geral, Mikko Hirvonen.

Optando por uma combinação de pneus macios e duros no seu Citroën tendo em conta as condições do piso inconstantes (com algumas partes secas e outras molhadas devido à chuva que caiu de noite), Loeb atacou logo de início e venceu a classificativa de 20 quilómetros, deixando o regressado Petter Solberg (Ford) a 1,5 segundos. Para o norueguês, de resto, a sua única opção é atacar para chegar aos pontos, como o próprio admitiu à World Rally Radio.

Mikko Hirvonen perdeu 3,8 segundos nesta primeira especial, sendo o terceiro, uma posição na frente de Ott Tanak, o primeiro na estrada depois do abandono de ontem, mostrando que esse fator não foi muito penalizador ao ceder apenas 10,7 segundos para o tempo de Loeb. Atrás dele ficou outro piloto que hoje está de regresso ao abrigo das regras Rally2, neste caso Thierry Neuville.

Dani Sordo não tem conseguido replicar o andamento de Solberg e perdeu mais 13 segundos nesta especial, embora mantenha o terceiro lugar na Geral, enquanto Evgeniy Novikov é mais um dos que estão de regresso hoje, tendo sido o oitavo, atrás de Ott Tanak.

Armindo Araújo iniciou o dia de hoje com um 14º tempo, fazendo um tempo 44 segundos mais lento do que Loeb.



in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

27119.jpg

Argentina - 1ª etapa: Citroen na liderança

Não foi preciso mais que uma etapa para que a Citroen se encontrasse em posição priveligiada de dilatar a sua vantagem no mundial, perante mais um rali em que a Ford vê um início de prova correr-lhe mal.

Com o dia de hoje a começar atrasado devido a uma avaria no camião que transportava combustível para o parque de reabastecimento, a etapa foi mista com Ford e Citroen a dividirem as posições cimeiras. O problema aconteceu na 4ª PE quando Petter Solberg viu partir-se um braço de direcção, talvez em virtude de um toque dado anteriormente.

Os Citroen tiveram um ascendente no final, com Loeb a recuperar o tempo perdido com três piões na primeira passagem pelo troço de 52km e terminar o dia na frente, secundado por Mikko Hirvonen a apenas 0,1s. Daniel Sordo perdeu o 2º posto no final da etapa devido a uma escolha por pneus duros que não resultou em pleno.

Mads Ostberg é o 4º classificado, sendo o melhor dos privados e com alguma admiração do próprio pelo tempo perdido em alguns troços. Apesar de fortes dores de pescoço e um pião, Nasser Al-Attiyah é o 5º. Martin Prokop teve um furo e é o 6º na frente do Skoda de Andreas Mikkelsen e Sebastien Ogier. os homens da VW estão numa luta particular que tem sido favorável ao norueguês.

Armindo Araújo é o 9º em mais um rali apagado. O Mini da WRC Team Mini Portugal continua a ser um problema para o piloto português. Thierry Neuville capotou e desistiu, tendo esse sido o destino de Ott Tanak mas em virtude de ter ficado preso numa vala. No entanto o jovem estoniano já tinha sofrido um furo e uma quebra de braço de suspensão. Também quebra, mas de uma roda, foi a razão do abandono de Evgeny Novikov. No PWRC Nicolas Fuchs com um Mitsubishi Lancer Evo X é o líder.

Classificação após a 1ª etapa:
1º Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen DS3 WRC - 2h30m30,6s
2º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Citroen DS3 WRC - a 0,1s
3º Daniel Sordo / Carlos del Barrio - Ford Fiesta WRC - a 33,1s
4º Mads Ostberg / Jonas Andersson - Ford Fiesta WRC - a 1m18,4s
5º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchinni - Citroen DS3 WRC - a 5m16,9s
6º Martin Prokop / Zdenek Hruza - Ford Fiesta WRC - a 6m24,2s
7º Andreas Mikkelsen / Ola Floene - Skoda Fabia S2000 - a 6m36,0s
8º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Skoda Fabia S2000 - a 6m58,8s
9º Armindo Araújo / Miguel Ramalho - Mini JCW WRC - a 8m14,5s
10º Nicolas Fuchs / Fernando Mussano - Mitsubishi Lancer Evo X - a 16m26,8s
(...)



in: sportmotores
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Rali da Argentina - Após PEC9
Loeb e Hirvonen mantêm luta pelo comando na Argentina

Sébastien Loeb mantém a liderança do Rali da Argentina, mas continua a ter o seu colega de equipa, Mikko Hirvonen no seu encalço, continuando assim a luta pelo triunfo ainda em aberto.

wri200003736-012-4062.jpg


Loeb havia sido o mais rápido na primeira especial do dia, colocando a diferença entre ambos em 3,9 segundos, mas nas outras duas especiais da primeira secção da manhã Hirvonen respondeu e colocou a diferença em 2,1 segundos.

O piloto francês admitiu ainda ter passado por um momento complicado na derradeira dessas três classificativas, chegando mesmo a referir à World Rally Radio que não sabia como é que tinha conseguido continuar em prova depois de um excesso.

Longe da batalha pelo triunfo está Dani Sordo. O piloto da Ford não tem conseguido responder ao ritmo dos homens da Ford e embora se mantenha no terceiro posto da Geral, está já a 1m30s da frente, mantendo Mads Ostberg, noutro Fiesta WRC, atrás de si, existindo uma diferença de 55 segundos entre ambos.

Para Nasser Al-Attiyah, a nona especial da prova foi azarada, com o piloto do Qatar a bater numa pedra já nos últimos dois quilómetros e a arrancar uma roda do seu Citroën. Ainda que tenha conseguido terminar a especial, o piloto do Citroën não sabe se poderá prosseguir em competição.

Pouco atrás estão Martin Prokop (Ford), na quinta posição, Andreas Mikkelsen e Sébastien Ogier (ambos em Skoda inscritos pela Volkswagen), numa batalha a três que se revela interessante. Armindo Araújo mantém o nono lugar mas está com Thierry Neuville, que regressou hoje à competição ao abrigo do Rally2, cada vez mais perto.

1. S. LOEB 3:06:42.3
2. M. HIRVONEN +2.1
3. D. SORDO +1:30.7
4. M. ØSTBERG +2:26.6
5. N. AL-ATTIYAH +7:58.1
6. M. PROKOP +8:07.5
7. A. MIKKELSEN +8:36.8
8. S. OGIER +8:48.7
9. A. ARAÚJO +11:23.5
10. T. NEUVILLE +11:36.9


in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Rali da Argentina: Após PE 14
Petter Solberg ‘dá’ um minuto a Loeb e Hirvonen

Realizada que foi a especial mais longa de todo o WRC 2012, Petter Solberg foi claramente o mais rápido, com os pilotos da equipa oficial da Citroen a reduzirem o ritmo e a fugirem das armadilhas, perdendo dessa forma cerca de um minuto para o norueguês.

wri200003736-097-d319.jpg


Assim sendo, Thierry Neuville foi o segundo melhor, ainda assim a 23.7s de Solberg, o que lhe valeu a ascensão ao sexto lugar da geral, passando duma assentada Sébastien Ogier e Andreas Mikkelsen.

Armindo Araújo foi apenas 13º, perdendo quase dois minutos para Solberg, o que na geral lhe permite ocupar o décimo lugar, o último dos lugares pontuáveis.

Sebastien Loeb continua líder, agora com 6.0s de avanço para Mikko Hirvonen. Dani Sordo é terceiro com mais 1m34.7s, na frente de Mads Ostberg, já quase a três minutos, numa classificação onde quase não existem lutas por posições, numa prova desinteressante, onde, entre o quarto classificado (Ostberg) e o quinto (Prokop) distam mais de seis minutos.

A andar desta talvez exista a possibilidade de Solberg recuperar dois minutos a Ogier e Mikkelsen, o mesmo já sendo difícil relativamente a Neuville, alguns segundos na frente dos dois homens da Volkswagen naquela que é a única luta digna de ser ver em todo o top 10.



in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Rali da Argentina: Após PE 16
Equilíbrio ‘virtual’ entre Loeb e Hirvonen

Numa altura em que faltam apenas três especiais para o fim do Rali da Argentina, Sébastien Loeb e Mikko Hirovnen estão agora separados apenas por 1.3s, mas o que podia ser mais uma fabulosa luta pela vitória num rali do mundial, já se sabe, é apenas ‘virtual’ já que o vencedor do rali está ‘escolhido’ e será Sébastien Loeb.

loeb01mc12sv018-7ffb.jpg


Desde o final do dia de ontem que já se sabe que será o francês o vencedor, pois foi isso que determinou Yves Matton, diretor da Citroen Racing, que para evitar possíveis abandonos devido a ‘excessos’ por parte dos seus pilotos, determinou que a ordem do final do dia de ontem se manteria. Nada de novo.

Dani Sordo é terceiro classificado, a 1m36.8s do líder, enquanto Mads Ostberg é quarto, a 1m23.5s do espanhol. No top 10, a única alteração de classificação deu-se quando Andreas Mikkelsen teve problemas, o que permitiu a Armindo Araújo subir para nono. Petter Solberg continua a vencer especiais e já é oitavo, a 48.2s de Sébastien Ogier, sendo já muito difícil chegar ao sexto posto de Thierry Neuville, já que este dista quase um minuto e vinte. É possível, mas difícil.



in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Rali do Targa: Após PE 3
Ricardo Moura destacado na frente

Realizadas que estão três especiais do Rali do Targa, Ricardo Moura, em Mitsubishi Lancer lidera a prova com 12.7s de vantagem para Pedro Meireles.

arc-sport-ricardo-moura-rally-de-portuga-9295.jpg


O primeiro líder do rali foi Ivo Nogueira, o mais rápido na super especial de ontem, mas como seria de esperar, nos dois troços desta manhã, nada pode fazer face aos mais competitivos Mitusbishi Lancer.

Na primeira especial de hoje, Moura deixou Pedro Peres a 7.6s e Meireles a 9.10s, aumentando logo de seguida, no troço seguinte, a margem sobre os dois pilotos, com Meireles a passar para segundo a 12.7s de Moura, com Peres seis décimos mais atrás. Ivo Nogueira é para já quarto, a 23.5s do líder, sendo ele próprio, naturalmente o melhor no CPR2.



in: autosport
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
WRC: Argentina - Loeb vence na dobradinha da Citroen

loeb3.jpg

Loeb vence na dobradinha da Citroen

O francês Sebastien Loeb venceu o rali da Argentina, quinta prova do WRC, pela sétima vez consecutiva.
Na segunda posição ficou o finlandês Mikko Hirvonen, dando assim uma dobradinha à Citroen.
Trata-se da 70.ª vitória de Loeb no WRC e a terceira esta época, depois de já ter ganho em Monte Carlo e no México.

abola.pt
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

27137.jpg

Argentina: Loeb e Citroen com vitória ainda mais expressiva (Actualizada)

A desistência de Daniel Sordo à entrada do derradeiro troço do Rali da Argentina, proporcionou um triunfo ainda mais expressivo para a Sebastien Loeb e a Citroen.

O dia de hoje parecia para cumprir calendário, salvando-se apenas a luta entre os homens da VW que usam os Skoda Fabia S2000. Mas este cumprir calendário foi duro para Daniel Sordo e Armindo Araújo, e a luta foi dura para Andreas Mikkelsen.

O norueguês teve de dar por terminada a luta com Sebastein Ogier quando se partiu o apoio de um amortecedor do Skoda. Daniel Sordo viu o alternador do Ford Fiesta "entregar a alma ao criador" justamente à entrada do derradeiro troço do rali. Na Ford quando não são os pilotos a falhar, é mesmo a equipa com a fiabilidade do Fiesta.

Tudo isto perante uma dupla da Citroen que tinha o rali decidido deste ontem, e que permitiu a Loeb somar mais um triunfo que lhe deixa na liderança do mundial com boa margem. Hirvonen foi o fiel escudeiro premiado com o 2º lugar ao volante de um Citroen que simplesmente não dá problemas.

Com o abandono de Sordo acabou por ser Mads Ostberg a somar mais um excelente resultado esta temporada, ao subir ao 3º lugar na Argentina depois de 500km de troços. Os lugares seguintes foram ocupados por Martin Prokop e um conjunto de pilotos que foram desistindo e regressando em superally, com a excepção do 7º lugar de Ogier. Petter Solberg com o 6º lugar foi o improvável melhor piloto da Ford, depois de um rali em que Malcolm Wilson leva muito que fazer para Dovenby Hall.

Armindo Araújo fez mais um rali a arrastar-se penosamente, cumprindo o contrato com um carro que não lhe permite mais. E quando parecia que iria somar mais uns pontos, a direcção partiu-se de dois troços do final.

Classificação final:
1º Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen DS3 WRC - 5h34m38,8s
2º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Citroen DS3 WRC - a 15,2s
3º Mads Ostberg / Jonas Andersson - Ford Fiesta WRC - a 3m10,4s
4º Martin Prokop / Zdenek Hruza - Ford Fiesta WRC - a 9m45,3s
5º Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul - Citroen DS3 WRC - a 11m17,6s
6º Petter Solberg / Chris Patterson - Ford Fiesta WRC - a 12m02,2s
7º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Skoda Fabia S2000 - a 12m25,3s
8º Evgeny Novikov / Denis Giraudet - Ford Fiesta WRC - a 21m10,2s
9º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernarcchini - Citroen DS3 WRC - a 28m22,6s
10º Ott Tanak / Kundar Sikk - Ford Fiesta WRC - a 37m19,5s
(...)



in: sportmotores
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Rali de Portugal - Turbo do Citroen DS3 WRC de Hirvonen não estava conforme

O Vodafone Rali de Portugal terminou com a desclassificação do vencedor, Mikko Hirvonen, em virtude duma ilegalidade detetada na embraiagem do Citroen DS3 WRC, mas a verdade é que se não tivesse sido a embraiagem... era o turbo, pois também esta peça, verificada na altura e posteriormente levada para análise mais detalhada, também foi considerada ilegal.

ap8k1795-de6b.jpg


Aqui fica o texto integral da decisão dos Comissários Desportivos do Vodafone Rally de Portugal:

“Com referência à decisão N. 8. Ponto 2 dos Comissários Desportivos do Rally de Portugal: Tendo recebido o relatório do Delegado Técnico da FIA com os resultados da inspeção posterior do turbo (turbina) e do instrumento de medida, e ainda tendo recebido o ponto de vista do construtor do turbo em relação ao seu processo de fabricação, os comissários decidem:

Confirmar a penalidade de exclusão do Carro n. 2 dos resultados do Rally Portugal, incluindo de todos os tempos das classificativas, por não conformidade técnica.

Para chegar a esta decisão, os comissários basearam-se no relatório do delegado técnico que identificou que o instrumento de teste estava de acordo com as medidas apresentadas e que a turbina do turbo excedia as dimensões especificadas e na carta do construtor do Turbo e das peças associadas, na qual foi identificado que cada peça é testada individualmente durante o processo de fabrico.

Os Comissários confirmaram que um carro concorrente tem de estar conforme os documentos de homologação e neste caso dois aspetos não correspondiam, o prato de embraiagem e a turbina do turbo.”


Esta decisão, como se sabe, não tem efeitos práticos, já que o piloto já tinha sido desclassificado. A Citroen, entretanto, mostrou a sua estranheza pela decisão alegando que as peças são oriundas todas do mesmo fornecedor, escolhido pela FIA, e foi o desgaste da peça que levou à alteração dos valores constantes da ficha de homologação. Fonte da FIA reconhece esta situação e já revelou que deverão ser feitos ajustes que contemplem a dilatação dos materiais. A FIA decidiu não tomar qualquer outra atitude perante este caso, que termina aqui.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Mikko Hirvonen: “Continuam os meus progressos na adaptação ao DS3 WRC

Mikko Hirvonen: “Continuam os meus progressos na adaptação ao DS3 WRC e espero poder discutir os próximos ralis”

Quarto lugar no Mónaco, uma desclassificação no Rali de Portugal, prova que iria vencer (não estava lá Sebastien Loeb) e três segundos lugares, dois deles atrás do octo campeão francês. É este o palmarés de Mikko Hirvonen, que este ano rumou à Citroen, para ser ‘ajudante’ de Loeb. Na Argentina, depois dos problemas do primeiro líder Petter Solberg, manteve-se sempre perto do líder, chegando mesmo a estar apenas a um segundo. Para adepto ver, pois Yves Matton já tinha deixado claro que as posições eram para manter.

lrhirvonen05arg12cm184-ba88.jpg


Depois disso, e como previsto, Hirvonen perdeu um punhado de segundos nas duas especiais que antecederam a Power Stage, para poupar pneus, e aí o finlandês atacou e conseguiu a segunda marca, o que lhe garantiu dois pontos de bónus para o Mundial de Pilotos. “Este resultado é perfeito para a equipa e os 20 pontos conseguidos este fim de semana permitem-me regressar ao terceiro lugar do campeonato”, afirmou. “Estou igualmente satisfeito com o ritmo que imprimi até meio do dia de sábado. Continuam os meus progressos na adaptação ao DS3 WRC e espero poder discutir os próximos ralis”!

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Armindo Araújo: “Temos oito provas pela frente e vamos trabalhar

Armindo Araújo: “Temos oito provas pela frente e vamos trabalhar para conseguir bons resultados”

Quando tudo parecia encaminhado para a conquista de um resultado dentro dos
objetivos traçados à partida, o top 10, Armindo Araújo foi obrigado a abandonar o Rali da Argentina a três especiais do fim, numa altura em que faltavam disputar pouco mais vinte quilómetros cronometrados para chegar ao pódio final instalado em Villa Carlos Paz. A quebra de um braço da direção do MINI John Cooper Works foi o motivo da desistência do piloto português.

2012010098-8c72.jpg


Ao contrário do que tudo fazia prever, Armindo Araújo não conseguiu segurar no último dia a nona posição da geral, que ocupava na altura do abandono, e quase com a meta à vista viu esfumar-se a possibilidade de voltar a pontuar no Campeonato do Mundo de Ralis e na sua estreia na prova sul-americana.

“Tivemos alguns problemas nos dias anteriores mas fomos conseguindo ultrapassar as dificuldades e manter viva a hipótese de cumprir com os objetivos que traçamos à partida. A meio da antepenúltima especial, e com a nona posição da geral mais que segura, o braço da direção partiu-se e só nos restou encostar. Depois de todo o esforço que efetuamos durante quase 500 quilómetros é frustrante não conseguir terminar a prova” afirmou o piloto de Santo Tirso.

Numa prova marcada pela dureza das especiais e da sua extensa quilometragem, Armindo Araújo e Miguel Ramalho resistiram a quase todas as dificuldades mas, ao contrário de alguns dos seus adversários, este problema surgiu numa fase em que nada havia a fazer para mudar o rumo final dos acontecimentos.

“Ter problemas no derradeiro dia é sempre o pior dos cenários para as equipas e desta vez fomos nós os azarados. É a segunda prova consecutiva em que não somos felizes mas temos que levantar a cabeça e pensar no que ainda resta do campeonato. Perdemos mais uma boa oportunidade para pontuar mas até ao final do ano temos oito provas pela frente e vamos trabalhar para conseguir bons resultados”, disse ainda Armindo Araújo

Autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Brasil e África do Sul perto de entrar na competição
Rali de Portugal mantém-se no calendário do WRC

O Rali de Portugal deverá manter-se no WRC em 2013, num calendário que deverá contemplar as provas do Brasil e África do Sul

wri200003712-006-7e02.jpg


Há muito se fala nessa hipótese, e ao que parece, a Comissão de Ralis da FIA vai votar na próxima semana o calendário de 2013 do Mundial de Ralis que deverá incluir o Brasil e África do Sul, por troca com a Grécia e a Nova Zelândia, ficando pendente a confirmação das duas novas provas, caso tudo corra dentro da normalidade nos dois eventos candidatos ao WRC que se prevê realizarem-se ainda este ano.

Há vontade de voltar a levar o WRC para África mas a prova da sul africana parece estar a marcar passo, ao contrário do Brasil, onde existem três possíveis localizações para o evento, restando aos organizadores decidirem-se pela sua localização, Curitiba, São Paulo ou Rio de Janeiro. Provavelmente a prova brasileira realizar-se-ia duas semanas antes do Rali da Argentina. No continente americano permanece ainda o Rali do México.

As restantes provas do calendário são o Monte Carlo, Suécia, Portugal, Catalunha, França, Finlândia, Alemanha e Grã-Bretanha, existindo dúvidas relativas à prova italiana. Como Pedro de Almeida, diretor do Rali de Portugal já revelou em entrevista a Autosport, a partir de 2015 será mais difícil ao Rali de Portugal manter a sua prova no calendário, pois existe vontade da FIA em diminuir o número de eventos europeus, trocando-os por provas na Índia, Rússia e as já referidas na África do Sul e Brasil, que certamente entrarão antes disso.



in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

"Rali para quem A.M.A." realizou-se 3ª feira

27158.jpg


Decorreu no passado dia 01 de Maio, no Kartodromo de Viana, uma iniciativa de solidariedade a favor da AMA Associação de Amigos do Autismo, organizada por Sheilla’s Amigos do Rali onde, através da aquisição do ingresso, os participantes puderam participar em corridas de kart e co-drive nos carros de rali, na pista do recinto. Para quem pretendia apenas assistir, a sua contribuição era de 2 euros.

Este evento começou logo de manhã com a exposição no centro de Viana de Castelo dos carros de rali dos diversos participantes do norte do país e Espanha, que seguiram posteriormente em caravana até ao Kartodromo, na Amorosa, onde estavam previstas diversas corridas de kart mas, devido ao meu tempo, tiveram que ser adiadas para a tarde.

Depois do almoço, que estava também incluído no ingresso, e aproveitando as melhores condições metereológicas, a programação do dia foi rapidamente reoroganizada pela organização Sheilla’s e a partir das 15 horas o kartodromo fervilhou de actividade quase até ao anoitecer, intercalando as divertidas mangas de karting entre os participantes, as alucinantes passagens e manobras do Team Crosscar Race, do Team Baia, e as experiências intensas e baptismos nos carros de rali, cujos pilotos se empenharam em transmitir as verdadeiras emoções de correr num carro de rali, conforme se constatava nas expressões das caras de quem acabava de dar as suas voltas na pista.

O balanço foi muito positivo, e os Sheilla’s fizeram questão de agradecer “a toda a gente que se inscreveu para todos juntos podermos ter um dia diferente, ao Kartródomo de Viana e a todos os patrocinadores, apoiantes e ao público em geral. De nossa parte faço um balanço positivo e espero que da parte de todos os presentes também assim o entendem, e espero também que todos juntos possamos fazer alguém sorrir, como vi hoje muitas crianças a sorrir. Pois elas são a alegria de todos nós”, ficando em aberto a possibilidade de novos eventos semelhantes, face à receptividade e entusiasmo desta primeira iniciativa.



in: sportmotores
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

CRRN: Mota vence em Santo Tirso

27165.jpg

Luis Mota e Alexandre Ramos não tiveram dificuldades em impôr o Mitsubishi Lancer Evo VII frente à reduzida concorrência do Regional no Rali Santo Thyrso Convida.

O piloto da Moita só venceu os troços quase todos, com a excepção a ser a super-especial nocturna em que Mota viu uma chuvada cair na parte final e tornar o piso de paralelo extremamente escorregadio.

António Oliveira conseguiu levar a melhor na luta travada com Celso Moura, tendo este ultimo fechado o pódio na frente de António Dias que estreou o BMW 325 Compact.

Referência para estreia de Ni Rodrigues e Laura Natividade que depois de um 4º tempo na super-especial tiveram um rali bastante atribulado e não escaparam ao derradeiro lugar do Regional.

No rali extra-campeonato, Ricardo Costa não deu hipótese no recém adquirido Peugeot 206 S1600, sendo apenas batido por Paulo Alves no Peugeot 306 GTI na super-especial de 6ª feira. Alves foi 2º e João Sousa a estrear o Peugeot 306 Maxi foi o 3º Margarida Barbosa com um Citroen C2 conseguiu um excelente 4º lugar final.

Classificação final (CRRN):
1º Luis Mota / Alexandre Ramos - Mitsubishi Lancer Evo VII - 25m28,1s
2º António Oliveira / Rui Raimundo - Peugeot 205 GTI - a 1m39,3s
3º Celso Moura / Ludgero Leal - Peugeot 205 Rallye - a 1m50,2s
4º António Dias / Daniel Pereira - BMW 325 - a 1m56,2s
5º Paulo Gomes / Marco Macedo - Peugeot 306 S16 - a 2m30,4s
6º Julio Bastos / Aníbal Pereira - BMW E30 - a 3m00,5s
7º Jorge Melo / José Henrique - BMW 325 - a 3m39,0s
8º Daniela Rodrigues / Laura Natividade - Citroen Saxo - a 5m29,6s



in: sportmotores
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

IRC: Rali da Córsega em risco de anulação

O Rali da Córsega, que vai para a estrada dentro de dois dias, corre o risco de ser cancelado. Uma decisão difícil mas encarada como plausível pelos organizadores corsos se se mantiver a greve dos navios que fazem a ligação marítima à ilha.

mikkelsenesp86-9f38.jpg


Apesar das equipas já se encontrarem em Ajaccio, o problema é fazer chegar àquela cidade o combustível a ser utilizado pelos concorrentes. Na ilha não existe o combustível especial necessário e apenas a empresa SNCM, afetada pela greve dos marinheiros, está habilitada a transportar mercadorias explosivas e combustíveis naquela rota. Uma decisão será tomada até amanhã à noite.


in: Autosport
 
Topo