Portal Chamar Táxi

Cantinho do Rally

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Troféu Fastbravo para Óscar Coelho

65b190cf.jpeg

Depois de um terceiro e um segundo lugares, Óscar Coelho conseguiu agora levar a melhor no Troféu Fastbravo, numa prova em que liderou da primeira à última classificativa. Depois de arriscar um pouco na primeira secção, ganhou alguma margem para gerir na segunda secção.

O estreante Luís Campos terminou no segundo lugar e ainda tentou a vitória, mas um problema no escape quebrou a sua intenção, perdendo por cerca de seis segundos. Fábio Ribeiro fechou as presenças no pódio, depois de Bruno Sá ter ficado pelo caminho mesmo na última classificativa.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Recorde de inscritos e de receita em Cerveira

63dc4846.jpeg

A jornada do Targa Clube, do Open de ralis, disputada no Alto Minho, apresentou a maior lista de inscritos até ao momento em ralis pontuáveis para o Campeonato Open. Já por algumas vezes, em outras etapas, a lista ultrapassou as sete dezenas, mas agora esse número foi superado, chegando aos 80.

Curiosamente, o Rali Torrié, que o Targa organiza para o principal campeonato de ralis, registou apenas 27 pilotos à partida, ou seja, cerca de um terço dos de Cerveira. Considerando que no Open os concorrentes pagam cerca de metade da inscrição, o clube portuense encaixou agora mais 50 por cento nas inscrições que na prova de Março.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ove Andersson morreu num rali na África do Sul

0e6bdc9f.jpeg

Ove Andersson morreu hoje, durante uma prova de ralis disputada na África do Sul. O sueco, que durante mais de 30 anos liderou a divisão europeia da Toyota Motorsport, estava ao volante de um carro que chocou de frente contra um camião, numa etapa do Milligan Rally, uma prova reservada a automóveis clássicos.

Tinha 70 anos e foi um dos mais respeitados pilotos dos anos 60 e 70, tendo ganho ralis como o Monte Carlo, a Acrópole, o San Remo e os Alpes Austríacos, antes do Mundial da especialidade ter sido instituído. A sua única vitória neste campeonato foi no Safari, em 1975.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Subaru não deverá converter o WRC num S2000

ff12b2a0.jpeg

Nenhuma decisão foi ainda tomada pela Subaru quanto ao futuro, que é como quem diz, no momento em que a FIA decidir "cortar as asas" aos actuais WRC, lá mais para 2011. Por isso, uma pergunta se impunha: Será possível transformar o actual S14 num Super 2000+?

Em resposta, Lapworth esclarece que "seria preciso analisar ao pormenor tudo aquilo que poderia ser transformado ou aproveitado. Mas a verdade é que a política que esteve na base da construção deste carro sempre foi a de fazer o melhor WRC possível". No desenho do carro, por exemplo, podemos dizer que tínhamos um dos olhos nas novas regras, mas não os dois". Ao contrário do Suzuki SX4, cuja versão WRC inspirará o futuro S2000 da marca, a conversão do Impreza será, por isso, bem mais difícil de se concretizar.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Markko Martin não quer regressar aos ralis

9dfc3410.jpeg

David Richards disse há algum tempo atrás que Markko Martin teria um Subaru Impreza WRC 2008 à dua disposição quando o piloto estónio o entendesse para realizar uma qualquer prova do Mundial de Ralis, uma situação que continua em aberto.

Contudo, o regresso em "full-time" é "coisa" que o estónio não deverá fazer, pelo menos se mantiver a opinião que tem actualmente relativa ao seu futuro. Colocámos a questão a Martin Holmes, que falou com Markko Martin:

"Eu perguntei-lho na Grécia e ele disse-me que não ia voltar porque tinha mudado de vida e estava muito ocupado com negócios e outros projectos. Ele disse que a condução em ralis era o que faria até aos 30 e que agora já tem 32."

"Tive o prazer de lidar com ele durante muitos anos e uma coisa posso garantir. Quando ele mete uma coisa na cabeça, leva-a até ao fim. Portanto, a decisão está tomada. Só o acidente com o Michael Park lhe trouxe dúvidas sobre o que fazer à sua vida, tal como pode imaginar."

"Se tivesse abandonado logo a seguir ao acidente pareceria que o fez por razões emocionais, em vez de uma decisão que já estava tomada. Por isso é que o viu a correr em Portugal. De facto, ele já se tinha decidido retirar no final da época".

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"O carro não é ainda especialmente competitivo"

fb13d2e5.jpeg

Depois do segundo lugar de Petter Solberg na Grécia, uma das grandes questões que se colocam, tendo em conta a prova do próximo fim-de-semana na Turquia, tem a ver com o que se pode esperar do novo Subaru Impreza WRC. Sem grande preocupações tácticas, e tendo que evoluir o carro, fomos saber junto dos homens da Subaru o segundo lugar do Petter Solberg na Grécia se deveu às reais capacidades do novo carro ou aos azares dos outros pilotos, que foram deixando o caminho aberto à boa classificação do norueguês.

"O Petter Solberg continua a ser piloto muito especial, quaisquer que tivessem sido as dificuldades que tenha encontrado nos Impreza S12 e S12B. O S14 esteve longe de estar ainda competitivo já que o seu único melhor tempo foi feito pelo Atkinson para tentar ganhar o prémio Colin McRae no 14º troço e depois saiu de estrada."


"Por aí se pode ver que o carro não é ainda especialmente competitivo. De resto, o Petter disse o carro tinha um "grande potencial", o que significa querer dizer que pode ser bom no futuro, mas ainda não o é no momento!!! No final do primeiro dia, Petter estava em terceiro e o único piloto à sua frente que poderia bater, em condições normais, teria sido Sordo. Quanto à sua condução, só há um facto que terá que melhorar face a Atkinson: desgasta mais os pneus".

Martin Holmes
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rali da Turquia encerra primeira metade do campeonato

8fe7d3f8.jpeg
Equilíbrio de forças

O Rali da Turquia regressa à cena do Mundial após um ano de interregno, motivado pela rotatividade do calendário.

Os organizadores conseguiram fazer valer os seus argumentos para recolocar a prova no Mundial, apesar do escasso número de aficionados em contraposição ao entusiasmo dos pilotos locais que preenchem 20 por cento da lista de inscritos.

A oitava prova do calendário (que o divide também ao meio) será disputada sob o estigma da extrema dureza, onde o equilíbrio entre a rapidez, a poupança da mecânica e a sorte de não furar será meio caminho andado para a vitória. Sébastien Loeb parte à frente na teoria das probabilidades, mas Mikko Hirvonen, Jari-Matti Latvala, Daniel Sordo e agora também os dois pilotos da Subaru, Petter Solberg e Chris Atkinson partem determinados a virar o "jogo".

Pontos a reter

- Agora no comando, Loeb passará por dificuldades ao abrir a estrada no primeiro dia, mas não terminar a primeira "etapa" à frente pode ser vantajoso. O único piloto que já venceu na Turquia parte à procura do terceiro triunfo numa prova onde a Citroën venceu três vezes e a Ford apenas uma.

- Acabaram-se as benesses para Hirvonen que terá que jogar ao ataque e poderá tirar partido de, pela primeira vez desde há três ralis, não "limpar" a estrada. Contudo, terá que contar com a rapidez do seu compatriota Latvala, e só em caso de igualdade poderá ser beneficiado pela equipa pelo facto de estar na corrida ao título.

- Após uma surpreendente competitividade na estreia, os novos Subaru Impreza de Solberg e Atkinson podem voltar a imiscuir-se na luta pelas posições do pódio.

- Apostado em vingar o azar dos últimos ralis parte Sordo, ainda e sempre à procura do seu primeiro triunfo. Mais maduro nos ralis de terra, o espanhol não poderá cometer erros para não prejudicar a sua equipa ao nível das Marcas.

- Paralelamente ao WRC, disputa-se o PWRC, onde Aigner parte como favorito e pretende manter a liderança da competição. Com a ausência de Haninnen e Ketomaa e Al-Attiyah, Bernardo Sousa e Armindo Araújo podem aspirar ao pódio e talvez até à vitória. Arai, Prokop, Baldacci e Sandell podem também ter uma palavra a dizer.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Piloto da Mitsubishi à procura da vitória

02bd4742.jpeg
Armindo Araújo: "No PWRC não há lugares cativos"

Apesar de ser a única prova das que este ano nomeou que não conhece, Armindo Araújo, acompanhado de Miguel Ramalho, parte para a Turquia esperançado num bom resultado.

O pódio conquistado em solo grego serviu para aumentar a motivação do piloto da Mitsubishi que, no entanto, espera tudo menos facilidades na quarta ronda do Mundial de Produção:

"Depois da Grécia, esta prova será mais do mesmo: ou seja, um rali extremamente duro, onde será fundamental poupar a mecânica e onde vamos tentar imprimir a mesma velocidade que no último rali, mas atrair menos problemas".

Para isso, Armindo espera poder contar com a colaboração do Mitsubishi Lancer Evo 9 preparado em Itália, num campeonato onde, na sua opinião, "já ficou provado que tanto se pode estar a lutar pela vitória, como, de um momento para o outro, se estar em 10º lugar fruto de um qualquer problema mecânico, o que significa que no PWRC, definitivamente, não há lugares cativos, nem é fácil fazer previsões correctas quanto a classificações". A única certeza é que o piloto de Santo Tirso, tal como todos os outros, dará o seu melhor. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Bernardo Sousa: "Continuo sem pressão de obter resultados"

2fcc221e.jpeg

Após o excelente segundo lugar conquistado em Acrópole, Bernardo Sousa e Jorge Carvalho partem para a quarta ronda do PWRC de cabeça erguida, mas com os pés bem assentes na terra.

Numa prova que poderá revelar-se tão dura e exigente como o rali grego onde alcançaram o segundo lugar, o piloto considera que "o objectivo continua a ser terminar a prova para fazer quilómetros sem qualquer pressão de resultados. Esta será novamente uma prova tipo "resistência", onde só atacaremos onde o piso estiver melhor e jogaremos à defesa quando estiver mais deteriorado".

Mas será que é possível repetir o segundo lugar? "Impossível não é, mas certamente será muito difícil e se tiver que apontar para um resultado prefiro fazê-lo para a conquista de mais alguns pontos já que nesta prova alguns dos pilotos mais experientes e que ainda ambicionam chegar ao título quererão pontuar a todo o custo", revela o piloto madeirense que voltará a alinhar no segundo Mitsubishi Lancer Evo 9 da equipa BRR. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rali da Turquia: 1ª PE

544bc793.jpeg
Sébastien Loeb mais rápido na Super Especial

Sebastien Loeb foi o mais rápido na Super Especial de abertura do do Rali da Turquia, nona prova do Campeonato do Mundo de Ralis. O francês lidera a classificação provisória com uma vantagem de 0,7s para Petter Solberg, enquanto que o finlandês Mikko Hirvonen ocupa a terceira posição da geral.

Jari-Matti Latvala foi o quarto mais rápido, a 2,3s, seguido por Dani Sordo e Chris Atkinson. A fechar o "top ten" Federico Villagra, Andreas Mikkelson e Gigi Galli.

Entre os portugueses, Armindo Araújo foi o mais rápido ao efectuar o 18º tempo, e sétimo no PWRC, a 6,7s de Sebastien Loeb. Bernardo Sousa foi 23º a 8,9 do líder da geral.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Bruno Magalhães "sem" navegador

b388a97c.jpeg

Mário Castro suspenso preventivamente pela FPAK

O Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, decidiu instaurar um Processo Disciplinar e suspender preventivamente Mário Castro, navegador de Bruno Magalhães, for "factos" verificados no decorrer do Rali do Porto.

Estes "factos", sabe o AutoSport, têm a ver com uma análise positiva num controlo anti-doping. Mário Castro terá agora possibilidade de se defender nas instâncias competentes. Ao que parece, um simples remédio contra a queda de cabelo poderá ter estado na origem deste problema.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rali da Turquia: Após PE 4

b80f6e2d.jpeg
Quatro Ford na frente
No final da primeira passagem pelos troços da manhã a Ford domina o Rali da Turquia ao colocar quatro carros nos primeiros quatro lugares da classificação geral.

Mikko Hirvonen lidera com uma vantagem de 6.9s sobre o seu companheiro na equipa oficial da Ford, Jari Mari Latvala, embora tudo esteja ainda muito equilibrado, já que o sexto classificado, Dani Sordo, está somente a 11.2s do líder.

Loeb apenas quinto

Entre eles estão Gigi Galli a 8.1s de Hirvonen, na quarta posição está Henning Solberg, a 8.4s, enquanto o líder do Mundial, Sebastien Loeb, surge somente na quinta posição devido a ser o primeiro na estrada, facto que o tem impedido de conseguir melhores registos, sendo que o único problema que não tem, quando comparado com os seus adversários, é o pó.

Significa isto dizer que apesar do muito pó que cobre a estrada após a passagem de cada concorrente e a estrada em si, muito difícil para quem passa nos primeiros lugares, as diferenças não têm sido muito significativas, o que resulta num grande equilíbrio de forças, que bem se poderá desfazer na segunda passagem.

Depois da Super-Especial de ontem, o rali foi hoje para a estrada com uma surpresa, já que Urmo Aava venceu a abrir. Fabuloso registo de Andreas Mikkelsen que saltou para a segunda posição de geral, numa especial em que Latvala furava e perdia 30 segundos.

Latvala "salta" de 14º...para terceiro

No troço seguinte o finlandês reagiu à adversidade de "deu" 15 segundos a toda a gente e saltou de 14º para...3º. O estónio Urmo Aava abandonou com problemas na suspensão do C4 WRC, e Gigi Galli teve problemas com um amortecedor do Focus. Na derradeira especial antes da passagem pelo aprque de assitência, Latavala ganhou mais alguns segundos ao seu companheiro de equipa.

Na Subaru, muitas cautelas por parte dos dois pilotos, com Petter Solberg a ser apenas sétimo, enquanto Chris Atkinson encerra o top 10, já a 36.6s do líder.

PWRC: Portugueses discretos

No PWRC, os dois portugueses estão a utilizar, para já, a mesma táctica da Grécia, que passa por resistir, fugir às armadilhas e assim ir esperando que os adversários vão caindo. Para já, isso ainda não sucedeu o que resulta uma 10º lugar para Bernardo Sousa a 50.1 de Uwe Nittel, o líder, enquanto Armindo Araújo é 11º, a 1m13s do alemão da Mitsubishi.

Classificação após PE 4.

1º Mikko HIRVONEN 47m29.6
2º Jari Matti LATVALA a 6.9
3º Gigi GALLI a 8.1
4º Henning SOLBERG a 8.4
5º Sebastien LOEB a 10.2
6º Dani SORDO a 11.2
7º Petter SOLBERG a 24.4
8º Matthew WILSON a 27.7
9º Per GUNNAR ANDERSSON a 35.9
10º Chris ATKINSON a 36.1
11º Andreas MIKKELSEN a 37.2
12º Conrad RAUTENBACH a 1m16.2
13º Toni GARDEMEISTER a 1m25.1
14º Federico VILLAGRA a 1m40.0
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Loeb com liderança forçada

20af2cf8.jpeg
Sébastien Loeb terminou o primeiro dia do Rali da Turquia na liderança depois de, ao que tudo indica, a equipa BP Ford Abu Dabhi ter voltado a jogar estrategicamente e a fazer com que Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala perdessem tempo na última especial por forma a não terem que "limpar" a estrada na etapa de amanhã.

Depois de nunca ter conseguido melhor que a terceira posição ao longo das nove provas especiais que compuseram a "etapa", Loeb caiu na "ratoeira" preparada pela equipa Ford ganhando no último troço 14,2s a Latvala e 22s a Hirvonen, assumindo a liderança forçadamente até porque, ao ser hoje o primeiro na estrada, ficou impossibilitado de gerir os tempos intermédios dos seus adversários e, por consequência, responder ao golpe de teatro planeado por Malcolm Wilson.

Até à derradeira classificativa, a Ford chegou a ter quatro carros nas quatro primeiras posições (da quarta à sexta especial), com Mikko Hirvonen a comandar o "barco" da segunda à quinta especial, perdendo no sexto troço a liderança para Latvala, recuperando-a depois na sétima especial e mantendo-a até à penúltima especial, altura em que a estratégia falou mais alto. Só que, nessa altura, nem tudo correu bem ao finlandês que, falhou os cálculos (ou fê-lo de forma propositada), caindo para quinto!
Quem agradeceu (pelo menos hoje) foi Henning Solberg que assim ascendeu à segunda posição, enquanto Latvala é agora terceiro e Giggi Galli terminou o dia em quarto. Mas a verdade que com os planos estratégicos a vingarem, os quatro primeiros terminaram dia separados 6,9s e amanhã tudo poderá acontecer!

Sem nunca ter conseguido acompanhar sobretudo o andamento dos Ford Focus, Petter Solberg foi o melhor representante da Subaru com o novo Impreza que Chris Atkinson já não conseguiu levar até ao final da "etapa". O quinto lugar de Solberg está, no entanto, sob ameaça de Matthew Wilson que não teve problemas a colocar-se à frente de Dani Sordo quando o espanhol da Citroen se atrasou.

Federico Villagra no Focus da Munchi's e Toni Gardemeister fecharam o "top ten", num dia onde Urmo Aava venceu uma segunda especial e o Suzuki SX4 de Per-Gunnar Andersson conseguiu um quarto lugar na penúltima especial. De resto, a primeira "etapa" teve cinco vencedores de especiais diferentes e viu a liderança mudar cinco vezes de mãos!

Filipe Pinto Mesquita
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Peugeot Total forçada a trocar de navegador

b388a97c.jpeg
De forma totalmente inesperada, Mário Castro foi suspenso preventivamente pelo Conselho de Disciplina da FPAK após acusar positivo um controlo anti-doping realizado no final do Rali do Porto, em Abril passado.

Acompanhando Bruno Magalhães desde o início desta temporada, o navegador de Fafe manifestou-se completamente desiludido com este episódio, cujo desfecho dependerá agora do desenrolar do processo disciplinar que lhe foi instaurado. Em todo o caso, e tratando-se de uma infracção considerada "muito grave", o regulamento prevê uma moldura penal que varia entre um a cinco anos de suspensão, tudo dependendo das atentuantes verificadas e da defesa que vier a ser apresentada pelo próprio navegador após a sua formal notificação.

Aos 33 anos, e no auge da sua carreira automobilística, integrando pela primeira vez uma equipa oficial, Mário Castro reconhece "que deveria ter salvaguardado esta situação", mas esclarece que "em situação alguma" imaginou que os comprimidos que vinha tomando na sequência de um tratamento à queda do cabelo "pudessem conter alguma substância proibida pelos regulamentos".

Dupla de Magalhães

Embora "lamentando a situação", sobretudo por surgir em vésperas do SATA Rali Açores, Carlos Barros, director Técnico e Desportivo da Peugeot Total, expressou já a sua total solidariedade para com Mário Castro, em quem continua "a confiar e a acreditar", mesmo se agora é preciso "seguir em frente".

Nesse contexto, e sem constituir verdadeira surpresa, o experiente Carlos Magalhães foi o escolhido por Bruno Magalhães para o acompanhar nas próximas provas, no regresso a uma casa que o navegador da Póvoa de Varzim bem conhece, nomeadamente quando acompanhou Miguel Campos nas épocas de 2001/02/03 e 2005.

Jorge Rodrigues
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Armindo Araújo é 10º e Bernardo Sousa 11º

d33a385a.jpeg
Os dois portugueses inscritos no PWRC enfrentaram no primeiro dia bastante dificuldades, tendo Armindo Araújo terminado a "etapa" na 10ª posição e Bernardo Sousa em 11º, com 1m33s a separar os dois.

Num rali onde os pisos se estão a revelar demolidores, de resto, como era esperado, o piloto da Ralliart Itália ainda conseguiu fechar o "top ten", mas praticamente nunca teve o Mitsubishi Lancer Evo 9 em perfeitas condições mecânicas já que as suspensões Tein não estiveram à altura do desafio turco. O melhor que o ex-Campeão Nacional conseguiu foi sexto tempo na sétima especial, não tendo também beneficiado de muitas desistências que, contrariamente também ao que era esperado, não se verificaram.

Quanto a Bernardo Sousa, foram também problemas de suspensão a condicionarem-lhe a prova, sobretudo depois de um toque mais violento numa pedra. O piloto da Red Bull Team ainda chegou a rodar em nono entre os concorrentes do PWRC mas acabou por cair para 11ª posição à chegada a Kemer.

Na liderança do Mundial de Produção está mais uma vez Andreas Aigner ainda que com uma curtíssima margem de vantagem sobre Patrick Sandell, no Peugeot 207 S2000 da Peugeot Sport Sweden, que está apenas a 0,9s!

Filipe Pinto Mesquita
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Armindo Araújo: "Até os técnicos das suspensões estão surpreendidos"

b3c3f041.jpeg
Depois de ontem na abertura do Rali da Turquia Armindo Araújo ter sido quinto na super-especial, hoje o piloto da Mitsubishi Motors não teve tarefa fácil, voltando a sentir problemas ao nível da suspensão que o impediram de impor o ritmo habitual e que o levaram a baixar para o 10º posto.

Como se esperava a prova turca tem sido marcada pelo dureza dos pisos e por muito pó. Desde o início da manhã que o piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX começou a sentir dificuldades com as suspensões e foi perdendo sucessivamente tempo para os mais rápidos. "Pensámos que os problemas que sentimos na Grécia estavam resolvidos, mas eles voltaram a surgir aqui e isso criou-nos muitas dificuldades. Tentámos resolver nas passagens pela assistência, mas isso acabou por não ser possível, pelo não conseguimos melhor que o 10º lugar para já", explicou Armindo Araújo.

Faltam ainda dois dias de corrida e o Tetra-campeão nacional acredita que as coisas vão melhorar. "Estamos a fazer todos os esforços para mais uma vez resolver este problema, para amanhã conseguirmos impor o nosso ritmo e recuperar lugares. Os técnicos das suspensões estão também eles surpreendidos com o que se tem passado e têm trabalhado muito para encontrar soluções para este problema", acrescentou.

Embora não tenha sido um dia ideal, o que é facto é que o cenário é semelhante ao que sucedeu na Grécia e onde o piloto da Mitsubishi Motors acabou por alcançar o pódio. "O nosso objectivo principal agora passa por chegar ao pontos e garantir o máximo possível. Como se viu na Grécia neste campeonato as coisas mudam muito depressa e quero acreditar que podemos voltar a chegar a uma boa posição", concluiu Armindo Araújo.

Classificação do PWRC após o 1º Dia:
1º Andreas Aigner/Klaus Wicha - Mitsubishi Lancer Evo IX com 2h09m49,9s
2º Patrik Sandell/Emil Axelsson - Peugeot 207 S2000 a 0,8s
3º Martin Prokop/Jan Tomanek - Mitsubishi Lancer Evo IX a 21,7s
(...)
10º Armindo Araújo/Miguel Ramalho - Mitsubishi Lancer Evo IX a 3m23,0s

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Bernardo Sousa: "Não correremos riscos desnecessários"

89792f75.jpeg
Cumpridas nove das 19 "especiais" que compõem o Rali da Turquia, Bernardo Sousa ocupa a 11ª posição na classificação geral do Grupo N. Depois da brilhante prestação no Rali da Grécia há quinze dias, o piloto do Red Bull Rallye Team entrou da melhor forma na quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis de Produção (PWRC), mesmo que o primeiro dia lhe tenha trazido algumas dificuldades técnicas.

Não foi fácil o primeiro dia de Bernardo Sousa no Rali da Turquia, quarta prova do Campeonato do Mundo de Produção (PWRC). Um choque com uma pedra na antepenúltima prova especial de classificação (PEC) do dia e consequente perda de travões impediram-no de ir além da 11ª posição na geral de produção. Contratempos que foram superados da melhor forma pelo piloto do Red Bull Rallye Team que durante todo dia manteve uma condução rápida mas sempre cuidadosa.

A dupla Bernardo Sousa/Jorge Carvalho concluiu os primeiros três troços cronometrados do dia no Top Ten, no entanto, na PEC 7, o Mitsubishi Lancer Evo IX embateu numa das muitas pedras em que o traçado turco é pródigo e o resultado foi, além de uma jante partida, a perda dos travões. Um desaire que os atrasou e lhes valeu a perda de duas posições. "Foi a surpresa que não estava nos nossos planos. Esse toque e a perda dos travões fez com que nos arrastássemos o resto do troço. Tivemos ainda um problema com os sensores dos diferenciais traseiros que deixaram de funcionar", explica o piloto, frisando que tudo estará a postos para a etapa de amanhã.

"O dia de hoje alternou entre troços bons, médios e duros, mas no geral correu bem. Amanhã queremos chegar, tal como hoje, ao final do dia sem problemas de maior. Vamos fazer o primeiro troço, ver como corre e depois pensar se dá para lutar por um lugar nos pontos. Mas o mais importante é mesmo concluir e, por isso, não correremos riscos desnecessários", conclui o piloto madeirense, que nos dois derradeiros troços do dia recuperou algum do seu atraso, acabando por concluir a jornada na 24ª posição da geral, entre 60 pilotos, e na 11ª posição do Grupo N.

Amanhã, o dia será composto por sete troços cronometrados, num total de 137,66km, sendo que a segunda etapa encerra com nova passagem pelo troço da super especial de quinta-feira, em Antalya.

Classificação geral Grupo N após 1ª etapa: 1ºAndreas Aigner, 2h09m49,9s; 2º Patrik Sandell, a 0,8s; 3º Uwe Nittel, a 6s; (...) 11º Bernardo Sousa, a 4m56,1s

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hirvonen na frente, Loeb 4º

0049902d.jpeg
Como se esperva, a jogada táctica da Ford resultou em pleno, e bastaram dois troços para desalojar Sébastien Loeb da liderança do rali e remetê-lo para a quarta posição da geral, já a 13.7s do novo líder, o finlnadês Mikko Hirvonen.

Desde ontem ao fim da tarde que Loeb sabia que ia passar dificuldades nesta segunda especial de hoje, e foi isso mesmo que sucedeu ao perder 16.6s para Hirvonen.

Nos três primeirosl ugares estão agora novamente três carros da Ford, com Jari Mari Latvala em segundo a 2.9s do seu compatriota enquanto Gigi Galli é terceiro, apenas a 5.2s.

Muitoa rali há ainda pela frente, mas a "táctica" da equipa da Ford resultou, agora resta saber se numa "jogada individual" uma reacção do "melhor jogador do mundo" (Loeb) será suficiente para dar a volta à situação ou se o jogo de equipa (Ford) foi suficiente neste caso.

Armindo, 8º, Bernardo despistou-se

No PWRC, as coisas melhoraram um pouco nas hostes lusas, para o lado de Armindo Araújo, que é agora é oitavo, a 4m23.6s do líder Andreas Aigner. Bernardo Sousa despistou-se e desistiu (mais informação em notícia anexa).

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Bernardo Sousa despistou-se

dc1d6481.jpeg

Azar para Bernardo Sousa e para um espectador do Rali da Turquia.

O piloto português teve uma saída de estrada na décima especial cerca de 200 metros após a partida e atropelou um espectador , que, de acordo com informação do site oficial da prova partiu uma perna, suspeitando-se igualmente de um trumatismo craniano.

O infortunado espectador foi levado para o Hospital, enquanto a especial foi neuralizada. O piloto português e o seu navegador nada sofreram, mas o abandono foi nevitável. Mais informações assim que possível.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hirvonen lidera, Loeb 3º

07faa160.jpeg

O finlandês Mikko Hirvonen continua na liderança do Rali da Turquia, oitava prova do Campeonato do Mundo de Ralis.

O piloto da equipa BP Ford possui uma vantagem de 12s para o seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala.

Na terceira posição está Sébastien Loeb. O piloto francês beneficiou dos problemas de motor no Ford de Gigi Galli, durante o decorrer da PE12, para reclamar o último lugar do pódio provisório, estando a praticamente 35s de Hirvonen.

Na quarta e quinta posições estão os irmãos Solberg, com Henning e Petter, respectivamente. No encalço do último está Dani Sordo, com uma vantagem confortável para Matthew Wilson.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Piloto português não teve condições psicológicas para prosseguir

3cdcc6e9.jpeg
Bernardo Sousa: "Vi o adepto cair e parei mas foi muito chocante para mim"

Afinal, e ao contrário do que foi inicialmente divulgado pelos serviços de imprensa do Rali da Turquia, Bernardo Sousa não se despistou, apesar de ter mesmo ficado fora de prova. Tudo se conta em breves palavras.

Logo após a partida da décima especial, numa zona muito rápida, com enormes pedras a ladear a estrada (ver foto) Bernardo Sousa e Jorge Cavalho passaram com uma das rodas do Mitsubishi Lancer EVO IX a grande velocidade por cima duma dessas pedras que foi arremessada indo acertar na perna de um infortunado espectador, que partiu a perna e na queda fez, suspeita-se, um traumatismo craniano.

O piloto português apercebeu-se da situação, parou de imediato na tentativa de perceber melhor o que teria sucedido e ficou bastante transtornado com o que viu, acabando por não voltar aos comandos do seu Lancer para completar a prova, já que ficou muito abalado psicologicamente:

"Cerca de 200 metros após o início da especial, passei por cima duma pedra que voou e acertou num espectador. Vi o adepto cair e parei de imediato. Foi muito chocante para mim, e fiquei indisposto. Depois de falar com a equipa achámos por bem parar por ali, pois não fazia sentido prosseguir naquelas condições.", referiu Bernardo Sousa.

Para o patrão da equipa, Raimund Baumschlager é natural que uma situação destas deixe incomodado um jovem como Bernardo Sousa: "Foi muito azar, e tendo em ocnta que ele é um piloto jovem, que só há alguns anos chegou ao mundo dos ralis, nunca tinha experimentado nada semelhante anteriormente, pelo que a sua conduta é perfeitamente compreensível. Mostrou muita compaixão, e fez mesmo com que os organizadores neutralizassem a especial ao atravessar o carro na estrada.", referiu o austríaco.

Efectivamente, este foi um incidente perfeitamente fortuito, que pode muito bem suceder, pois à sua passagem, muitas vezes os carros arremessam pedras. Retirando algo de positivo desta situação, acaba por ser mais uma etapa na aprendizagem que Bernardo Sousa, que ficará, certamente, mais forte psicologicamente depois deste incidente.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hirvonen segue na frente

07faa160.jpeg
Para já, é assim que fica. Mikko Hirvonen é o líder do Rali da Turquia, oitava prova do Campeonato do Mundo de Ralis. O piloto finlandês alcançou a liderança provisória da prova no segundo troço do dia e, desde então, tratou de "engordar" a margem para os seus mais directos adversários, colhendo os frutos da estratégia da Ford.

O seu colega de equipa, Jari-Matti Latvala, encontra-se na posse da segunda posição da classificação geral a 16,1s e uma margem de 18,1 de vantagem para Sébastien Loeb. O francês está a mais de meio minuto do líder da prova.

Longe da luta surge Henning Solberg, a mais de 1m30s do Campeão em título, seguido de Dani Sordo e por Petter Solberg. A fechar a lista dos dez primeiros, Matthew Wilson, o azarado Gigi Galli (ocupava o terceiro lugar quando um problema do motor o fez cair na classificação), Conrad Rautenbach e Federico Villagra.

Araújo no 7º do PWRC

Armindo Araújo chegou a ser quinto entre os pilotos do PWRC, mas a dois troços do final do dia acabou por cair para o sétimo lugar. Bernardo Sousa era 11º à partida para este segundo dia, mas desistiu devido a um incidente com um espectador.
AS

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Concorrência directa ao sul-americano Dakar 2009

7a507050.jpeg
Hubert Auriol já revelou datas do Africa Race
Apresentada há um mês, a mais recente proposta de Hubert Auriol para o continente africana começa a ganhar forma, tendo na última semana sido anunciadas as datas definitivas da primeira edição do Africa Race.

Com um figurino em tudo semelhante ao antigo Dakar, a corrida desenvolver-se-á entre 26 de Dezembro de 2008 e 11 de Janeiro de 2009, numa opção que será tudo menos inocente, ou não estivesse o sul-americano Dakar 2009, que a ASO transferiu para a Argentina e o Chile, agendado para os dias 3 a 18 de Janeiro.

Certo mesmo é que o Africa Race parece não estar a deixar ninguém indiferente, sobretudo entre os verdadeiros entusiastas e apreciadores de África, havendo mesmo o caso de um conhecido preparador italiano que tem já mais pedidos de assistência para o rali agora proposto por Hubert Auriol do que para o mediático Dakar, num fenómeno que corre o sério risco de se alastrar.

A pensar nas muitas vozes discordantes que se levantaram após a saída do Dakar do seu "habitat" natural, Auriol não fez a coisa por menos, propondo uma prova em tudo semelhante ao seu figurino mais clássico, com saída de uma cidade do sul de França (ainda a divulgar) e passagem por Marrocos, Mauritânia e Senegal, para tudo terminar, precisamente, na capital Dakar.

Enfim, algo muito parecido ao esquema que Etinenne Lavigne foi forçado a abandonar na véspera da partida da 30ª edição do Lisboa-Dakar, quando invocou razões de segurança para anular o mais rali do mundo.

Hubert Auriol, que construiu a sua reptução precisamente nesta prova, primeiro como triplo vencedor (nas motos e automóveis) e, depois, como um dos seus mais carismáticos directores, retoma assim as origens e lança o mote à ASO, começando por oferecer inscrições substancialmente mais baixas do que aquelas que serão praticadas no próximo Dakar. Informações complementares em www.africarace.com .

Jorge Rodrigues
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hirvonen e Latvala: apenas 7,5s

b80f6e2d.jpeg
Não começou muito bem o dia para o líder do Rali da Turquia, Mikko Hirvonen que deixou o seu Focus ir abaixo na linha de partida para a primeira especial de hoje, o que fez com que Latvala recuperasse duma diferença de 16.2s para penas 7.5s, isto quando faltam realizar cerca de 36 quilómetros de especiais e dois troços.

Para que se entenda melhor a questão da táctica, levada a cabo pelos homens da Ford, basta atentar nos resultados da primeira especial de hoje, com 31 quilómetros de extensão: 1º foi Urmo Aava na frente de Andreas Mikkelsen, a 3.9s, depois Daniel Sordo, a 5.8s. Os homens da frente, que, lembramos, estão a lutar pela vitória, não conseguem melhor que a quarta posição, com Jari Mari Latvala a ganhar mais alguns segundos a Sébastien Loeb, que mesmo partindo atrás do finlandês, confessou não conseguir andar mais depressa.

Assim sendo, a vitória vai agora decidir-se entre Hirvonen e Latavala, pois não parece crível que Loeb conseguida recuperar 26.4s em 36 quilómetros. Se olharmos para a posição dos pilotos no Mundial, percebemos que, muito provavelmente, Latvala vai assegurar que chega ao fim sem problemas, enquanto Hirvonen vai tentar readquirir o comando do Mundial, ganhando quatro pontos a Loeb. Tendo em conta que a próxima prova é o Rali da Finlândia, são tudo boas notícias para os lados da Ford. Depois da Finlândia, faltarão três provas de asfalto e outras tantas de terra, pelo que muito ainda vai suceder até final entre os homens da frente.

No PWRC Armindo Araújo permanece em sexto e em condições normais, ficará por ali em termos de classificação.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vitória e liderança do Mundial para Mikko Hirvonen

76de3d5d.jpeg

Mikko Hirvonen venceu o Rali da Turquia e com este resultado reassumiu a liderança do Mundial de Pilotos, com um avanço de três pontos sobre Sébastien Loeb, que não foi além da terceira posição.



Jari Mari Latvala foi segundo, e também ele ascendeu na classificação do Mundial, por troca com Chris Atkinson, que desta feita não pontuou.

A táctica da Ford no final do segundo dia de prova resultou em pleno, já que, ao "obrigarem" Sébastien Loeb a "limpar" a estrada, os homens da Ford criaram as condições para chegar na frente, como veio a suceder.

Com o cada vez maior equilíbrio entre a prestação dos pilotos e dos carros, todos os detalhes são importantes, e é por isso que a Ford está novamente no topo da tabela do campeonato, isto numa altura em que faltam quatro provas em terra, e três em asfalto.

Muito agora vai depender do que o francês da Citroen conseguir fazer na terra, face aos Ford, e também o que os Ford lograrem alcançar no asfalto, face ao maior poderio de Loeb e Sordo.

Jogadas tácticas à parte, a verdade é que o Mundial já não se "joga" só contra o cronómetro, mas agora também se pode "deixá-lo rolar", "ver passar o tempo", como lhe queiramos chamar, mas a verdade é que actualmente, qualquer meio é bom para se atingir um fim.

Não é de agora que os pilotos "jogam" com os elementos para melhor gerirem a sua prova, pois não foi há muitos anos que Carlos Sainz ou Tommi Makkinen pararam para não serem ele a ter de "limpar o pó" da estrada.

Muito trabalho para a Subaru e Suzuki

Neste contexto, nem um piloto com a reconhecida capacidade de Sébastien Loeb poderia fazer algo, pois se há provas em que andar à frente não é demasiado grave, a Jordânia, Grécia e Turquia não fazem parte desse lote. Assim aos Citroen restou a terceira e quarta posições.

Depois da boa estreia na Grécia, a Subaru não brilhou na Turquia, deixando a certeza que há ainda muito trabalho pela frente no novo carro. Neste momento, nem sequer conseguem andar ao nível dos Ford da Stobart. Muito pior esteve a Suzuki, que não chegou com qualquer dos seus dois carros ao fim da prova.

No PWRC, Armindo Araújo foi quinto classificado, em mais uma prova cheia de problemas, enquanto depois do sucedido no dia de ontem Bernardo Sousa limitou-se a levar o carro até ao fim na 11ª posição.AS
19eaa5a0.jpeg
 
Topo