• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Caracóis!

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Já tenho saudades deste petisco!

O ano que passou foi um mau ano... estes bichos estavam pouco apetitosos (não era possível obter um bom paladar).

Cozinhar este pitéu é bastante fácil... já no que toca à sua limpeza o caso muda de figura!

Normalmente cozo aos 5 Kg de cada vez. Lavar 5 kg de caracóis demora e muito... eu passo um a um pelas minhas mãos, algo que nenhuma casa que venda este petisco o faça... daí não comer caracóis fora de casa.

E não será só por isso apesar de ser a parte mais determinante... ninguém os "faz" melhor que eu, modéstia à parte, ehehehe!

Ah e ninguém me engana ao dizer que foram "acabados de cozer"! É fácil saber se são do dia ou não...

Este ano o caracol deve estar bom... vamos vêr!

Querem colocar por aqui a forma como cozem os caracóis (a sua preparação)? Eu tive a ideia portanto serei dos últimos a colocar a minha fórmula...

Um aviso: a ingestão de caracol vivo pode levar à morte!
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Aiiiiiiiiiii amigo

Eu adoro caracóis de qualquer maneira hehe

Também costumo cozinha-los.

Ora bem a cozedura dos caracóis tem de ser muitoooooooooooooooooo lenta. São deitados em água fria sem sal, com o lume muito brandinho mesmo para que saiam da casca e só depois de eles estarem mortos e com os corninhos de fora é que lhe meto todos os temperos.

Senão ficam recolhidos e dificeis de tirar.


Beijinhos


 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Sou do Norte e por aqui já se começa a ver algumas casas (poucas) a fazer caracóis, mas para ser sincerar nunca provei os caracois aqui, adoro comê-los no sul, e preparados por amigos lisboetas, são uma delicia....hummmmmm...já estou com saudades...:shy_4_02:

Espero pela receita p. rodrigues, pode ser que me aventure a cozinhá-los:espi28::espi28:

Bjs

Satpa
 

toyota

GF Prata
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
408
Gostos Recebidos
4
Um aviso: a ingestão de caracol vivo pode levar à morte! (citação)

AMIGO esta afirmação não esta correcta , eu quando andava na escola primaria tinha problemas com uma mancha no pulmão, foi-me aconselhado comer caracóis vivos , sem lavar , assim fiz e passado pouco tempo os exames já não acusavam nada , E MAIS para quem sofre de asma , a ingestão de caracóis vivos ajuda e muito a cura desse problema,

agora só acredita quem quiser , eu por experiencia própria digo que faz bem

TOYOTA
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Aiiiiiiiiiii amigo

Eu adoro caracóis de qualquer maneira hehe

Também costumo cozinha-los.

Ora bem a cozedura dos caracóis tem de ser muitoooooooooooooooooo lenta. São deitados em água fria sem sal, com o lume muito brandinho mesmo para que saiam da casca e só depois de eles estarem mortos e com os corninhos de fora é que lhe meto todos os temperos.

Senão ficam recolhidos e dificeis de tirar.


Beijinhos

Então não nos queres falar dos teus temperos e da forma como os colocas? E o processo de lavagem?


Sou do Norte e por aqui já se começa a ver algumas casas (poucas) a fazer caracóis, mas para ser sincerar nunca provei os caracois aqui, adoro comê-los no sul, e preparados por amigos lisboetas, são uma delicia....hummmmmm...já estou com saudades...:shy_4_02:

Espero pela receita p. rodrigues, pode ser que me aventure a cozinhá-los:espi28::espi28:

Bjs

Satpa

Eu também sou do norte apesar de já estar na Grande Lisboa há muitos anos. Na minha terra matava-se (se calhar ainda) os caracóis com potassa! Existia por lá muita caracoleta, algo que por aqui é ainda mais caro que o caracol. O ano passado comprava caracol a € 12,50 o saco de 5 Kg... por aqui já é praticamente impossível apanhar caracol pelos campos pois a procura é/foi muita, pelo que a reposição natural está comprometida. Se existir quem compre caracol e na tua zona existirem, podes sempre fazer uns trocos com a sua venda.

Ainda é cedo para o caracol... a partir de Junho.

Deixa lá o pessoal contar por aqui como cozinha os caracóis e eu depois coloco a minha. Moro na "Capital do Caracol" onde já foi batido o recorde da maior panela com caracóis cozidos e, aquando do evento, é um pavilhão desportivo que alberga as várias tasquinhas e as respectivas mesas... está sempre cheio! É das piores ocasiões para se comer o caracol pois é preparado à pressa e no que toca à lavagem nem "digo nada"... mas como já escrevi, não como caracol em estabelecimentos comerciais!

Uma coisa que não devem colocar no caracol: Knorr! Todos os ingredientes para a cozedura do caracol são naturais.


Um aviso: a ingestão de caracol vivo pode levar à morte! (citação)

AMIGO esta afirmação não esta correcta , eu quando andava na escola primaria tinha problemas com uma mancha no pulmão, foi-me aconselhado comer caracóis vivos , sem lavar , assim fiz e passado pouco tempo os exames já não acusavam nada , E MAIS para quem sofre de asma , a ingestão de caracóis vivos ajuda e muito a cura desse problema,

agora só acredita quem quiser , eu por experiencia própria digo que faz bem

TOYOTA

Amigo isso é um "mito"... mas deixa-me efectuar-te uma pergunta: Quais são os animais que comes crus? Para além da conserva e/ou fumados, comer um qualquer animal vivo ou acabado de matar é pura insensatez! Imagina uma qualquer infecção de que o animal seja portador, contaminação, um parasita... se pensares nestas possibilidades de certeza que não comerás! Ainda bem que os caracóis que comestes vivos não te fizeram mal... podias nunca ter conhecido o GF!
 

raposo_744

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2008
Mensagens
416
Gostos Recebidos
0
no dia anterior lavo e deixo em repouso
no proprio dia passo por varias lavagens e panela com eles
depois de devidamente acomodados com os corninhos de fora meto os temperos
sal,chouriço,oregãos,um fio de azeite,um pouco de caril

muita cerveja a acompanhar....
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Carago !

E isso é mesmo bom ?

Tanta gente a comentar que é um prato delicioso , e eu nunca provei esses bichinhos !

Aqui na minha zona nunca vi caracóis à venda em lado nenhum...

Será que tenho de me deslocar por aí abaixo , para os provar ?

Ou esperar para um próximo convívio , numa zona onde esse petisco seja um prato fácil de se encomendar ... quem sabe ?

A que sabe ?

Se o sabor for apenas dos condimentos...

Vou-me benzer primeiro , antes de os provar ...
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Carago !

E isso é mesmo bom ?

Tanta a gente a comentar que é um prato delicioso , e eu nunca provei esses bichinhos !

Aqui na minha zona nunca vi caracóis à venda em lado nenhum...

Será que tenho de me deslocar por aí abaixo , para os provar ?

Ou esperar para um próximo convívio , numa zona onde seja esse petisco seja um prato fácil de se encomendar ... quem sabe ?

A que sabe ?

Se o sabor for apenas dos condimentos...

Vou-me benzer primeiro , antes de os provar ...

Amigo também te "benzes" quando comes carne de porco? É que o porco é mesmo porco! Sabes que até onde come urina? Se calhar nunca participaste numa matança deste animal... pegar neste, matar, limpar, abrir, pendurá-lo... um tipo anda três dias com a sensação que cheira a porco!

E moelas gostas? Já viste o que a galinha/galo come?

Sim, são os condimentos que, principalmente, condicionam o sabor do petisco para além da forma como é efectuado o processo de cozedura. Não te preocupes com o sabor do bicho... preocupa-te se foram bem lavados e são cozidos do dia.

Pelo que entendo serás do norte, onde não existe a tradição de comer caracol... se calhar só cá para baixo e espero que tenhas sorte na qualidade mas não é fácil.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Ò pá, eu sou do norte e sou bem louco por esse petisco!

Na Pontinha, existe (desconheço se ainda existe) um restaurante, onde vários jogadores do Benfica se deslocavam para saborear tal petisco, pois entre os anos de 84 e 88, era normal vê-los ali sentados na mesa ao lado a saborear tal debico!
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,140
Gostos Recebidos
81
caracoes conheço uma casa especial no concelho de torres vedras na fregusia da silveira minha terra e terra do falecido joaquim agostinho nao me lembro do nome da casa mas quem quiser chega a beira da igreija da silveira e pergunta aonde é e toda a agente diz aonde fica a casa dos caracóes la é um espetaculo
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
no dia anterior lavo e deixo em repouso
no proprio dia passo por varias lavagens e panela com eles
depois de devidamente acomodados com os corninhos de fora meto os temperos
sal,chouriço,oregãos,um fio de azeite,um pouco de caril

muita cerveja a acompanhar....

Esta é que é a verdadeira receita dos caracois.... comia muitas vezes assim.:espi28:
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
A malta do norte não sabe o que é bom.... até eu comia caracoleta assada;)
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Eu quando estava em Portugal, apanhava caracois e passava por muitas àguas..:Se estivessem com muita areia ficariam de um dia para outro em semea de trigo para tirar as areias da tripa...Depois voltar a lavar...

Cozinhar em àgua e sal em lume muito muito brando...Depois de cozidos, juntar oregãos,um bocado de casca de limão e um dente de alho com casca...

Deixar apurar de preferencia 4 a 5 horas..Ideal fazer pela manhã e comer pela tarde..

Servir.. e venham as fresquinhas que os caracois já cá estão lol...

Abraços

kablamis
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Não se deve dar nada para os animais comerem... quando comes, obras! Ou não depende de muita coisa, percebem? Casca de limão no caracol? Conheço quem coloque hortelã... não é mau a hortelã mas está lá a mais. Quanto ao limão julgo que ainda pior.

O processo de lavagem deve ser feito no próprio dia de cozedura. Deixar o caracol dentro de água muito tempo matá-lo-á. Eu, por exemplo, estando os caracóis dentro do saco de rede, deixo ficar debaixo de um atomatizador de água que cria uma núvem de água. Eles começam a sair da casca, vou virando o saco, isto de manhã e a seguir ao almoço então começa a lavagem.

Outra dica: não usar chouriço mas sim linguiça. O chouriço tem muita mais gordura que a linguiça e o que se pretende é apenas sabor. Entre chouriço, presunto, bacon usem antes linguiça. Tirem-lhe a pele e cortem-na em rodelas finas.

Ai anos 80... velhos tempos! Não sei, conheço mal a Pontinha e como escrevi os meus são os melhores, ehehehehe.

Já me está a crescer "água na boca"....
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Certo, na região de santarém/Abrantes usa-se o limão e não me sabe mal..Aliás comi uma vez na nazaré com chouriço e so comi 2...Depende dos gostos...Quanto a questão de obrar, o objectivo é mesmo esse..Sacar as pedras e areias que têm nas tripas e limpa-los...

Abraços

kablamis


Não se deve dar nada para os animais comerem... quando comes, obras! Ou não depende de muita coisa, percebem? Casca de limão no caracol? Conheço quem coloque hortelã... não é mau a hortelã mas está lá a mais. Quanto ao limão julgo que ainda pior.

O processo de lavagem deve ser feito no próprio dia de cozedura. Deixar o caracol dentro de água muito tempo matá-lo-á. Eu, por exemplo, estando os caracóis dentro do saco de rede, deixo ficar debaixo de um atomatizador de água que cria uma núvem de água. Eles começam a sair da casca, vou virando o saco, isto de manhã e a seguir ao almoço então começa a lavagem.

Outra dica: não usar chouriço mas sim linguiça. O chouriço tem muita mais gordura que a linguiça e o que se pretende é apenas sabor. Entre chouriço, presunto, bacon usem antes linguiça. Tirem-lhe a pele e cortem-na em rodelas finas.

Ai anos 80... velhos tempos! Não sei, conheço mal a Pontinha e como escrevi os meus são os melhores, ehehehehe.

Já me está a crescer "água na boca"....
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
bem eu sempre os fiz assim e são uma delicia e ficam todos de fora não é preciso palito.


lavo-os muito bem são passados por mais de 10 aguas depois de bem lavados vão para a panela com agua apenas a cobri-los

e em lume no mínimo,o que o bico do fogão der como o lume está bem brando a agua vai aquecendo lentamente e eles vão querer fugir

e acabam por morrer e ficam todos de fora,depois de mortos é que meto sal,alho e orégões nada mais.

e acompanhados com muita cerveja.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Boas! Certo, na região de santarém/Abrantes usa-se o limão e não me sabe mal..Aliás comi uma vez na nazaré com chouriço e so comi 2...Depende dos gostos...Quanto a questão de obrar, o objectivo é mesmo esse..Sacar as pedras e areias que têm nas tripas e limpa-los...

Abraços

kablamis

Em Santarém já comi feijoada de caracol e até gostei. Kabamis o caracol não ingere pedras nem areias... são herbívoros. A farinha é colocada para absorver o "ranho" (com essa intenção) mas não vale a pena.

Pode ser uma questão de gosto mas, na minha opinião, não é esse o sabor que o caracol deve ter ou que lá esteja.
 

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Boas,

Eu faço da seguinte maneira:
Lavo 5 vezes, meto na panela em lume no minimo com água limpa, depois de estarem todos fora e mortos aumento para o máximo, ai nessa altura vai fazer expuma, vou tirando até não fazer mais expuma. Apago o lume, deito aquela água fora e passo os caracois 2 x por água quente, ficando assim a água limpida e meto ao lume novamente no minimo.
No entanto os ingredientes já estão preparados, que são os seguintes:
para 2 litros de caracois
2 cabeças de alho, os dentes partidinhos aos bocadinhos
1 knorr de caldo de peixe
1 punhado de sal
3 casquinhas de limão (pequenas)

Isto tudo numa taça bem mexido, antes de preparar os caracois como disse anterirormente, para ir tomando um tipo de marinada.
Mete-se em seguida dentro do tacho dos caracois, mete-se mais sal a gosto, deixa-se sempre em lume brando até ficarem cozidos.
Depois de estarem cozidos, apagar o lume, meter dentro oregãos, mas estes de maneira que se deixe ficar dentro por meia-hora e se possa tirar.
Quem quiser envés de oregãos pode meter tomilho ou ortelã da ribeira, fica muito gostoso também.

Receita do Baixo Alentejo.
Espero que gostem.

Cumpts
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Porque deitas a água onde cozeram fora? E sendo assim porque lhe tiras a "espuma"? Sim, é de tentar tirar toda aquela "espuma" (a mais grossa).

"dois litros de caracóis"? - Que unidade de medida usas?

Existe forma de os oregãos não estarem "presentes" quando vamos comer os caracóis... eu gosto que eles venham agarrados aos dedos, ficando as unhas escuras durante dois dias e até ingerir alguns, mas se não queres, podes utilizar uma meia de "vidro" onde os colocas lá e esta na panela. Depois é só a retirar.

Hortelã, tomilho, knorr, limão fora de questão.
 

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Porque deitas a água onde cozeram fora? E sendo assim porque lhe tiras a "espuma"? Sim, é de tentar tirar toda aquela "espuma" (a mais grossa).

"dois litros de caracóis"? - Que unidade de medida usas?

Existe forma de os oregãos não estarem "presentes" quando vamos comer os caracóis... eu gosto que eles venham agarrados aos dedos, ficando as unhas escuras durante dois dias e até ingerir alguns, mas se não queres, podes utilizar uma meia de "vidro" onde os colocas lá e esta na panela. Depois é só a retirar.

Hortelã, tomilho, knorr, limão fora de questão.

A espuma e a água preta é a porcaria toda daquele momento deitada fora, a água ainda vai escurecer um bocado.
A medida de 2 litros, é aqueles fervedores de leite de 1 lt.
A meia é uma boa solução, mas os oregãos é só depois dos caracois estarem cozidos, e por meia hora para tomar de gosto.

Cumpts
 
Topo