• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Caracterização de canto de aves canoras em geral

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
bird32.gif
bird32.gif
bird32.gif


Naquilo que aprecio numa ave de canto é o empenho e o picanço com outras ,o canário é sem dúvida o rei dos fôlegos,o Timbrado por excelencia é um canto fenomenal meia hora seguida é muito tempo a correr cantiga para uma ave tão pequena ,descarado sem vergonha ,canta se preciso na mão com trinos de se lhe tirar o chapéu , seguido do Rouxinol do Japão que pode-se considerar um canto tropical e exótico entre variações agudas e graves bastante expressivo , o tentilhão que canta bastante alto pode ser ouvido a 2 kilometros ou mais ,é agudo e potente e o mais cioso ,o pintassilgo é fino no que canta um verdadeiro dançarino enquanto canta .é um pássaro que procura sempre afinar o seu canto primorisa-se a ele próprio e tenta-se superar ,gosta de aprender com outros pintassilgos ,de todas estas aves acima que frizei acho mesmo que é um dos mais inteligentes no canto ,no canto de arboredo com as colchoadas ,esbarros ,safadas,arrastadas é um dos mais belos com o seu smis smis serolui quiz quiz liu ,strigilit ,dudidelit , petroliu cás cás pitoriu liu faz o bliblichéu ou blibliroliu na forma de pintas os remates de canto devem ser abertos ou seja acabar em U e I ,são as vogais de término de canto ,tem a capacidade de saber dividir o seu rico canto contornado o miolo de variadas formas ,parece que conta as divisôes ,separamentos e secções acabando em grande remate bem variado desde gui a chéu ,se um pintassilgo está a correr cantiga ,outro que estiver por perto e encostado gaiola com gaiola ele não tenta ser mais rápido ,mas sim mais perfeito fazendo o que sabe de mais dificil no seu reportório também abaixa o canto (particularidade do tentilhão para se tornar mais rápido ),procura chegar á perfeição a posição de canto é fantástica ao contrário de tentilhão que se vale da rapidez uma vez que são cantos curtos e salteados ,retornados ,panqueados e ordenadores de território num raio de 200 metros só deve estar um tentilhão numa arvore ou gallho se outro lá entrar á zaragata assegurada e por vezes de morte do invasor pode ter várias fêmeas ou várias posturas e controla com o canto chegando a fazer num quarto de hora 220 cantigas iguais num canto rápido e razante ,pássaro que estiver por perto do tentilhão abaixa a goela ,não deixa cantar nenhum ,seja pintassilgo ,canário etc ,canta muito mais alto e o nervosismo é intenso ,eté se engasgam .O canto é sinal de cio ,mas temos aves que cantam todo o ano cheias ou vazias ,pode não ser comtanta garra ,mas cantam e muitas depois da galadura calam -se ou seja vazam retornando dias depois
Agora se passarmos para o lado da felosa ,com seu canto arouxinolado ,canta igualmente pela noite adentro para a sua fêmea ,usa o canto como forma de conquista ,tal como o nosso Rouxinol que é da mesma família outro rei .
O melro ,esse pássaro preto de bico avermerhado ,o rei dos jardins a incrivel capacidade tal como alguns pássaros anotados em cima de cantar em pleno voo rápido ,denota bem o pulmão dele é um cantar pausado com trinos isolados completos feitos com posicionamento e alguma imitação de outras aves ,se tomarmos nota em minutos no melro vamos perceber que ele faz trinos iguais rotativos em tempos curtos aflautados .
Agora o imitador numero um dos fringilideos ,o eterno Lugre com o seu canto do Oriente e Asiático ,uma definição dificil de analizar ,porque numa hora tem a capacidade de não estudar o canto de outra ave ,canta assim que o ouve ,é chamado o canto enganador ,num raio de 1 kilometro procura imitar todas as aves que ouve e faze-o na perfeição ,chegando mesmo a confundir os originais ,não canta muito alto ,mas é seguido ,mais até que o pintassilgo ,tem aqule tipo de miar que vicia outras aves e o tentilhão vai ás cordas com um lugre derivado do miar do lugre e porque aprende fraçôes de canto na hora e reproduz atrofiando qualquer ave que esteja perto ,canta todo o ano ,esteja frio ou calor ,é irritante aos nossos ouvidos porque é desordenado ,faz aquela moínha bastante aguda ,já o verdelhão é quase sempre o mesmo canto aquele reteuteu guéu ,dá de boca chiep chiep chiep ,muito pouco variado ,mas grave ,bem grave e alto também ,faz partes de tentilhão ,as pancadas no minimo de forma também rematada ,é um dos que se estica todo para cima para encher as florestas e jardins ,jardim urbano que não tenha um verdelhão ,não é jardim,é o primeiro a acordar depois do dormitório nocturno .
O pintarrocho é o mais parecido fringilidio dos de bico mole ,acho que inclusivé as de bico curvo pois gargarelha ou gorguejos com notas metálicas e nasais ,tem a garganta mais subida a seguir ao Lugre ,tentilhão,verdelhão ,a do pintassilgo é mais abaixo ,daí a nesessidade do bico mais comprido para alimentar os filhotes ,por isso se dizem que mata os mestiços ao alimentá-los pois o bico comprido e afiado vai á laringe fazendo ferida e clara a morte dos mestiços ,o bico também vai ao fundo do cardo ,poucas aves o fazem ,como ele ,o pintarrocho é outro senhor com o seu choc choc choc e che che che tem um canto persistente ,tenta sempre completar o que começa ,arrecadou uma maneira muito própria do seu distinto canto ,canto fechado e grave e discreto é preciso estar com atenção para ouvir um bom pintarrocho ,os mestiços são dos melhores para se fazer vários tipos de canto de outras aves e segura-os para toda a vida ,muito difícil de se virar já em adulto
O Dom Fafe é o mais parecido com o pintarrocho o mais unido ao humano ,ganha aquela afeição e cria um laço muito forte ,chegando mesmo a admitir o humano como parceiro ,é um dos que pode morrer de desgosto se abandonar o dono ,lá está a fixação dele faz aquele diut diut diut como principal caracteristica e depois segue a cantiga rasgada ,rolada ,rouca tal como o pintarrocho ,sossega quando canta ,não é nervoso um pouco ao contrário do pintarrocho que estremece todo e mais alguns claro .
Este vai um tópico que promete o que vai tirar todas as dúvidas onde tudo é ao molho e fê em deus ,vou sempre editando este para acrescentar algo que me vem á tola e nos seguintes post analizando ave por ave e sua complexidade de canto .espero que colaborem seja em que ave fôr ,ou seja um tópico variado com as aves que gostamos mais de ouvir ,vá amigos deem lá uma mãozinha que isto é muita areia para a minha camioneta hehehe
Amigos isto não é tirado da net é a minha forma aliada ao tradicional que ao longo dos anos tenho vindo a aprender com vária gente da arte de saber distinguir um bom cantor ,por isso podem postar tudo ,mesmo que retirem da net ,não interessa ,interessa sim as várias formas de alguém o entender ou como aprendeu seja de onde fôr ,existe já códigos e entre os países varia bastante ,tal como o nosso idioma

y1pvhmseq3zeoaxut0ucpyh.gif
1-3.jpg

gif_cardellinosucardo.gif
serau.gif
 
Topo