• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Carminat TomTom (Renault GPS, nova versão com SD card)

chylli

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 16, 2010
Mensagens
44
Gostos Recebidos
0
queria agradecer ao amigo Tedioboy pela ajuda e pelo tutorial!!!

funcionou tudo 5 estrelas! mais uma vez obrigado amigo! :espi28:
 

ManicStreetBoy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 12, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Segui o tutorial à risca e meti o Iberia_855.2938 e o Western_and_Central_Europe_855.2982 a funcionar.
Será que há Navcore mais recente para o carminat do que o 8.841.453398?
Obg.
 
Última edição:

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Segui o tutorial à risca e meti o Iberia_855.2938 e o Western_and_Central_Europe_855.2982 a funcionar.
Será que há Navcore mais recente para o carminat do que o 8.841.453398?
Obg.

Não amigo, esse é o mais recente... e como funciona muito bem, nos tempos próximos não irão surgir upgrades desse navcore, a não ser que outra marca de automóveis resolva fazer o que a Renault/Toyota e Vauxhall fizeram com a Tomtom e surja a necessidade de «adaptar» os equipamentos actuais aos mapas feitos para os novos Tomtom...
 

ManicStreetBoy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 12, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Não amigo, esse é o mais recente... e como funciona muito bem, nos tempos próximos não irão surgir upgrades desse navcore, a não ser que outra marca de automóveis resolva fazer o que a Renault/Toyota e Vauxhall fizeram com a Tomtom e surja a necessidade de «adaptar» os equipamentos actuais aos mapas feitos para os novos Tomtom...

Obg uma vez mais, já alterei o mapa para Western_Europe_855_2938 e continua a funcionar bem.
Em relação às Vozes TTS coloquei a voz TTS Amália no meu Carminat TomTom e nas palavras só com 1 r, a voz carrega neles como se a palavra tivesse 2 r's (rr); ex. diz Janeirro em vez de Janeiro. Há alguma solução para isto?
Obg.
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Obg uma vez mais, já alterei o mapa para Western_Europe_855_2938 e continua a funcionar bem.
Em relação às Vozes TTS coloquei a voz TTS Amália no meu Carminat TomTom e nas palavras só com 1 r, a voz carrega neles como se a palavra tivesse 2 r's (rr); ex. diz Janeirro em vez de Janeiro. Há alguma solução para isto?
Obg.

Lamento, Amigo... mas é defeito de pronuncia da querida Amália...
Nada a fazer. Para quem não gosta, existe sempre o Eusébio... mas eu prefiro que seja a Amália a levar-me para casa.

:espi28: Cumps.
 

vuke

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Segui a receita do grande chefe TedioBoy e cozinhei sem deixar esturricar o Iberia_855.2938 no Carminat.
Polvilhei depois com vozes, radares, etc... mas reparei que o Map Share não acompanha:
"O TomTom Map Share não é suportado pelo seu equipamento ou pelo mapa que está a usar"
Falta algum tempero?
Obrigado.
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Segui a receita do grande chefe TedioBoy e cozinhei sem deixar esturricar o Iberia_855.2938 no Carminat.
Polvilhei depois com vozes, radares, etc... mas reparei que o Map Share não acompanha:
"O TomTom Map Share não é suportado pelo seu equipamento ou pelo mapa que está a usar"
Falta algum tempero?
Obrigado.

Junta-te ao clube... se conseguires que os mapas 855 para o Carminat entrem para o cozinhado, eu próprio inventarei um meio de os adicionar...
Lamento Amigo, o Map Share é mentira, assim como outras coisas que o Carminat aparentemente não consegue fazer, tipo adicionar uma rotunda ou coisas do género... não funciona! Estou farto de tentar.
Contenta-te com o que tens. É bom e custou zero...

:espi28: Cumps.

PS: parabéns pelo teu êxito.
 

forfor

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 18, 2007
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Lamento, Amigo... mas é defeito de pronuncia da querida Amália...
Nada a fazer. Para quem não gosta, existe sempre o Eusébio... mas eu prefiro que seja a Amália a levar-me para casa.

:espi28: Cumps.

Boas,

Estive a verificar com o chrysocome.net - Explore2fs o ficheiro do backup do cartão original na pasta loopdir e o criado quando inseri o cartão novo no Carminat. O resultado foi que a estrutura de pastas é ligeiramente diferente e no caso do cartão original aparece uma pasta LoquendoTTS com mais duas pastas bin e lib.

Estará relacionado com o problema das vozes?
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Vozes Loquendo TTS

Boas,

Estive a verificar com o chrysocome.net - Explore2fs o ficheiro do backup do cartão original na pasta loopdir e o criado quando inseri o cartão novo no Carminat. O resultado foi que a estrutura de pastas é ligeiramente diferente e no caso do cartão original aparece uma pasta LoquendoTTS com mais duas pastas bin e lib.

Estará relacionado com o problema das vozes?

Boas!
As vozes no Carminat, como em qualquer Navcore acima da versão 8.41 (penso eu que foi a primeira a ter vozes Loquendo TTS, corrijam-me se estiver errado), guarda as vozes em duas partas distintas:
-As vozes gravadas encontram-se na pasta «voices» na raiz da memósia/SD Card;
-As vozes TTS (Text to Speech) encontram-se na pasta «LoquendoTTS», nas duas subpastas que referiste.
O Tomtom HOME2, quando se instala uma nova voz, vai mexer em ficheiros de configuração e faz a «mistura» destas vozes de forma a serem apresentadas nos menus.
De realçar que no Carminat é por vezes dificil quando instalamos os mapas pôr as vozes TTS logo a funcionar. Eu tenho resolvido esse problema desactivando as vozes no carminat antes de preparar um novo cartão para actualização. Desta forma, instalo as vozes gravadas e as TTS e elas assim podem ser utilizadas quando activo de novo as vozes e depois escolho uma delas.
A pasta Loquendo é criada pelo Tomtom HOME2, por isso não aparece no cartão novo. É claro que aparece no cartão original, esse vem com as vozes TTS instaladas...
Quanto ao problema da voz TTS da Amália carregar nos «r», esse sim é um problema do processador da voz. Todos sabemos quanto é difícil para quem aprende a falar a nossa língua conseguir dar os dois sons diferentes que essa letra toma na nossa língua. Daí a Amália carregar por defeito quando a «lê»...

:espi28: Cumps.

PS: O chrysocome.net - Explore2fs, para quem não saiba, dá muito jeito para quem não souber ir buscar o ficheiro ttgo.bif que o Albert Activator e outros activadores necessitam para gerar as chaves para os mapas. Pessoalmente, fui buscar esse ficheiro ao meu cartão original e guardo-o sempre na pasta da raiz de todos os cartões que preparo com mapas mais actuais.
 
Última edição:

zeaugusto2005

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2010
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
Não amigo, esse é o mais recente... e como funciona muito bem, nos tempos próximos não irão surgir upgrades desse navcore, a não ser que outra marca de automóveis resolva fazer o que a Renault/Toyota e Vauxhall fizeram com a Tomtom e surja a necessidade de «adaptar» os equipamentos actuais aos mapas feitos para os novos Tomtom...
Boas pessoal
comprei um SD de 2gb,formatei no win7, coloquei no GPS do megane de 2009 para ele ser preparado, baixei o navcore e instalei, copiei os mapas, western_europe_1GB 855_2931, activei com easy activator, e fiz o patch do ttsystem, tb mudei o nome de ~tsystem para ttsystem antes do patch e agora quando o coloquei no gps do megane, esta sempre a fazer loop, abre mostra o logo da TOMTOM, depois a ampulheta e a barra de carregamento, depois fica preto e passado uns segundos volta a aprecer o ecran inicial da TOMTOM, agradeço a vossa ajuda pois já não sei que fazer.
Cumprimentos a todos
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Boas pessoal
comprei um SD de 2gb,formatei no win7, coloquei no GPS do megane de 2009 para ele ser preparado, baixei o navcore e instalei, copiei os mapas, western_europe_1GB 855_2931, activei com easy activator, e fiz o patch do ttsystem, tb mudei o nome de ~tsystem para ttsystem antes do patch e agora quando o coloquei no gps do megane, esta sempre a fazer loop, abre mostra o logo da TOMTOM, depois a ampulheta e a barra de carregamento, depois fica preto e passado uns segundos volta a aprecer o ecran inicial da TOMTOM, agradeço a vossa ajuda pois já não sei que fazer.
Cumprimentos a todos

Respondi-te por Private Message mais não posso fazer.
Recordo que a activação necessita do Device Id, um código único de duas séries de cinco dígitos necessário para preparar especificamente os mapas para esse GPS (daí eles não funcionarem em outros GPS's).
Dá-me a ideia que não introduziste esse código no Activator quando activaste os mapas/navcore...
Lê a PM que te mandei, depois resolvemos isso.

:espi28: Cumps.
 

nsa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 31, 2010
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
problemas com actualização

Olá pessoal, antes de mais parabens por todas as informações que desponibilizam nao so neste como em todos os topicos...

tenho uma laguna de 2010 com GPS tomtom

queria fazer a actualização do meu GPS.

antes de mais qual o melhor mapa? Onde posso baixar, na actualização diz 870.3413 penso eu...

ja tentei com as instruções de um user aqui neste topico mas acontece que nao passa de um loop sem nada.

tb tenho ja o ID que tirei..

alguem me pode ajudar.

muito obrigado
 

galindro78

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 4, 2011
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Podias-me ajudar a ver o tutorial? Registei-me agora e não consigo aceder!!
Obrigado
 

stealth_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Bom ano a todos!

Também gostaria de saber como arranjar os mapas mais actualizados e como coloca-los a funcar em um megane de 2009. Poderiam arranjar links e tutorial?

Tks a todos!
 

erpituga

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Olá, antes de mais parabéns pelo tutorial simples e directo relativamente ao assunto :)
Alugaram-me uma carrinha megane de 2011 mas não traz cartão nenhum, ou seja, eu nem sequer tenho o cartão original para fazer backup. Tentei pesquisar pela net e não encontrei backups de cartões originais, alguém tem uma dica ou um link para um backup ?

Desde já obrigado e continuem o bom trabalho :)
 

josorio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 29, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

Solicito p.f ajuda, segui todos os passos e tenho quase tudo a funcionar ok, o problema é quando tento instalar as vozes, no tomtom home 2 a opção de actualização do navcore está predefinida, não me deixa avançar sem actualizar o navcore para uma mais recente, se o fizer já não funciona no carro, alguém sabe como contornar isto, queria colocar as vozes portuguesas e não consigo
 

mimiwild

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mar 18, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
boas a todos estou por aqui a pouco tempo tenho investigado mas nao encontro forma de saber o id divice de uma megane de 2010 ja li que ha um tuturial mas nao o encontro
alguem da uma ajuda a localizar o toturial
obrigado
mais tade podera haver mais duvidas mas para ja é tudo
 
Topo