- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,051
- Gostos Recebidos
- 1,134

Um carro autónomo da empresa Waymo foi apanhado a fazer uma inversão de marcha ilegal num semáforo, em frente a agentes do Departamento de Polícia de San Bruno, no estado norte-americano da Califórnia. Contudo, como o veículo não estava a ser conduzido por um motorista humano, as autoridades não puderam multá-lo.
Tudo aconteceu no âmbito de uma operação contra a condução sob influência de álcool, tendo os polícias em patrulha sido surpreendidos por um “um veículo autónomo que fez uma inversão de marcha ilegal à sua frente, num semáforo”.
“Isso mesmo... sem motorista, sem mãos, sem ideia. Os agentes pararam o veículo e contactaram a empresa para informá-la sobre a ‘falha’. Como não havia motorista humano, não foi possível passar uma multa ([não temos] uma caixa para ‘robô’)”, brincou o Departamento de Polícia de San Bruno, numa publicação divulgada no sábado, na rede social Facebook.
As autoridades apontaram ainda esperar que “a reprogramação impeça que [o veículo] faça mais manobras ilegais”.
“Foi a primeira vez para ambos os agentes… Para aqueles que acreditam que estamos a ser indulgentes, há uma legislação em andamento que permitirá aos polícias emitir multas à empresa”, complementaram.
A Waymo, por seu turno, assegurou que o sistema de condução autónoma da empresa, o Waymo Driver, “foi concebido para respeitar as regras de trânsito”. “Estamos a analisar esta situação e estamos empenhados em melhorar a segurança rodoviária através da nossa aprendizagem e experiência contínuas”, lê-se num comunicado enviado ao The Guardian.
O mesmo meio recordou que, no ano passado, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, introduziu uma lei que permite às autoridades emitir uma “notificação de não conformidade” se um carro sem condutor infringir as leis de trânsito. A legislação, que exige que as empresas criem uma linha telefónica de emergência, entrará em vigor em julho do próximo ano.
IN:NM