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Casos Importantes de Ovnis em Portugal

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É bastante curto o número de avistamentos de ovnis conhecidos em Portugal.

O caso mais famoso deu-se em Fátima, em 1917, quando um grupo de crianças avistou uma luz brilhante a pairar sobre uma oliveira. Este avistamento não foi suficientemente investigado e não pode ser confirmado.

São no entanto diversos os casos relatados, destes casos destacam-se os mais bem documentados.
 
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Avistamento na Fronteira Portuguesa, Setembro de 1957

Portugal teve o seu momento de estreia no panorama ovni a 4 de Setembro de 1957, durante uma missão de rotina de 4 caças da sua Força Aérea. Liderados pelo Capitão José Lemos Ferreira, seguido pelos outros pilotos, os Sargentos Alberto Gomes Covas, Salvador Alberto Oliveira e Manuel Neves Marcelino. Tratava-se de uma missão de rotina para prática de voo nocturno a 25.000 pés entre a Base Aérea de Ota, a cidade espanhola de Granada, a cidade portuguesa de Portalegre e por último, a cidade portuguesa de Coruche. A noite estava clara e a Lua estava quase cheia. A primeira etapa do voo até Granada foi feita de acordo com o itinerário. A seguir eles viraram a bombordo, para mudar de rumo, em direcção a Portalegre. Seguiam entre o percurso Granada-Portalegre, de noite, quando avistaram uma estranha luz multicolor. Parecia pairar num ponto baixo do horizonte, pulsando e brilhando fortemente. Então, sem qualquer aviso prévio, sofreu uma metamorfose, aumentando 6 vezes o seu tamanho e passando de seguida a um pequeno ponto luminoso amarelo que seguia as aeronaves. A partir daí, a sua cor foi gradualmente passando a vermelho, mas continuando a sua perseguição com manobras admiráveis. Seguir-se-ia, porém, uma ocorrência ainda mais peculiar dali a pouco. Do objecto vermelho, saíram 4 outros, 15 vezes mais pequenos e amarelos, constituindo de imediato uma formação. Para ainda maior espanto dos aviadores, os 5 ovnis executaram várias manobras perigosamente junto dos caças, acabando por subirem indefinidamente. Entretanto, José Lemos Ferreira, esquecendo o objectivo da missão e o equipamento disponível, tentou abrir fogo, para apenas constatar a falta de armamento. Perplexos com a experiência sucedida, dirigiram-se nos seus F-84 Thunderjets de volta à base. Perante pedidos de esclarecimento, surgiu uma afirmação curiosa do líder da missão: "Por favor, não venham com a velha explicação de que estávamos a ser perseguidos pelo planeta Vénus, balões meteorológicos, ou condições atmosférica anormais. O que quer que tenhamos visto lá em cima era real, era controlado por algo inteligente."
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Montejunto, 2 de Novembro 1982

Cerca das 11 horas da manhã dois aviões de treino Chipmunk, da base da Ota, com três tripulantes, acompanharam as complexas evoluções de um pequeno objecto em forma de bola de râguebi, com metro e meio de diâmetro. Era compacto, metálico e desprovido de quaisquer elementos conhecidos de sustentação e propulsão aeronáuticas. O objecto deslocava-se a uma velocidade de 2500 km/h. O engenho acabou por afastar-se na direcção sudoeste, ao cabo de 15 minutos.
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Alfena, Valongo, 10 de Setembro 1990

Mais de três dezenas de residentes naquela freguesia, nos arredores da cidade do Porto, observaram, a partir das 8h 30m, e ao longo de mais de meia hora, um objecto metálico, de forma ligeiramente esférica, achatada no topo e provido de cinco apêndices na vertical. O objecto movia-se ora lentamente ora com acelerações, chegando a descer à altura de um terceiro piso e acabando por subir e desaparecer entre as nuvens, não sem que antes o senhor Manuel Gomes tivesse feito quatro fotografias do artefacto voador. Análises feitas no INETI, em Portugal, e nos Estados Unidos, por Richard F. Haines, consultor da NASA, por Jean Jacques Velasco no Centro Espacial de Toulouse e pelo astrofísico francês Pierre Guérin não permitiram, até hoje, identificar positivamente o referido objecto.
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Foto tirada por Manuel Gomes, fotógrafo amador local.
 
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Avistamento em Guimarães, Dezembro de 1995

Em meados de Dezembro de 1995 várias dezenas de testemunhas da região de Guimarães informaram os meios de comunicação locais do avistamento de fenómenos luminosos, aparentemente estruturados, deslocando-se a baixa altitude. As observações foram feitas a partir de diferentes locais por um variado leque de testemunhas, incluindo agentes da PSP e um oficial da Força Aérea que se deslocava pela auto-estrada Porto-Braga. Este último negou que o objecto luminoso, observado cerca das 8 horas da manhã, ainda em plena obscuridade, fosse uma aeronave convencional.
 
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