• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Catalunha

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
1
A Catalunha (em catalão Catalunya) é uma comunidade autónoma da Espanha,situada a nordeste da península Ibérica. Ocupa um território de cerca de 32.000 km², limitada a norte pela França e por Andorra, a este com o Mar Mediterrâneo, a sul com a Comunidade Valenciana e a oeste com Aragão. A capital da Catalunha é a cidade de Barcelona. A Catalunha é reconhecida como uma nação no seu Estatuto de Autonomia, enquanto que o artigo segundo da Constituição Espanhola se refere a nacionalidade, reconhecendo e garantindo o direito à autonomia da mesma. Na proposta do novo Estatuto de Autonomia, o Parlamento da Catalunha aprovou a definição da Catalunha como nação.

Tal como a Galiza , a Andaluzia e o País Basco espanhol, não é independente, mas tem autonomia nas suas decisões e cessão de competências exclusivas por parte do Estado. Possui também uma cultura diferenciada e reconhecida, e uma língua própria, o catalão. O catalão, de origem latina, está relacionado com o grupo galo-românico (fazendo a transição entre este grupo e o grupo ibero-românico, onde se incluem o castelhano, o português e o galego).

Uma parte da população da Catalunha considera a região uma nação à semelhança da Escócia ou do Quebec.

O primeiro povoamento da região é datada da época do Paleolítico Médio. Os restos mais antigos encontrados corresponde a mandíbula de um Pre-neandertal encontrada em Banyoles, de 25.000 anos de antiguidade.

A colonização na idade antiga deu-se em duas etapas. A primeira etapa deu-se com o início da colonização pelos gregos e cartagineses. A segunda etapa corresponde a romanização da Catalunha iniciado em 218 a.C.. O atual território catalão foi primeiro englobado à província chamada Hispânia Citerior, para formar parte desde o ano de 27 a.C. a Tarraconense, cuja capital foi Tarraco (atual Tarragona). Com a crise do século III que afetou o Império Romano, a Catalunha foi afetada gravemente com destruição e abandono das vilas romanas.

No século V com a invasão dos povos germânicos, os visigodos se instalaram em Tarraconense e em 475 o rei visigodo Eurico formou o Reino de Tolosa. Os visigodos dominaram a região até o século VIII. Em 718, os árabes conquistam a Espanha, algumas batalhas tomaram conta de região principalmente em Tarragona. No último quarto do século VIII veio a reação dos Carolíngios que conseguiram o domínio das atuais cidades de Girona e Barcelona. No final do século IX, Carlos II (ou Carlos, o calvo) nomeou Vifredo o Veloso Conde de Barcelona e Gerunda. Somente no século seguinte houve independência em relação ao poder carolíngio.

No século XI desenvolveu-se uma catalunha feudal. Com o casamento do conde Ramón Berenguer IV (do Condado de Barcelona) com Petronila de Aragão (do Reino de Aragão) formou-se a Coroa de Aragão. A expansão da Coroa de Aragão deu-se início com a conquistas das cidades de Lérida, Tortosa, Reino de Mallorca (nas ilhas baleares), Reino de Valência (que permaneceu com corte própria), Coroa da Sicília, Minorca (nas Ilhas Baleares), Sardenha (ilha italiana). Até as primeiras décadas do século XIV, a coroa teve seu apogeu que começou a mudar com o surgimento de catástrofes naturais, crises demográficas, recessão da economia catalã, o surgimento de tensões sociais e crise sucessora (o Rei Martin I não deixou sucessor nomeado). Em 1443, após a conquista do Reino de Nápoles a crise se agravou. Em 1469, o Rei Fernando II de Aragão casou-se com Isabel I (Rainha de Castela) o que conduziu a uma união dos dois reinos a a formação de uma monarquia espanhola.

Nos séculos XVI e XVII, a Catalunha viveu um período de decadência. A região envolveu-se em um confilto, a Guerra dos Segadores, de 1640 até 1659.

Durante a Guerra de Sucessão Espanhola, a Catalunha apoiou ao lado do pretendente austríaco e em 1714 teve que se render às tropas do pretendente francês. O novo rei, Filipe V de Espanha (conhecido como Filipe de Anjou, era neto do rei francês Luís XIV), incorporou os territórios da antiga Coroa de Aragão sob o nome de Catalunha. A região deixou de ter um estado próprio, perdeu os seus dereitos e foi incorporada definitivamente ao Reino da Espanha.

Ao fim do século XIX nasceu o movimento chamado en catalão Renaixença que foi o início das reivindicações do catalanismo político. Um representante do catalanismo político foi Francesc Cambó.…

No ano 1914 se formou a Mancomunitat. Primeiro organismo administrativo de Catalunha reconhecido pelo Estado Espanhol desde a Guerra de Sucessão Espanhola. Foi dissolvida pela ditadura de Primo de Rivera o ano 1923.

Com a proclamação da II República Espanhola reconheceu-se a Comunidade Autónoma da Catalunha e aprovou-se o seu Estatuto no ano 1934.

Depois da vitória fascista na Guerra Civil (1936-1939), Catalunha perdeu a sua autonomia e sofreu uma importante repressão cultural e linguística por parte do Estado Espanhol.

No ano 1978, com o fim da ditadura, recuperou outra vez a sua Autonomia.

Limita a norte com Andorra e França, ao sul com a Comunidade Valenciana, e a leste com o mar Mediterrâneo.

O território está dividido em três unidades morfoestructuraies gerais:

Pirenéus: ao norte, é uma unidade montanhosa, com o Pic d'Estats, de 3.143 metros de altura, o ponto mais elevado da Catalunha.
Sistema Mediterráneo Catalão: alterna terras baixas ou planas e serras ou cordilheiras. Sistema que se estende em todo litoral. As principais montanhas costeiras são: Montnegre, Tibidabo, Montserrat e Montseny.
Depressão Central Catalã: derivam da erosão do rio Ebro e seus afluentes.

Clima mediterrânico com altas temperaturas no verão e invernos úmidos. As zonas montanhosas próximas ao Pirineus apresentam inverno com temperaturas abaixo de zero e neve abundante e verões menos quentes que no resto da região.

De acordo com dados estatísticos oficiais, a população da Catalunha em final de 2006, era de 7.134.697 habitantes, constituindo 15,8% do total da população da Espanha. Cerca de 16 % da população é constituída por pessoas de fora da Catalunha.

Os principais setores da economia da Catalunha são o turismo, a indústria (de transformação, textil, química, de construções navais) e os serviços. Os principais produtos agrícolas são: batata, oliva, vinhos, cereais e milho.

A Catalunha é o primeiro destino turístico da Espanha. Os principais destinos na Catalunha são: Barcelona (que ganhou grande projeção internacional após sediar os Jogos Olímpicos de 1992), as praias da Costa Brava e Costa Dourada, estações de esquí e ainda turismo histórico (em Tarragona pela presança de monumentos romanos), turismo cultural (Figueras pelo Teatro-Museu Dalí, Barcelona pelo Museu Pablo Picasso, Fundação Juan Miró e Antoni Tápies, além do conjunto de obras do arquiteto Antoní Gaudi).

Fonte:wikipédia
 
Topo