• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

CdM: Steven Isserlis e a ONP homenageiam Guilhermina Suggia

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
CdM: Steven Isserlis e a ONP homenageiam Guilhermina Suggia

O violoncelista Steven Isserlis, acompanhado pela Orquestra Nacional do Porto, apresenta domingo, na Casa da Música (CdM), no Porto, o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Edward Elgar.

O concerto é uma homenagem a Guilhermina Suggia, a violoncelista que deu nome ao grande auditório da Casa da Música.

Nascida a 27 de Junho de 1885, no Porto, Guilhermina Suggia revelou, desde muito cedo, um grande talento para a música e foi o seu próprio pai, Augusto Suggia, quem lhe leccionou as primeiras aulas de violoncelo.

Suggia assumiu-se como a primeira portuguesa a fazer uma carreira profissional como violoncelista, tendo vivido momentos de apoteose nos grandes palcos europeus.

A 22 de Junho de 1933, Guilhermina Suggia interpretou, pela primeira vez, ao vivo, o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Elgar.

Foi também a 22 de Junho, mas quinze anos mais tarde, que a violoncelista apresentou o seu último concerto na cidade do Porto.

Neste dia 22 de Junho, em que se comemoram, respectivamente, os 75 e 60 anos da interpretação do concerto de Elgar por Guilhermina Suggia e da última actuação da intérprete na cidade do Porto, Isserlis e a ONP assinalam a data com a interpretação de uma das obras predilectas desta brilhante violoncelista.

O britânico Steven Isserlis, já distinguido duas vezes com o Prémio Suggia, é um violoncelista com uma paixão pela música que o coloca à vontade tanto em música de câmara como em recital e em concertos com algumas das orquestras e dos maestros de maior prestígio mundial.

Isserlis manifesta um forte interesse pela interpretação histórica, tocando com muitas das mais destacadas orquestras de instrumentos de época.

Com uma vasta discografia e uma preenchida carreira concertista, Steven Isserlis é uma referência na interpretação do Concerto de Elgar que gravou para a Virgin Classics.

Na direcção musical do concerto está Joseph Swensen, actual maestro titular da Malmö Opera och Musiktheater e maestro emérito da Orquestra de Câmara da Escócia.

Antes de optar pela carreira de maestro, Swensen teve uma carreira como violinista muito bem sucedida.

Nova-iorquino descendente de noruegueses e japoneses, Joseph Swensen reside actualmente em Copenhaga e continua a efectuar concertos como solista, numa extensão natural do seu trabalho como maestro.

Este concerto será comentado por Fátima Pombo que, em diálogo com Steven Isserlis, dá a conhecer aspectos específicos da obra e vida do compositor, assim como de Guilhermina Suggia.







lusa10.png
 
Topo