• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Centrale Montemartini - o antigo e o novo

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Centrale Montemartini - o antigo e o novo

071002_blog.uncovering.org_centrale-montemartini_1.jpg


Inaugurada em 1912, foi a primeira central termoeléctrica de Roma e forneceu energia à cidade eterna durante mais de meio século, até ser desactivada. Nos anos 80' todo o complexo foi remodelado e adaptado a novas funções. As turbinas, geradores e demais equipamentos continuaram no seu lugar, devidamente restaurados; ainda libertam para o ar o seu característico odor a óleo.

Recentemente, porém, receberam uma nova e inusitada companhia. Dezenas de estátuas clássicas de mármore branco polido perfilam-se como fantasmas defronte da escura maquinaria novecentista, dando forma a um contraste surpreendente e belo: o antigo e o novo no Museu da Centrale Montemartini.

071002_blog.uncovering.org_centrale-montemartini_2.jpg


071002_blog.uncovering.org_centrale-montemartini_3.jpg


071002_blog.uncovering.org_centrale-montemartini_4.jpg


Tudo começou quando os Museus Capitolinos fecharam para obras de renovação, em 1997, e os seus administradores acharam por bem expor temporariamente uma parte da colecção na Centrale Montemartini - mais de 400 estátuas romanas do período republicano e imperial, algumas das quais nunca antes vindas a público. Porém, o sucesso foi tão grande que a exposição se tornou permanente e a a velha central foi definitivamente promovida a museu.

Grande parte desse sucesso se deve certamente à justaposição dramática entre duas realidades separadas por milhares de anos. E, no entanto, se bem que seja forte e improvável o contraste visual, talvez haja entre elas algum traço de união, ainda que subtil. Para os antigos romanos, as estátuas personificavam as suas divindades - Juno, Apolo, Vénus, Júpiter. Para nós, seus descendentes, não representarão estas máquinas os nossos novos deuses?


071002_blog.uncovering.org_centrale-montemartini_5.jpg


071002_blog.uncovering.org_centrale-montemartini_6.jpg


071002_blog.uncovering.org_centrale-montemartini_7.jpg
071002_blog.uncovering.org_centrale-montemartini_8.jpg


071002_blog.uncovering.org_centrale-montemartini_9.jpg
071002_blog.uncovering.org_centrale-montemartini_10.jpg


071002_blog.uncovering.org_centrale-montemartini_11.jpg


Retirado de: obvious
 
Topo