Portal Chamar Táxi

Chefe da junta militar designado PM da Tailândia

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng3522692.JPG


O chefe da junta da Tailândia, general Prayuth Chan-ocha, foi hoje designado primeiro-ministro interino por uma assembleia não-eleita dominada por militares.

O chefe da junta da Tailândia, o general Prayuth Chan-ocha, foi hoje designado primeiro-ministro interino por uma assembleia não-eleita dominada por militares.
Prayuth Chan-ocha, que liderou o golpe de Estado de 22 de maio e único candidato ao cargo, recebeu 191 votos a favor contra apenas três abstenções, num universo de 197. Os restantes três membros da assembleia nacional não estavam presentes.



A nomeação de Prayuth Chan-ocha tem de ser ratificada pelo rei Bhumibol Adulyadej, embora a aprovação real seja vista como uma formalidade.
"O general Prayuth foi eleito primeiro-ministro", congratulou-se Pornpetch Wichitcholchai, presidente da assembleia, cujos membros foram nomeados pelos militares.
Em junho, a junta militar no poder na Tailândia anunciou que pretendia formar um governo interino até setembro para supervisionar as reformas políticas a serem seguidas por eleições, descartando, porém, a sua realização antes de outubro de 2015, não obstante os apelos da União Europeia e dos Estados Unidos para a retomada da democracia no país.
Prayuth Chan-ocha, que se deverá aposentar como chefe do exército no próximo mês, é visto como um feroz opositor do antigo primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, cujo derrube num anterior golpe de Estado (2006) desencadeou a longa crise política que se vive na Tailândia.


dn
 
Topo