kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
Xiao Yuan trabalhou na Academia de Belas Artes de Guangzhou entre 2004 e 2006, mas só foi apanhado no ano passado.
Xiao Yuan, um curador chinês de 57 anos, confessou ter roubado 143 quadros de grandes artistas, maioritariamente também chineses, durante um período de dois anos, tendo substituído os mesmos por réplicas suas.
O homem revelou esta semana a um tribunal de Guangzhou, no sul da China, que tinha substituído as obras enquanto supervisionava uma galeria dentro da biblioteca da Academia de Belas Artes, entre 2004 e 2006. A arte em causa incluía paisagens e caligrafias de alguns dos artistas mais conceituados da China, um deles um trabalho de Bada Shanren, Rochas e Pássaros, que tem um valor estimado de seis milhões de euros.
E se para pintar Xiao Yuan aparentemente teria jeito, dado que conseguiu enganar quase todos com as suas réplicas, para negociar é que nem tanto. Das 143 obras que conseguiu roubar o máximo que ganhou foram 'apenas' quatro milhões de euros, dinheiro esse que voltou a usar para comprar peças de arte e também algumas propriedades.
Curiosamente, na mesma sessão de tribunal, Xiao Yuan revelou que o que ele acabou por fazer durante os dois anos que ali trabalhou era bastante comum. "Percebi algumas vezes que alguém também acabou por substituir algumas das minhas obras por novas réplicas. Percebia claramente que esses trabalhos eram mesmo maus e não eram os meus", salientou o chinês.
Xiao Yan acabou por ser apanhado em maio de 2014, isto quando um estudante notou durante um leilão em Hong Kong que um quadro com o selo da sua Academia e Belas Artes estava prestes a ser vendido. O curador está agora à espera da sentença.
dn
