• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

China aposta no "desenvolvimento económico" para combater o terrorismo

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
[h=2]O ministro do Comércio da China, Gao Hucheng, apontou hoje o desenvolvimento económico e o comércio como a "solução mais efetiva e permanente" na luta contra o terrorismo e a pirataria, rejeitando a eficácia das intervenções militares.
[/h]
naom_5665b4f6b0f23.jpg


Hucheng recordou que o "mundo enfrenta uma difícil recuperação económica e que os conflitos constantes são o resultado crescente da disparidade entre ricos e pobres", uma ameaça que, crê, "não se pode resolver com bombas".



O responsável chinês lembrou que este objetivo só pode ser alcançado se o sistema de comércio multilateral atual conseguir liberalizar os mercados, o que impulsionará o desenvolvimento dos países mais desfavorecidos.
"O maior obstáculo que enfrentamos é o protecionismo comercial e a proliferação de acordos comerciais regionais", advertiu Hucheng. Trata-se de um "estreitar dos horizontes que só fará mal à economia global", afirmou.
"Os acordos regionais poderão fomentar o comércio, mas a sua proliferação causará uma fragmentação normativa e um aumento dos custos, o que contraria os princípios fundamentais", acrescentou.
À semelhança dos restantes países em desenvolvimento, a China defende a vigência da Ronda de Doha como instrumento para melhorar o sistema de comércio multilateral.
"A Ronda de Doha é uma oportunidade para resolver os problemas de desenvolvimento e uma tarefa comum da humanidade. O desenvolvimento é a chave para enfrentar os maiores desafios que temos hoje pela frente", disse Hucheng.
O responsável chinês falava durante um plenário da Organização Mundial do Comércio, que se realiza em Nairobi, no Quénia.
nm
 
Topo