Portal Chamar Táxi

Chuva de areia!!!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
11
Meus amigos, presenciei um fenómeno raro: no dia 8 de agosto de 2010, no domingo, saí de casa em direcção ao meu carro. qual o meu espanto ao ver o meu carrinho coberto de pó. pensei que alguém tivesse a limpar alguma coisa e sujara o meu carro de pó. mas ao olhar em redor, notei que os outros carros também estavam nessas condições. soube mais tarde, que o jornal "Correio da Manhã" noticiava que os carros cobertos de pó e também a roupa estendida que ficou suja, são resultados de um fenómeno natural que transporta a areia do deserto do Saara, no Norte de África. tive conhecimento que essa chuva de areia do deserto do Norte de África, caiu nas regiões do sul de Portugal, em especial, nas zonas de Lisboa, Margem Sul e Algarve. o meteorologista Pedro Vieira explicou que, o fenómeno natural, resultante da deslocação do vento de Leste, ocorre com alguma regularidade nos meses de verão. por chover num domingo, dia em que os níveis de poluição não são tão elevados, as poeiras libertadas não provocam danos na saúde. assim, os resultados mais visíveis são a sujidade nos automóveis e nas roupas nos estendais. segundo Pedro Vieira, o fenómeno da chuva de areia resulta de dois factores:
- 1º) Ocorre com vento proveniente de Leste, que transporta poeira do interior da Península Ibérica e do Norte de África, bem como os fumos resultantes dos incêndios que ocorrem nesta época do ano. em sentido inverso, quando o vento se desloca de Oeste, as núvens são formadas sobre o Atlântico, sem que haja acumulação de poeiras e com a ocorrência de chuva límpida.
- 2º) O que motiva a chuva suja são as altas temperaturas, que promovem fraca ocorrência de precipitação, levando a que haja uma maior concentração de areias e poeiras.
Pedro Vieira salienta também que o fenómeno da chuva de areia não é raro, o que acontece é que as pessoas não estão habituadas a ver este fenómeno natural. segundo Francisco Ferreira, coordenador da área de qualidade do ar do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, o pó no ar mistura-se com a chuva, torna-se perigosos se for aliado à poluição, resultante da libertação de gases de escape dos carros, o que pode agravar os problemas respiratórios dos doentes.

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Gostos Recebidos
1
A barragem de Alqueva hoje está coberta por uma nuvem de poeira que nem se ve, incrivel isto.