Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Jasper Philipsen é o primeiro líder da 80.ª edição da Vuelta
O ciclista belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) repetiu este sábado na Volta a Espanha o que já tinha feito no Tour e venceu a primeira etapa, subindo ao pódio em Novara, em Itália, como o primeiro líder da 80.ª edição.
"É um momento especial, porque traz a camisola vermelha. Os companheiro colocaram-me perfeitamente, ganhei vantagem e consegui ganhar. Já estreei a camisola amarela no Tour, vou recordar sempre esta vitória", assumiu o belga, que acabou por desistir logo à terceira etapa da 'Grand Boucle', após uma queda.
No final de uma primeira etapa corrida a quase 45 km/h, Philipsen aproveitou as bonificações para liderar com quatro segundos de avanço sobre Vernon e sobre o neerlandês Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step).
Após a partida dada junto ao monumento evocativo do campeão italiano Fausto Coppi, em Turim, os primeiros fugitivos desta edição da Vuelta lançaram-se ao ataque, por intermédio de um sexteto -- os espanhóis Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA) e Hugo de la Calle (Burgos Berpellet BH), Pepijn Reinderink, o cazaque Nicolas Vinokourov (Astana), o neerlandês Koen Bouwman (Jayco-AlUla) e o italiano Alessandro Verre (Arkéa-B&B Hotels).
Verre passou na frente da primeira de 46 contagens de montanha da Vuelta, que cumpre 90 anos, e Reinderink venceu o sprint intermédio, o que lhe permitiu ser terceiro da geral, mas o último resistente foi Hugo de la Calle, que acabou por ser apanhado a 38 quilómetros do final.
A Alpecin-Deceuninck, de Philipsen, e a Lidl-Trek, do dinamarquês Mads Pedersen, não permitiram mais nenhuma tentativa de fuga e levaram a corrida até à meta, com a equipa do agora camisola vermelha a ser a que melhor se adaptou ao 'caos' nos 10 quilómetros finais, com várias rotundas e curvas, levando o seu sprinter à vitória.
Acabou por ser uma etapa tranquila para os principais favoritos, como o português João Almeida (UAE Emirates), que chegou na 71.ª posição, com o mesmo tempo, tal como o seu companheiro de equipa Ivo Oliveira, que foi 31.º.
Philipsen vai vestir a camisola vermelha à partida para a segunda etapa, mas dificilmente a vai conseguir manter no final dos 159,5 quilómetros entre Alba e Limone Piemonte, ainda Itália, uma vez que a meta coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria.
Vingegaard vence segunda etapa da Vuelta e é o novo líder da geral: João Almeida foi 5.º
O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a bike) subiu hoje à liderança da Volta a Espanha, depois de vencer a segunda etapa, a primeira chegada em alto da 80.ª edição.
Com a meta a coincidir com uma contagem de segunda categoria, depois de 159,5 quilómetros entre Alba e Limone Piemonte, em Itália, o segundo classificado da Volta a França venceu em 3:47.14 horas, o mesmo tempo do italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek) e do francês David Gaudu (Groupama-FDJ), com o português João Almeida (UAE Emirates) a ser quinto, a dois segundos.
Na geral, Vingegaard tem quatro segundos de avanço sobre Ciccone e seis sobre Gaudu, com Almeida a subir ao 11.º lugar, a 12 segundos.
Na segunda-feira, ainda em Itália, os ciclistas da 80.ª edição da Volta a Espanha percorrem 134,6 quilómetros, entre San Maurizio Canavese e Ceres, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de quarta categoria.
David Gaudu vence 3.ª etapa da Vuelta e Jonas Vingegaard segue líder
O ciclista francês David Gaudu (Groupama-FDJ) ultrapassou o dinamarquês Mads Pedersen na última curva antes da meta da terceira etapa da Volta a Espanha, aproveitando o trabalho da Lidl-Trek para 'roubar' o triunfo.
Gaudu, de 28 anos, cumpriu os 134,6 quilómetros entre San Maurizio Canavese e Ceres, em Itália, em 2:59.24 horas, batendo sobre a meta o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek), segundo, e Vingegaard, que foi terceiro e reteve, por pouco, a camisola vermelha.
Nas contas da geral, o campeão da Volta a França em 2022 e 2023 segue em primeiro, agora com o mesmo tempo de Gaudu, que é segundo, relegando para terceiro o italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek), a oito segundos. O português João Almeida (UAE Emirates) é 11.º, a 16 segundos do líder.
A história do dia foi a do trabalho de início ao fim da Lidl-Trek, a pensar quer em Ciccone quer em Pedersen, o grande favorito para a chegada de hoje, tendo conseguido distanciar vários outros sprinters e causado dificuldades em reentrar no pelotão a outros tantos.
No dia em que a Visma-Lease a Bike denunciou um roubo das suas bicicletas, acabando por resolver apenas de manhã o problema, a perda de Axel Zingle, que abandonou, abria dificuldades acrescidas à liderança de Vingegaard.
Ainda assim, numa chegada a que o grupo principal chegou a alta velocidade, foram as curvas e contracurvas finais a colocar todos no seu lugar, com uma equipa ausente de forma notória, a UAE Emirates de João Almeida e Juan Ayuso.
Com os dois discretos na chegada em Ceres, o domínio de Gaudu destas viragens apertadas permitiu-lhe ganhar terreno aos rivais e, na última curva, como numa corrida de Fórmula 1 ou MotoGP, ultrapassar Pedersen.
O gaulês levou as mãos à cabeça e parecia não querer acreditar no triunfo, o primeiro em grandes Voltas nos últimos cinco anos, admitindo a "surpresa" depois da chegada.
"De manhã, estava no autocarro a pensar que esta chegada seria mais para o Pedersen, mas o Stefan Küng disse-me que eu podia ganhar. (...) A equipa fez um trabalho muito bom, manteve-nos bem posicionados todo o dia. Estou muito feliz, muito orgulhoso, de vencer, por mim e pela equipa", explicou.
O vencedor do dia admitiu ainda que este é "o melhor arranque possível da Vuelta" e que, naquela última curva, se 'desconectou' "totalmente para passar todos os limites" do corpo até à meta.
O terceiro lugar de Vingegaard, atrás de um desiludido Mads Pedersen, permitiu-lhe manter a 'roja' de líder, mas agora empatado com Gaudu, confirmando as boas pernas na 'ressaca' do segundo lugar na Volta a França.
Quanto aos portugueses, João Almeida foi 28.º na tirada e acabou por subir um posto, para 11.º, nas contas da geral, em que Ivo Oliveira, também da UAE Emirates, é 138.º, após hoje ser 95.º.
Na terça-feira, a quarta etapa continua fora de Espanha, partindo da cidade italiana de Susa para acabar em França, em Voiron, ao cabo de 206,7 quilómetros.
Ben Turner vence 4.ª etapa da Vuelta e David Gaudu é o novo líder
O ciclista francês David Gaudu (Groupama-FDJ) subiu esta terça-feira à liderança da Volta a Espanha, depois da quarta etapa ganha ao sprint pelo britânico Ben Turner (INEOS) em Voiron, em França.
No final dos 206,7 quilómetros entre Susa, em Itália, e Voiron, em França, Ben Turner impôs-se em 4:50.14 horas, à frente dos belgas Jasper Philipsen e Edward Planckaert (Alpecin-Deceuninck), segundo e terceiro, respetivamente.
Na geral, Gaudu roubou a camisola vermelha ao dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), que cai para segundo com o mesmo tempo, enquanto o italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek) é terceiro, a oito segundos. O português João Almeida (UAE Emirates) é 11.º, a 16 segundos do líder.
Na quarta-feira, a Vuelta entra finalmente em Espanha, com um contrarrelógio coletivo de 24,1 quilómetros, com partida e chegada a Figueres, na Catalunha.