Portal Chamar Táxi

Ciclismo - Volta a Espanha 2025

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
78,021
Gostos Recebidos
3,618

Jasper Philipsen é o primeiro líder da 80.ª edição da Vuelta​


Jasper Philipsen

O ciclista belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) repetiu este sábado na Volta a Espanha o que já tinha feito no Tour e venceu a primeira etapa, subindo ao pódio em Novara, em Itália, como o primeiro líder da 80.ª edição.

"É um momento especial, porque traz a camisola vermelha. Os companheiro colocaram-me perfeitamente, ganhei vantagem e consegui ganhar. Já estreei a camisola amarela no Tour, vou recordar sempre esta vitória", assumiu o belga, que acabou por desistir logo à terceira etapa da 'Grand Boucle', após uma queda.

No final de uma primeira etapa corrida a quase 45 km/h, Philipsen aproveitou as bonificações para liderar com quatro segundos de avanço sobre Vernon e sobre o neerlandês Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step).

Após a partida dada junto ao monumento evocativo do campeão italiano Fausto Coppi, em Turim, os primeiros fugitivos desta edição da Vuelta lançaram-se ao ataque, por intermédio de um sexteto -- os espanhóis Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA) e Hugo de la Calle (Burgos Berpellet BH), Pepijn Reinderink, o cazaque Nicolas Vinokourov (Astana), o neerlandês Koen Bouwman (Jayco-AlUla) e o italiano Alessandro Verre (Arkéa-B&B Hotels).

Verre passou na frente da primeira de 46 contagens de montanha da Vuelta, que cumpre 90 anos, e Reinderink venceu o sprint intermédio, o que lhe permitiu ser terceiro da geral, mas o último resistente foi Hugo de la Calle, que acabou por ser apanhado a 38 quilómetros do final.

A Alpecin-Deceuninck, de Philipsen, e a Lidl-Trek, do dinamarquês Mads Pedersen, não permitiram mais nenhuma tentativa de fuga e levaram a corrida até à meta, com a equipa do agora camisola vermelha a ser a que melhor se adaptou ao 'caos' nos 10 quilómetros finais, com várias rotundas e curvas, levando o seu sprinter à vitória.
Acabou por ser uma etapa tranquila para os principais favoritos, como o português João Almeida (UAE Emirates), que chegou na 71.ª posição, com o mesmo tempo, tal como o seu companheiro de equipa Ivo Oliveira, que foi 31.º.

Philipsen vai vestir a camisola vermelha à partida para a segunda etapa, mas dificilmente a vai conseguir manter no final dos 159,5 quilómetros entre Alba e Limone Piemonte, ainda Itália, uma vez que a meta coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
78,021
Gostos Recebidos
3,618

Vingegaard vence segunda etapa da Vuelta e é o novo líder da geral: João Almeida foi 5.º​


Vingegaard lidera Volta a Espanha

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a bike) subiu hoje à liderança da Volta a Espanha, depois de vencer a segunda etapa, a primeira chegada em alto da 80.ª edição.

Com a meta a coincidir com uma contagem de segunda categoria, depois de 159,5 quilómetros entre Alba e Limone Piemonte, em Itália, o segundo classificado da Volta a França venceu em 3:47.14 horas, o mesmo tempo do italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek) e do francês David Gaudu (Groupama-FDJ), com o português João Almeida (UAE Emirates) a ser quinto, a dois segundos.

Na geral, Vingegaard tem quatro segundos de avanço sobre Ciccone e seis sobre Gaudu, com Almeida a subir ao 11.º lugar, a 12 segundos.
Na segunda-feira, ainda em Itália, os ciclistas da 80.ª edição da Volta a Espanha percorrem 134,6 quilómetros, entre San Maurizio Canavese e Ceres, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de quarta categoria.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
78,021
Gostos Recebidos
3,618

David Gaudu vence 3.ª etapa da Vuelta e Jonas Vingegaard segue líder


David Gaudu vence 3.ª etapa da Vuelta 2025

O ciclista francês David Gaudu (Groupama-FDJ) ultrapassou o dinamarquês Mads Pedersen na última curva antes da meta da terceira etapa da Volta a Espanha, aproveitando o trabalho da Lidl-Trek para 'roubar' o triunfo.

Gaudu, de 28 anos, cumpriu os 134,6 quilómetros entre San Maurizio Canavese e Ceres, em Itália, em 2:59.24 horas, batendo sobre a meta o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek), segundo, e Vingegaard, que foi terceiro e reteve, por pouco, a camisola vermelha.

Nas contas da geral, o campeão da Volta a França em 2022 e 2023 segue em primeiro, agora com o mesmo tempo de Gaudu, que é segundo, relegando para terceiro o italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek), a oito segundos. O português João Almeida (UAE Emirates) é 11.º, a 16 segundos do líder.

A história do dia foi a do trabalho de início ao fim da Lidl-Trek, a pensar quer em Ciccone quer em Pedersen, o grande favorito para a chegada de hoje, tendo conseguido distanciar vários outros sprinters e causado dificuldades em reentrar no pelotão a outros tantos.
No dia em que a Visma-Lease a Bike denunciou um roubo das suas bicicletas, acabando por resolver apenas de manhã o problema, a perda de Axel Zingle, que abandonou, abria dificuldades acrescidas à liderança de Vingegaard.
Ainda assim, numa chegada a que o grupo principal chegou a alta velocidade, foram as curvas e contracurvas finais a colocar todos no seu lugar, com uma equipa ausente de forma notória, a UAE Emirates de João Almeida e Juan Ayuso.
Com os dois discretos na chegada em Ceres, o domínio de Gaudu destas viragens apertadas permitiu-lhe ganhar terreno aos rivais e, na última curva, como numa corrida de Fórmula 1 ou MotoGP, ultrapassar Pedersen.

O gaulês levou as mãos à cabeça e parecia não querer acreditar no triunfo, o primeiro em grandes Voltas nos últimos cinco anos, admitindo a "surpresa" depois da chegada.
"De manhã, estava no autocarro a pensar que esta chegada seria mais para o Pedersen, mas o Stefan Küng disse-me que eu podia ganhar. (...) A equipa fez um trabalho muito bom, manteve-nos bem posicionados todo o dia. Estou muito feliz, muito orgulhoso, de vencer, por mim e pela equipa", explicou.
O vencedor do dia admitiu ainda que este é "o melhor arranque possível da Vuelta" e que, naquela última curva, se 'desconectou' "totalmente para passar todos os limites" do corpo até à meta.

O terceiro lugar de Vingegaard, atrás de um desiludido Mads Pedersen, permitiu-lhe manter a 'roja' de líder, mas agora empatado com Gaudu, confirmando as boas pernas na 'ressaca' do segundo lugar na Volta a França.

Quanto aos portugueses, João Almeida foi 28.º na tirada e acabou por subir um posto, para 11.º, nas contas da geral, em que Ivo Oliveira, também da UAE Emirates, é 138.º, após hoje ser 95.º.

Na terça-feira, a quarta etapa continua fora de Espanha, partindo da cidade italiana de Susa para acabar em França, em Voiron, ao cabo de 206,7 quilómetros.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
78,021
Gostos Recebidos
3,618

Ben Turner vence 4.ª etapa da Vuelta e David Gaudu é o novo líder​


Ben Turner vence etapa da Vuelta em Voiron, Gaudu assume a liderança

O ciclista francês David Gaudu (Groupama-FDJ) subiu esta terça-feira à liderança da Volta a Espanha, depois da quarta etapa ganha ao sprint pelo britânico Ben Turner (INEOS) em Voiron, em França.

No final dos 206,7 quilómetros entre Susa, em Itália, e Voiron, em França, Ben Turner impôs-se em 4:50.14 horas, à frente dos belgas Jasper Philipsen e Edward Planckaert (Alpecin-Deceuninck), segundo e terceiro, respetivamente.

Na geral, Gaudu roubou a camisola vermelha ao dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), que cai para segundo com o mesmo tempo, enquanto o italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek) é terceiro, a oito segundos. O português João Almeida (UAE Emirates) é 11.º, a 16 segundos do líder.

Na quarta-feira, a Vuelta entra finalmente em Espanha, com um contrarrelógio coletivo de 24,1 quilómetros, com partida e chegada a Figueres, na Catalunha.

Record
 
Topo