• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cientistas descobrem buraco negro «bebé»

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Objecto celeste tem 30 anos de existência

Cientistas da NASA descobriram o buraco negro mais “jovem” conhecido até hoje. Com apenas 30 anos, foi encontrado a 50 milhões de anos-luz da Terra, na galáxia M100, através do telescópio espacial Chandra.

Esta é considerada uma oportunidade única para compreender o processo pelo qual as estrelas gigantes explodem, dando lugar a um buraco negro. A supernova que originou este buraco negro foi observada pela primeira vez pelo astrónomo amador Gus Johnson de Swanton, em 1979, e resultou da morte de uma estrela com uma massa 20 vezes superior à do Sol.

"Nunca antes tínhamos conhecido o dia de nascimento exacto de um buraco negro e agora podemos vê-lo crescer e tornar-se numa criança e depois num adolescente", referiu Kimberly Weaver, astrofísico da NASA.

Este objecto celeste desperta a atenção dos investigadores desde 1995 e, embora as informações recolhidas levem a crer que se trata de um buraco negro, não está descartada outra possibilidade.

O telescópio de raios-X do Chandra é o mais potente alguma vez posto em órbita, tendo capacidade para detectar objectos 20 vezes menos intensos do que conseguia a tecnologia anterior. A sua capacidade de resolução equivale à tarefa de ler letras de um centímetro a 800 metros de distância.



ciênciahoje
___________
 
Topo