• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cientistas descobriram uma nova espécie de ave no Bornéu

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
viewimages.aspx


Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de ave no coração das florestas tropicais do Bornéu, foi ontem anunciado. Agora esperam que o feito consiga ajudar a conservar a natureza naquela ilha.

A pequena ave, cinzenta com riscas brancas, foi avistada a 18 de Junho de 2009 na área protegida do Vale Danum, no estado de Sabah, por um grupo de três investigadores que incluiu o biólogo David Edwards, da Universidade de Leeds, Inglaterra. A espécie ainda não tem nome científico atribuído.

A ave, de uma "beleza subtil", foi observada a alimentar-se das bagas de uma árvore na floresta tropical do Bornéu, contou ao PÚBLICO David Edwards. "Este foi o único local onde esta ave foi avistada. Por isso, conhece-se muito pouco sobre as suas exigências em relação ao habitat", acrescentou.

No entanto, o bíólogo avança que existem, pelo menos, "duas claras ameaças à sua sobrevivência como espécie: abate de árvores no seu habitat, através do desaparecimento das árvores altas das quais depende, e a exploração da floresta para óleo de palma, algo que está a ocorrer a um ritmo alarmante".

As florestas tropicais do Bornéu "são um dos habitats com maior diversidade de espécies em todo o mundo", salientou Edwards, lembrando que "albergam numerosas espécies raras e exóticas". "Esta descoberta volta a mostrar que ainda existem muitas descobertas excitantes para serem feitas nestas florestas".

A má notícia é que, "apesar da sua diversidade esplendorosa, estas são talvez as florestas tropicais mais ameaçadas do planeta e necessitam de protecção urgente", alertou.

A descoberta é públicada hoje na revista "BirdingASIA", do Oriental Bird Club.

Esta segunda-feira foi lançado oficialmente 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. A iniciativa pretende ajudar a proteger animais e plantas de ameaças como a perda dos habitats devido à expansão das zonas urbanas e das estradas, mas também devido às alterações climáticas e introdução de espécies exóticas.
publico
 
Topo