- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,288
- Gostos Recebidos
- 1,168
A forma como treina e alguns hábitos que tem podem estar a arruinar a saúde dos seus joelhos. Não precisa de ser um atleta de alta competição, alguns erros do dia a dia são suficientemente fortes para impactar a sua saúde óssea.
O ortopedista Marcos Cortelazo, numa entrevista ao Boa Forma, revelou os erros mais comuns.
Exagerar na frequência ou na intensidade de práticas desportivas
Se está a começar agora a treinar, não deve pensar que já é um atleta olímpico. O corpo precisa de assimilar gradualmente alguns movimentos novos. Além disso, provavelmente nem os seus ritmos cardíacos estarão preparados para uma mudança tão abrupta. E as lesões físicas também começam assim.
Alguns movimentos podem estar a ser mal executados e não se pode esquecer que as suas pernas estão a suportar tudo. É de extrema importância garantir também um bom amortecimento.
O especialista em ortopedia acrescenta ainda que é fundamental garantir um bom período de descanso, uma vez que "a estrutura óssea e articular não pode receber impacto continuamente e após a prática desportiva, os músculos estão cansados com a acumulação de ácido lático" e, por isso conclui que o desempenho não será tão bom se tentar exercitar-se logo de seguida".
Os perigos de não aquecer
É importante preparar o corpo para começar um determinado exercício ou até mesmo para sair à rua. Até numa ida às compras podemos escorregar e fazer alguma lesão. Ter uma rotina de aquecimento pode evitar esse tipo de problemas.
Além disso, é importante ter em conta que o tempo que demora a aquecer é inferior ao tempo que poderá ter de perder num hospital se a lesão se complicar.
Se treina há pouco tempo precisa de começar a investir, numa fase inicial, em boas técnicas de aquecimento. E a longo prazo deverá mantê-las.
O aquecimento é importante para que ocorra um "aumento de suporte sanguíneo nas estruturas musculares e uma circulação do líquido sinovial, que é responsável por nutrir as cartilagens".
Evitar dedicar um treino exclusivo às pernas
As pernas são a base da maioria das atividades diárias e desportivas. Construir umas pernas saudáveis e garantir músculo nessa parte do corpo reduz a sobrecarga do peso nos joelhos, ao mesmo tempo que pode melhorar o desempenho de alguns movimentos, reduzir lesões e aumentar a resistência. Evitar fazer um treino com um foco exclusivo nas pernas pode retirar todos estes benefícios.
Uso de sapatilhas desadequadas ou danificadas
A parte estética pode ser um fator decisivo, mas não pode nem deve ser a única questão a influenciar a escolha deste material desportivo.
Segundo o especialista, o calçado deve oferecer estabilidade, possuir um tamanho adequado para o pé e deve ser confortável, na medida em que deverá favorecer um melhor desempenho possível aos treinos ou às caminhadas e atividades do dia a dia.
A única forma de assegurar estas condições a longo prazo é ter em consideração o nível de desgaste do material das sapatilhas e perceber quando estas devem ser substituídas, para que não produzam um efeito contrário ao desejado.
Ignorar sinais do corpo
De acordo com este profissional de saúde, o corpo vai avisar sempre quando algo estiver a funcionar mal. O importante é ter consciência corporal, conhecer o próprio corpo e não ignorar sinais de alerta, como cansaço extremo ou dores.
IN:NM
