• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cinco instituições assinam protocolo para a criação de Parque de Ciência e Tecnologia

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Cinco instituições assinam protocolo para a criação de Parque de Ciência e Tecnologia do interior Norte

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto Politécnico de Bragança, as Câmaras Municipais de Vila Real e de Bragança, e a Associação do Parque de Ciência e Tecnologia vão assinar no dia 18 de Abril, pelas 16 horas, no Teatro de Vila Real, um protocolo para a criação de um Parque de Ciência e Tecnologia (PC&T), no Interior Norte.

Segundo o comunicado da UTAD, o novo parque terá uma actividade centrada no desenvolvimento do sector agro-industrial, associado às novas tecnologias nos domínios do ambiente e da paisagem, da biotecnologia, das ciências florestais e veterinárias.


Face à proximidade geográfica da Região Demarcada do Douro, o empreendimento poderá privilegiar o domínio do vinho e da vinha, com uma aposta na biotecnologia e desenvolvimento de tecnologias e processos no âmbito da viticultura, qualidade e marketing.

Os investigadores das instituições proponentes participam em projectos de I&D e de prestação de serviços nas áreas de intervenção equacionadas para o Parque. Por outro lado, os seus antigos alunos que desenvolvem a actividade profissional nas áreas de negócio previstas para o PC&T poderão ser potenciais investidores.

Sinergia entre investigação e indústria

De acordo com os responsáveis, a criação de um Parque de Ciência e Tecnologia vai promover uma "nova centralidade da região", com um maior desenvolvimento económico do Interior Norte e maior capacidade de resposta em termos de produtos, serviços e soluções.

"O futuro Parque irá permitir reunir as condições para que os avanços científicos e tecnológicos sejam transferidos com sucesso para as empresas de vocação comercial e aplicados aos circuitos económicos, traduzindo-se num aumento de competitividade", salienta a UTAD.

A expectativa é que o PC&T possa estimular o desenvolvimento do espírito empreendedor num ambiente favorável à fixação de novos quadros qualificados que se traduza numa nova classe de empresários, além de incentivar as sinergias entre investigação e indústria.
 
Topo