Portal Chamar Táxi

Cirurgião procura voluntários para primeiro transplante de cabeça

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Gostos Recebidos
10

Cirurgião procura voluntários para primeiro transplante de cabeça

Um médico italiano revelou que pretende realizar o primeiro transplante
de cabeça do mundo em dois anos e procura voluntários para o procedimento

c9ec6ddd458fd62f710a75b14c94863ef10536b5.jpg

Pacientes com doenças musculares degenerativas, como Stephen Hawking
poderiam se beneficiar deste procedimento (Reprodução / Metro)

Um médico italiano revelou que acredita ser capaz de realizar um transplante de cabeça dentro dos próximos dois anos e procura voluntários para poder fazer o procedimento.

O Dr. Sergio Canavero diz que a realização do procedimento poderia ajudar pacientes com lesões na medula espinhal, doenças musculares degenerativas ou infectados com câncer a terem um novo corpo, saudável, cedido por alguém que teve morte cerebral. Ao Daily Mail, o profissional acrescentou que todas as técnicas para que isso ocorra já estão sendo utilizadas em todo o mundo e só precisam ser colocadas em prática juntas.

De acordo com o cirurgião, durante a operação a cabeça saudável seria fixada no corpo saudável, fundindo as medulas espinhais com uma cola. Uma vez que tudo fosse alinhado, o paciente seria colocado em coma por quatro semanas para acelerar o processo de cicatrização e evitar que a cabeça caia.

O profissional irá anunciar seus planos em uma conferência no final deste ano e, caso receba apoio, a primeira operação ocorrerá já em 2017. No entanto, enfrenta resistência por parte de colegas da área que acreditam que este pensamento é muito utópico. “Eu não acredito. Isso nunca irá acontecer”, afirmou Harry Goldsmith, um médico da Califórnia, Estados Unidos, que executou com sucesso uma operação de medula espinhal que permitiu que o paciente voltasse a andar.

Já William Matthews, presidente da Academia Americana de Neurologia, acredita que possa ser possível um transplante destes, mas em um futuro ainda muito distante. “Eu abraço o conceito de fusão espinhal e acho que há uma série de áreas que um transplante de cabeça poderia ser usado, mas não concordo com a previsão de tempo de Canavero. Ele acha que está pronto, mas eu acho que isso ocorrerá ainda longe, no futuro.”

Fonte: poptrash