• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Colar de Patuá

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
patua.jpg


Esse é um colar de patuás de vidro tipo murano, o famoso trabalho feito na Itália e que hoje é imitado em muitos lugares. Não sai muito barato, mas vale a pena. O custo fica em torno de 50 reais e nas lojas não custa menos de 100 reais.
Se você quiser, dá pra trocar o murano por peças mais baratas, de plástico ou acrílico. A Alessandra Castro ensina como se faz. Ela usa:
- pingentes de vidro murano, como pimentinhas, coração, figas
- um pedaço de corrente de 10 centímetros
- argolinhas zero cinco
- terminais para bijuteria
- um pingente de seda
- cordão encerado
- 2 alicates de ponta chata
- tesoura
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
O primeiro passo é prender uma argolinha em cada pingente, usando para isso os dois alicates. Você fecha um pouco a argola, mas não até o final. Faça isso com todos os pingentes que você quiser colocar no seu colar.

Depois, coloca um a um nos elos da corrente. Não precisa seguir uma ordem, vá encaixando até dar o efeito desejado. Feche bem a argola para que a peça não caia.

Depois que a penca estiver pronta, bem cheia, não pode esquecer de deixar 2 elos, um no final porque é onde você vai pôr o pingente de seda. Do outro lado também fica um elo vazio, onde passa o fio, dando um nozinho.

Com mais ou menos um dedo de distância desse nozinho, você coloca 2 ou 3 peças diferentes pra dar um acabamento. Para fechar o colar, você corta, dá um nozinho para poder colocar o finalizador. Põe o finalizador e dá de novo um outro nó pra prendê-lo. Na hora de prender, sempre deixe esse nó perto da bolinha. Corte de novo esse restante.

Faça a mesma coisa do outro lado do cordão: um nozinho, a bolinha e outro nozinho.

Um pouco abaixo das bolinhas, você dá um nó para fechar o colar e ele está pronto.

Variando os pingentes e as cores, dá pra fazer muitas bijuterias diferentes e pra todo tipo de gosto.


Artesanato
 
Topo