• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Comissão Europeia ameaça Polónia

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
ng5547774.jpg
EPA/PATRICK SEEGER


Inédito.

Polónia perderá direitos de voto no Conselho Europeu se não anular lei sobre controlo dos meios de comunicação


O comissário europeu Gunther Oettinger ameaçou hoje iniciar um procedimento inédito contra a Polónia por violação dos valores fundamentais da União Europeia, depois de o país passar legislação que dá ao Governo controlo dos meios de comunicação estatais.

A medida daria início a uma série de passos que, caso a lei continue em vigor, podem fazer com que Varsóvia perca os seus direitos de voto no Conselho Europeu, a organização que agrupa os líderes das 28 nações europeias.

Numa entrevista ao jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ), Oettinger, que é comissário para a economia e sociedade digital, avisou: "Existem muitos motivos para activarmos o 'mecanismo de Estado de Direito' e para colocarmos Varsóvia sob monitorização".

Polónia volta a ser uma dor de cabeça para a UE em 2016
ng5545376.JPG


Os seus comentários surgem após o Governo conservador polaco ter, na quarta-feira, tomado controlo dos meios de comunicação estatais, após 'luz verde' à nova legislação que passar a permitir que os chefes das emissoras públicas sejam directamente nomeados, apesar das preocupações da União Europeia.

De acordo com o FAZ, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, colocou o assunto na agenda da próxima reunião da comissão, no dia 13 de janeiro.

O jornal relata que Juncker desejava dar início ao procedimento desde 2014 para proteger contra "perigos sistémicos ao Estado de Direito".

Ao abrigo deste procedimento, se o país em questão não aceitar as mudanças propostas, a comissão pode iniciar um "procedimento em reacção à violação dos valores fundamentais europeus", escreve o jornal.

Apesar de este procedimento ainda não ter sido iniciado, as potenciais sanções podem incluir "a retirada dos direitos de voto" do país, de acordo com o FAZ.

Oettinger planeia que este mecanismo seja iniciado contra a Polónia, diz o jornal. "Um diretor [de uma rádio ou televisão pública] não pode ser despedido sem causa justa. Seria arbitrário", afirmou o comissário.

De acordo com a nova lei, figuras de topo na rádio e televisão pública passam a ser nomeadas - e despedidas - pelo ministro do tesouro, deixando de ser através de um concurso do National Broadcasting Council.

Diretores da televisão pública polaca demitem-se em protesto contra controlo governamental
ng5545651.jpg


Ao abrigo desta lei, os actuais membros da direcção de gestão e supervisão das emissoras públicas da Polónia serão despedidos com efeito imediato.

A nova legislação já mereceu duras críticas de organizações como os Repórteres Sem Fronteiras, a União de Emissoras Europeias e a Associação de Jornalistas Europeus.

Fonte
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
E chamam-lhe, à União Europeia, democracia:right:

Cumps

Feraida
 
Topo