• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Comissão Europeia quer proibir comércio de produtos derivados de focas

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1


A Comissão Europeia adoptou hoje uma proposta de regulamento que proíbe a comercialização na União Europeia de produtos derivados de focas.

Bruxelas quer “impedir a entrada no mercado europeu de produtos derivados de focas abatidas e esfoladas por processos dolorosos ou cruéis”, informa em comunicado.

O comércio destes produtos “só será permitido se houver garantias de que foram utilizadas técnicas de caça que cumprem as normas de bem-estar animal e de que os animais abatidos não terão sofrido desnecessariamente”.

“Não deve ser autorizada a entrada na União Europeia de produtos derivados de focas vindas de países que recorrem a métodos de caça cruéis. A União Europeia mantém o seu compromisso de fazer cumprir umas normas de bem-estar animal muito rigorosas”, declarou o comissário europeu para o Ambiente Stavros Dimas.

A Comissão defende que, nos países onde se cacem focas, se deve estabelecer um sistema de certificação, com rotulagem, para garantir que os produtos cumprem as normas.

Esta proposta deverá ser apresenta ao Parlamento Europeu.

viewimages.aspx


As focas são caçadas pela sua pele, gordura e carne.

Existem no planeta 30 espécies de focas que vivem, em geral, ao largo das costas das regiões polares e subpolares, ainda que várias possam ser encontradas em algumas regiões temperadas. Destas 30 espécies, 15 são caçadas, com uma população estimada entre 15 e 16 milhões de indivíduos.

O Canadá, Gronelândia e Namíbia são responsáveis por 60 por cento das 900 mil focas que são caçadas todos os anos. Outros países onde se caçam focas são a Islândia, Noruega, Rússia, Estados Unidos e na União Europeia a Suécia, Finlândia e Reino Unido.



Público
23.07.08
 
Topo