- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,236
- Gostos Recebidos
- 1,167
A nova variante da gripe, H3N2 subtipo K, já começa a preocupar os profissionais de saúde. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, admitiu na segunda-feira que, apesar de os hospitais estarem preparados para enfrentar esta estirpe
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) também já tinha apelado recentemente aos países da União Europeia para uma aceleração da vacinação, uma vez que os casos de H3N2 subtipo K estão a aumentar “de forma invulgar e precoce”.
Do ponto de vista clínico, esta nova estirpe é igual a uma gripe normal, no entanto, o infecciologista do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Jaime Nina clarificou à CNN que, "do ponto de vista imunológico, é um pouco diferente”.
Sintomas
À semelhança de uma gripe comum, esta estirpe inclui todos os sintomas como tosse, febre, corrimento nasal em abundância, fadiga, dificuldade respiratória, desidratação, dores musculares e arrepios.
No entanto, a infecção através desta estirpe tende a ser mais grave em qualquer faixa etária, sobretudo em crianças e idosos.
Como se proteger
Reforçar a vacinação contra a gripe: Apesar de a vacinação da nova variante não estar contemplada no plano de vacinação, profissionais de saúde garantem que a vacina atual da gripe confere proteção parcial contra esta nova estirpe.
A vacinação não vai impedir que contraia o vírus, mas pode diminuir o risco do desenvolvimento de doenças graves, de consequentes hospitalizações ou mortes por doenças respiratórias.
Evitar espaços fechados com muitas pessoas (se tiver de o fazer, por prevenção recorra ao uso de máscara);
Lavar as mãos regularmente.
IN:NM
