- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,535
- Gostos Recebidos
- 1,114

Ainda que a picada de percevejos não seja perigosa e a infeção não se transmita de pessoa para pessoa, não é algo agradável, pelo que vale a pena todo o trabalho necessário para se livrar destes pequenos insetos que nos invadem o colchão.
Antes de mais, importa saber identificar o problema. Os percevejos adultos têm forma oval, cerca de 5 ou 6mm de diâmetro e um tom amarelo escuro ou acastanhado, aponta o The Independent. Uma infestação é normalmente identificada pelos ovos deixados junto às costuras do colchão, pequenas manchas de sangue nos lençóis que pressupõem que o inseto foi morto ou pequenos pontinhos ou ‘pó’ preto – que são os excrementos já secos.
Para se livrar deles, importa ir ao fundo da questão (uma limpeza superficial de nada servirá, pois o problema fica resolvido apenas momentaneamente). Lave toda a roupa infetada a 60º e, se possível, seque-a na máquina a pelo menos 30º.
Quanto ao colchão, aspire-o ao máximo e tape-o com plástico para impedir a entrada ou saída de mais insetos naquele ambiente. Se não se sente seguro – ou limpo – resta-lhe uma de duas opções: deitar fora o colchão ou contratar uma equipa de desinfestação. Só terá de pesar o que lhe sairá mais em conta.
Se chegou a ser picado, o que é bem possível, dada a utilidade dada ao colchão, saberá que o resultado são manchas avermelhadas por todo o corpo. Demoram alguns dias a desaparecer, e a medicação não acelera o processo, mas alivia a comichão sentida. Se, em vez disso, sentir dores ou aumento da vermelhidão, o melhor será consultar um médico dermatologista.
IN:NM