• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como limpar os genitais do bebé

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
Como limpar os genitais do bebé

Para as novas mamãs, a higiene dos genitais do bebé pode ser uma grande incógnita.


A mudança da fralda

Em cada mudança de fralda deve fazer-se uma higiene externa dos genitais. No entanto, a higiene torna-se mais complicada quando o bebé fez cocó de que se somente fez chichi.

Quer se trate de meninos ou de meninas, a higiene pode realizar-se com um algodão embebido em óleo de limpeza para bebé, ou então com toalhitas húmidas para bebé, que sejam hipo-alergénicas e não contenham álcool.


O banho diário

Por uma questão de higiene, na hora do banho tanto para as meninas como para os meninos convém começar pela cabecinha, e continuar depois pelas preguinhas do pescoço, pelo tórax, as axilas, as costas, os braços, as pernas e os pés.

Por último, devem limpar-se os genitais. A higiene deve realizar-se com um gel ou sabonete neutro. Para evitar assaduras, depois do banho é preciso secar bem o corpo todo especialmente na zona das pregas.


A higiene das meninas

Antes de começar a higiene da bebé, deite-a de costas sobre o mudador.

Levante-lhe as perninhas, segurando-as pelos tornozelos com uma das mãos enquanto que efectua a limpeza com a outra.
A higiene dos genitais deve realizar-se sempre da frente para trás (desde a vulva até ao ânus), para evitar que restos de matéria fecal penetrem na vagina, o que poderia ocasionar infecções.
Ao limpá-la, não deve esquecer as preguinhas da virilha.
Também deve limpar com muito cuidado e suavemente a zona entre os lábios maiores e os lábios menores, abrindo-os suavemente com as mãos.
Nunca deve limpar-se o interior da vagina.
A limpeza deve realizar-se de forma suave, sem brusquidão, em especial se se trata de bebés recém-nascidas, dado que os genitais podem encontrar-se muito inflamados.
Nunca deve colocar cremes nem pós na vulva.

A higiene dos meninos

Tal como para as meninas, a higiene dos genitais dos meninos também deve ser externa.

Comece a higiene pelas pregas da virilha.
Seguidamente, limpe o pénis e os testículos.
Nunca se deve puxar o prepúcio (a pele que recobre a glande).
Levante com cuidado e suavemente o pénis para limpar a zona entre ele e os testículos. Salvo que o bebé tenha o rabinho assado, não é necessário colocar cremes.

O banho de esponja

Se o bebé é recém-nascido e ainda não lhe caiu o cordão umbilical, não se lhe pode dar um banho de imersão, pelo que a higiene diária deve realizar-se mediante o banho de esponja.

A higiene deve efectuar-se da mesma maneira como se se tratasse de um banho de imersão.
Recomenda-se utilizar diferentes pedaços de algodão para as diferentes partes do corpo, de maneira a evitar o contágio de infecções.
Os genitais devem limpar-se com um algodão embebido em água morna ou em óleo para bebé, ou também com toalhitas húmidas.
A higiene externa do pénis deve efectuar-se sem fazer deslizar a pele que o cobre.
Os genitais das meninas devem limpar-se da frente para trás.

E agora, a fralda

Quando os genitais já estiverem limpos, ou depois de ter dado banho ao bebé, é o momento de colocar a fralda.

Segure as perninhas com uma mão, e com a outra coloque a fralda limpa debaixo do rabinho do bebé.
Depois, baixe as pernas do pequenito, levante a parte da fralda que passa entre as perninhas e feche-a utilizando as cintas adesivas.
A fralda não deve ficar frouxa, nem demasiado apertada.
 
Topo