Portal Chamar Táxi

como medir as tensões á saí do chopper?

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
ora viva pessoal

ainda tou com algumas dúvidas nas medições..como meço as tensões á saída do chopper?eu coloco o multimetro 1000v dc a ponteira preta na malha á volta tubo e a ponteira vermelha nos pinos do secundário do chopper e não me dá tensões nenhumas...mesmo com uma tv a funcionar bem..será que tou a medir bem?como é k vocês encontram as tensões á saída do chopper 125v,33v,8v,etc..?

cumprimentos

paulo vb

Última edição:

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
bem colega penso que esto um puoco confuso... o que quer medir?

a tensao de alta... do transformador de mat para o CRT...

bem se é o que quer medir o multimetro não vai medir essa tensao pois ela e cerca de 8000V a 10000V...

tem que ter uma ponta de prova da alta-tensao que ha a venda...

se quer medir a tensao de Screen entao ja pode medir com o multimetro pois essa tensao varia de 300v a 500v..

de qualquer maneira inf qual e o problema que tem o tv... se tem imagem mas com problemas de largura e altura... etc.. etc

primeiro diga qual o problema....

cumprimentos

remocon:espi28:

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
outro assunto e o de o colega estar medir a tensao com a ponta de prova na malha do CRT.... não esqueça que em muitos tv,s essa malha não... esta ligada a massa do chassis... essa malha vai ligar a um circuito de descarga... com umas resistencias em serie a massa....

para medir a tensão ligue a ponta a massa do chassis..

mas entao tem ter em conta que vai medir uma tensao de cerca 8000v com um multimetro de fim de escala de 1000v... resultado vai mandar o multimetro para a sucata... tem que ter uma ponta de prova especial.. de alta tensao... para medir uma tensao de 8000v com um multimetro de 1000v fim de escala tem que fazer um desmultiplicador de tensao...

mas diga algo acerca do que quer medir o porque ...qual é a causa... tem problemas com imagem no tv... a imagem esta pequena na altura e largura.... podemos resolver o problema sem ser necessario medir a tensao de alta..

cumprimentos

remocon:espi28:

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas
companheiro paulo
esta tua pergunta deixou-me um pouco preucupado em relaçao aos teus tópicos anteriores sobre tvs,
há tempos mandei-te mp como se medem diverssos componentes, por acaso tu conheçes bem um multimetro! esta palavra de multimetro quer diser que tem multiplas funçoes neste caso medidas se o nao souberes utilizar é de caras que vai para a sucata como dis o nosso companheiro remocon e c, a idade que ele tem já passou por isso concertesa.
nao sei se estou certo, se estiver errado agradeço que o diga.
(isto para o nosso amigo paulo, o tempo te tirar e meter valvulas já lá vai neste tempo nao era neçessario grande equipamento para reparar tvs
havia casas que perdiam a maior parte do tempo a medir valvulas )
sem os devidos conheçimentos ou alguns, nada feito, e
sem farinha nao há pão
e c, vinagre tambem se apanhao moscas

LUIS

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas ,
O amigo esta a falar das tençoes baixas , as alimentaçoes (".....como é k vocês encontram as tensões á saída do chopper 125v,33v,8v,etc..?")
Talves seu erro seja que o amigo esteja a medir com o voltímetro em contínuos , quando a tenção sai em alternos , depois passa por 1 díodo rectificador para mudar para continuo , verifica la se não é esse seu erro...

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boas amigos

mto obrigado pelas dicas do amigo remocon,luis20 e carlos vale..eu tou a querer medir as tensões baixas e o nosso colega carlos vale tem razão, eu estou a medir com o multimetro em continuos...vou esprimentar a medir em alternos deve ser isso de certeza companheiros..sim sei utilizar bem com o multimetro só k nos circuitos da tv é k ainda tou um pouco á rasca..

depois digo aki alguma coisa

paulo vb

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
pois amigo o problema e mesmo esse e não saber o que esta a querer medir..

mas vamos por partes para poder ajudar..

1º se quer medir as tensoes do secundario da PSu ou fonte de alimentação do TV.. então as tensoes que deve medir e´o B+ 130v a 135v.. as tensoes de alientaçao do processador e eprrom e as tensoes par o audio todas elas sao baixas e não vao alem de 5v ,12v e 25v..
continuos..

2º se quer medir as tensoes do transformador de mat.. tem no primario
130v a 135v que vão alimentar o TRde linhas..

se quer medir as tensoes do secundario do transformador de mat 8 recuperadas) tem la tensao parao circuito vertical que vai até 25v na maoria dos casos.. alimentasao para o ic amplificador de audio tambem e´uma tensao baixa de 12V a 25V...

a tensao alterna para os filamentos do CRT 6,8V alternos..

a tensao para o RGB amplificadores de video na placa do CRT de 140V a 170v depende dos circuitos e fabricante...

a tensao alta-tensao de 8000v a 10000v do trnsf a ventosa e CRT..

a tensao de screen de 180v a 600v depende do circuito e fabricante

a tensao de focagem vai dos 800v a 1500v depende tambem do circuito...

todas estas tensoes devem ser medidas sempre com a massa do chassis.

as tensoes de focagem e de alta tem que ter uma ponta de prova de alta..

cumprimentos

remocon

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
colega num TV a maioria das tensoes sao continuas... a tensoes alternas so na fonte de alimentaçao antes de ser rectificadas .. por exemplo os 220v alternos...

e tem a tensao de filamentos tambem alternos ..6,8V

tudo o resto e continuo..pois como deve saber o que causa as avarias em tv,s são tensoes alternas... problemas de ma rectificaçao e electroliticos secos e temperaturas .. os cemicondutores IC e TR dao se mal com alternas e temperaturas.

tem depois sinais de video e audio que sao variaveis...

cumprimentos

remocon

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boas amigo remocon

quero agradecer todas estas dicas que são sempre benvindas para tirar duvidas..esqueceste-te de uma tensão alterna(tensões na saída do choper,né?lol)

um mto obrigado pela atenção..

abraço:espi28:

paulo vb

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
pois colega pode ser.. mas ainda não entendi o que quer medir... no tv e qual o motivo..

por exemplo tenho um tv.. liga mas nao tem imagem ou som.. ou não sai do stand by.. etc.. etc.

por isso gostava de saber o seguinte:

Marca do tv e modelo

avaria= qual o problema...

porque quer medir as tensoes...

qual o motivo...

prontos e simples e assim podemos partir para uma base de trabalho..

cumprimentos

remocon

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boas pessoal

amigo remocon só fiz essa pergunta porque ainda tenho dúvidas nas medições do tv e não só..eu ainda sou principiante..essa dúvida não foi por nenhuma tv em questão..aliás ando de volta da tv thomson e da nordmende(estão nos tópicos?)..e então ando a apalpar terreno pra ver se chego a uma conclusão..

cumprimentos

paulo vb

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas noites a todos

amigo paulo

eu neste momento ando um pouco ocupado c, as minhas obras por cá, lá mais para a frente vou passar aqui algumas dicas que para vós sao importantes.
já tenho falado nisto,nao é só substituir um fusivel e já está, nao é bem assim
primeiro é preçiso saber o porquê se foi alteraçao de corrente ou conssumo excessivo do aparelho devido a avaria do mesmo(algum componente em curto) tirar ideias c, o cliente etc.
tambem de nao esqueçer que é importante saber medir conssumos isto em amperes claro sejam em ~ ou - quando existe excesso de conssumo nas fontes algumas deixam de funcionar e entrao em proteçao, outras queimao mesmo, sejam elas de tv ou outros ap,
quantas veses se repara um aparelho trabalha por exemplo 2 horas ou até menos e depois vai
abaixo.
e o conssumo aumenta porquê
por má estabilizaçao falta de filtragem (cond, electroliticos c, perda de capaçidade)

diodos c, passagem

condenssadores ceramicos e poliester c, fuga, passagem

resistencias c, valores alterados etc.

bem por hoje chega

boa noite para todos

LUIS

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
bom dia pra tdos

pois são algumas dessas dúvdas que ainda andam por aqui mas nada melhor do que com o tempo e treino a gente chega lá..e agradeço mto ao pessoal do forum porque sem vocês não sabia nem 1/4 do que sei hoje...eu no k posso ajudar ajudo.. "mas quando não se sabe pergunta-se ou telefona-se a alguém"..vocês continuam em forma..

obrigado por td..cumprimentos

Paulo vb