Portal Chamar Táxi

Compatibilidade disco IDE e SATA

sarras

GF Bronze
Entrou
Set 29, 2006
Gostos Recebidos
1
Bom dia amigos
Tenho no meu PC um disco IDE de 80 gigas, onde está instalado o SO e adquiri um disco SATA Maxtor de 250 gigas.
A dúvida é a seguinte: posso utilizar os 2 discos sem problemas de incompatibilidade? Ou não há forma de utilizar os 2 em simultâneo?
A placa mãe é uma Asrock PV 488
Obrigado pela vossa atenção

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Bom dia amigos
Tenho no meu PC um disco IDE de 80 gigas, onde está instalado o SO e adquiri um disco SATA Maxtor de 250 gigas.
A dúvida é a seguinte: posso utilizar os 2 discos sem problemas de incompatibilidade? Ou não há forma de utilizar os 2 em simultâneo?
A placa mãe é uma Asrock PV 488
Obrigado pela vossa atenção
Só podes utilizar de um tipo,com dois misturados dá barraca...mas nao quer dizer que nao se ponha a funcionar é um bocado complicado...

Cumprimentos: roberts:right:

Última edição:

Kangoroo

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas, claro que podes utilizar o teu disco PATA com o novo disco SATA...

Para escolheres qual o disco para boot, deves faze-lo na BIOS.

Cumprimentos.

sarras

GF Bronze
Entrou
Set 29, 2006
Gostos Recebidos
1
Obrigado pela tua resposta Loogaroo
Estive a verificar a BIOS e verifiquei que o disco que tenho instalado está configurado como primary slave e como primary master não tenho nada. Segundo penso o disco que tem o SO deve estar configurado como master. Agora não sei como alterar a configuração de master e slave. Agradecia uma ajudinha.
Obrigado

Kangoroo

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Tem uma opção na bios para escolher que drive tem prioridade no arranque.

O teu disco PATA ou IDE deve estar em Master, configuras os jumpers do disco conforme as imagens q la tens e ligas o disco na ficha da ponta do cabo IDE...

Na bios deve haver algo como "boot device priority" (depende da board)... aí colocas o teu disco PATA em primeiro lugar...

Cumprimentos

sarras

GF Bronze
Entrou
Set 29, 2006
Gostos Recebidos
1
Muito bem Loogaroo, logo que possa vou tentar configurar os 2 discos através dos jumpers. Depois digo alguma coisa.
Obrigado

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
discos sata nao tem jumpers para configurar!!!!

Kangoroo

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Exacto, o PATA (ATA ou IDE) deve estar como master disse eu.. não é q seja uma obrigatoriedade, mas as boards mais recentes não deixam instalar dispositivos como slave sem que exista um master previamente instalado. apenas para jogar pelo seguro e evitar futuras questoes...
Quanto a sata, é um facto, não ha jumpers... ou esta ligado ou n está.. simples..

O resto é uma questão de prioridade... disco pata antes de sata.. (no teu caso)...