• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Condenadas por morte de bebé

R

RoterTeufel

Visitante
Viseu: Uma médica e duas enfermeiras
Condenadas por morte de bebé

Uma médica e duas enfermeiras do Hospital de Viseu foram condenadas a penas de cadeia, substituídas por multas, pelo homicídio negligente de um bebé, resultante de terem deixado a parturiente quatro horas sem cuidados médicos. As arguidas recorreram, mas as penas foram ontem, dez anos depois, confirmadas pela Relação de Coimbra.


A mulher entrou no hospital a 29 de Abril de 1999. Foi detectada uma taquicardia no bebé; o equipamento de registo ficou desligado e a parturiente horas sem monitorização. Quando se descobriu que o bebé estava em sofrimento a mulher foi sujeita a uma cesariana, mas a morte tornou-se inevitável.

A Relação manteve as condenações: três meses de prisão substituídos por multa de 12 800 euros, para a médica, e um mês de cadeia para cada uma das enfermeiras, substituído por 2800 e 1960 euros. As arguidas e o hospital foram ainda condenados pelo Tribunal de Viseu a pagar uma indemnização de 125 mil euros aos pais do bebé, agora reduzida para 50 mil.
 
Topo