Portal Chamar Táxi

Confrontos na Somália fazem 24 mortos

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,084
Gostos Recebidos
10


Pelo menos 24 pessoas morreram em combates entre rebeldes islâmicos e forças governamentais e de manutenção de paz da União Africana em Mogadíscio.

Segundo testemunhas e fontes médicas, os novos confrontos na capital da Somália, que envolveram disparos de morteiros, forçaram os habitantes a procurar abrigo em suas casas.

Estes confrontos ocorrem um dia depois de outras 40 pessoas terem morrido em combate no centro do país e num momento em que as facções em disputa tentam ganhar terreno em localidades estratégicas.

A Somália é cenário habitual de violência e anarquia desde que o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, em 1991.

O grupo rebelde al-Shabab, que tem combatentes estrangeiros nas suas fileiras, opera abertamente na capital e luta para derrubar o governo e impor na Somália um sistema estritamente islâmico.

"Centenas de rebeldes bem armados chegaram ao nosso bairro em carrinhas e camiões, e começaram imediatamente a disparar contra soldados governamentais e contra uma base da União Africana", disse à agência Associated Press por telefone um residente na cidade, Abdi Haji Ahmed. "Estamos à horas deitados debaixo das nossas varandas de cimento", acrescentou.

O governo e a União Africana não comentaram imediatamente a situação, mas o porta-voz do grupo al-Shabab, Sheik Ali Mohamud Rage, disse que as suas forças retaliaram contra as tropas da União Africana por estas terem entrado de madrugada em zonas controladas pelos rebeldes.

As tropas governamentais e de manutenção de paz da União Africana dominam apenas alguns quarteirões de Mogadíscio, mas ainda controlam edifícios governamentais chave, bem como o porto e o aeroporto.

Jornal de Notícias

 
Topo