• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Conheça as novas moedas que vão chegar em 2024

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813
moedas.jpg


Foi publicada, em Diário da República, a Portaria n.º 440/2023, que autoriza a Imprensa Nacional-Casa da Moeda a cunhar e a comercializar 10 moedas de coleção em 2024.


A primeira apresentada pela Casa da Moeda chama-se “Liberdade, Liberdade!”, tem um valor facial de 10 euros e apresenta na face frontal um cravo à esquerda de onde se escrevem as legendas “Portugal” e as datas “25.04.1974” e 25.04.2024”. Nesta moeda podemos ainda encontrar inscrito “Esta é a madrugada que eu esperava” e “in ‘O Nome das Coisas”, Sophia Mello Breyner Andresen.


A moeda “Capitais Ibero-Americanas, Lisboa” terá um valor facial de 7,50 euros, e na face frontal podem encontrar-se, na orla, os escudos dos oito países que integram a série em 2024. No reverso, a representação de uma rua estreita tradicional de Lisboa e de um ascensor ocupam toda a face da moeda. A versão em prata com acabamento especial do tipo “prova numismática” (proof) tem apontamentos de cor.


“Dobra de 20 escudos” será outra moeda lançada no próximo ano. A moeda, com um valor facial de 7,5 euros, apresenta, entre outras particularidades, a efígie do rei com o rosto voltado para a direita, cabeleira e cabeça laureada.


Outra nova moeda comemora o “UEFA Euro 2024”. Com um valor facial de 5 euros, conta com uma representação estilizada de um estádio, uma bola ladeada por dois pés de jogador, e ainda as inscrições “UEFA EURO 2024” e “Casa da Moeda”. A versão em prata com acabamento especial do tipo “prova numismática” (proof) tem apontamentos de cor.


Uma nova moeda vai também celebrar Camões. Vai chamar-se “Luís de Camões, 1527”, e terá um valor facial de 5 euros. O reverso da moeda apresenta a efígie estilizada do poeta cego, com uma coroa de louros e uma gola típica do sécilo XVI. A versão em prata com acabamento especial do tipo “prova numismática” (proof) tem apontamentos de cor.


A Casa da Moeda vau também prestar tributo a uma banda portuguesa com a moeda “Xutos e Pontapés, Rock ‘n’ Roll desde 1979”, uma moeda com um valor facial de 5 euros, onde numa das faces apresenta a representação de dois antebraços cruzados, um gesto inconográfico da banda.


Na série “heróis e Criaturas da Mitologia”, surge a moeda “Ulisses”, que terá um valor facial de 5 euros, e que apresenta a figura de Ullisses amarrada ao mastro de uma embarcação sobre o mar ondulante, circundada por sete sereias com corpo de ave, asas e garras estendidas.


A patinagem também merece recordação com a moeda “100 anos da Federação de Patinagem de Portugal, que tem um valor facial de 5 euros e apresenta três figuras ilustrativas das recentes disciplinas de Roller freestyle, inline Freestyle, e skateboarding. A versão em prata com acabamento especial do tipo “prova numismática” (proof) tem apontamentos de cor.


Por último, a moeda “O Conhecimento”, com um valor facial de 5 euros, que conta com a representação de um balão de ensaio. A versão em prata com acabamento especial do tipo “prova numismática” (proof) tem apontamentos de cor.

IN:EXECUTIVE DIGEST
 
Topo