- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,502
- Gostos Recebidos
- 1,113

Recentemente - graças a uma investigação onde foram analisados mais de três mil homens e com idades entre os 35 e os 49 anos - foram revelados alguns dos fatores que aumentam significativamente o risco de cancro colorretal em homens.
Trata-se de um estudo feito na Universidade do Indiana, nos Estados Unidos, e disponibilizado na Cancer Prevention Research, uma revista científica. O objetivo dos investigadores, citados no DailyMail, foi entender o que está a fazer com que os casos deste cancro estejam a aumentar cada vez mais entre os homens com menos de 50 anos.
Para determinarem quem estava mais em risco deste cancro, antes dos 50 anos, os investigadores analisaram os registos médicos, em relação a 67 fatores, incluindo a dieta e a medicação. Com isto descobriram que entre os analisados estão em destaque alguns.
A lista inclui: idade mais avançada (entre os 35 e os 49 anos); consumo de álcool; histórico familiar (alguém em primeiro ou segundo grau, como um pai, um irmão ou uma tia, com cancro colorretal); fumadores; e não utilizar regularmente estatinas ou medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina ou o ibuprofeno.
Claro, segundo Thomas Imperiale, um gastroenterologista e autor do estudo, os resultados não sugerem que todos os homens jovens devem tomar estes fármacos sem necessidade, já que estão associados a efeitos secundários, como lesões renais.
Aliás, explicou ao DailyMail que a maioria dos homens deveria "analisar os outros fatores para ver quais podem aumentar o seu risco".
IN:NM