Portal Chamar Táxi

Conselho de Segurança da ONU aprova resolução contra armas nucleares

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Numa reunião liderada pelo presidente dos EUA, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou por unanimidade uma resolução contra a proliferação de armas nucleares e apelou ao desmantelamento dos arsenais nucleares já existentes.

«Os próximos 12 meses vão ser absolutamente críticos para determinar se a resolução e as tentativas de parar o desenvolvimento e o uso de armas nucleares têm sucesso», afirmou Barack Obama, num discurso proferido perante os 15 membros do Conselho de Segurança.

Apesar do consenso atingido quanto ao tema geral do combate à proliferação dos arsenais nucleares, continuam a existir divergências quanto ao caso concreto do Irão, cujo programa nuclear se mantém no centro das preocupações das chancelarias ocidentais.

O mesmo não acontece em Pequim, que não se mostra convencida da necessidade de reforçar a pressão sobre Teerão a propósito do tema.

«Não cremos que as sanções e a pressão sirvam para resolver os problemas e que conduzam a melhorar os esforços diplomáticos no tema do nuclear no Irão», afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Jiang Yu, numa conferência de imprensa em Pequim.

As palavras do chefe da diplomacia chinesa chegam pouco depois de Dimitri Medvedev ter admitido que a aplicação de novas sanções sobre Teerão pode ser «inevitável». O presidente russo, que se reuniu esta quinta-feira com Obama em Washington reforçou, assim, a pressão sobre a delegação iraniana que no próximo dia 1 de Outubro se irá reunir com os representantes do Reino Unido, da França, da Alemanha, da Rússia, da China e dos EUA, em Genebra, para discutir o programa nuclear do Irão.




<lusa>
 
Topo