• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Contadores das gasolineiras vão começar a ser inspeccionados

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
398176.jpg

A ENMC já realizou 148 inspecções à qualidade dos combustíveis comercializados

Contadores das gasolineiras vão começar a ser inspeccionados

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) começa em Março a inspeccionar as quantidades vendidas nos postos de abastecimento, no sentido de assegurar que os valores dos contadores coincidem com os abastecimentos.
"De uma forma simplista é chegar lá com um bidão de 20 litros certificado, encher o bidão e verificar que o que está no contador é mesmo 20 litros", explicou o presidente da ENMC, Paulo Carmona, que está a ser ouvido na Comissão de Economia e Obras Públicas, por requerimento do PCP.
Em resposta à deputada do PS Hortense Martins, que questionou as missões da entidade criada pelo actual Governo para substituir a EGREP, Paulo Carmona defendeu que "é necessário assegurar ao consumidor que o Estado se preocupa com a quantidade e com a qualidade vendida", porque "o que preocupa o povo português não é só o preço".
"Eu próprio empiricamente sinto às vezes que estes tipos estão a aldrabar-me, que o meu carro não leva 70 litros no depósito, o que pode ser erro meu", declarou.
Paulo Carmona explicou aos deputados que a ENMC ainda não tem as capacidades necessárias "porque ainda falta sair legislação para dar todas as competências previstas".
Entretanto, a ENMC já realizou 148 inspecções à qualidade dos combustíveis comercializados e detectou inconformidades num posto de comercialização na zona de Lisboa, que indiciam a prática de crime de fraude sobre mercadorias, tendo o processo sido remetido para o Ministério Público.
No parlamento, Paulo Carmona explicou que "Portugal nunca fez um controlo da qualidade do combustível vendido", que "é uma prática comum em outros países".
A ENMC é também responsável pela definição dos preços de referência, divulgados diariamente, sem incluir o transporte em território nacional nem a margem bruta de comercialização para não perturbar o objectivo da medida do Governo que é dar informação aos consumidores.

Fonte: Jornal SOL
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Há uns meses aconteceu comigo uma situação aqui no posto do Intermarché que me deixou a pensar: precisei de ir desenrascar uma pessoa e quando fui encher um jerricã de 5 litros, próprio para combustível, levou 6 litros (quer dizer, a bomba marcou 6 litros). Na altura não liguei muito ao assunto mas algum tempo mais tarde tive que voltar a enchê-lo, desta vez num posto da Total, e não é que ficou cheio com 5 litros?!? Como é óbvio, não pude ir reclamar ao Intermarché porque o meu jerricã não é aferido e as bombas até podiam já estar "normais", mas imaginem que eles fazem isto de tempos a tempos?
Por isso acho muito bem que façam estas inspecções, principalmente aos postos de combustível mais barato.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Finalmente, alguém começa a avaliar(fiscalizar) as condições de fornecimento nos postos de combustível.
Será que as empresas, são todas elas, "competentes"????
Será que o combustível é adequado, está conforme, com as especificações legisladas???
Quando e como é feita a avaliação da medição do combustível fornecido aos automobilistas???
Antigamente eram validadas, préviamente, as bombas de abastecimento.
Hoje????
Cumps

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Quando e como é feita a avaliação da medição do combustível fornecido aos automobilistas???
Boa pergunta! No posto que referi acima, de vez em quando andam lá uns tipos de volta das bombas sem qualquer identificação, quer seja nas carrinhas, quer seja neles próprios.

DX2
 

npgomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas,

estou estupefacto, afinal o que é que o instituto da qualidade anda a fazer ao aferir as bombas? acho que há qualquer coisa errado com esta noticia, ou afinal o selo (anual) que se encontra nas bombas é falso??? ou que raio é que andam a aferir?

Mas afinal onde anda a ASAE????? só verifica as balanças do tasco do Zé da Esquina??

Agora se me dizem que o combustível vendido é adulterado..... isso é outra história mas mesmo assim...

Nuno Gomes
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Quanto à qualidade não sei qual é a periodicidade com que é aferida ou mesmo se acontece.... agora no que toca à quantidade (litros) as bombas são aferidas anualmente.
 
Topo