Portal Chamar Táxi

Coreia do Sul aprovou retoma das operações de reactor nuclear parado por razões de segurança

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,094
Gostos Recebidos
498
ng1314234_435x190.jpg


Coreia do Sul aprovou retoma das operações de reactor nuclear parado por razões de segurança

As autoridades sul-coreanas aprovaram hoje a retoma das operações de um dos três reactores que tinham sido parados por razões de segurança, atenuando os receios de uma eventual escassez de energia durante o inverno.
Três dos seis reactores da central nuclear de Yeonggwang, uma das maiores da Coreia do Sul, foram parados de forma temporária em Novembro. Dois deles para a realização de testes de segurança depois de um fornecedor ter disponibilizado componentes com certificados de qualidade e segurança falsos e outro por terem sido detectadas pequenas rachas nos varões de combustível durante trabalhos de manutenção.
"Hoje, um reactor em Yeonggwang foi autorizado a retomar a sua actividade e outro deverá passar nos testes de segurança em breve para voltar a entrar em funcionamento", afirmou a porta-voz da Comissão de Segurança Nuclear sul-coreana, citada pela agência AFP.
Apesar das autoridades terem garantido que estes incidentes não representaram qualquer risco de libertação de radiação, eles lançaram preocupações relacionadas com a segurança da central depois do acidente nuclear de Fukushima, no Japão, em Março de 2011.
A Coreia do Sul tem 23 reactores nucleares que geram cerca de 35 por cento da electricidade do país e o Governo sul-coreano manifestou a sua intenção de manter o plano de construção de outros 16 até 2030, apesar do acidente de Fukushima.

Fonte: Lusa/ SOL
 
Topo