- Entrou
- Fev 10, 2012
- Mensagens
- 4,160
- Gostos Recebidos
- 2

Tem problemas em lembrar-se onde deixou as chaves do carro? Ou esquece-se das datas de aniversários ou dos compromissos importantes? A revista Galileu publicou na passada terça-feira um artigo com dicas para melhorar a sua memória.
O artigo refere uma pesquisa (2013) que mostra que os jovens adultos – entre os 18 e os 34 anos – têm maior dificuldade que as pessoas com mais de 55 anos em lembrarem-se de certas datas, de fazer as refeições, onde guardam as chaves ou mesmo de tomar banho.
Se acha que faz parte destes números, é melhor ler as seguintes dicas (baseadas na ciência):
1. Associar objectos físicos às suas memórias
A dica é associar a memória (de um nome, por exemplo) a um objecto físico. Já lhe aconteceu conhecer uma pessoa e passados minutos não se lembrar do seu nome? Então associe essa pessoa (nome) a um objecto que esteja perto dela, por exemplo. Esta sugestão serve também para memorizar documentos, entre outras coisas.
2. Repetir para memorizar? Nem pensar!
Memorizar algo (como o guião que preparámos para uma apresentação oral) baseia-se na compreensão das palavras. Se decorou (repetindo inúmeras vezes em casa), podem acontecer vários “incidentes” que o vão fazer esquecer do texto – como uma “branca” ou uma mudança do seguimento da apresentação. Algumas pesquisas revelam que a repetição automática pode impedir que entenda o que está a dizer. Deve compreender o conceito e não decorar cada palavra.
3. Rabisque, se não consegue memorizar
Nas aulas ou numa conferência costuma “rabiscar” as informações que ouve? Estudos revelam que rabiscar informações que não são visuais durante uma aula, por exemplo, ajuda a aumentar a capacidade de memorização. Uma pesquisa (2009) revelou que as pessoas que rabiscavam enquanto ouviam uma lista de nomes lembravam-se de mais 29% dos nomes que os restantes.
iOnline